Outro Dia - David Levithan

12 de fevereiro de 2016


Quem acompanha o blog já tem um tempinho sabe que Todo Dia, do Levithan, é um dos meus livros favoritos da vida! Fiz a resenha aqui no blog em 2013, e desde então, li quase tudo que o autor publicou. Alguns de seus livros me agradaram, outros nem tanto (os que ele escreve em parceria com alguém são os menos favoritos), mas uma coisa não mudou: Todo Dia está no topo dos topos.

Quando foi anunciado Outro Dia, muita gente ficou em êxtase, imaginando que seria uma continuação do livro anterior. Para os desavisados, não é o caso: Outro Dia é a mesma história do seu antecessor, só que dessa vez pelo ponto de vista da Rhiannon, por quem A. se apaixona no primeiro livro. Tem muita divergência por aí sobre a necessidade de ser lido Todo Dia antes desse ou se um leitor novato pode cair de vez na história de Levithan já por Outro Dia. Minha opinião é de que é necessária a leitura sim, senão muita coisa será perdida!

Mais uma vez Levithan me fez embarcar em uma história que traz um quentinho delicioso ao coração, mais pela lembrança do livro anterior em si do que pela narrativa pelos olhos de Rhiannon. Se através de A. somos conduzidos pela novidade de acordar a cada dia em um corpo diferente, em Outro Dia o leitor é embarcado em uma rotina melancólica da adolescente conformada com o pouco que tem de Justin, mas que acha que esse pouco é melhor que nada.

Estar na cabeça de Rhiannon foi difícil no início. Se A. tem uma chama viva dentro de si, mesmo não tendo um corpo próprio, a sensação que tive ao estar na "cabeça" da garota foi de aflição, como se uma névoa pairasse sobre sua vida e a impedia de ver mais cores na própria vida. Mas a sensibilidade e escrita de Levithan estão ali a todo momento, me lembrando o porquê de ter me apaixonado por Todo Dia.

Fiz várias marcações no livro novamente, e parece que um pacote de tags nunca é o suficiente. Cada frase marcante me lembrou o motivo da história ter permanecido tanto tempo comigo. Se em Todo Dia Levithan aborda várias vidas e suas variantes, em Outro Dia ele mostra como as singularidades de uma pessoa e o que a faz humana pode ser moldada (e até mudada) quando se depara com o desconhecido. A. mudou a vida de Rhiannon para sempre, e a garota fez A. sair de sua inércia com relação à sua condição e a querer mais.

Ainda aguardo um novo livro de Levithan que vai mexer tanto comigo quanto Todo Dia. 

Título: Outro Dia
Título Original: Another Day
Autor: David Levithan
Páginas: 322
Tradutor: Ana Resende
Data de Publicação: 2016
Editora: Galera Record
Idioma: Português
Gênero: Ficção - YA - Juvenil
ISBN: 978-8501106834


Labels: , , , ,

2 comentários :

  1. Oi Lygia, tudo bem?
    Levithan é muito ♥ e Todo Dia foi o melhor livro do ano de 2014! Gostei muito da escrita do autor e da história de A. Quero muito ler Outro Dia, comprarei logo logo para me deleitar com essa maravilhosa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ly, Todo Dia também é um dos meus favoritos da vida, então minha ansiedade para Outro Dia é gigante. Acho que nada supera o primeiro, não consigo imaginar algo melhor que aquilo, sério. Eu queria sim uma continuação, mas entendo o final, então não cabe, né? Já vou preparar muitas tags, porque em Todo Dia virou um Carnaval de cores hahaha

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...