Continuações desnecessárias de livros (e meu desapontamento com Meg Cabot)

21 de outubro de 2015
Oi, pessoal! :)

Hoje vai rolar um "post desabafo".

No ritmo de Star Wars e sua continuação depois de todos esses anos desde O Retorno de Jedi, me veio o tema. Tem gente que curte "mexer" em uma história depois de anos de ter sido finalizada. No caso de Star Wars, todos estão ansiosos pelo novo filme, inclusive eu. Mas na época que a Disney anunciou a compra da Lucasfilm e a gravação de mais um filme para a série clássica, muitos fãs reclamaram, disseram que a produtora ia acabar com o universo e o blablablá!



Com o trailer exibido essa semana, muita gente mudou de ideia (pelo menos eu acho).



E sobre o retorno de Gilmore Girls para uma nova temporada no Netflix? Quem acha que vai dar certo? Existe aquele mix de sentimentos de tentar mudar algo que os fãs já curtem e acham "impecável" e aquela curiosidade de saber "O que rolou com os personagens depois de anos?".

De qualquer forma, o ponto desse post é pensarmos sobre isso com relação a livros. E se a Rowling, depois de todo esse tempo, resolvesse retornar ao universo de Hogwarts? Seja escrevendo após os 19 anos passados no final de Relíquias da Morte ou novas aventuras dos filhos de Harry por exemplo, quem iria ficar feliz? (eu ficaria).



Posso citar casos onde isso funcionou bem (para mim, claro). Cassandra Clare resolveu continuar a série dos Caçadores de Sombras, que inicialmente era finalizada em Cidade de Vidro. Lançou 3 livros após esse que, na minha opinião, superaram a "trilogia" anterior. E agora explora o universo com vários outros livros e personagens (e seus diferentes pontos de vista).

"Ly, mas você só está comentando de casos legais, o nome do post não se refere a continuações desnecessárias?" Calma, jovens padawans, eu chego lá. Poderia comentar sobre Kiera Cass e seu decepcionante "A Herdeira", mas hoje meu desapontamento da vez é com a diva dos chick-lits: Meg Cabot. Acreditem, realmente me dói escrever sobre isso. E não é a primeira vez que ela faz isso.

Garota Americana funcionava absurdamente bem como um livro único. A história da garota que salva a vida do presidente dos Estados Unidos e vira celebridade do dia para a noite é engraçadinha e divertida. E merecia ficar sem o Quase Pronta, sua continuação.

Anos depois de finalizar a história da Princesa Mia, uma americana de 14 anos que de repente se descobre herdeira do trono de um pequeno país europeu, Meg "volta atrás" e resolve contar como que, agora com 26 anos, a princesa lida com as pressões de ser bem sucedida, ser "digna" de ser a próxima rainha e de se casar com seu namorado de longa data da escola, Michael. Finalizei essa semana O Casamento da Princesa e apenas NÃO! Meg, eu poderia ter ficado com "apenas" os 10 volumes da série, que se encerra(va) em Princesa para Sempre.

Apesar das várias passagens atuais e inserções de elementos "pops" em sua escrita, era de se esperar de que, após 12 anos com o status de princesa, Mia estaria mais adaptada à sua vida na realeza. Sua voz narrativa me soa ainda como uma adolescente mimada que esqueceu de crescer e apenas foca na parte ruim de ser uma celebridade, ao invés de aproveitar as oportunidades de alguém que tem poder e influência em suas mãos. Eu entendo que Meg teve a intenção de retratar o crescimento da Mia, que cresceu junto com seus leitores. E as mais saudosistas talvez vão gostar, mas a mim não convenceu. A "voz" de Mia não cresceu, e é de se espantar que depois de 8 anos de relacionamento ela ainda fique "vermelha", "envergonhada" por Michael falar algo mais caliente para ela. Ao mesmo tempo, uma nova personagem juvenil surge, acredito eu que para que a autora atinja um novo público.


Enfim, gente! Eu gostaria que tivesse funcionado, mas para mim não deu. Nem falo que foi culpa das "expectativas" como alguns gostam de dizer, porque sei que não foi o caso. Realmente não me convenceu, acho que a Princesa Mia já tinha dito tudo que precisava dizer nos seus 10 livros anteriores. Mesmo que os livros tenham sido pedidos do público, acho que existem momentos de parar. E claro, existe vez para novas (e boas) histórias!


Algumas pessoas me "sopraram" alguns livros que entrariam na lista dos "desnecessários":

- Doutor Sono (continuação de O Iluminado, do Stephen King);
- Vá, Coloque um Vigia (continuação de O Sol é para Todos, da Harper Lee);
- Pausa e Essa Garota (continuações de Métrica, da Colleen Hoover);

E vocês? Alguma continuação (de filme, livro ou série) deixou a desejar?  Acha que um autor, produtor, etc., (querido ou não) passou do momento de parar?


Labels: , , , , , ,

12 comentários :

  1. Gostei do seu desabafo.
    Tem autor que não consegue largar o osso. Exemplos mais recentes são Vida e Morte (Tipo uma nova versão de crepúsculo) Grey e A Herdeira.
    Concordo com Pausa e Essa garota. Realmente não havia necessidade.
    Enfim.. Só resta aceitar e pensar se vamos ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Concordo :) Algumas continuações são desnecessárias, mas os fãs ficam ansiosos na mesma. Eu também ia amar se houvesse continuação de Harry Potter <3
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Concordo com seu desabafo! É claro que vou querer ler O casamento da princesa, mas assim que o lançamento foi anunciado já senti que não era uma ideia tão boa... A história da Mia foi ótima, mas já teve seu final e saber que a personagem não evoluiu me desanima bastante...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma contribuição, mas no quesito dos filmes. As continuações de Matrix foram totalmente desnecessárias. O primeiro filme apesar de terminar com um final aberto, é completo e fecha o ciclo do herói do Neo, não existia necessidade de prolongar a luta em filmes que ficaram muito fracos em relação ao primeiro.

    Agora no universo literário, que eu me lembre agora, só Rush sem Limites (Abbi Glines) e A Promessa do Tigre (Colleen Houck). Os dois livros tem aquele "cheirinho" de "caça níquel", sabe? XD

    ResponderExcluir
  5. Te entendo completamente! Também preciso desabafar: o que é isso de TUDO agora virar série?
    Filmes que fizeram sucesso no passado e os que não fizeram virando série; Séries que acabaram e que não deviam mais mexer (na minha opinião) voltando para uma nova temporada; Roteiros de filmes que "deu ruim" se transformando em série... Esse pessoal não tem criatividade, não tem ideias? Não podem oferecer um entretenimento NOVO?
    Voltando ao assunto dos livros, o que é essa "continuação" de Crepúsculo? E essa da Meg?
    Fora que a nova "onda" também é lançar livros com o MESMO enredo, só que com a "perspectiva" do outro personagem (GREY), entre vários outros afora. Não curto, Particularmente acho perda de tempo, pois muitas histórias acabam ficando ruins por causa disso tudo. :(

    http://a-literary-love.blogspot.com.br/
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
    http://portalcaneca.com.br/

    ResponderExcluir
  6. NOOOSSA, Pausa e Essa Garota foi um desapontamento TÃO GRANDE depois do Métrica! Tive que fazer até vídeo reclamando! kkkk Fico feliz que outras pessoas também achem!

    E sim, gostava muito de Meg, mas ela tá bem caça-níquel ultimamente.

    ResponderExcluir
  7. Poderia colocar mtas continuações desnecessárias, rs, mas como vc citou apenas Meg falo de Mordida (continuação de Insaciável), o primeiro foi tão legal e no 2 ela cagou tudo =/. Bem como algumas séries dela, onde ela poderia ter feito um livro só ao invés de 3 enrolações.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON QUICKS - Fala Aí #3 bit.ly/1ZGsVI5

    ResponderExcluir
  8. Preciso desabafar também. Eu tô odiando essa coisa de todos os livros virarem série, da trilogia virar uma série de 2362746 livros tipo a seleção que já deu né, Kiera? Contos de todos os personagens que apareceram no livro, histórias alternativas, a visão do mocinho sobre a história e etc. Acho que ao invés de ser legal está ficando bem chato isso e eu estou com saudade de livros únicos. :((((((((((

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tanto continuações desnessárias, quanto o certo aumento em relação a séries, parece que agora, qualquer história precisa ser alongada e vira série com inúmeros volumes... Bem, quanto A Herdeira, confesso que gostei dessa nova versão, mas concordo, que se fosse somente os três livros da série A Seleção, teria terminado muito bem. Posso citar outra série que sinceramente, por mais que eu tenha amado o primeiro livro, na minha opinião ser série não teve o mesmo impacto, seria: Os Imortais. Eu adoro Para Sempre, da Noel, fui seca ler os demais livros e parei no terceiro, que aliais destestei, a autora poderia ter feito somente um livro, no caso do Para Sempre e teria terminado muito bem, mas alongou e pelo que eu li, a série ficou um caos... Enfim, acho que é um assunto para os escritores pensarem e refletirem.

    Beijos,

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li O Diário da Princesa, mas só por suas palavras, entendo a frustração. Detesto personanges enjoadas e mimadinhas, ainda mais se a pessoa não tiver mais uma idade que justifique isso. Com Rick Riordan aconteceu uma coisa similar: ele escreveu Percy Jackson, que eu AMO, aí terminou. Depois, resolveu escrever Os Heróis do Olimpo, que é um spin-off desnecessário, sabe? Tanto que faz é tempo que eu parei no terceiro livro. Talvez eu releia os três primeiros e continue a série.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse não encaixa no "amiga apenas pare", mas eu não quis ler a continuação de "Se eu ficar". Gostei tanto da maneira como o livro acaba que não quis saber o que acontece depois.

    ResponderExcluir
  12. Sabe se lá porque amiga só vi seu post agora O.o
    Muita coisa é desnecessária nesse mundo literário, não achei Star Wars - agora já vimos o filme - algo que não merecesse existir, pelo contrário.
    Mas em livros lembro que Meg CAbot errou feio em A rainha da Fofoca, para mim um dos livros + estragados por uma continuação desnecessária que já presenciei.
    Entendo não gostarem de Doutor Sono...mas para mim tem outros que não precisam existir...é o caso de A MOrte de Sarai, a continuação é fraca e o primeiro livro sensacional.
    Há remakes e continuações que não fazem sentido e certamente esqueceria várias.
    Mas amei A Herdeira ( sorry!) .
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...