Rebelde - Bernard Cornwell

31 de dezembro de 2014





Feliz ano novo pessoal! Hoje para comemorar o final de ano e o novo que se inicia, venho falar com vocês sobre o lançamento de um dos meus autores favoritos, Bernard Cornwell. 
Rebelde, lançado pela editora Record agora no fim de 2014, dá início a nova saga desse consagrado autor de romances históricos, onde além de suas cenas de batalhas épicas, que já tornaram-se sua marca registrada, ele cria um mar de intrigas e tramas da guerra mais marcante e sangrenta das américas.







Nessa nova série chamada de Crônicas de Starbuck, Cornwell conta a história da guerra da secessão americana, onde o norte abolicionista lutou contra o sul escravagista que queria se emancipar. Nesse ambiente histórico conturbado encontramos nosso personagem principal Nate Starbuck, filho de um pregador ianque (nomenclatura utilizada para identificar pessoas do norte) da extrema abolicionista. Nate se revolta contra a vida rígida que o pai preparou para ele e foge da suas aulas de teologia com uma atriz itinerante. No meio de muitas confusões ele é salvo pelo pai de um amigo de faculdade do sul e fica sobre os seus cuidados.

Seu salvador Whashington Falconner, sendo um dos sulistas mais ricos da aliança, está criando uma legião para combater o norte e Nate acaba integrando essa legião e  se preparando para lutar contra sua terra natal e contra seu pai. Mas o futuro de Nate como soldado não será fácil com o seu fraco para mulheres complicadas, um personalidade ingênua, sua moral correta e uma má vontade e desconfiança adquirida pela suas origem nortistas acaba por complicar muito sua vida na Legião Falconner.

Nesse primeiro volume Bernard prepara o terreno para o que parece ser mais uma série comprida. Fundamentando bem a criação de vários personagens complexos, Cornwell inova na característica de seus livros sempre dinâmicos com uma rede de tramas e romances que incrementam as já costumeiras cenas de guerra.

À medida que o livro avança vemos que os erros e acertos dos personagens e suas consequências, assim como as tramas e intrigas, vão amadurecendo os personagens, principalmente Nate, e vão dando forma ao que pode ser um dos meus protagonistas favoritos.
Como “ponto negativo” podemos dizer que por ser o primeiro volume da série ele demora a te envolver, não é aquele livro que nos primeiros 3 capítulos você já sabe que será muito bom e acredito que isso se deve a uma pequena mudança no estilo do autor, que inicia sua narrativa antes da guerra enfatizando suas políticas e intrigas, deixando o livro com menos ação e mais romance, dramas e suspense.

Em uma análise da edição da Record vemos um trabalho de capa belíssimo com as cores estilizadas da bandeira americana em conjunto a uma textura diferenciada. As margens e tamanho de letras estão bem confortáveis para a leitura assim como a tradução está bem feita mantendo termos e comandos militares de acordo com a época. O mapa e nota histórica do autor ajudam bastante o leitor à acompanhar a história. Mesmo desconhecendo a guerra da secessão, a imersão nos cenários descritos na leitura são muito boas.

Assim, no geral dou 4 estrelas para esse livro que pode ser descrito como a introdução para a história de umas das guerras mais marcantes das Américas.

Título: Rebelde - As crônicas de Starbuck - volume 1
Autor: Bernard Corwell
Editora: Record
N° de Páginas: 392

Labels: , , , ,

6 comentários :

  1. Minha meta para 2015 é ler mais Bernard Cornwell, e já comprei um livro dele na Black Friday, "1356", que vai ser minha primeira leitura dele. Ele parece ser um autor de muito conteúdo e que escreve bem, então irei apostar nele! Já estou de olho nessa nova série, e como está lançando agora, fica mais fácil de acompanhar.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernard Cornwell sempre é uma boa escolha rsrs. 1356 é meio que a continuação da serie escrita por ele chamada A Busca do Graal mas pode ser lido primeiro que a serie. Se a leitura te agradar você pode ler a serie e descobrir como o Thomas do 1356 se transformou nesse personagem BadAss do livro rsrs

      Excluir
  2. Nunca li nada do Bernard Cornwell, mas esse autor sempre me chama a atenção, principalmente esse livro, e essa capa está mais que linda mesmo! Ótima resenha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carlos sou fascinada por Cornwell, ouso dizer que este foi o autor que me viciou em históricos, contudo este livro apesar de muito bom ñ é considerado um dos melhores por mim. Diferentemente de seus personagens fortes e inspiradores, Nate me pareceu ingênuo demais, rezo para que vc esteja certo e este livro seja apenas o início de algo muito bem estruturado e elaborado. Li alguns blogueiros comparando com Sharpe, porém ñ li essa série ainda. Enfim, eu gostei bastante mas ao meu ver o lado bélico deu lugar para o romance e a ingenuidade do personagem me irritou bastante rs. Espero que melhore nos próximos próximos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, já li todos os livros do Sharpe lançados no Brasil, Não fiz essa comparação pois apesar do ambiente militar e momento histórico próximos, as comparações param ai. Sharpe já incia sua jornada como um soldado raso(patente mais baixa do exercito) já cascudo e muito vivido nos becos de Londres. Apesar de vermos uma ingenuidade nele ela e derivada da falta de etiqueta e foi compensada pela sua sagacidade e desenvoltura. Já Nate tem um berço mais nobre e é completamente cru mais no fim da leitura pela suas atitudes na passagens do livro em que ele busca os vagões de trem para transporte e o confronto final, vemos essa ingenuidade indo abaixo a medida que ele se depara com o pior que a humanidade tem a oferecer que fica bem evidente nas guerras. Devido a falta de semelhança nas características dos personagens evitei comparações com Sharpe, Ele pode vir a ser um Sharpe no futuro mas ainda tem que caminhar muito para chegar lá.

      Excluir
  4. Cornwell é um dos autores que sempre quero ler, mas sempre acaba ficando pra depois por pura preguiça!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...