A Extraordinária Garota chamada Estrela - Jerry Spinelli

22 de outubro de 2014






A Extraordinária Garota chamada Estrela se enquadra naquela categoria de livros 'Todos devem lê-lo e amá-lo JÁ'.

Apesar de ser um juvenil, ele é permeado por pequenas reflexões do dia a dia adolescente, mas que deve ser colocado em prática por todos, homens e mulheres, meninos ou meninas.








Ela era uma luz flexível: brilhava em cada esquina do meu dia.
Ela me ensinou a me divertir. Ensinou-me a refletir. Ensinou-me a rir.


Confesso que a sinopse não me preparou para a leitura desse livro. Não foi nada do que eu imaginava, na verdade. A protagonista é a Estrela, mas o livro começa narrado por Leo. Não que Leo também não seja um personagem importante, mas acredito que o autor tenha usado o garoto para fornecer aos leitores a estranheza que Estrela causa por onde passa.

Ela é exótica e diferente, mas é uma personagem extremamente complexa dentro da sua bondade, e a ideia de usar outro ponto de vista ajuda a impactar e ampliar a sensação inicial do leitor, primeiro de desconforto, que se transforma em aceitação, para finalmente, transforma-se em admiração.

O livro é bem parado, sem um grande pano de fundo ou ação envolvida, mas é tão curtinho que é leitura para poucas horas, e se encaixa naquele gênero reflexivo, semelhantemente à Extraordinário, uma leitura que me tocou bastante também. Aliás, já fiquei imaginando como seria o encontro entre Estrela e Auggie, algo que deixa o coração com aquela sensação "quentinha".

É ótimo acompanhar toda a transformação de Leo também, como pessoa. No começo, para ele, Estrela era apenas uma garota "maluquinha", para depois virar interessante e descolada na escola, para então conquistar seu coração. A transformação desses sentimentos é perceptível para o leitor, que aprende a amá-la também. Mas depois de se ver envolvido, as coisas mudam para Estrela, e é sempre difícil manter e assumir os próprios sentimentos quando "a maioria" diz o contrário. É difícil ser jovem e ser bem aceito se você não está dentro do "padrão", do convencional.

Pode-se pensar que se trata de um romance. Eu já acho que o livro funcionou de forma diferenciada para mim, onde as questões sobre aceitação e "o que é ser convencional" pesaram muito mais do que outros assuntos. É aquele livro paradoxal: trata com leveza sobre assuntos profundos. Acho que é o tipo de livro onde cada leitor pode tirar lições diferenciadas e marcantes. Livro que recomendo sem pensar duas vezes!



Título: A Extraordinária Garota chamada Estrela
Autor: Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
N° de Páginas: 192

Labels: , , ,

Um comentário :

  1. Oi Ly,
    desde que vi este livro sendo lançado, já estava curiosa para lê-lo.
    realmente, a sinopse dele não fala grande coisa, mas adorei conhecer melhor sobre ele aqui na sua resenha, principalmente por ser a primeira que eu leio.
    parece ser um tipo de livro para nos fazer refletir muito né?!
    só fiquei com uma dúvida aqui agora, a personagem tem algum tipo de doença?? fiquei com aquela sensação de que tivesse, mas você acabou não citando nada disso... ;x

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...