Sorteio + Recomeço - Cat Patrick

17 de março de 2014





Gostei muito da escrita leve e despretensiosa de Cat Patrick em Deslembrança, então, esperava o mesmo de Recomeço.

Concluí, com a leitura do segundo título da autora lançado aqui no Brasil pela Intrínseca, que as características que mais me agradam na autora são a simplicidade e a sensibilidade com que ela aborda assuntos que seriam, na teoria, mais "pesados". Ela fala sobre doença, morte e seus questionamentos de maneira intensa, porém, não carregada, o que faz muita diferença.







Em poucas páginas somos inseridos na vida de Daisy, que já morreu cinco vezes. Ela faz parte de um "seleto grupo" de pessoas que tem acesso à experiência de voltar a viver após um medicamento desenvolvido e em fase experimental pelo governo.

Em troca da(s) nova(s) vida(s), as pessoas que fazem parte desse grupo realizam testes, são obrigadas a mudar totalmente de vida quando morrem alguma vez - afinal, imagina reencontrar um amigo na escola que tinha batido as botas na semana passada -, se submetem a alguns procedimentos, ficam em observação, entre outros.

Não esperem algo forte do estilo ficção científica. Apesar de acompanharmos a quinta nova vida de Daisy após uma nova morte, o foco não é realmente no medicamento ou nos agentes com quem ela mora, muito menos quem desenvolveu tal medicamento e onde isso vai dar. A autora se preocupou em narrar sobre a vida de uma jovem, que precisa manter um grande segredo e que não pode estabelecer laços fortes demais com as pessoas, para seu próprio bem e a fim de evitar sofrimento.

Nesse aspecto (ainda sobre os laços humanos), acredito que a autora foi incrivelmente bem sucedida. A amizade entre Daisy e Audrey é linda! É daquelas que cativam, sabem? Pra mim, se sobressaiu bem mais do que o interesse e relacionamento entre Daisy e Matt, irmão da Audrey.

Ponto fraco do livro: a autora quis inserir um pequeno mistério acerca do programa Recomeço, levando Daisy a indagar sobre as outras crianças que também cresceram fazendo parte do experimento, e o que teve que ser sacrificado para chegar ao ponto atual. Ao fazer isso, Cat Patrick criou uma trama paralela fraca e desinteressante, que se não fosse pelo ponto citado acima, por si só não teria sustentado o livro de forma satisfatória.

Com todos esses aspectos pontuados, eu recomendo a leitura de Recomeço, principalmente para os que gostaram de Deslembrança. Os que não gostaram do outro, dificilmente vão gostar desse, ao meu ver. Percebi que a autora segue uma linha segura de execução das suas ideias, mas ao tentar sair da sua "zona de conforto", ela não consegue amadurecer todo o potencial que a trama poderia ter.

Querem concorrer a um exemplar do livro? Participem e boa sorte! ;)

Título: Recomeço
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 304

Labels: , , , ,

34 comentários :

  1. Oi, Lygia!

    Eu estava super curiosa por esse novo livro da Cat Patrick. Tenho Deslembrança na estante e ainda não tive a oportunidade de ler.. mas vejo que ela continuou com uma linha parecida para essa história. Adorei a capa *-*

    Bjs,
    Blog Geek & Pop

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Deslembrança, então acho que vou gostar deste.
    Uma pena a autora não se aprofundar mais no processo de "voltar a vida"...rs. Parece ser um livro leve, sem muitos misterios e um grande romance. Pretendo ler, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei de "Deslembrança". mas confesso que a história não me convenceu em muitos aspectos. Entretanto, tenho esperanças quanto a esse novo livro da autora (e admito que não resisto a essas capas hehe).
    Sua resenha me deixou curiosa, mas também me deixou mais 'pé no chão'. Vou procurar não criar expectativas altas demais para não me decepcionar. Ao que tudo indica, pode ser que a história não me convença em alguns momentos, como no outro livro da autora...
    Com certeza isso se deve ao fato de a autora, como você mesma citou na resenha , abordar assuntos mais pesados de uma forma peculiar.

    Participando do sorteio, claro!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eba eu quero muito ! Participando :)

    ResponderExcluir
  5. Ixi to no iPad e dei entre antes kkkk mas então eu só descobri sobre esse livro quando tava c vc na cultura e achei bem interessante , posso estar falando besteira mas parece aquele livro deslembrancas que tenho mais ainda não li :( sorry pela falta de acentuação mas to c uma mão só hahahh vc sabe beijos

    ResponderExcluir
  6. li Deslembrança há vários anos atras, e por mais que seja um livro meio bobinho, eu gostei bastante!
    este livro, por mais que pareça ser no mesmo estilo, e por mais que eu tenha visto milhares de resenhas mega negativas sobre ele, eu estou bem curiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  7. Deslembrança é ótimo e me fez ficar muito interessada por tudo que Cat escrever. Adorei a resenha me deixou ainda mais curiosa por esse novo trabalho da autora que espero ter a oportunidade de conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tenho, mas ainda não li Deslembrança. Comprei porque sou capista, sim...sou daquelas que compro porque gosto da capa.Pronto falei, rsrsr. E porque estava baratinho, 9,90. Bem de qualquer forma achei a historia bonitinha, talvez se achar uma boa promoção, como achei a de Deslembrança, eu até compro...já que essa capa não me agradou muito não, mas a historia é até interessante. Bjkss.

    ResponderExcluir
  10. Vai que eu dê sorte né? kkkk' Participando, claro oo/

    ResponderExcluir
  11. Até agora só tinha visto a capa do livro e neeeeem passava pela minha cabeça sobre o que se tratava. Quando li a sinopse fiquei super curiosa para ler! E principalmente agora com sua resenha!!!Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito curiosa em ler!!! adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu nem terminei Deslembrança ainda, mas até onde li, gostei da forma leve como a autora conta a história, como você falou. Muita gente não gostou e tava até com medo de que Recomeço fosse "fraquinho", mas agora já sei que é mais ou menos o mesmo ritmo do primeiro.

    Mesmo que não seja uma leitura que eu queira fazer imediatamente, é um livro que quero ter, pq, bem, acho a capa linda :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu já li deslembrança e achei a escrita do Cat Patrick bem leve. Devorei o livro em questão de poucas horas.
    Eu li o primeiro capitulo de recomeço que foi divulgado e deu para ter uma ideia de como ele é. Parece ser um ótimo livro! E com a resenha daqui deu para perceber que ele é ótimo mesmo!
    Tomare que eu ganhe esse sorteio :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gente esse livro me pareceu ser lindo! Eu adorei do que se trata. Infelizmente ainda não Li Deslembrança :(

    ResponderExcluir
  16. Oi Lygia. Sua resenha tirou toda a percepção que eu tinha sobre o livro. Eu imaginava que o foco era a ficção. E me parece que não tem muita ação também. De qualquer forma eu quero ler o livro! Gosto de livros tranquilos :)
    Beijos
    Estou participando do sorteio.
    sarinhaa.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Lygia!
    Confesso que me enganei com o título do livro, pois achei que era algo relacionado ao espiritismo.
    Achei o enredo diferenciado, falando sobre uma droga que permite a pessoa voltar a vida. Pena que na sua opinião o enredo não foi desenvolvido a contento, embora a amizade entre as personagens valha a pena a leitura.
    Desejo um final de semana carregadinho de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”(Aristóteles)

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da premissa, a ponto de conseguir visualizar facilmente em forma de filme narrado em primeira pessoa. O lance de morte e ressurreição me chamou bastante atenção - deve ser bem louco viver assim!
    Vou colocar esse livro na minha lista de que eu possa comprar um dia.

    ResponderExcluir
  19. Tenho o primeiro livro da autora e simplesmente adorei!
    Estou bem curiosa quanto a este, tenho certeza que vou gostar!
    Participando do sorteio e cruzando os dedos para ter sorte!
    Quem sabe? ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha muita vontade de ler Deslembrança, mas desanimei dpois de ler muitas resenhas não muito positivas.
    Umq pena o ponto fraco do livro, mas me interessei muito pela parte humana mesmo, como a personagem lida com isso. Me lembrou 'Antes que eu vá' da Lauren Oliver, que é ótimo por sinal. :)

    ResponderExcluir
  21. Não tenho muita vontade de ler 'Deslembrança' e 'Recomeço' me fez ficar mais curiosa do que por esse primeiro. Uma pena a autora não ter desenvolvido a história do programa Recomeço... acho isso, de certo forma, até propaganda enganosa até porque o que nos faz interessar por um livro, geralmente é a sinopse!
    Ainda assim, tenho curiosidade em ler. ;)

    ResponderExcluir
  22. Fiquei super interessada em ler esse livro! E como não conhecia, fui ler a resenha de Deslembrança e já quero também! hahaha

    ResponderExcluir
  23. Estou muito interessada nesse livro e tenho lido vários comentários sobre ele. Também li algumas resenhas e fiquei empolgada e agora com a leitura de sua resenha vou querer ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  24. Adoro uma promoção , Já quero ganhar essa ^^ Adorei deslembranças então espero gostar desse tbm.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li Deslembranças, mas é bem difícil ir pela opinião dos outros já que li tanto resenhas positivas quanto negativas dele, e agora saber que tem Recomeço também... preciso ler logo para dar a minah opinião :)
    Tomara que ue ganhe! haha
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Estou para ler Deslembranças, pois comprei na última Bienal. Parece ser um livro fantástico! Já Recomeço, pelo que li da sua resenha, parece seguir no mesmo ritmo, ao meu ver é um estilo que me agrada bastante. Já está na minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  27. Participando
    Ana Carolina Ribeiro
    jw.carol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Esse foi um dos lançamentos da intrínseca que eu fiquei super curiosa pra ler depois da turnê intrínseca. Ele pareceu muito interessante. A história é bem diferente. Gostei muiiito.

    ResponderExcluir
  29. É o estilo de leitura que gosto, vou colocar ambos na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  30. Já faz algum tempo que quero ler essa série, confesso que esperava mais, mas depois de ver sua resenha notei que ela não aprofundou muito no ponto que eu tenho mais curiosidade. Lerei sem muitas expectativas, e é até melhor já saber disso, porque o que me chamou muita atenção além da capa linda e de ser de ser da intrínseca (adoro os livros dessa editora) foi a sinopse, uma pena que ela não aprofunde no programa recomeço...
    Mas ainda assim, parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  31. Após pouco mais de 1 ano em que ganhei esse sorteio estou aqui de volta para dizer: acabei de ler e gostei do livro.Achei-o muito bom. Principalmente nas partes românticas e dramáticas. Mas peca muito quando tenta ser um livro mais sério, com questões éticos, e nas cenas de ação. Mas, apesar dos pesares, foi uma ótima leitura.
    Resumindo: concordo com toda sua resenha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...