[Resenha] Deslembrança - Cat Patrick

23 de abril de 2012

Título: Deslembrança
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Na verdade, estava procurando 'A última carta de amor', também lançamento da Intrínseca, para comprar (versão digital). Além de ver que ele estava em promoção, vi que 'Deslembrança' também estava e os dois foram para o carrinho, rs.

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

"Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente apenas eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte: também posso mudar o futuro."


Rabiscos e bilhetes: tão importantes para London Lane como ar para viver. Todos os dias, às 04:33 da manhã, o cérebro da menina entra em reboot (se reinicia), e todas as lembranças do dia anterior são apagadas da sua mente. Alguém se lembrou do plot do filme ‘Como se fosse a primeira vez’? Apesar dessa vaga lembrança do filme  -perdoem-me pelo trocadilho, rs – na verdade, depois das 20 primeiras páginas do livro percebemos que não é o caso.

Diferente da protagonista do filme, London consegue viver através das anotações de seus bilhetes, que deixa próximo à sua cama para ler logo assim que acorda, e está totalmente ciente desse seu pequeno problema. Parece confuso? Eu explico. Nesses bilhetes a garota pode saber o que vestiu no dia anterior, fatos importantes que ocorreram e o que conversou com as pessoas. Mas como ela sabe disso se ela não se recorda? A garota consegue ver o que vai acontecer no futuro, ou seja, suas lembranças são de coisas que ainda não aconteceram, e dessa forma, ela consegue saber com quem interagiu, quem são seus amigos, e quais cidades ela vai visitar em uns 20 anos, por exemplo.

O livro é pequeno, a leitura flui de forma agradável. No começo, confesso que me senti meio perdida na narrativa, e não conseguia entender como London e sua mãe lidavam com o problema. Mas garanto que, assim que as 50 primeiras páginas passam, só paramos a leitura após finalizá-la. Além de acompanhar o dia a dia nada convencional de London, a garota começa a ter sonhos sombrios, relacionados a um funeral e acorda antes que sua mente fique zerada para anotar os detalhes desses sonhos. Ele acontece no futuro? Quem irá morrer?

Achei os personagens muito bem construídos e é particularmente lindo o relacionamento desenvolvido entre Luke e London. A garota se força a lembrar do garoto meio esquisito, mas com olhos mais lindos que ela já viu (todos os dias!) e, mesmo tendo fotos e bilhetes relacionados ao garoto espalhados por seu quarto, todos os dias ela se surpreende. A parte do romance é fofa, não tem outra palavra para definir.

Deslembrança’, apesar de ser um YA, é diferente do que estamos acostumados a ler, e pra mim, o motivo é a  particularidade acerca do problema da protagonista e como já dito, da vida nada convencional que ela tem ao lidar com seus relacionamentos, sua própria vida. Apenas gostaria de saber se o livro terá uma continuação, pois a narrativa deixa espaço para isso. O livro tem um final, a meu ver, mas para algumas pessoas, talvez ele não seja tão satisfatório. Pesquisei sobre a autora e sobre o livro, e não vi nenhuma notícia de alguma continuação. Se alguém souber de algo, se manifeste por favor, rs. 

Labels: , , ,

44 comentários :

  1. Apesar de a trama do livro parecer um tanto confusa, eu a achei tão diferente que esse livro é o primeiro da lista que eu vou comprar mês que vem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa, a capa é lindíssima e com certeza compraria só pela capa, mas ainda bem que gostei da resenha, então comprarei não apenas para enfeitar a estante =]

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero ler. Esse livro tem cara de clichê, mas lendo sua resenha vi que é totalm/ diferente, cm deve ser ver o futuro esquecendo seu presente todos os dias?

    Tbem qro saber se terá cont.

    Rafa
    leiturasvivas

    ResponderExcluir
  4. Lygia, to querendo MUITO ler esse livro!
    A memória da London é tipo o contrário da normal, certo? A gente não sabe o futuro, mas sabe o passado... ela se esquece o passado, mas sabe o futuro. Parece confuso, mas eu espero que seja muito bom. Quem bom que você gostou :D

    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  5. Eu estou DOIDA pra ler esse livro. É minha próxima aquisição com certeza.
    amei a resenha flor, arrasando como sempre o/
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Oi

    Essa resenha só me animou ainda mais! Quero muito ler. Achei super interessante a história dela esquecer tudo que aconteceu no dia anterior e tudo mais.

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que leio a resenha desse livro e me lembrou mais ou menos um filme com o Adam Sandler e a Drew Barrymore, que é lindo por sinal!

    Mas enfim, é mais um da Intrínseca que estou doida pra ler. A capa é linda demais, a história super interessante... A resenha está ótima!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  8. Ufa! Estava com medo de ler a resenha, porque não iria suportar se você não tivesse gostado do livro. Faz tempo que não fico TÃO empolgada para ler alguma coisa! Quero MUITO ler Deslembrança, parece ser o tipo de livro que gosto! Ai que bom que o romance é fofo! E que bom que tudo é explicado e que o livro tem personalidade própria, deixando "Como se fosse a primeira vez" no canto dele. Eba *------------*

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito curiosa sobre esse livro e só esperando a Intrínseca liberar exemplares pra eu pedir o meu! \o/
    Eu sempre gostei da sinopse do livro, mas a sua é a primeira resenha que leio sobre ele. Ain, fiquei tão feliz de saber que não tem nada a ver com o filme (porque foi a primeira coisa de que lembrei) e que tem um romance FOFO. Adooooro! Acho que vou amar esse livro! *-*
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Ahhh
    eu estou louca para ler
    Achei sua historia de aquisição mt boa pq tb quero ler A Ultima Carta.
    Bem adorei o trocadilho! rs Acho que invariavelmente qnd vimos casos de gente-que-perde-a-memoria-todo-dia lembramos desse filme!
    Bem adorei a resenha e ao mesmo tempo achei confusa essa coisa de bilhete e lembrança do futuro.. Mas acho que lendo entenderei.. E porque tem uma hora certa pra ela esquecer? rs
    Mas deve ser lindo e estou ansiosa para conhecer!

    Já ate percebi que o final vai me deixar... Eu nunca gosto de finais...

    bjs
    Eve!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com muita vontade de ler.
    Tanto esse quanto a última carta de amor estão na minha listinha!

    ResponderExcluir
  12. Estou louca por esse livro, me interessei de cara.
    E admito que muitas vezes quero o livro pela capa, e essa capa é maravilhosa. Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. To doida pra ler esse livro. *-* Por mais que o livro realmente lembre "Como se fosse a primeira vez", desde que eu li a sinopse achei que o livro tivesse um certo toque de originalidade.
    Espero poder lê-lo em breve!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. pARECE MEIO CONFUSO PARA ENTENDER, MAS EU QUERO LÊLO!!!! LINDINHO E JPÁ GOSTO DE UM ROMANCE...
    BJS

    ResponderExcluir
  15. Estou bem ansiosa para leitura deste livro, a sinopse pareceu um pouco confusa, mas ao mesmo tempo instigante... E a capa intrigante. Gostei de tudo, agora quero ler...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Os Gêmeos (Pauline Alphen) http://bit.ly/Ic5JHR

    ResponderExcluir
  16. Tá certo que seria bem legal durmir e ao acordar no dia seguinte esquecer fatos e pessoas que fizeram do seu dia uma droga...mas isso só funciona mesmo na ficção...na vida real é TENSO demais.

    Fiz a mesma comparação do filme com a Drew e o Adam...não tem como não comparar neh? Mas tenho certeza que a semelhança está apenas nesse pequeno grande detalhe da falta de lembrança do dia anterior.

    Não consigo imaginar uma vida assim...me dá agonia só de pensar...com a exceção de todos os dias se encantar pelo namorado e se apaixonar sempre e sempre...rs.

    A resenha me ganhou...quero saber como ela lida com esse "dom".

    ResponderExcluir
  17. E como a Ly acredita no meu potencial em reescrever um comentário aqui estou eu (novamente)!
    Confesso que estou tentando relembrar o que escrevi antes, mas de alguma forma estou sofrendo de grave DESLEMBRANÇA sobre o comentário anterior. Acho que fui influenciada pela história da London! (crédito da piadinha: @professoranessa).
    Achei muito louco este lance de ter lembranças do futuro! Fiquei confusa em como ela consegue utilizar isso no presente. Mas tirando essa parte fiquei bastante empolgada com o que você disse.
    O romance descrito por você como fofo me deixou bem interessada e desejando saber um pouco mais (leia-se TUDO) sobre Luke. Assim como fiquei curiosa a respeito do (possível) mistério envolvendo o sonho com o funeral.
    Sem saber muito sobre o livro é impossível não compará-lo a história contada em Como se fosse a primeira vez, mas acredito quando vc diz não serem tão semelhantes.
    Adorei a resenha e já adicionei o livro na lista de desejos, o único problema é que deste jeito o caminho para a falência se torna cada vez mais curto! (tentando reproduzir aqui, espero que tenha dado certo, rs)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Acho que vc foi a primeira entre as blogueiras a ter lido o livro (Eu ao menos não vi nenhuma outra resenha) Estou aguardando muito esse livro desde que vi o frenesi que ele causou pelo lançamento aqui no Brasil.
    História original, imagina como é manter um romance nessas condições???

    Ahhh eu quero meu livro!

    Bjuss

    Nâna

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lygia!
    Tenho curiosidade de ler esse livro *-*

    Cheguei a ver umas resenhas negativas, mas fiquei feliz com a sua \o/ hahahaha

    Eu gostei da temática, ainda mais da parte de "prever o futuro". Espero conseguir ler em breve ^^

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  20. Quero muito lerr! SORTEIO PLEASE! kkkkkkk
    Resenha super fofa *-* (como sempre)

    http://reinodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estou muito curiosa pra ler este livro! =) Realmente, a primeira coisa que pensei ao ler a sinopse é que London parece com a Lucy do "Como se fosse a primeira vez"! :P
    Adorei a resenha!
    Bjus
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  22. Fiquei fascinada com a história do livro. Não costumo me interessar por livros classificados como YA, mas esse em especial parece ter uma história muito bem elaborada. Gosto de brincadeiras com o tempo, seja pela própria narrativa ou como parte da história :)

    Se encontrar o livro por aí, talvez eu compre, hehe. Gostei de verdade!

    Um abraço!
    @ninanoespelho
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha. Nunca tinha ouvido falar desse livro, só agora e a sinopse eu simplesmente adorei. Até me deu vontade de ler HAHA'
    Beejos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Lygia

    O enredo é bem diferente do que eu tinha imaginado, adorei a ideia, quero ver como são os dias da London. Quando li sobre a autora, ela dizia que não teria continuação por gostar do final - seja lá o que isso quer dizer. Dizem que vai ter o filme né.

    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Olá meninas !
    O livro já me conquistou pela capa e depois de ler a resenha fiquei ainda mais com vontade de ler *-*
    Espero gostar do final e que para mim tenha um final satisfatório também (evitar frustração) rs

    Beijoss :*

    ResponderExcluir
  26. Primeira resenha que leio! Gostei muito da história, fiquei bem animada pra ler, os livros da intrinseca são muito bons! Vou apostar nessa leitura

    ResponderExcluir
  27. Caramba, não consigo me imaginar tendo que acordar todos os dias e ter que recorrer a bilhetes por causa de sua "perda de memória" (e olha que a minha não é uma das melhores) ;)

    Achei a capa linda! Porém, não consigo imaginar como seria a história de alguém bem... desse tipo. O bom é que só será um livro (até agora rs). Será que vai virar filme?! Queria saber qual a cor dos olhos de Luke pra ser o mais lindo >.<

    ResponderExcluir
  28. Poxa, legal esse lançamento da Intrínseca!
    Sabia pouco sobre ele, é a primeira resenha que leio, na verdade.
    Tem um quê de "Como se fosse a primeira vez", sim, rsrsrs
    Mas fiquei interessado, viu, Ly?
    É um YA bem diferente mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. Nem estava sabendo desse livro, aí eu vi no skoob e me apaixonei pela capa. E claro, logo fiquei curiosa para lê-lo.
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro... E se eu já estava curiosa, imagina agora. Omg! A história parece ser confusa (pra mim), mas achei interessante, diferente. Um dia desses assisti um filme que era mais ou menos assim, não sei se é esse citado porque nem sabia o nome do filme, mas eu não gostei muito do filme. Só espero que não tenha nada a ver com ele.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  30. Oi flor!

    Nossa, que linda essa capa né, acho que já compraria só por causa dela rsrs
    Primeira vez que leio sobre o livro, e fiquei bastante interessada. Com certeza, vai entrar pra lista de desejados rs
    Gostei mto da sua resenha!

    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir
  31. Deve ser aquele tipo de livro que você acha que não é um YA e te surpreende sendo um. Ai que bom que vc leu um monte deu vontade de ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Lygia,
    Para começar, acho o título desse livro bonito.
    Sua resenha me deixou com vontade de ler. Vamos ver quando será possível.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  33. JURAVA que já tinha comentado a resenha, mas depois me toquei que fiquei com essa impressão porque conversamos sobre o livro no final de semana! XD

    Seus comentários me deixaram com ainda mais vontade de ler LOGO e conhecer os lindos olhos do Luke. :P

    Acho a capa LINDA, só estou dando um tempo de protagonistas com problemas de memória.

    Mas fiquei preocupada: se você descobrir que tem continuação me avisa! \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  34. Olá
    achei a capa linda, é uma história bastante diferente, já imaginou acordar todos os dias e esquecer do que aconteceu. muito boa sua resenha fiquei muito curiosa para ler o livro.
    ;)

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da capa desse livro e gostei também da sinopse.
    A história parece ser bem legal e diferente dos livros que eu estou acostumada a ler.
    Mesmo que o começo do livro seja um pouco confuso eu ainda quero ler.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  36. Daniela B. Alcântara9 de maio de 2012 21:24

    Gostei da história do livro e, quando comecei a ler, me lembrei do filme também. Mas logo vi que era só o fato de perder a memória que tem de semelhança com o filme. Achei interessante a sinopse.

    ResponderExcluir
  37. Oi, meninas!
    Quero MUITO ler esse livro! Logo que vi essa capa LINDA, me apaixonei! É uma história bem diferente do que já li, e também tinha notado uma certa semelhança com como se fosse a primeira vez. Mas eu realmente espero que seja só pelo fato das duas esqueceram de tudo o que aconteceu no dia anterior haha A sinopse também me agradou. Bateu uma curiosidadizinha de saber sobre como ela conseguia viver assim, sem saber nada sobre o passado e só do futuro, e claro, de saber se existe um futuro para ela e luke :( Estou torcendo por eles haha Adorei a resenha de vocês!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. eeeeeeei, esse ai deve ser muito bom! e a capa é lindona... que tortura hein? esquecer o passado e saber do futuro... hmmm gostei mesmo :)

    ResponderExcluir
  39. Não pude deixar de pensar em 'como se fosse a primeira vez' bem ele não é o primeiro livro que eu vejo com essa temática. Mais achei interessante o jeito como a protagonista sabe das coisas - mesmo não sabendo (que confuso 'rs). Gostei do casal logo de cara, acho Luke um nome muito fofo, e o fato dele não ser estereotipado contribuiu muito. Às vezes é bom diversificar.

    ResponderExcluir
  40. Nossa eu quero muito ler esse livro, mas não encontrei na saraiva mais próxima... podia ter alguma promoção dele ne rs
    a historia parece ser muito boa...

    beijos

    ResponderExcluir
  41. não vou nem ler a resenha hahaha
    encomendei este livro e não vejo a hora de chegar
    meu Deus, estou muito ansiosa...!!!

    ResponderExcluir
  42. Estou querendo ler esse livro, mas não tenho parceria com a Intrínseca para consegui-lo, e dinheiro... É. Eu tenho que comprar poucos livros por vez, um por vez, normalmente. Vai ter sorteio?

    ResponderExcluir
  43. Acabei de ler e achei lindinho demais! Sabe aquelas histórias que não dá vontade de parar de ler nunca?
    Só achei o final inquietante por nos deixar com uma super pulga atrás dá orelha, mas acho que essa foi justamente a intenção.
    Que venha a continuação! :-)

    ResponderExcluir
  44. Ameeeeei tanto esse livro ganhei na Bienal do Livro que teve na minha cidade,e me apaixonei por ele aos poucos a relação dela com Luke,os momentos que passaram juntos tãaao fofos *_*
    E a escrita da autora achei bem interessante,tanto que me empolguei e comprei outro livro dela Recomeço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...