A Garota que Você Deixou para Trás - Jojo Moyes

7 de março de 2014



Jojo me encantou e comoveu em Como eu Era Antes de Você. Com delicadeza, sensibilidade e escrita suave, a autora sabe levar o leitor por entre as páginas de seus livros.

Não esperava nada menos que ótimo de seu novo livro lançado pela Intrínseca, A Garota que Você Deixou para Trás, mas a tarefa de superar o anterior era difícil, afinal, a história de Will e Lou foi eleita como minha melhor leitura de 2013.

Posso adiantar que o livro é lindo, instigante e me prendeu até suas últimas páginas, mas não me comoveu como o outro.






O livro é narrado em 2 partes, sendo a primeira ambientada em uma cidadezinha francesa na época da Primeira Guerra Mundial, tomara por alemães. Nela, temos a protagonista Sophie e a narração é em primeira pessoa. Ela é esposa de um pintor, Édouard Lefèvre, que foi para a guerra e ela está há meses sem notícias dele. Para mim, é a parte mais comovente do livro. É sempre doloroso ler e relembrar os terrores que a guerra trouxe para as pessoas, e ver também um outro lado, que nem sempre os "inimigos" estão lá por escolha própria, como é o caso do Herr Kommandant, o comandante alemão que invade o pequeno hotel da família de Sophie, obrigando-os a cozinhar para os alemães.

A segunda parte ocorre nos dias atuais e os protagonistas são Liv e Paul. A primeira é víúva de uma famoso arquiteto e Paul é um advogado especialista em readquirir obras de arte roubadas nos tempos de guerra e reavê-los para as famílias que propõe ações judiciais e/ou negociações. Essa segunda parte é intercalada com narrações de Sophie, porém, não foi a melhor pra mim justamente por causa da impessoalidade da terceira pessoa dos outros protagonistas.

Ambas as tramas estão conectadas por causa do quadro 'A Garota que Você Deixou para Trás', pintado pelo marido de Sophie. Os descendentes exigem a posse do mesmo, mesmo que Liv e seu falecido marido, David, tenham comprado de forma legal o quadro.

Todos os personagens são extremamente bem construídos e humanos. Mesmo com a impessoalidade da segunda parte, como citei, é possível enxergar claramente a personalidade de Liv, de Mo (amiga de Liv) e Paul. Eles crescem e se desenvolvem diante dos nossos olhos enquanto o processo transcorre. Todo o drama que caracteriza bem a escrita de Jojo está presente, e é emocionante ver a libertação de Liv, como ser humano, de toda dor que o luto trás com a perda do grande amor da vida. Seguir em frente é muito mais difícil na teoria do que na prática, principalmente quando a pessoa se fecha tanto em torno de si mesma.

Eu gostaria que o final fosse diferente, não tão 'felizes-para-sempre'. Acho que estava esperando algo mais parecido com o 'Como eu era Antes de você', mas posso dizer sem sombra de dúvidas que a leitura vale super a pena. Recomendo! :)



Título: A Garota que Você Deixou para Trás
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 384


Labels: , , ,

13 comentários :

  1. Apesar de estarem na minha listinha, ainda não comprei esses livros para leer ://
    Já li e ouvi várias recomendações sobre eles e parece realmente ser uma ótima leitura

    :))

    ResponderExcluir
  2. queria saber o que a Jojo Moyes tem que escreve livros tão simples mas com histórias tão tocantes. pela resenha, esse livro me lembrou muito mais A última Carta de Amor, que é dela. ela escreve com uma sinceridade, que é como se a situação tivesse acontecendo com quem lê. adorei a capa do livro, e com certeza vou chorarlendo. Jojo Moyes sabe fazer um leitor chorar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros dela, mas a sua resenha me deu vontade de lê-los logo!
    Parecem ser maravilhosos!
    Beijos!

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema. Vou colocar na minha lista para as próximas compras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lygia,

    As capas dos livros da Jojo são lindas, mas não tive ainda motivação para lê-los. São temas um pouco tristes e devemos estar animados para não entrar em deprê hahaha
    Que pena que não superou o anterior, é tão bom quando um livro supera o anterior ♥

    Beijos!

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não vou sossegar enquanto não conseguir ler algo da Jojo. Todos os livros dela parecem ser um amorzinho e fofos. Gosto disso.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  7. Ly

    Depois dessa resenha me rendo..preciso abrir esse livro e começar a ler o quanto antes

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho os outros dois livros da autora e li: nenhum :(
    Sem dúvidas, o que mais quero ler é Como eu era antes de você, mas fico pensando se não é melhor ler "de trás pra frente" para não ir me decepcionando, porque todos os comentários que li sobre Agarota que você deixou pra trás falam, inevitavelmente, que não foi tão emocionante quanto o outro. É impossível não comparar, né?

    Mas, enfim, quero ler logo algo da autora (comprei A última carta de amor pela capa, mas desanimei depois de ler as resenhas).

    Beijos!
    P.S: já tô com medo do final de Como eu era... x.x

    ResponderExcluir
  9. da autora eu só li Como Eu Era Antes de Você, e também foi um livro que ganhou meu coração. também foi um dos melhores que eu li em 2013.
    parece ser uma história linda, e apesar de eu não gostar muito da ideia de a primeira parte do livro se passar em anos anteriores, o restante da trama me deixa bem curiosa...
    acho que como o final de Como Eu Era Antes de Você deixou muita gente aos prantos, a autora preferiu que neste, nós ficassemos mais felizes :D

    ResponderExcluir
  10. Você sendo linda como sempre e querendo me matar com essas resenhas! Eu morro de vontade de ler Moyes, mas ainda me falta tempo. Pelo que você disse, acho que vou começar com Como eu era antes de você mesmo, porque gosto de livros que me comovem! Adorei, como sempre, a sua resenha Ly!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  11. Lygia, também me interessei por esse livro por causa de "Como eu era antes de você", o qual é incrível! Já vi que o final vai ser um pouco mais feliz, mas espero que o livro em si seja tão bom quanto o primeiro da autora!

    Ps. seu blog é incrível! Virei seguidora e sempre que der passarei por aqui <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lygia, tudo bom?
    Eu gostei bastante desse livro e, ao contrário de você, fiquei feliz com o final mais feliz. Se fosse igual a Como Eu Era Antes de Você eu teria chorado. O meu problema com esse livro foi o uso da terceira pessoa na segunda parte porque deixou a escrita estranha. A Sophia foi uma protagonista que me encantou mais e me surpreendeu muito com sua força. Por enquanto Jojo Moyes continua com ótimos pontos comigo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiie! Tudo bem, Lygia?
    A sua resenha está muito boa, mas, não sei porque eu não me senti atraída pela trama... =/
    Porém, eu ainda não li nenhum livro da Jojo Moyes, quem sabe durante a leitura eu goste... vou procurar ler mais algumas resenhas pra ver se eu me animo mais :)

    Bjs, flor!
    Blog Geek & Pop

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...