A Prisão Mal-Assombrada - Joseph Delaney

13 de fevereiro de 2014




Meu marido acompanha a série das Aventuras do Caça-Feitiço, também do Joseph Delaney, e quando vi A Prisão Mal-Assombrada entre os lançamentos da Bertrand Brasil, percebi que era a oportunidade perfeita para começar a ler algo do autor, principalmente porque nesse caso, trata-se de um infantojuvenil.

Fiquei extremamente satisfeita em descobrir que em apenas 112 páginas o autor consegue "dar o seu recado" e fornecer uma narrativa com um poder envolvente muito grande e cheio de descrições deliciosas, inclusive, comparáveis às histórias de Cornelia Funke.






Uma das coisas que mais valorizo em infantojuvenis do gênero de fantasia é o trabalho ilustrativo, quando ele existe. Sou a favor de, sempre que possível, eles estarem presentes na leitura, principalmente por causa da faixa etária à que esse tipo de livro se destina. Acho uma ótima forma de estimular a imaginação dos pequenos e incentivá-los a prosseguir com a história, sem que o ato se torne enfadonho.


 
Imagens extraídas da prova do livro, cedida pela Bertrand Brasil.


Fico contente em dizer que A Prisão Mal-Assombrada conta com maravilhosas ilustrações de Scott Fischer, que possui um traço muito gostoso de ser apreciado e que acompanha bem a história do pequeno órfão Billy.

O garoto, como poucos outros do Lar para Meninos Desafortunados, teve a "sorte" de ser convidado à trabalhar na prisão, que dizem ser mal-assombrada. Porém, esse convite de trabalho se estendeu especificamente para o turno da noite e isso incluía a "companhia" de Adam Colne, um homem enorme, com a reputação de ser muito severo e impiedoso. As coisas tendem a piorar para Billy quando ele descobre que o pedido para esse turno foi especificamente feito por Netty, uma ex-prisioneira que foi enforcada.

A história, em linhas gerais, é simples, mas mantém um certo suspense e mistério em sua narrativa. Apreciei bastante o estilo escolhido por Joseph Delaney para contar sobre Billy, e para o que se propõe, achei a escrita rica, que como eu disse, me lembrou a de Cornelia Funke, conhecida pela riqueza de detalhes com que escreve. Um dos últimos livros que li dela foi 'O Cavaleiro Fantasma', então, foi inevitável fazer essa conexão, mesmo que cada autor tenha suas peculiaridades. Como todo bom infantojuvenil, existe algumas "lições" para Billy, sobre desobediência e consequências de más escolhas!

Não esperem nada extremamente complexo de A Prisão Mal-Assombrada, até porque acredito que esse não tenha sido o objetivo do autor ao criá-lo. Ele é um livro único (nada de série aqui), que executa com maestria o seu roteiro. E confesso, fiquei surpresa com a ousadia do desfecho que o autor escolheu.


Título: A Prisão Mal-Assombrada
Autor:  Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil
N° de Páginas: 112

Labels: , , ,

20 comentários :

  1. WOW!!! Já quero esse livro também *~~~~*
    São pouquíssimos os infantojuvenis que li, mas esse com certeza eu quero ler. As imagens são lindas mesmo, bem que você falou ahahaha
    E sua resenha só fez a minha vontade de ler ainda maior.
    Adorei.

    XO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! :)
      Realmente, muito agradável a leitura. Fiquei animada agora para ler os outros livros do autor! \o/

      Beijos!

      Excluir
  2. Parece ser bem legal, adoro livros assim. Essa capa é linda, e esses desenhos perfeitos!

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      As ilustrações dão um toque especial, né? <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Heeeeeey!

    Não foi o tipo de livro que me cativou assim, sabe. Mas deve ser pq gosto mais de juvenil do que infantojuvenil (salvo algumas exceções, é claro, hehee). Mas se lembra Cornelia Funke, pode ser interessante. Adoro o estilo dela. :))))

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!

      Sim, é bem infanto mesmo. Eu já curto bastante! :DD
      No estilo descritivo lembra a CF mesmo...quem sabe um dia vc não dê uma chance? ;)

      Beijos e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  4. Gosto do autor e já tinha visto algumas vezes sobre este novo livro. Pensei que se tratava de uma série, mas já que não é, fiquei com mais vontade de procurar sobre =D

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Dá uma animada mesmo ao saber que o autor consegue passar tudo o que queria através de um livro só! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo! ^^

      Obrigada pela visita! :))

      Excluir
  5. Adorei! Essas ilustrações então <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor. né? Adoro as ilustrações de livros infanto! <3

      Excluir
  6. Oi Lygia! Nunca li nada do autor - embora sua outra série figure entre os meus desejos de leitora - mas se você comparou com o jeito de Cornelia, eu leria sem medo, virei fã da autora no último ano e encontrar alguém no mesmo nível é um achado precioso. Valeu pela ótima dica.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Pois é, achei que a narrativa descritiva dele aqui se assemelha com a CF sim. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo! :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi Lygia, tudo bom?
    Realmente um livro infanto-juvenil precisa instigar os jovens para que eles apreciem a leitura.
    Não conheço o trabalho do autor, mas esse livro tem uma ótima premissa. Gostei bastante da capa e mais ainda porque é um livro único (saturada de séries).
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo. Agora fiquei empolgada para ler a outra série dele, As Aventuras do Caça-Feitiço.

      Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  8. Oi, Lygia!

    Que fofinho! Fiquei com vontade de ler, também curto muito as ilustrações das obras infanto.

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia!

      Muito bonitas, neh? Espero que tenha a oportunidade de lê-lo também! :)

      Beijos!

      Excluir
  9. já tinha acompanhado as resenhas sobre as outras obra do autor aqui no blog, então com certeza esse livro deve ter a mesma qualidade =) não sou muito fã de histórias com terror ou um suspense pra esse lado (sou covarde eu sei rs) mas achei legal as ilustrações e o personagem Billy que parece se meter em cada confusão mesmo sem querer. um boa pedida =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Tbm me considero bem medrosa, rsrsrs, mas como é um infantojuvenil, acho que dá pra ler sem problemas! :)

      É uma ótima pedida sim!

      Obrigada pela visita! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...