Sorteio + A Roda do Tempo: O Olho do Mundo - Robert Jordan

28 de setembro de 2013






Em 'O Olho do Mundo', volume 1 da série de 13 livros (A  Roda do Tempo), temos um tradicional épico fantástico, com um show de criação de personagens carismáticos, um panteão mitológico criado com primor e uma história dinâmica com muito ação romance e inventividade. A Intrínseca segue na linha de lançamentos tops do gênero, trazendo ao leitor uma história que é digna das comparações com Tolkien (fazendo jus à citação de capa) e C.S. Lewis.








Nesse  mundo criado por Robert Jordan temos um ambiente muito parecido com a terra média, onde a Luz e as Trevas enfrentam-se há milênios e seu panteão de seres mitológicos brigam pelo controle da Roda do Tempo, que tece as linhas dos destinos de cada ser vivo. Em alguns momentos surgem pessoas que são chamadas de Ta'veren  que moldam os destinos tecidos pela roda com suas decisões.   O mais conhecido Ta'veren é chamado de O Dragão e no início da Era no qual a história se passa, ele enfrentou o maior servo Ta'veren das trevas chamado de o Tenebroso. Os seus combates tornaram-se lendas e, no seu desfecho, o Dragão vence, aprisiona o Tenebroso junto com todas as trevas do mundo. Porém, ele enlouquece no processo, e acaba assassinando todos os seus entes queridos. Ao voltar a razão e tomado pela dor de seus atos, ele tira sua própria vida, liberando todo o poder no mundo que literalmente fragmenta-se, dando origem as divisões dos continentes.

Nesse contexto, e centenas de anos depois da morte do Dragão, conhecemos Rand Al’Thor, um jovem que vive numa fazenda no interior de seu reino. No inverno próximo ao seu aniversário de 14 anos, momento onde o mundo vive cheio de prelúdios que a escuridão está crescendo, ele vê seu vilarejo normalmente pacato ser atacado pelas forças das trevas antes só conhecidas em contos dos bardos. Nesse ataque ele descobre que por uma “coincidência” uma das temidas feiticeiras Aes Sedai, chamada Moiraine estava no seu vilarejo e praticamente os salvou da destruição certa e acredita que o ataque ocorrer por que a entidade das Trevas a muito tempo presa pelo Dragão está se soltando e busca de 3 crianças daquela área que aparentemente poderiam ameaças para sua ascensão.

Assim, Moiraine vendo potencial em Rand e mais dois de seus amigos, que também podem vir a ser Tar’lanrc, os leva em uma fuga desenfreada para a cidade das Aes Sedai. Nessa viagem, seus integrantes, os caminhos escolhidos e os lugares a serem visitados não podem ser planejados, pois a Roda do Tempo tece a trama e somente ela sabe o destino de seu giro eterno.

A Intrínseca mais uma vez acerta a mão com esse livro, que vem agregar muito aos épicos fantásticos da literatura mundial. Essa série entra em um patamar que poucos autores conseguem, pois cria um mundo completamente novo, do zero, desde seus Deuses, fontes de magia e habitantes do mundo, tudo é novo nessa leitura. Tendo em vista sua extensão, seguem alguns pontos que você deve saber para entender a história em sua amplitude total:

Panteão
Vemos que esse universo é regido por um força criadora chamada de A Roda do Tempo, que simplesmente segue seu fluxo transcendendo o tempo e sendo causa primária de todas as coisas. Me agradou muito na história a maneira como o autor insere como cerne do equilíbrio dessa força; a dualidade universal dá um censo de veracidade já que o tempo todo ela faz parte de nossa vida (bem/mal; luz/trevas; certo/errado).

Magia
A magia nesse mundo é realizada apenas pelas pessoas que conseguem tocar essa “Força Única” que faz a roda do tempo girar, e como no símbolo do Ying/Yang, ela tem dois lados que formam uma roda: um deles é o lado do bem outro do mal, um é do homem outro da mulher, uma é da cura outro da destruição, assim por diante... Nesse mundo somente feiticeiras são vistas com bons olhos pois tocam o “Poder Único” em sua porção de luz, feiticeiros são considerados “Amigos das Sombras”, sendo sua única exceção o Dragão.

Profecia
Existe uma cultura do reencarnacionismo nesse mundo que me lembrou muito a história do Matrix, pois o Dragão e o Tenebroso enfrentam-se desde a criação do mundo, ou melhor, desde que a Roda começou a girar. Cada vez que eles se enfrentam acontece o fim de uma Era e, esse fim, sempre desencadeia muita destruição e mudanças no planeta.

Primeiro Volume
Como todo primeiro volume de uma grande série, em seus primeiros capítulos o livro é um pouco lento devido a necessidade da ambientação do leitor a esse novo mundo, mas depois, ele entra em um ritmo de ação frenético, que leva o leitor até as última páginas de uma maneira ininterrupta (eu o li em 1 dia....xD).

Ação, Romance e um fim!
Os elementos de sucessos dos grandes livros épicos também estão presentes na história de Jordan que, do início ao fim, o envolve numa roda de amor, lutas e descobertas que os personagens adolescentes vão vivendo intensamente durante toda a fuga imposta a eles. E o melhor, na minha opinião, é que o volume tem um encerramento bem definido na sua história, de uma maneira que o leitor sente aquele “fim que não é fim”. Sabe aquela sensação de quando acaba uma jornada da história para começar uma pior ainda e mais instigante, tipo quando Frodo chega em Valfenda ou quando Eragon chega aos Rebeldes? Bem por aí (leitores de Senhor dos Anéis e Eragon entenderão XD).

Com uma história e personagens cativantes, e a ausência de influências claras de outros autores no desenrolar da sua trama, resultando em um mundo único e original com grande potencial, O Olho do Mundo me arrancou 5 estrelas merecidas, pois rivalizando com minha série de livros favoritos, que é o Senhor dos Anéis, queria no mínimo falar que ele era muito pior, mas realmente ele está bem à altura do desafio 'Tolkien'. Vamos ver os próximos volumes!!!

SORTEIO

Opa!!! E a Intrínseca cedeu o sorteio de um exemplar + um colar com pingente de O Olho do Mundo! Participem! \o/

a Rafflecopter giveaway


Título: O Olho do Mundo: A Roda do Tempo - Livro 1
Autor: Robert Jordan
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 800
Skoob



Link do formulário de Top Comentarista de Setembro AQUI! o/


Labels: , , , ,

55 comentários :

  1. Achei a premissa de A Roda do Tempo mto interessante, e ser comparada ao Mestre Tolkien não é para qualquer um...
    Mas estou atrasado com tantas séries de fantasia, que acho que não tenho coragem de começar mais uma.
    Mas a sugestão certamente fica anotada.
    Abraço,
    Alê.
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sensacional esta resenha! Já estava com vontade de ler o livro, pois a capa é maravilhosa e eu simplesmente amo livros com muitas páginas (800 \o/) e depois que vi vários comentários ótimos e descobri sobre o que ele tratava a ansiedade aumentou mais ainda. Eu amo fantasia, amo ação, amo qualquer livro que esteja nesse estilo e parece que A Roda do Tempo proporciona tudo isso. Muito legal saber como o autor recriou um mundo. Estou participando da promo e estou torcendo muito, pois quero mesmo lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Vou ler em dois dias, parece muito bom! Mesmo que não ganhe já faz parte da minha lista de livros!!!

    ResponderExcluir
  4. GENTEEEEE! To louca por esse livro! Peguei ele ontem na livraria pra comprar, mas me controlei pq tava sem mt dinheiro... dai nao comprei. Mas a resenha está fantaaaaastica! Eh o estilo de livro que eu mais amo! depois de ler essa resenha, eu estou mais tensa ainda pra te-lo.
    E olha, parabens... normalmente eu tenho medo de ler resenhas por causa dos spoilers. Mas esse blog eh otimo! Nunca tem spoiler. Graças a deus. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laila, nós sempre evitamos spoilers ao máximo para não tirar a beleza das surpresas da leitura.

      Excluir
  5. Essa série se continuar como no primeiro livro vai ser ótima. 13 livros, omg. Isso me assusta, espero que continue bom. Amei Senhor dos Anéis e Eragon, sei que vou amar esse. Só vou começar a leitura após o lançamento de todos. Há alguma notícia sobre isso? Quantos foram lançados? Vou entrar na promoção. São 13 livros, se ganhar fica faltando 12... menos um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia da Intrínseca é lançar um volume de 6 em 6 meses, o que faz ela terminar de ser lançada em 2019, rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Pelo que eu pesquisei essa série já terminou de ser lançada no exterior.

      Excluir
    3. Ah, agora fico com vontade de ler tudo na língua original... rsss, mas se ganhar o livro ainda vou aguardar pelo menos metade para iniciar a leitura. Você leu os lançados no exterior? Compensa a leitura do restante da série? Continua boa? (tantas especulações, desculpa).

      Excluir
    4. Não li os lançados no exterior porque minha lista de livros pendentes está GIGANTESCA, mais pelo fanatismo e adoração que os fãs do Jordan tem por essa série os próximos volumes são ainda melhores.

      Eu vou deixar para acompanha eles a medida que a Intrínseca for realizando seus lançamentos

      Excluir
  6. Eu comecei a ler esse livro semana passada, e com certeza já é um dos meus favoritos... Simplesmente amei o mundo que o autor criou, e os personagens são demais. A maneira como ele conduz a história, com todo esse clima de uma grande "aventura", é incrível. Espero que o nível de qualidade mantenha-se até o fim. E pela primeira vez há muito tempo, não me importo que seja uma série - nem que há mais 12 livros... Quanto mais Rand e cia. melhor! \o/

    Ótima resenha! (só queria fazer uma correção: a personagem chama-se Moiraine, não Moriana :D)

    ResponderExcluir
  7. A editora Intrínseca para mim é uma das melhores, leio seus livro e na maioria das vezes não me arrependo, por isso tenho uma expectativa muito boa sobre esse, ainda mais depois de uma resenha super positiva como esse. Esse livro parece ser bem complexo, com um mundo completamente novo e coisas muitas vezes desconhecidas, isso me conquistou completamente, pois assim conhecemos coisas novas, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Uau então esse livro é assim, soa como Tolkien? Meu Deus, tô correndo colocar na lista de desejados do skoob. Eu simplesmente idolatro Tolkien, logo td que lembra ele é obrigação. Mundos diferentes, com panteões, magia, ai é td que mais amo!

    Fico contente que é da Intrínseca pq eles têm preços mais acessíveis e assim mesmo um livro gigante não deve sair tão caro né?

    Miquilissss

    ResponderExcluir
  9. Esse número de livros em uma série me assusta, pq se eu gostar do livro vou ter que comprar todos!! >.< Mas se o livro for realmente digno de SDA vale a pena... ai ai, que dúvida sobre começar ou não a ler hehhehehe

    ResponderExcluir
  10. A comparação com Tolkien já é um aval e tanto! Acho incrível esses autores (muito poucos!) que criam um universo totalmente diferente, dando vida a personagens e criando locais ão diferentes. Gostei demais da sinopse e a resenha só vem confirmar que essa tem tudo para ser uma série que vai atrair muitos admiradores. Só me assustei com a quantidade de livros ... muita coisa vem por aí, hein?

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros de fantasia, épicos e tudo mais, e assim como você, sou fã de O Senhor dos Anéis, de Eragon, de As Crônicas de Nárnia, e da obra espetacular, As Crônicas de Gelo e Fogo, e desde que a Intrínseca divulgou que publicaria A Roda do Tempo, fiquei com muita vontade de ler, ainda mais por ter 800 páginas de puro conteúdo e por ter inúmeros volumes. Adorei sua resenha, fiquei mais empolgado ainda com toda essa mitologia :D

    Ah, e uma curiosidade... o autor Robert Jordan morreu, e outro autor, Brandon Sanderson, escreveu os últimos livros..

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com - se puder, faz uma visitinha no blog :D

    ResponderExcluir
  12. Acho que nunca li nenhum livro desse tipo, gostei da historia mas acho que para mim o desafio seria passar os primeiros capítulos, por que se for muito lento tenho quase certeza que acabaria parando mas tirando isso acredito que o leria sem problemas.

    PS: "Rand Al’Thor, um jovem que vive numa fazendo no interior de seu reino". Não seria fazenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não são tantos capítulos lentos assim não, da para ler sem problema!!! e vlw o toque do "fazenda" passei lotado na hora de revisar, rsrs

      Excluir
  13. Estou morrendo de vontade de ler um livro desse gênero e a sua resenha me deu mais vontade ainda. Espero que eu ganhe o livro.

    ResponderExcluir
  14. opa! muito interessante, gosto muito de um universo fantástico, e sendo bem escrito então... o que me deixa receosa, é que parece que os autores não sabem mais escrever um livro só -__- esticar a história em muitos livros... bom, pelo jeito vale a pena né. os personagens parecem ser carismáticos e o livro envolvente. e boa sorte pra quem for participar da promo! rs

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros de fantasia, mas uma série com 13 livros? A história tem que ser realmente muito boa, porque são muitos livros,
    Sua resenha me deixou bastante curiosa, até por que eu nunca tinha visto nada sobre esse livro, fiquei bastante empolgada.
    Estou torcendo bastante aqui

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu sabia que tinha potencial, mas não dei o devido valor... adorei Eragorn e o Senhor dos Anéis, o que me desanimou é o tamanho da série. Obrigada pela resenha que você escreveu e agora contarei as moedinhas para poder comprar o livro.

    ResponderExcluir
  17. Carlos!
    Devo dizer que a resenha foi bem elaborada, parabéns!
    Como gosto de literatura fantástica, sei que essa será uma das séries literárias que vou querer ler com afinco.
    Principalmente com dragões e feitiçaria, assuntos que muito me interessam, vou querer acompanhar a saga dos protagonistas.
    Minha série favorita é o Senhor dos Anéis e por ter semelhante, fiquei ansiosa pela leitura.

    Desejo uma semana maravilhoso , carregada de muita luz e muita paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " Tudo o que somos nasce com nossos pensamentos. Em nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." (Buda)

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia o livro, mas parece ser bom demais, e enorme neh?! Não só o livro mas a série, são muuuuitos livros! Se todos forem bons vale a pena demais ter todos...
    E vou participar da promoção, quem sabe neh! ^^

    ResponderExcluir
  19. Parece ótimo mas dessa promoção eu não vou participar porque eu não gosto tanto assim de livros de fantasia. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Carlos!
    Fiquei com AQUELA vontade de comprar esse livro na Bienal. Sabe a pessoa que já fica com o olho grande quando vê um livro imenso? Pois é, essa sou eu. Não sabia muito sobre ele, mas, ao ler a sinopse, fiquei muito interessada, até porque eu não tenho tantas oportunidades de ler obras nessa temática, apesar de gostar bastante. :(
    A série é enorme, mas, se já arrebatou logo no começo, imagino que os próximos sejam ainda melhores.
    A Intrínseca merece os parabéns por trazer essa obra para o Brasil.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Tenho um fascínio enorme por esse livro, por toda a história, pela capa, por tudo!
    A resenha foi espetacular, muito boa..

    ResponderExcluir
  22. Oie... nossa fiquei super hiper mega com vontade de ler esse livro.. e eu nem me interessei tanto quando vi a capa ein kkk
    Adoro essa coisa mitológica, magias , guerras e romances. Parece ser um ótimo livro e com certeza vou participar do sorteio, quem sabe né?!!!
    Agora... 13 livros O.o tem que ser muito bom mesmo kk
    Beijos e ótima semana =D

    ResponderExcluir
  23. Esse serie sem duvida eu vou procurar pra iniciar a leitura...so nao começo agora pq estou louco para ler Prince of thorns primeiro e os livros pendentes nao são poucos.mais obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  24. tenho este livro aqui, e a quantidade de páginas dele me assusta! hahaha
    não é o tipo de livro que me agrada muito, e como ele é enorme, não sei se iria aguentar chegar ao fim dele sem desanimar :S

    ResponderExcluir
  25. E a primeira vez que leio sobre a série, e já amei...rsrsrs
    A comparação com Tolkien me deixou ainda mais curiosa, afinal é o mestre da literatura fantástica. O problema é o lançamento dos outros, as editoras quase me matam de ansiedade. Quando será que vão lançar o resto da série?

    ResponderExcluir
  26. Capa linda, pena que não faz meu estilo. Não irei participar do sorteio, mas desejo sorte aos participantes.

    :)

    ResponderExcluir
  27. Eu conheci esse livro na Bienal, mas não é muito o gênero que to acostumada a ler :/ Mas boa sorte pra quem tiver participando!

    Beijocas, Letícia.
    http://ladodecoragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Quando vi o livro no lançamento, fiquei logo animada, pois gosto deste estilo de romance. É bem emocionante e cheio de aventuras pelo que vi. Seus comentários sobre ele me impressionaram e me deixaram curiosa. Vou precisar desse livro logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Carlos

    Como sabe já tenho o livro, mas ainda não comecei a ler, pensando seriamente em levá-lo para Macaé, como assim vc o leu em 1 dia? Meu Deus O.o
    Depois a Ly fala que eu que sou rápida hahahah

    Não vou participar do sorteio pois já o tenho mas pelo visto é bem o tipo de livro que curto

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Que série enorme!!
    Fiquei impressionada com a confusão na hora em que o vilarejo onde Rand vive é surpreendido. Parece uma história de tirar o fôlego. Gosto muito dessa temática fantástica e é épica ainda por cima.
    Realmente, poucos autores conseguem chegar a uma grande altura e me parece que no livro os personagens devem ter sido muito bem trabalhados.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  31. Vixe, não me interessei não. Mas 13 livros é muito investimento poxa, acho que mesmo se tivesse me interessado por esse universo rico e mágico não arriscaria comprar o primeiro livro da série porque viciaria e para pagar por mais 12 é uma roubada T.T

    Apesar de não ter tido interesse achei bacana a premissa do livro, para os que curtem esse tipo de coisa, claro!

    ResponderExcluir
  32. Deus!!! Treze livros? Nossa senhora, hahaha. Tenho tentado fugir de séries com mais de cinco livros... imagine então treze. Acho que nem que fosse a história mais incrível do mundo, eu me arriscaria a ler nesse momento. Ploft. Já tinha visto a capa, e alguns comentários... por mais que o tema não seja dos que mais me agradam, eu até tinha me interessado um pouquinho, mas me desanimei em saber que a série é assim longa. Beijocas.

    ResponderExcluir
  33. Gosteii!
    Parece que a mitologia criada pelo autor é bem interessante.
    Nunca li nada sobre mitologia (pode me crucificar), quer dizer, só li "Feita de Fumaça e Ossos" que, não sei se pode ser chamado de mitologia.
    Nunca li os livros do Rick Riordan nem nada parecido, mas pela primeira vez me interessei pelo tema. Talvez eu comece por essa série, viu?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Eu tinha procurado quantos livros tinha a série, e vi que tinha 14. Acho 14 um número muito enorme pra um série. O Ideal seria de 5 a 8, mas tudo bem, como a série é bem elogiada, e comparada positivamente aos livros de tolkien, acredito que ela não fique repetitiva

    ResponderExcluir
  35. Estava de olho nesse livro desde o lançamento, quando o namorado comentou que era super famoso.
    Agora, depois da resenha, fiquei ainda mais curiosa, PRINCIPALMENTE por descobrir que tem ação e romance, uma combinação que AMO! <3

    E fiquei surpresa com a comparação com Tolkien, que também amo.
    Com certeza entrou na lista, pena serem CATORZE volumes, pqp! :(

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  36. Oi, Carlos!

    Eu estou bem curioso sobre essa série. Acho "assustador" ser uma série tão longa. Pelo menos, todos os livros já foram lançados lá fora. Eu gosto de livros de fantasia que tenham esse começo do mundo explicado. É importante para saber mais sobre a situação atual dos personagens. Nossa, como você conseguiu lê-lo tão rápido? Eu demoraria muito hahah O_O

    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Nossa 14 livros, aii sim eu termino a minha vida de colecionadora de livros :D
    Espero que desta vez eu ganhe fiquei interessada na estoria, e se é igualada a Tolkien isso fica mais perifeito.
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Me parece ser bem interessante. Só acho (minha opinião) que comparar com Tolkien é um pouco de exagero, uma vez que a comparação cria uma expectativa imensa que possa virar algum tipo de decepção. Enfim, espero estar errada :}

    ResponderExcluir
  39. Não sei se conseguiria ler os 13 livros sou meia impaciente, Mais achei legal a historia diferente das que eu já tinha lido porém fiquei curiosa depois que li a resenha quem sabe eu não venha a ler.

    ResponderExcluir
  40. Ambicioso o autor em fazer uma série em 13 volumes - haja imaginação e história para contar!
    Criar novos elementos, explicar bem sua mitologia e a trama ainda fluir bem com personagens cativantes é muito a cara do "Tolkien" mesmo. Só o tempo dirá se essa série também virará um (novo) clássico.
    E, imagino cenas épicas de luta/batalha, é o que mais gosto!

    ResponderExcluir
  41. Puxa, estou louca pra ler este livro! Adoro livros de fantasia, e adoro séries longas... 13 livros? Eu quero!! *__* E, pelo jeito, a mitologia criada pelo autor é incrível e bem original, né?
    Bjus, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  42. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do lviro, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  43. Amei a resenha, fiquei louca pra ler este livro.

    ResponderExcluir
  44. Amei a resenha e fiquei com muita vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  45. Ainda não conhecia o livro e nem a série....gostei muito da resenha e fiquei interessada em ler. Confesso que ainda não li nada do gênero, apesar de já ter alguns na minha listinha de leituras como a série das Crônicas de Gelo e Fogo.

    ResponderExcluir
  46. Confesso que quando vi o lançamento fiquei curiosa, mas desanimei com a quantidade de paginas e a quantidade de volumes, com tantas séries que tenho pra ler começar um desse tamanho...
    Mesmo assim continuo curiosa, principalmente com o fato do autor ter criado um mundo novo, bem interessante, ja que a maioria só pega o que ja foi criado e muda poucas coisas, dai ja dá pra perceber um diferencial no autor.
    Participando da promoção, quem sabe tenho a chance de ja começar a coleção.Bj

    ResponderExcluir

  47. Fiquei bem animada com a sua resenha apesar da série ter uns 14 livros. Eu adoro tramas qute tenham magia e fantasia num mundo novo. E o Senhor dos Anéis eu só vi os filmes, espero poder ler os livos e ver porque comparam tanto.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  48. Oi Carlos! Não tinha lido ainda sua resenha pra não ficar influenciada na hora de escrever a minha!
    Tenho que discordar um pouco de você sobre sua afirmação de que existe "(...) ausência de influências claras de outros autores no desenrolar da sua trama (...)". Dá para encontrar a estrutura Tolkieniana em cada curva da história de Jordan e traçar paralelos com a história de Senhor do Anéis.
    Obviamente ele construiu uma mitologia totalmente nova e própria, ma não dá pra fugir muito do que se espera de construção de uma história "épica e fantástica".
    Espero que você esteja na loucura pelas continuações, assim como eu!
    Pelo menos já sei com quem posso trocar figurinhas sobre os acontecimentos.
    Parabéns pela resenha! o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...