Passarinha - Kathryn Erskine

15 de setembro de 2013



O Dia Em Que A Nossa Vida Desmoronou foi o dia em que Caitlin perdeu o seu irmão mais velho, Devon. A menina de 10 anos é portadora da Síndrome de Asperger. Ela tem noção de que é especial, e tenta se adaptar ao mundo com a ajuda da Sra. Brooks, a terapeuta da escola.

Para cada ação educada (como uso de obrigado e por favor), Caitlin ganha adesivos para sua cartela especial. Além disso, na sala da Sra. Brooks, a menina aprende no quadro das emoções a estudar e tentar entender as expressões e sentimentos das das pessoas à sua volta. Caitlin tenta se adaptar ao estranho mundo ao seu redor, tão diferente do preto e branco dos seus desenhos, que considera tão seguro, enquanto a cidade onde vive tenta se recuperar da tragédia que matou seu irmão, uma professora e outro aluno.




“Procuro a palavra desFEcho no Dicionário e ele diz: A vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil como a morte de um ente querido. Não sei como chegar a essa vivência de um conclusão emocional por isso pergunto à Sra. Robbins, 'Como faço para chegar à vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil?


Passarinha é narrado pela própria Caitlin. Estamos dentro da sua cabeça e vemos como é difícil para a pequena menina entender o quê as pessoas dizem para ela, ainda mais usando metáforas. Ela entende tudo no sentido literal, e as pessoas da escola a chamam de esquisitinha, apesar dela não apresentar nenhum tipo de dificuldade mental ou atraso em aprendizado. Na verdade, Caitlin é muito inteligente e tem grande potencial para as artes, através dos desenhos.

Ela tem dificuldades de fazer amigos, de ter interação social. Mas na sua cabeça isso não é tão importante. Paulatinamente, a Sra. Brooks vai passando para Caitlin o quão importante é fazer amigos e entender as pessoas. E claro, como ajudá-la a superar a perda de seu irmão, que afetou mais ainda o seu pai, que já perdera a mãe de seus filhos anteriormente.

Na aba do livro diz que Passarinha é 'uma história que ficará para sempre em seu coração', e é a mais pura verdade. Com sensibilidade e sagacidade, a autora nos apresentou uma personagem fantástica, autêntica e que nos dá tanta lição...é impossível não se emocionar com os avanços de Caitlin e em como ela se esforça em criar empatia pelas pessoas, algo que para ela é extremamente difícil. Além disso, mesmo que de forma menos focada, a autora Kathryn Erskine abordou temas como violência na escola e bullying. E claro, um dos temas principais, como alcançar o desfecho, encerramento de uma situação, por mais dolorida que seja.

A única coisa que me incomodou foi a tradução do nome do filme 'O Sol é para Todos', que é muito referenciado no livro, usado pela própria Caitlin. Sei que o nome original é To Kill a Mockingbird, e por isso, traduziram para 'Matar Passarinha' no livro. Na história, faz sentido para as referências da personagem, mas para quem apenas conhece pelo nome do filme traduzido para o português brasileiro, talvez demore para fazer a conexão.

Passarinha é uma leitura obrigatória. Comovente e marcante, tenho certeza que até os corações mais duros irão se derreter pela pequena Caitlin e todas as suas particularidades. Recomendadíssimo!

Obs: apenas pelas imagens da internet não dá pra ver, mas o acabamento da edição da Valentina está impecável. O título é dourado, mas quando balançamos o livro, fica com efeito furta-cor. Não sei o nome  "técnico" que se dá para essa arte, mas acho que dá para notar pela foto abaixo:



Título: Passarinha
Autor: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
N° de Páginas: 224
Skoob



Link do formulário de Top Comentarista de Setembro AQUI! o/

Labels: , , ,

31 comentários :

  1. Ly

    Lembra quando vc fala para mim " Raffa, esse livro é a sua cara, vc adora um drama!" ? Então, terminei de lê-lo agora e lembrei exatamente disso, que gosto de um drama, mas sabe-se lá porque ultimamente quando o drama termina me dá um vazio! O.o
    Me lembrou o garotinho de O quarto que não era autista mas que não era uma criança normal por não conhecer o mundo exterior!
    E falando em " Passarinha", me senti " uma estranha no ninho" por nunca ter visto " O sol é para todos!"
    O livro é comovente mesmo, mas preciso ver o filme

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quando li a premissa desse livro há um tempo atrás, ele me conquistou. Agora lendo uma resenha sobre ele, me veio aquela sensação "Preciso ler esse livro". É um livro bem comovente né? Eu amo dramas, apesar de ficar com aquela depressão no término da leitura. Adoro ler. Eles sempre trazem as melhores lições de vida que a gente pode esperar. Sobre o filme, nem sabia da existência do mesmo. Vou procurar saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que havia um filme.
    Desde que vi a capa desse livro estou louca por ele. Primeiro pelo tema, segundo pelo drama, terceiro pela realidade expressa nele através de uma história fictícia (creio eu).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Na vdd, não é o filme desse livro, e sim do O Sol é para Todos, do autor Harper Lee. Passarinha faz mt referência a essse livro/filme, mas o nome original é To Kill a Mockingbird, e traduziram no livro de forma diferente como foi publicado no Brasil! :)

      Excluir
  4. Nossa, que lindo. Estes dias passei por uma experiência emocionante assistindo um filme, na verdade um curta, de uma garotinha que ela tem o apelido de "L". O documentário retrata o bullyning de uma maneira diferente, recomendo.

    Quanto ao livro, eu amei a história. Acho importante ressaltar sempre que as crianças especiais não são incapacitadas. No caso específico do livro, a protagonista tem um talento para as artes, e isso é super possível. Tenho agora duas obrigações: ler "Extraordinário" e "Passarinha".

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida pra ler esse livro...eu não sabia nada sobre ele, mas quando olhei a capa eu soube que teria que lê-lo de qualquer jeito!!!!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre ele e tenho certeza de que vou adorar esse livro...quero o meu exemplar pra ontem !

    ResponderExcluir
  6. Então ... eu ando fugindo dos dramas e das histórias com carga emocional muito grande, ando muito derretida ... depois que nasceu minha filha, toda e qualquer história que envolva crianças faz meu coração partir, então eu eu tenho evitado um pouco ... de qualquer forma, tenho certeza que a história deve ser muito linda!

    ResponderExcluir
  7. eu vi este livro sábado na livraria e fiquei encantada! não imaginava uma diagramação tão linda assim...
    também li a abinha do livro, e senti que a história é mesmo muito marcante e comovente!
    pretendo ler este logo!!! *---*

    ResponderExcluir
  8. Nossa Ly, esse livro deve mesmo ser divino né.
    Bom confesso que nunca vi o filme mas fiquei muito curiosa pra conferir os dois. Adorei o trecho que você colocou na resenha, e nossa eu nem tenho o que escrever (isso é estranho kk)
    Só sei que quero muito ler esse livro e a capa é linda e muito intrigante pra mim. Deve ser um livro maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história, é comovente e bem profunda.
    Adoraria conhecer um pouco o ponto de vista de alguém com Sindrome de Asperger, como eles interagem com as pessoas e as suas percepções sobre as coisas.
    Achei a capa bem bonita e deu para ver na foto que as letras do título mudam de cor dependendo do ângulo ^^

    ResponderExcluir
  10. Oie Lygia
    essa capa é lindissima.
    O livro parece ser muito comovente, e eu gosto de histórias onde praticamente entramos na mente do protagonista, e conseguimos sentir a mesma aflição, medo, dúvidas.
    Nunca li um livro com uma protagonista com essa Síndrome, mas conheci um pouco dela através do livro O Projeto Rosie.
    Quero muito lê-lo.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. A capa em si já nos passa uma emoção enorme, a sensação de que ao abrir esse livro e viajar por suas páginas, com certeza as lágrimas vão dominar. Já é a segunda resenha desse livro que eu leio, e sei que vou precisar de um lencinho porque sou uma pessoa que chora muito fácil, e quando envolve crianças então, choro mais ainda. Com certeza vou ler qnd tiver a oportunidade!

    ResponderExcluir
  12. Mais um livro da Valentina que aborda assuntos mais fortes, né?! Já estava louca para ler "Fale", agora precisarei acrescentar "Passarinha" para minha lista de desejados. Essa capa está linda demais!
    Sempre me sensibilizo quando algum personagem é "diferente". Nunca li nada que abordava essa síndrome, que se eu não me engano se assemelha ao autismo, mas já tenho certeza que deve ser tocante acompanhar a história dessa garotinha
    a que além da síndrome tem que enfrentar uma grande perda.
    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Amanda :)

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sinopse do livro, não tinha ouvido falar dele ainda, mas a resenha me deixou muito interessada, pois trada de um assunto não muito abordado, na hora em que vi o nome Síndrome de Asperger sai a pesquisar o que exatamente era e quais as características, gostei da premissa de livro.

    ResponderExcluir
  14. ai gente que lindo! quem conhece ou tem na família alguém com Síndrome de Asperger sabe como o mundo de quem sofre com isso é único. Caitlin é uma garotinha inteligente que apesar da sua limitação, se esforça pra se adaptar a situação em que está agora. prevejo lágrimas endo esse livro. essa capa é brilhante, umas das melhores que a Editora Valentina dispôs. já marquei no meu skoob ^^






    ResponderExcluir
  15. Apesar de gostar muito da sua resenha, esse livro não me chamou a atenção :S Uma pena (quem sabe no futuro né :P)

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua resenha. Não vejo a hora de ler esse livro, parece lindo! (Luana Costa)

    ResponderExcluir
  17. Adorei a historia, já faz um tempinho que li a sinopse dele e já havia me conquistado. Essa é a primeira resenha que leio dele e simplesmente reforçou o que eu já sentia sobre o livro, de que é uma linda historia e muito comovente.
    Amei a capa do livro.

    ResponderExcluir
  18. Através da sua resenha você me convenceu a ler. Quando eu vi o nome do livro eu não me interessei mas com certeza vou ler esse livro.

    Natália

    ResponderExcluir
  19. Já vi que chorarei... Gostei que o livro tem o ponto de vista Caitlin e eu gostaria de vê-la a encontrar o desfecho e isso é tão difícil.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de livros assim, sentimentais, que passam uma lição importante. E o livro é curtinho, deve ser rápido de ler. Amei a capa e achei o nome tão criativo e bonito. Certamente, será um livro que irá para minha lista de leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Já tem um tempo que me interesso por esse livro... parece ser muito comovente, uma história linda!
    Quero logo!

    ResponderExcluir
  22. Oii Lygia.
    Nossa já me arrepiei com a resenha imagina lendo o livro.
    Nem sem como imaginar Caitlin passando pela diferença e preconceito dos outros, coisa que existe muito hoje em dia.
    Deve ser super tocante. em sabia que tinha o filme, vou procurar.

    ResponderExcluir
  23. O tema me chamou atenção e depois dessa resenha, preciso ler esse livro

    Bj,
    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. De primeiro momento tinha achado essa capa extremamente feia, não sou muito fã das capas da Valentina não, mas vendo pela foto parece que ficou impecável mesmo. Não sei bem se leria esse livro, tem alguma coisa dele que me fez não ter vontade, mas já ouvi falar do filme, muito bem inclusive! Mas quem sabe um dia?!

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Que lindo, forte, mas lindo!
    Já tinha visto a capa de ''Passarinha'', mas não tinha lido nada sobre o livro, nem a sinopse. Amei sua resenha, dá pra notar o quanto essa leitura mexeu contigo e acredito que não será diferente para mim.
    Estou curiosa pelo desenrolar da história e já torço pela Caitlin. Poxa, quero muito ler esse livro. E essa capa, que fofa? O título ficou lindo.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ly! Que lindo. De princípio, não havia me interessado por Passarinha... mas, depois de sua resenha, fiquei super curiosa! Adoro histórias com temáticas fortes, e que abalam as estruturas da gente. Já vejo que vou me emocionar demais com o livro! E, o efeito do título na capa é realmente muito bonito. Mais um pra lista de desejados!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro, mas gente quase todos livros que você coloca resenha entra para minha lista de desejados. Esse livro parece ser otimo e que fazem a gente se emocionar, como o "Caçador de Pipas".

    Beijos, Thaynara
    livrosocombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Acho que esse livro não é para mim. Não sou fã de drama. Quando vi o título pela primeira vez, fiquei curiosa, a capa realmente é linda, mas quando li a sinopse, vi que não é minha praia. Esse eu passo!

    ResponderExcluir
  29. Que linda a história! Nunca li livros que envolvem temas do tipo, mas acho interessante e fiquei interessada em ler!

    Beijocas, Letícia.
    http://ladodecoragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...