[Resenha] A Torre Invisível - Nils Johnson-Shelton

2 de abril de 2013
Título: A Torre Invisível
Autor: Nils Johnson-Shelton
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2013
Mais informações: Skoob

Sinopse: No mundo que conhecemos, onde vive o garoto Artie Kingfisher, magos chamados Merlin, dragões que cospem fogo e espadas mágicas existem apenas em lendas e contos de fadas. Isso, porém, muda completamente no dia em que ele começa a receber, na vida real, mensagens saídas de seu jogo de video game favorito, chamado Outro Mundo. Pistas misteriosas levam Artie até uma loja estranha, de nome estranho - A Torre Invisível -, onde ele descobre que nada em sua história é o que parece. O menino é nada mais nada menos que o sucessor do lendário rei Arthur, nascido no século XXI para terminar a missão que o outro não conseguiu levar adiante. Ao lado da irmã, Kay, e carregando a célebre espada Excalibur, Artie cruzará o Outro Mundo - que não existe apenas no jogo - em uma jornada digna dos cavaleiros da Távola Redonda, enfrentando dragões, lobos famintos, poderosos feiticeiros e muitos outros perigos. Uma batalha que Artie já venceu no universo virtual agora terá que travar ao vivo, sem macetes nem vidas extras. Se ele perder, será o fim. Deste e de todos os mundos.

“— Não. Você é poderoso, claro, mas não é esse o motivo. Você contornou a morte por uma única razão: porque aquele que tem o poder para matá-lo nunca o marcou para a morte. Na verdade, ele é seu amigo de longa data.”

Artie, ou Arthur é um viciado em video games tanto quanto sua irmã, Kay. Ambos são muito bons, só que a irmã mais velha é melhor que ele. Artie simplesmente "brotou" na vida dela e dos pais, porém, hoje a mãe não vive mais com eles, pois os abandonou.

Para seus 12 anos, Artie é um garoto esperto e meio nerd e começa a receber mensagens do seu video game, indicando onde deve ir depois de uma semana, porém ele ignora a mensagem. Como se por obra do destino (ou do acaso) exatamente uma semana depois ele está na maior loja de jogos e coisas nerds que ele já viu e exatamente no local onde a mensagem indicava que estaria. Kay tem um campeonato de jogos na cidade, e precisa de um controle para jogar e aí que Artie conhece a loja 'Torre Invisível', que é administrada nada mais nada menos por Merlin (pois é, 'O' mago que vocês tanto conhecem da lenda de Arthur). Acho que a melhor coisa da loja, além de alguns objetos nerds muito legais é o lema: "Ladrões serão punidos. Insatisfeitos serão banidos. Leais serão abençoados. - A Direção." 

Merlin então, apresenta o 'Outro Mundo' para Artie, que achava que existia apenas em seus jogos. Acontece que o mundo do jogo realmente existe em outra dimensão e Artie agora tem a missão de achar a Excalibur e defender o Outro Mundo de Morgana, que está ameaçando tomar tudo e o "nosso mundo".

História do Rei Arthur recontada nos dias atuais, e o livro é juvenil? Nem preciso comentar que a sinopse me fisgou absurdamente. Embarquei rapidamente na leitura de 'A Torre Invisível'. Pelo 'Eu Li até a Página 100 #1!' vocês puderam perceber que eu estava curtindo a leitura, apesar de não achar nada de extraordinário....até que tudo começou a desandar! Juro que não entendi o que o autor realmente quis fazer, e sei que emendar a lenda do Arthur com outras coisas ficou non-sense e infelizmente não convenceu. A ideia de misturar coisas tecnológicas no meio da lenda estava até legal, mas o autor acabou se perdendo.

É complicado quando um autor tenta adaptar uma lenda já existente e já tão explorada em outros livros, de forma que não caia no "mais do mesmo". Minha personagem favorita foi a Kay, e mesmo as cenas com ela, apesar de serem muitas, não conseguiram sustentar o enredo e narrativa que pra mim, no final das contas, não passaram de medianos!

Labels: , , ,

34 comentários :

  1. Oi amiga

    ai, acho que não leria esse livro não...rs não faz muito meu gênero, mas a capa é linda :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ly!
    Ai, é uma pena quando uma leitura desanda desse jeito.
    A premissa é mesmo super interessante!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ly

    Aaaahhh tinha achado tão legal a ideia de Merlin, Arthur e os video games. Pena que não ficou tão bom, tinha muito potencial.
    Eu estava na dúvida sobre ler e agora não estou muito animada rsss

    Ótima resenha!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu estava achando a proposta do livro interessante, mas fiquei meio desapontado por você achar que a história não convenceu. Adoro livro juvenis e estou sempre a procura de mais títulos assim, que pena esse não ter uma construção melhor, por que a mistura é até interessante, mas tem que ser bem desenvolvido, não adianta vender uma ideia e não saber aproveitá-la.

    bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Ly,
    Eu já tava me empolgando: mundo dos videogames, magos, universo paralelo, enfim. rs Acho que dependendo de como o autor narra a história ela pode ser boa ou não. O problema pelo visto foi que ele se perdeu. Uma pena, a sinopse realmente era interessante.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Lendo só a sinopse, a abordagem do livro diferente por tratar de videogame e tal, uma coisa meio nerd. Mas pena que o autor tenha se perdido. =(

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse a história é bem interessante mesmo com essa mistura louca de Rei Arhur, magia e mundo paralelo rsrsr Com uma mistura dessa é dificil sustentar a história , uma pena que ele se perdeu!

    ResponderExcluir
  8. Desde a primeira vez que vi esse livro, nas cortesias do skoob, fiquei curiosa em relação ao livro devido a essa capa linda. Fiquei e continuo curiosa. Achei bem legal a ideia de o menino em um jogo de video-game (pelo que eu pude entender). É uma pena que o livro tenha desandado, é horrível quando isso acontece, você esta lá, amand a história e simplesmente o enredo vai desandando e nos decepcionando =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  9. A capa é muito linda, mas não gostei muito do jeito que ele aborda a história do Rei Athur, achei um pouco forçado :/
    E é triste que o autor tenha se perdido no enredo, uma pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou em um período de "recessão" com relação a livros infanto-juvenis, pois fiquei tão traumatizada com a leitura de Oksa Pollock que é provável que eu não leia algo nessa faixa etária pelos próximos meses. Além disso, apesar do livro abordar a lenda do Rei Arthur, não foi uma abordagem que me pareceu interessante, por isso, passo a leitura também por esses termos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Hmm.. quando disse "ele entra numa loja de tecnologia e precisa de um controle" eu lembrei do filme "CLICK!" XD
    É chato quando os autores começam o livro muito bem e depois ele definha. :'(
    Prefiro quando é ao inverso, que aí o final é digno de guardar na memória! XD

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros juvenis, mas por se tratar da lenda do Rei Arthur, Torre Invisível não me interessou nem um pouco. Ainda assim, é muito triste que o autor não tenha conseguido desenvolver bem a história =/

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei curiosa, mesmo sabendo que o autor não convenceu. Mas, gosto tanto da lenda de Merlin e Arthur que vale a pena dar uma conferida nessa releitura. A ideia ficou bem interessante.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro a lenda, e suas várias versões, do Rei Arthur, e até algumas adaptações juvenis - como a da Meg Cabot. Logo, quando li a sinopse desse livro, ele me chamou a atenção. Mas isso me pareceu uma coisa de segundo plano, fiquei com dúvida se esse seria o tema do livro ou não.
    Estava na dúvida se leria ou não, mas acho que vou passar esse.
    Mas a capa está linda mesmo.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Ain eu quero ler, parace ser otimo. Cê já leu Como viver eternamente? Se não, super te indico, o livro é perfeito, cê vai amar! ;)

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o livro aqui, mas não li comprei para meu filho, não é meu genêro literario preferido, gosto mais adulto rs.
    Mas sei que o meu filho adorou assim como você, apenas para mim não dá, beijos.

    ResponderExcluir
  17. A capa é linda e a premissa é interessante, uma pena que o autor se perdeu no meio do livro. É triste quando uma autor tem uma ideia ótima, mas não sabe utilizá-la. Este é um livro que não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  18. é bem bacana essa capa, um livro que aposto que os adolescentes devem pirar se tiverem a oportunidade de ler, eu não creio que leria, não faz meu estilo. sou mais das comedias romanticas e os dramas

    ResponderExcluir
  19. Poxa que pena que o autor não conseguiu desenvolver muito a historia né!!
    A premissa parecia boa...
    Mas acho que mesmo assim vou tentar fazer a leitura =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo um livro também com uma versão da história do Rei Arthur. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, e a capa também me chama muita atenção!!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  21. O enredo é interessante, mas a parte do "tudo começou a desandar" me desanimou um pouco.

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu toda empolgada com a resenha do livro daí eu me deparo com a "historia desanda" nossa brochei na hora... quem sabe esperarei alguém me emprestar ...

    bjuuss

    ResponderExcluir
  23. Nossa, o livro parece ser bem bacana, bem bacana mesmo. Geralmente eu não me decepciono com as escolhas da Intrínseca e esse em especial parece prometer e muito! É uma pena que você não tenha gostado tanto, mas a capa é muito linda!

    ResponderExcluir
  24. Que triste que o livro não seja bom, realmente, pela premissa tinha tudo pra ser bom, eu particularmente não tenho nada contra infanto juvenil, eu até gosto, sou fã de várias séries, como Percy Jackson e Harry Potter por exemplo, mas esse em particular não fiquei com vontade de ler, tenho visto resenhas das mais variadas em relação a ele.

    ResponderExcluir
  25. Que pena que você não tenha gostado tanto, pela sinopse parece ser um livro muito bom, mas se o livro não é tão bom assim nem vou ler :/

    ResponderExcluir
  26. Pena que a leitura desanda. Gostei da ideia de misturar temas e essa coisa de entrar no video game... Não vou ler.

    ResponderExcluir
  27. Normalmente essas mudanças nos originais dá nisso, tramas mal elaboradas.
    É melhor se arriscar e tentar lançar um original, do que fazer releituras e não sair do médio...

    ResponderExcluir
  28. Eu não costumo julgar o livro pela capa, mas esse me fisgou pela arte e a sinopse! JURAVA, até ler sua resenha, que Torre invisível ia ser uma aventura muiito boa, só de ter como tema base o Rei Arthur já tinha entrado na minha lista de compra. Misturar com tecnologia acho muito interessante, até pq ADORO steampunk, só que pelo jeito não rolou num é? Poxa Lygia é tão triste quando estamos achando a leitura incrível e o autor nos deixa na mão =/. Uma pena....

    ResponderExcluir
  29. OMG, tem a ver com a lenda de Rei Arthur? Com certeza preciso ler esse livro! Sou apaixonada pela história! *-*

    ResponderExcluir
  30. fantasia é minha praia , gosto quando ela tem um toque de realidade tipo essa ai...mas bem moderada...a capa me chamou atenção e com certeza quando tiver um tempinho vou ler...

    ResponderExcluir
  31. Esse tipo de livro tem estado escasso nas prateleiras. Agora só querem saber de distopias e eróticos... Estou muito ansioso pra ler ele!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Ly :)
    Sinceramente, adorei a história tudo me pareceu bem interessante, o livro me lembra um pouco aqueles filmes de sessão da tarde onde muitas coisas malucas acontecem haha Acho que eu gostaria sim do livro, não de amaar e tal..

    ResponderExcluir
  33. Ainda nao tinha ouvido falar deste livro, e olha que estou sempre por ai olhando pelos blogs, esta historia me chamou atenção, fantasia que meche com a imaginação, acho que leria por curiosidade por causa e trazer uma historia antiga para os dias atuais!

    ResponderExcluir
  34. Curti a capa e a sinopse era tão bacana, pena que o autor se perdeu.
    Desanimei com a resenha, não compraria, mas se conseguir emprestado, dou uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...