[Resenha] O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

16 de abril de 2013
Título: O Nome do Vento
Autor:  Patrick Rothfuss
Editora: Sextante
Páginas: 656
Ano: 2009
Mais informações: Skoob

Sinopse: Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kothe vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

“- Minha história dentre todas as coisas é de sofrimento - eu vivi muitas coisas, fiz muitas coisas; se você quer escutar minha história, sente-se, vou contá-la em 3 dias.

'O Nome do Vento' foi um livro que eu comprei pela capa pois estava com saudade dos meus tempos de RPG. Olhei para a capa, vi um bardo e pensei que deveria ter uma história interessante e o comprei.  Lendo os primeiros capítulos você repara que o autor enrola um pouco na apresentação do mundo criado pela sua história, o que pode fazer o leitor pensar se valeu a pena a compra. Mas quando o livro passa para o passado, onde o personagem principal começa a contar a sua história, o livro se transforma de uma maneira gritante, a ponto de você não conseguir parar de ler e chorar lágrimas de sangue quando ele acaba.

A história do livro em 'O Nome do Vento' começa no presente com Kothe, dono de uma pousada, uma das muitas identidades que vamos conhecer do nosso incrível personagem principal. Já velho e com um ajudante jovem que aparentemente algum poder oculto, em um mundo tipo "Terra-Média" onde todos os tipos de coisas fantásticas acontecem, Kothe vai levando sua vida simples em um vilarejo pequeno na sua pousada Marco do Percurso.

Nesse mundo existe uma lenda de um personagem, chamado  Kvothe, O Bardo, O Sem-Sangue, O Arcano, O Regicida, entre outros títulos que fazem alusão aos seus feitos inimagináveis e que, até aquele momento, tal personagem estava desaparecido. Numa manhã, um Historiador Arcano (Mago) chamado de O Cronista (vejam bem, não é um cronista e sim “O” Cronista) entra na pousada Marco do Percurso e acaba identificando o dono da pousada como o Kvothe da lenda. Sendo desmascarado e aproveitando a oportunidade, Kothe faz a proposta, que é logo aceita pelo Cronista. Tal proposta é: em três dias será contada a verdadeira história de sua vida, sem os mitos e mentiras espalhadas pelo mundo. Inicia-se então uma narrativa cheia de ação, amor e tragédia, onde o personagem deixa de ser um bardo fantástico para transforma-se em um Gênio Mago; de uma criança órfã a um dos estudantes mais brilhantes da Academia Arcana. Ele aprende a amar sua primeira mulher e a odiar com todas as forças quem faz mal às suas pessoas queridas. Ele aprende o significado da sua vida e o Nome do Vento...

Um livro maravilhoso, mágico e intrigante. No começo o achei um pouco lento e irritante, confesso. Acabei "forçando" e o livro melhorou absurdamente (velocidade da luz mesmo, rs). A partir da narração de vida para O Cronista o livro passa muito rápido e nem as inúmeras páginas (o livro é bem grossinho) irão espantar o leitor! Uma das compras "às escuras" mais felizes que já fiz... Um livro que vale a pena ser relido.

Não se esqueça de comentar na postagem e participar do Top Comentarista de Abril! \o/

Obs. da Lygia de pentelha no post alheio: Bom saber que não só somos nós, mulheres, que compramos um livro pela capa! *o*
Labels: , , ,

46 comentários :

  1. Eu gostei da resenha, me interessei por essa história, mas tô desanimada em comprar pra lê-lo! Eu vi em outra resenha que só vai terminar a trilogia em 2015 e por isso vou deixando o nome do livro pra compras futuras(tipo no fim de 2014!), porque eu já tô cheia de livros com continuações pra minha memória nada boa.
    Obs:Adorei essa observação da Lygia. HSAUHSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só soube desse detalhe da quando terminei o segundo rsrsrs, mais não tem problema não, eu releio os dois novamente quando lançar o terceiro, esse livro vale apena!!!!

      Excluir
    2. Toda hora que eu releio um livro lembro da estatística de que as pessoas só conseguem ler tantos livros(uma quantidade pequena demais u.ú') na vida! E por enquanto tô fugindo das séries, já tem muita série pra caraminholas na minha cabeça!

      Excluir
  2. li este livro a muuuito tempo atras, e nem me recordo direito da história.
    na época não gostei muito, mas acho que foi por não estar madura o suficiente para ele....
    é, acho que todos temos dessa mania de comprar um livro pela capa, é inevitável :P

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA!!! Ly me fez ri muito!!!
    Gente eu amei a capa desse livro, Carlos adoro RPGs também, adoro livros que contém magia, aventuras, romances e mistérios. Gostei bastante e vou ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, esse livro é bom d+, me senti de novo na minha época de Colégio Técnico jogado D&D com meus amigos, vc vai adorar!!!

      Excluir
  4. Eu ja tinha visto a capa, achei muito linda, mas não tinha tido oportunidade de ler a sinopse.
    Acho fascinante historias narradas contando o passado, afinal você já sabe onde o personagem está e vai descobrindo como ele chegou até ali.
    Desanima um pouco sazer que é mais um que faz parte dessa onda de trilogias. Saber isso ao menos não me faz ficar desesperada pra ler agora... xD
    Adoro bardos e magos, então esse vai sim pra minha lista futura de aquisição.
    Gostei bastante da resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. quandso comecei a ler sua resenha descobri que uma amiga leu e comentou super bem dele e sua resenha só compelmente o que ja sabia do livro

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha estou com a Fabi, também ri litros com o comentário da Ly!

    Carlos, eu acabei de ler uma resenha da continuação desse livro e ela foi ainda mais positiva que a sua!
    É meio desanimador mesmo quando um livro é lento no início, mas o importante é como se desenvolve depois!
    Não tenho muita vontade de ler porque foge do estilo que me agrada, mas talvez um dia, quem sabe... Hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Segundo Livro é Maior e Muitooooo Melhor que o primeiro pelo simples fato de que ele já começa com o Kothe contando o Segundo dia, ou melhor, segunda parte da sua história, que consegue ser melhor que a primeira rsrsrs logo logo vou postar aqui a resenha dele tb ^.~

      Da uma chance para essa história, mesmo não sendo sua zona de conforto literário é uma ótima pedida para vc dar uma mudança de ares ^.~

      Excluir
  7. Eu tmb me apaixonei por esse livro e pelo Kvothe, claro. Quando ele narra o que aconteceu com os pais dele, nossa, eu chorei muito nessa parte. E acho tão bonita a relação dele com o Bast, e até com o Ben no início.
    Eu não pensei que gostaria tanto de um livro desse gênero, mas a narrativa me cativou.
    Sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro ainda, mas vontade não falta, pelo contrário, só aumenta a cada resenha tão bem feita que leio assim como a sua. É o tipo de tema que me interessa bastante e com certeza esse livro está na minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é bem conhecido por ser adorado pelas blogueiras. Eu ia comprar, mas acabei achando muito caro e adiei a compra, mas sei que vale a pena. 656 páginas não é pra qualquer um, mas eu já encarei livros maiores, então isso pra mim não é problema. Acho que se o início é meio lento e o resto vale a pena não tem porque não dá uma "forçadinha" na leitura.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não é do tipo que me atrai muito e não curti muito a capa, mas pra quem gosta do gênero com certeza irá gostar. Apesar de não gostar do gênero, tenho uma grande curiosidade em ler esse estilo de leitura que é tão bem falado por todos.
    Achei legal que o livro ainda no começo passou a ficar interessante, realmente aprecio livros que são assim.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Concordo Lydia, bom saber que homens também compram pela capa rsrs
    O livro parece interessante, uma pena que o começo é um pouco arrastado, quando isso acontece eu geralmente perco a paciência com o livro e o deixo de lado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos,
    Eu sou LOUCA pra ler esse livro. É até vergonhoso dizer isso levando em consideração que o tempo há uns bons dois anos e tenho certeza que vou amar haha Gosto do gênero e só escuto falar super bem.
    O bom é que pelo menos agora já foi lançado o segundo (esse sim um tijolão kkkkk). Lembro que na época que a minha irmã terminou de ler ela ficou morrendo pela continuação!
    Sim, concordo com o comntário da Ly. Ninguém consegue resistir a uma boa capa kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou morrendo até agora rsrs, mal posso esperar o 3 dia!!!

      Excluir
  13. A história de vida do protagonista parece ser muito interessante, mas tenho que confessar que o número de páginas me assustou e ,como o começo é lento, não sei se conseguiria terminar o livro =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o Seguinte, pega o livro e pula para parte que ele começa a contar a história dele xD, mais serio, vale muitoooo apena, ainda mais por que o segundo não tem esse problema e a história é muitooo boa! Faz uma forcinha que vc consegue \o/

      Excluir
  14. Toda vez penso em comprar esse livro e sempre vou deixando para depois, mas agora vi que estou perdendo tempo, o livro parece muito bom mesmo, principalmente se dá vontade de chorar lagrimas de sangue quando acaba kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... também me senti assim. rs

      Excluir
    2. Pois é... Leia sim que ele é muitoooo bommmm, rsrsrs

      Excluir
  15. Ai, eu tenho vontade de ler esses livros com jeitão de épico, mas quando chega na hora sempre acabo colocando outra coisa na frente...

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem uma aura mágica que me dá muuuita vontade de ler. O problema é eu conseguir tempo para essa minha fila de livros... O título e a capa são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  17. Escola da Magia? Isso me lembra Harry Potter huahuahuahua. Eu gostei da resenha, mas não acho que eu me senti convencida de ler o livro. Ele é grandinho, é verdade, mas pra quem encarou Game of Thrones versão pocket, com mais de mil páginas, 600 é mole mole huahuahua

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo, a magia desse livro não tem nada de parecido com HP, ele esta mais para uma mago estilo D&D/GURPS do que qualquer outro gênero mágico, por isso que eu acho que no livro e na tradução eles acertaram na hora de chama-los de Arcanistas.

      Se contar que a academia arcana é só o começo ele aprende a luta no maior estilo "O Ultimo Samurai do Tom Cruise" ele vai para um mundo encantado tipo Narnia....Cara tem muita coisa maneira mesmo nesse livro... só vc lendo mesmo rsrsrs

      Excluir
  18. Está acontecendo isso comigo frequentemente, só consigo acelerar a leitura do meio para o final do livro. haha
    Parece ser uma história envolvendo magia muito boa! Vou tentar lê-lo! :)

    ResponderExcluir
  19. Concordo com tudo! O Nome do Vento é muuito bom e estou aguardando pelo meu O Temor do Sábio sofrendo aqui *.*
    A ideia de ser o cara narrando a própria história e com um motivo real para isso é muito boa - eu achei - mas, o inicio é atravancado por isso mesmo.
    Mas depois... <3

    ResponderExcluir
  20. Adorei o comentario da Lygia!! putz ri muito!!

    Então eu travei na leitura e não adianta eu não consigo ir mais... Mas eu vou tentar ler pq me empolguei com a sua resenha...

    e como assim a série só termina em 2015?? fiquei chatiada!! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala.... pela maneira que o Temos do Sábio acaba eu fiquei em prantos por ter que esperar até 2015 para saber o desfecho da história....

      Excluir
  21. Carlos esse é outro livro que minhas amigas falam: compra e lê urgentemente. Mas cadê dinheiro e tempo? =/ Pior que eu sei que vou amá-lo. Adoro aventura-fantasia bem construídas e contagiantes! Agora, são só 2 livros ou tem mais? Não posso quebrar minha promessa de não começar série inacabadas hahahaha
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 3 livros, como o próprio personagem diz: Vou contar minhas História em 3 Dias... então o 1° e 2° já foram lançados e o 3° está previsto para 2015, mais não precisa se preocupar quanto a serie ficar inacabada por que o autor é jovem e já tem o final definido da história

      Excluir
    2. chorei de rir agora

      Excluir
  22. muito interessante , ótima resenha , fez com que eu me interessasse pela história com certeza vai pra minha estante...

    ResponderExcluir
  23. São tantos livros na minha lista de desejados que acho que nunca vou dar conta de comprar todos. -rsrs- Os livros da trilogia "A Crônica do Matador do Rei" e "As Crônicas de Gelo e Fogo", por exemplo, estão na minha lista há tanto tempo por serem caros que acho que quando eu for ler não vai ter mais graça. Contudo, eles me interessam muito, principalmente por terem esse tipo de jornada épica que envolve o leitor de maneira tão profunda. Enfim, espero que até 2015 eu consiga ter ao menos os dois livros dessa trilogia. ;)

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita vontade de ler essa série, mas é muito cara. Os dois livros custam mais de 50 reais cada. Se um dia ficar por 10 reais no Submarino, eu compro! hahaha'
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. eu tenho este livro *-* ainda nao li :( nao havia gostado muito do começo e por isto deixei de lado prometendo que voltava depois rs agora que já sei que ele melhora e MUITO vou começar a reler de novo ♥

    ResponderExcluir
  26. Mais uma trilogia... Gostei da história (ainda bem que fica mais animada no meio), mas também vou esperar mais um pouquinho. Adorei o comentário da Lygia! hahaha

    ResponderExcluir
  27. Adorei essa capa.
    São tantas séries bacanas sendo lançadas, e infelizmente por questões financeiras não é possível ter todas que gostaríamos.
    Em alguns casos estou optando esperar todos os livros serem lançados para adquirir. Acho que esse vai ser o caso dessa trilogia.

    ResponderExcluir
  28. Já li vários comentários positivos dessa trama. E pela sua animação na resenha, o livro te ganhou!
    Mais uma trilogia né. Os autores esqueceram de fazer livros únicos...
    O comentário da Lygia foi ótimo, kkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro este livro e realmente ele é bem lento..posso dizer até chato no inicio mas felizmente isso muda depois e fica maravilhoso eu amei e mal vejo a hora de ler o segundo rs, adorei o comentário da Lygia e realmente nos mulheres acabamos comprando muitas 'bombas' pela capa rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Carlos

    Vou te falar a verdade : todas vez que vejo esse livro a capa não me anima e nem a história..se ele é lento piora...sei que não deveria julgar livros pela capa mas nada nele me anima!
    Se bem que vc disse que é lento mas depois melhora absurdamente...então quem sabe um dia kkkkk

    ;)

    ResponderExcluir
  31. Estou lendo esse livro e estou amando. Realmente o inicio dele é meio confuso, mas quando ele começa a contar a historia dele o livro ferve. ainda não terminei mas posso dizer que é um dos melhores que já li!

    ResponderExcluir
  32. Começando a lê-lo, ate agora ta interessante.. To lendo em epub, a grana ta curta pra fazer graça... Espero q esses dois livros ocupem bem o intervalo ate o Os ventos do inverno... Aliais, comecei a ler o nome do vento por causa desse blog rsrs... Valeu ai!

    ResponderExcluir
  33. Estou lendo o 1º volume e me interessei por ele desde as primeiras páginas.Não achei lento como muitos falaram aqui.Estava lendo um outro livro antes desse, mas deixei de lado por uns tempos.Não consigo parar de ler ele.Adoro o personagem principal .O coitado sofre muito, mas consegue sair de muitas devido a sua inteligência ser bem maior do que as das pessoas normais.Acho que também o Nome do Vento, não tem nada a ver com Harry Potter. Para quem já leu Crônicas saxônicas, Kuote me lembra ás vezes o personagem Uhtred.Bom, estou triste porque estou quase acabando de ler o livro.Correndo para comprar o 2º.Espero achar um precinho camarada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...