[Resenha + Promoção] Cosmópolis - Don DeLillo

8 de novembro de 2012
Título: Cosmópolis
Autor: Don DeLillo
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 200
Ano: 2003
Mais informações: Skoob

Sinopse: Aos 28 anos, o empresário Eric Michael Packer fez fortuna com a especulação nas bolsas de valores de todo o mundo. Num certo dia do ano 2000, ele decide cortar o cabelo. O presidente da República está na cidade, os mercados estão nervosos, um protesto antiglobalização toma conta de Times Square e o trânsito está abarrotado. Durante a viagem, Eric encontra várias vezes por acaso a mulher com quem se casara poucos dias antes, a também milionária Elise. A relação deteriora a cada encontro, pois ela percebe que ele a trai sucessivas vezes ao longo do caminho. No decorrer do dia, as certezas e os valores de Eric se mostram vazios e sua vida entra em colapso. A história revela mais do que a falta de sentido de uma existência individual: ela aponta para o caráter perigosamente ilusório das bases que sustentam o mundo contemporâneo.
Aos poucos as vozes dos dois foram se fundindo num único som vocálico, e esse som seria a sua escapatória, um meio de emergir para o ar fresco, saindo da longa mortalha de insônia de tantas noites passadas. Ele começou a apagar, afundar. e sentiu uma pergunta tremulando em algum lugar da escuridão. O que poderia ser mais simples do que adormecer?
Um corte de cabelo, uma limousine, um protagonista egocêntrico e pronto: um livro está escrito. Tão confuso quanto seu personagem e suas nuances, Don DeLillo criou uma narrativa difícil de ser compreendida, e que com toda certeza, me tirou da minha zona de conforto literária.

Não tiro os méritos do autor de ter criado Eric, um personagem bem complexo e extremamente brilhante. Apesar da pouca idade, já é uma espécie de gênio do setor financeiro. Dentro da limousine, à procura do salão, uma série de acontecimentos salta aos olhos do leitor, e talvez esse seja o grande problema do livro: acontecimentos demais, páginas densas, uma escrita pesada, e que sinceramente, cansa. 

Por diversas vezes pensei em desistir do livro. Não é do tipo de leitura que você faz por diversão. O autor quer claramente levar o seu leitor à reflexão, mas, da forma que o faz, acaba de perdendo. Não é leitura para muitos, e não funcionou pra mim. Um minuto de distração pode fazer você perder toda a linha de raciocínio e forçá-lo a reler umas 10 páginas anteriores.

Vale ressaltar que, o livro é composto por várias alegorias, com alto teor político e críticas ao capitalismo. O autor discorre sobre os relacionamentos vazios e 'sem-base', mas o faz de formas filosóficas e através de atos/itens que não faz sentido. Por isso, quando o lemos, temos que lembrar a todo instante que a leitura é, de certa forma, inverossímil.

Não assisti ao filme ainda, estrelado por Roberto Pattinson, e pretendo fazê-lo, justamente para conferir como esse livro foi retratado nas telonas. Sinceramente, não é o tipo de leitura que me atrai. Os mais críticos diriam que eu não consegui "captar a essência do que o escritor quis abordar", mas que fique assim então. Prefiro passar de mera "ignorante" do que trair minhas convicções.




SORTEIO DO LIVRO 'COSMÓPOLIS':

Conforme anunciamos, essa é uma Semana Especial!! Se é especial, estamos presenteando nossos leitores! Quem quer ganhar um exemplar do livro? É só preencher as 'entradas' no Rafflecopter. Dúvidas, vocês podem nos contactar pelas redes sociais e/ou e-mail.

Ah, a Semana Especial Companhia das Letras iniciou-se domingo, dia 04/11, e quem comentar no post, deixando um contato, concorre à prova do livro 'É o primeiro dia de aula...sempre!' e alguns mimos (marcadores, bloquinho e afins). Vamos sortear essa prova no domingo que vem, então, VAMOS PARTICIPAR! =D

Está no ar também o sorteio do livro 'As Esganadas', do Jô Soares. Quer participar? Confira aqui!

Quer pariticipar do sorteio de 'A Seleção', da Kiera Cass? Então confira o post aqui!

E temos também o sorteio de 'A Idade dos Milagres', cujo post você pode conferir aqui!


a Rafflecopter giveaway
Labels: , , , , ,

55 comentários :

  1. Eu também não vi o filme e confesso que estava mais curiosa para saber como Robert Pattinson se saiu nessa atuação do que pelo enredo do filme em si. Enfim, sobre o livro, eu tenho curiosidade de ler até porque sempre prefiro ver o filme antes de ler o livro as estou ciente de que não deve ser uma leitura fácil, mesmo. Imagino que tenha que ser lido com calma, prestando muita atenção e não por mera distração. Gostei da sua sinceridade e concordo com você: se o livro não nos conquista, não há o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Ah, não coloquei os dados:
    Nome: Vanilda Procópio
    Seguidora: Vanilda Procopio
    E-mail: vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muuuito empolgada com esse livro, quero ver se consigo capturar todos os detalhes! hehe

    Nome: Maria Carolina Juliano Crestani
    Seguidora: Maria Carolina Juliano Crestani
    e-mail: mcjcrestani@gmail.com
    Obrigada : )

    ResponderExcluir
  4. não li o livro nem vi o filme, mas ouvi falar bem da atuação do Rob neste filme
    pretendo conferir! :D
    Rayme Arenhart Datsch
    Seguidora: Rayme
    raymedatsch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Também não assisti ao filme. Mas algo nesse livro me interessa, não sei se é o nome, ou a historia mesmo, mas estou super a fim de ler, as vezes gosto de livros assim, que não são simplesmente uma distração, que precisa de uma certa concentração para nao se perder na historia. Espero ter a oportunidade. Bjkss

    ResponderExcluir
  6. Affffff...meus dados;

    Nome: MEyre Christina Rodrigues

    Seguidora: Meyre Chritina

    Twitter:@Meyre_christina

    email: nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler para ver o que acho, mas não sei... Sempre acabo desanimando. Vou deixar para algum momento que eu queria muito algo de reflexão :)

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei se vou ler esse livro - só se eu ganhar a promoção -, porque não é algo que me agrada. Mas o filme eu até tenho pra assistir.
    Amanda Faustino
    mandi_faustino@r7.com
    Book and Cupcake

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto do tipo de livro cansativo, mas tudo isso de pontos fortes diferentes formando uma história me deixou curiosa até certo ponto.
    Não vi o filme e até então não tinha lido nenhuma resenha do livro, não sabia o que esperar sobre, achei que seria um assunto completamente diferente.
    Gostei da resenha, não me deixou empolgada, mas fiquei bem curiosa a respeito!

    Nome: Clarissa Ribeiro
    Nome de seguidora: Claris
    E-mail: claris_ribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiro que eu estou totalmente louca por esse livro!
    Preciso urgentemente para poder assistir o filme depois. rs
    Ele é um tanto complexo, pela sinopse. Ou eu que entendo pouco. Mas com certeza vou amar *-*

    @cad_anota11
    ananda-15@hotmail.com
    Ananda Malheiros

    ResponderExcluir
  11. Quero muuuuuuuuuuuuuuuito ganhar esse livro,to louca atrás dele! Participando (: Nome: Thainá Alves Cassani Ribeiro
    email: thaina1001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme e é maravilhoso...não só pelo meu baby Robert estar nele...mas o conjunto é perfeito, a gente fica mais parte do tempo com cara de WTF....e o final..bom só digo que tive que correr para a livraria mais próxima e abrir na ultima pagina para ler e entender..kkkkkk Quero muito ganhar o livro e se possivel já de brinde o poster do filme que já vi na locadora e estou doida..kkkk
    Juliana Rodrigues
    jurs23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti o filme e é maravilhoso...não só pelo meu baby Robert estar nele...mas o conjunto é perfeito, a gente fica mais parte do tempo com cara de WTF....e o final..bom só digo que tive que correr para a livraria mais próxima e abrir na ultima pagina para ler e entender..kkkkkk Quero muito ganhar o livro e se possivel já de brinde o poster do filme que já vi na locadora e estou doida..kkkk
    Juliana Rodrigues
    jurs23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem complexo também. Ainda não vi o filme, mas gostei do trailer. Acho a o erendo bem iteressante, parece ser be, louco. Mas pelo q li da resenha e algumas críticas, nao parece ser um livro fácil!

    Nome: Davi Lima de Araújo
    Seguidora: Davi Araújo
    E-mail: davi-15lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oieee...eu assisti o filme e achei maravilho não só porque meu baby Rob estar nele, mas o conjunto..a maior parte do tempo fiquei com cara de WTF, e o final tive que ir correndo para livraria pegar o final do livro e ler para entender..kkkkkk..
    quero o livro, e se for possível já mandem o poster do filme que já está nas locadoras...fiquei louca por ele..kkkk (quero pouco)

    Juliana
    jurs23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Estou intrigada para ler o livro! Vi o filme e achei muito bom! ;)

    ResponderExcluir
  17. Ainda não vi o filme, mas to morrendo de vontade de ver...
    Aiiii se eu ganhasse o livro ia ser um ótimo presente de aniversário 2 dias adiantado.. rsrs
    Quero muito ele!!!

    Nome completo: Ana Paula Sanches
    Nome de seguidor: Aninha Sanches
    E-mail: anapaula_ms10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Acho q meu outro comentário não foi... Vou comentar de novo tá?
    Então, ainda não consegui ver o filme :´( mas to louca pra assistir, se conseguisse ler o livro antes melhor ainda... kkkk Sem contar que seria um ótimo presente de aniversário adiantada (faço niver dia 20/11, kkkk)

    Nome completo: Ana Paula Sanches
    Nome de seguidor: Aninha Sanches
    E-mail: anapaula_ms10@hotmail.com

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não vi o filme, mas já conheço o livro e sei que é muuuuuuito bom. E é claro que eu vou concorre! :) E assisti o filme, claro.

    Nome: José Bezerra de Souza
    Seguidor: J. B. Souza
    E-mail: joseharrypotter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Não assisti ao filme e não li o livro. Não curto muito livros cansativos, mas, como tenho visto críticas positivas tanto em relação ao livro quanto ao filme, quero muito ler e assistir =)
    Ah, achei uma graça a Semana Especial Companhia de Letras. É uma ótima iniciativa para os leitores conhecerem mais livros dos selos e vi que vocês tem um carinho enooooorme pelos leitores do blog *-*

    Um beijo
    http://eulivrotulivras.blogspot.com.br/

    Nome completo: Ana Clara Barbeta Vicente
    Nome de seguidora: Ana Clara
    e-mail: aniinhabv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho a sensação que esse livro é da vibe de On The Road.
    E no fim das contas ele subiu na mesma onda de Crepusculo, com O Morro dos Ventos Uivantes e On the Road... Por causa dos atores e citações, enfim.

    Pretendo ler, ao menos começar.

    Estou participando da promoção.
    Lorena R Correia
    Lorena Rocco
    lc.rocco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estava agora pouco justamente querendo assistir ao filme, acabei de baixar, mas lendo a resenha não sei se será fieeeel ao livro. Mas vou ter que descobrir se ler também... U-U Talvez o tema política não agrada todo mundo. Eu gosto porque esse assunto me interessa, acho filosófico.
    Uma peninha que você não amou, quem sabe eu possa gostar mais??? rs bjão!

    Rafael Fernandes
    @rafa__rafa
    rafersom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Quero ler o livro antes de assistir o filme. Vi algumas resenhas pelo skoob e maioria diz que não é a leitura com a qual estão acostumados.. Espero que eu não me perca ao ler! :P
    Bom, eu gosto de livros complexos/filosóficos de vez em quando e tenho a impressão que vou gostar muito deste livro *--*
    Beijos

    Laís Yumi Takaoka
    Seguidora: Lais Yumi
    lais.yumi.t@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Há leituras que não são fáceis mesmo, mas o que tu falaste sobre esse livro me lembrou muito o que penso a respeito de A insustentável leveza do ser. Há política, considerações filosóficas e tudo o mais. Se ele é como a obra de Kundera, já sei que irei gostar muito.

    Nome: Mia Sodré
    Seguidora: Mia Sodré
    E-mail: mia_samarah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Deborah Silva de Oliveira
    Debyh
    debyhsama@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Preciso ler o livro e assistir ao filme. A resenha está ótima e como eu não conhecia o livro, despertou-me a curiosidade e uma vontade enorme de ler. O filme faço questão de assistir.

    maristela G Rezende
    mgrezender@gmail.com
    @MaristelaRezend

    ResponderExcluir
  28. Eu estou bem curiosa para ler esse livro em parte porque já li um livro do autor, Submundo, e gostei bastante mesmo sendo bem complexo e acredito que seja parte do estilo dele, eu gosto, agora o filme eu não tenho grande interesse em assistir porque geralmente a adaptação não respeita a trama original e eu nem curto muito o Robert Pattinson e o filme é totalmente centrado no personagem dele.
    Cris Aragão
    @mcrisaragao
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Imagino que a leitura não deve ser muito fácil, mas gostaria de tentar. Gosto muito de livros refletivos.
    Será que a leitura vale? xDD
    Eu nunca ouvi falar do filme, só do livro mesmo.
    Gostei de sua resenha
    Abraços

    Douglas Ricardo de Souza Junior
    Douglas Ricardo
    douglasrsjr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Lygia

    Pena que não curtiu - tem vezes que não funciona né?
    Eu adorei, lembra as histórias loucas de alguns dos meus autores favoritos. Quero ver o filme também, não parece fácil de adaptar.

    ResponderExcluir
  31. X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    QUERO GANHAR
    AMO O BLOG
    PARBÉNS PELA DEDICAÇAO
    OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE
    x
    ELIANE RAMOS DE SOUZA
    ELLIANE RAMOS
    ellianeramos.blogspot
    ellianeramos@hotmail.com
    https://www.facebook.com/Elliane.linda
    @Ellianeramos
    bjs
    X

    ResponderExcluir
  32. Participando muito!
    Sanélia Nascimento
    Sanélia Nascimento
    saneliang@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. De todas as resenhas que acompanhei nesse blog,esse livro foi o que menos gostei,não sei a estória não parece me agradar, e não gosto nenhum pouco do Robert então tampouco vou ver o filme,e lerei o livro se ganhar hahaha!


    Paula Camargo
    paulacamargo@comp.ufu.br

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Não consegui assistir ao filme, mas acho que foi até bom pois assim poderei ler o livro de forma imparcial!! Mas ja imagino que não deve ser um livro facil de ler, mas como adoro um desafio vou encarar este com certeza!!!

    Marcilene Tometichi

    Marci Tometichi

    marcitometichi@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Estou muito curiosa para ler esse livro. Parece ser bem diferente dos que estamos acostumados a ler atualmente. ^^ Espero que eu goste, apesar de todos os "transtornos" que você citou na resenha.

    Suzana Sabino
    Suzana Sabino
    suzana_sabino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Gostei do filme, imagino que o livro seja excelente!

    nome: Vanessa de Lima
    seguidora: Vanessa SPBR
    e-mail: vanessaspbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Eu vi o filme e me senti EXATAMENTE da mesma maneira que você se sentiu ao ler o livro. O meu pensamento foi: "Será que o livro é assim?!". Geralmente tudo que os críticos gostam eu implico, não acho legal, sempre minha opinião é diferente...

    Nome completo e de seguidora do blog:
    Thainá Cristina de França Paulo
    jus.t_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ainda não vi o filme,mas pelo visto não é nada com o que estamos acostumados.
    Ansiosa para ler o livro e ver o filme,nessa ordem é claro.kkkkkkkk

    bjs Nati


    Natália Rivero
    Nati Rivero (seguidora)
    natrivero@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Não posso falar muito pois nao conheço o livro e nem vi o filme, mas confesso que já quero experimentar essa nova aventura! :)

    Paula Andréa Carvalho
    Paula C.
    aninha86@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Pelo que me disseram, o Robert atuou muito bem nesse filme, mas eu também ainda não vi. E imaginava que a leitura seria difícil, depois de ler as críticas e próprias opiniões do Robert sobre o roteiro.
    Bem, eu to interessada em ganhar, então...
    :)

    Raquel Rodrigues
    Seguidora: Kessy
    kessy.rodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. que maximo, eu ja ouvi falar do filme, mas nao fazia a minima que existia o livro, com certeza o livro deve ser muito mais emocionante..

    Gustavo Silveira
    @mrguga80
    gustavocatalao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Opaaa
    participando
    quero demais

    thiago felicio
    @tiaggofelicio
    thyaggofb@gmail.com

    bjo

    ResponderExcluir
  43. Opaaa
    participando
    quero demais

    thiago felicio
    @tiaggofelicio
    thyaggofb@gmail.com

    bjo

    ResponderExcluir
  44. Inês Gabriela
    ..Carla.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Sinceramente eu não estava muito interessado em ler este livro, muito menos ver o filme. Conversando com alguns amigos que foram assistir, eles me disseram o mesmo que você, que há muitos acontecimentos, e acrescentaram que por conta disso é muito confuso, é um filme aonde você tem que estar concentrado para poder compreender e não se preder.
    Também acho que esse não é o tipo de leitura que irá funcionar comigo, então não sei se lerei, mas assistirei o filme para tirar a própria minha conclusão, vai que eu gosto? rs
    Adorei a resenha, principalmente como foi completamente sincera :)

    Beijos, Ale.
    http://bookaholicboy.com

    ResponderExcluir
  46. participandu
    barbara.psl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Não assisti o filme, vai ser melhor ler o livro primeiro.
    adriana medeiros
    drica-dito@hotmail.com
    @dricamedeiros
    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Pela capa eu não diria que era um livro de reflexões... e ainda mais um que você tem que prestar muita atenção no que lê.
    Confesso que sinto vontade de ler este livro, mas só porque ele consegui ser adaptado para as telonas, e se ele de fato cortou o cabelo, rs

    Felipe Ralf
    Lipe Ralf
    felihalls@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Eu já ouvi falar do filme... ainda não li o livro, mas com certeza farei isto antes de ver o filme. Gostaria muito de ler para tirar minhas proprias conclusões, mas jé é bastante válido saber que não posso esperar muito do livro e que tenho que me concentrar mais do que o normal para lê-lo.
    patty pereira
    seguidora: patty pereira
    email: patpereira2009@oi.com.br
    @pacupe

    ResponderExcluir
  50. Ainda não assisti ao filme, mas prefiro ler o livro primeiro. Vi vários comentários falando muito bem do filme (principalmente da atuação do Robert) e sobre o livro, estou curiosa para lê-lo.

    Rosangela Mello Angarten
    Ro Angarten
    mello_angarten@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. AInda não assisti o filme nem o livro, fiquei curiosa pra asistir o filme por ser estrelado por Roberto Pattinson sou super fã dele, o livro tambem deve ser bom.

    Renata Lopes
    renatapopy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  52. parece um livro bem complexo, mt diferente do que eu estou acostumada. O que me animou a ler foi o filme msm. Mas acho que pode acabar sendo uma leitura interessante

    Thamires Pereira Perrone
    tataperrone@ig.com.br
    Thatah (GFC)
    Thamires Perrone (raffle)
    @thataperrone

    ResponderExcluir
  53. Olá meninas, passei para agradecer pelo livro que ganhei na promoção, obrigada por terem enviado tão rápido, geralmente demora séculos e eu fico super ansiosa para ter logo em mãos, embora ele vá ter que entrar na fila de leitura (um pouquinho só de neurose, nada sério) e principalmente pelo carinho da embalagem e da cartinha e marcadores. Super beijo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...