[Resenha] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

5 de março de 2012

Título: O Circo da Noite
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 387
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Vi uma certa euforia na blogosfera acerca desse livro e fiquei curiosa. Li algumas opiniões divididas e então, não perdi tempo quando a Intrínseca anunciou a venda do e-book, o que me permitiu fazer a leitura antecipada do livro, uma vez que o seu lançamento físico está previsto para hoje, 05/03.

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

"O dia da estreia, ou melhor, a noite da estreia, é espetacular. 
Todos os detalhes estão planejados, uma multidão se aglomera
 fora dos portões bem antes de o sol se pôr. Quando finalmente é permitida a entrada, as pessoas fazem isso de olhos arregalados, e, à medida que andam de tenda em tenda, os olhos arregalam-se ainda mais."
(página 98)

"O circo chega sem aviso." Esta é a frase inicial da narrativa envolvente de Morgenstern. A partir daí, abra sua mente para todo o tipo de impossível. As palavras magia, ilusão e manipulação tomaram proporções e significados totalmente diferentes pra mim. Esqueça tudo o que sabe. Le Cirque des Rêves mudará sua percepção de sonhos. Para sempre.

Tal como a sinopse revela, somos envolvidos por um universo totalmente novo e moldado ao redor de um circo. "Um" encaixa-se de maneira insatisfatória nesse caso, o mais correto seria dizer "O" Circo. Acompanhamos o seu nascimento, seu crescimento, a importância que possui na vida de seus visitantes e, principalmente, seus proprietários, os idealizadores dele. Celia e Marco, ilusionistas, mágicos ou manipuladores (escolha a palavra que quiser, eles podem ser todas ou nenhuma) são as peças fundamentais, protagonistas que encontram-se por trás das cortinas do circo dos sonhos, todo preparado para fazer o impossível ser crível aos olhos das pessoas.

Narrado no fim do século XIX e começo do XX, acompanhamos a intrigante origem do Le Cirque des Rêves, desde a concepção da ideia por Chandresh, do desenvolvimento arquitetônico do Sr. Barris, genialidade e equilíbrio das irmãs Burgess, até à  brincadeira de cores, desenhos e tecidos da Mme. Padava. Todos são peças necessárias para criar algo totalmente diferente do que o mundo já viu. Mesmo o relógio misterioso de Herr Thiessen tem um belíssimo papel na composição do circo, que possui as cores preta e branca como predominância para o encanto visual que proporciona aos seus espectadores.

"Depois que o circo foi embora, ele escreveu todos os detalhes de que conseguiu se lembrar para que não se perdessem em sua memória. As pipocas cobertas de chocolate. A tenda cheia de gente em plataformas circulares elevadas realizando truques com fogo branco e brilhante. O relógio mágico que se transformava e ficava do outro lado da bilheteria, fazendo muito mais que apenas informar as horas."
(página 93)

Alternadamente, conhecemos a origem de Celia e Marco, desde pequenos, marcados e com os destinos entrelaçados, fruto de uma 'brincadeira' de  dois "mestres" da magia, seus mentores. O desejo é de possuir o seu pupilo vencedor em um duelo onde as regras não são claras. Assim, as crianças são preparadas, através de métodos distintos, para vencer esse duelo, que pode ocorrer em 10 anos ou em 30, quem sabe? E esse jogo não tem previsão para terminar. De forma diferenciada, ambos são envolvidos no Circo, desde os primeiros tempos. Marco já sabe quem é sua oponente. Celia, por sua vez, desconhece a identidade de Marco e continua na obscuridade desse fato, sendo uma das atrações principais do Circo, como a mestra das ilusões, até o momento propício.Quando os panos caem e os oponentes estão claros para ambos, o que se tornaria uma disputa de alto nível em magia, derrete-se pelo encontro de dois corações sedentos pela mágica maior: o amor.

Erin narra de forma apaixonada cada detalhe que envolve o Circo: suas tendas, seus sabores, sua estrutura, seus rêveurs. É inevitável sentir-se atraído pela descrição dos detalhes, chegando, algumas vezes, a ser prolixa. Tal fato, que no início pode incomodar o leitor, torna-se necessário. No fim da narrativa, percebemos que não havia como ser diferente. A descrição tão precisa de cada um dos elementos, envolve o seu leitor de uma maneira que não tem como escapar, é como se a autora estivesse realmente fazendo mágica com as palavras, e dizer isso, não é um exagero. Pura poesia.

Os capítulos alternando passado e presente, para apresentar as histórias paralelas, pode ser um incômodo no início, mas depois, torna-se superável, quando ao fim, percebemos que tudo o que foi narrado é fundamental para a ocorrência dos fatos. Apenas deixe-se envolver por suas linhas. Abra sua mente, pois a magia não é explicada nesse livro, e nem tem razão para isso. Não é amante do circo? Eu também nunca fui. Mas Le Cirque des Rêves chegou sem aviso, e com certeza, conquistou o posto de uma das melhores leituras da minha vida.


"E, na badalada final, as labaredas escuras são substituídas por um branco ofuscante, 
uma chuva de faíscas caindo como flocos de neve ao redor.
 Enormes anéis de fumaça branca e espessa sobem para o céu noturno."
(página 99)



Labels: , , ,

19 comentários :

  1. Oi

    Só leio elogios sobre esse livro!! Preciso ler o mais rápido possível. Nunca gostei de circos, mas vou com certeza abrir uma exceção para esse.

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Bom, não gosto de circos... Mas você disse que também não gostava e mesmo assim amou o livro. Ai que vontade! A capa é maravilhosa, e apesar de não gostar MESMO de circos (nem o Cirque du Soleil conseguiu me fazer gostar de circo...) estou meio tentada a lê-lo... mas só por culpa da resenha, viu? HAHAHAHA Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é mágico e cativa assim, sem que a gente pense que ele vai cativar. Acho que a pessoa precisa estar aberta para uma experiência diferente, porque é só assim que consigo enxergar esse livro: diferente.

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada por esta história, tanto quanto me senti pela capa. A mistura de mistérios, com romance e circo parece ter tornado esta história bem especial. Fico curiosa só de imaginar o duelo destes ilusionistas.
    Preciso dizer que a frase: "uma das melhores leituras da minha vida" me deixou completamente surtada pelo livro, já estava na lista de desejados, mas agora tem uma prioridade maior.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lygia

    Nossa que desinformada, nem sabia que o e-book era liberado antes, quero muito ler esse livro, para ontem.

    "Le Cirque des Rêves mudará sua percepção de sonhos. Para sempre."
    uau essa é uma promessa séria

    Nossa que lindo, intrigante, diferente ... acho que fazia tempo que não ouvia falar de algo tão empolgante, e olha que nem sou fã de circo.
    Maravilhosa a sua resenha *.*

    :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ly!
    Eu gosto dessas voltas no tempo, sabia? Se bem especificadas, não acho confusas!
    Eu fiquei curiosa pelo livro mais pelo burburinho que ele causou, porque a história em si não chamou muito minha atenção.
    Mas você classificá-lo como um dos melhores da sua vida muda a coisa de figura hehe
    Beijão, flor!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tava inspirada nessa resenha, hein?! rs Fiquei com muita vontade de ler, eu gostei do tema de circo e tal... Ainda vou ler! :D Beijos.

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Eu acho que esse livro deve ser bom, hein. Isso de magia e tal, me conquistou.
    Não gosto e nunca gostei de circo, mas quem sabe eu goste 'desse circo', rs.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lygia!!

    Nossa, vou ser bem sincera quando vi esse livro pensei que jamais o compraria, depois lembrei que gostei muito de Água p elefantes que também tem tema envolvendo circo..e amei!
    Agora depois de ler algumas resenhas e inclusive a sua lógico :) estou bem dividida...acho que compraria mas não sei se gostaria..rs
    Muito doido não...mas mesmo assim me deixou curiosa e me pareceu interessante!

    Bjão
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem?

    Primeira resenha que leio desse livro, e já me interessou bastante! Com certeza entrará pra lista de desejados!
    Gostei da resenha!

    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir
  11. Que bom saber que você gostou.
    Estou ainda nas primeiras páginas do livro e não sei bem o que pensar dele, já que não estou adiantada na leitura.
    Mas parece-me que a autora fez um ótimo trabalho e espero realmente que eu consiga gostar bastante desta história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lygia!
    Eu gosto muito desse ambiente circense. Sobretudo por achar que fazemos mágica diariamente para viver essa vida louca. Digressões à parte, gostei da resenha e fiquei curiosa para ler.
    Um beijo.

    P.S. Me avise quando os marcadores chegarem. Dessa vez foi praticamente só da livraria Cultura e dois diferentes.

    ResponderExcluir
  13. De fato, não sou muito fã de circos (palhaços e cia), mas O Circo da Noite é um livro muito interessante!
    Gostei dessa influencia que ele teve em você... (Favorito na sua vida! :o)
    Quero ler logo!
    Bjão, Ly!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei do tema circo, acho que estava faltando isso na literatura, fiquei meio revoltada com o lance do duelo, acho q é pq a sinopse elevou ele a algo super importante e nem é... Como vc disse, o circo é o destaque.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #3 http://bit.ly/AzRQUL

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Olha eu aqui de novo.
    Gostaria de pedir desculpa pela demora, mas muitos problemas, tentando voltar aos poucos. kkk
    E posso dizer que esse livro me chama muito a atenção, ele deve ser maravilhoso de ler. Otima resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu amei a história, mas tive problemas com a narrativa. Sou péssima com nomes, então a constante troca de pontos de vista e o fato de a história avançar no futuro e depois voltar no tempo no capítulo seguinte me deixou bastante entediada na leitura...

    ResponderExcluir
  17. Voltei aqui rapidinho só para avisar que vou ler este livro por sua culpa e do blog Black Bird Lonely. Só, só e só! Você adorou, ela não gostou tanto, me deixaram com vontade u_u Beijocas coisa fofa! <3

    ResponderExcluir
  18. Ah, desde que li sobre o lançamento desse livro que eu o desejo muito, e agora com essa resenha como ter dúvidas?

    Será a minha próxima compra!

    Matheus.
    http://inthebookworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a resenha, já tinha lido a sinopse mas estava na dúvida se seria só mais um conto de magia tentando imitar Harry Porter e mostrando a briga entre dois mágicos mas pelo que vi eles mostram as atrações sombrias do circo e isto sim deve ser demais! Abrc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...