[Resenha] Delírio - Lauren Oliver

21 de março de 2012

Título: Delírio
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 305 (versão digital)
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Mais um dos lançamentos da Intrínseca que eu estava DOIDA pra ler e não pude aguentar esperar o livro físico. Logo, esse também foi lido através de e-book. MUITO AMOR para os vale-presentes que eu ganho da Liv. Cultura, rsrs.

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

"AMOR: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. 
O restante do mundo cai em ambos os lados. "
(página 211 da versão digital)

Lena está aguardando ansiosamente por sua intervenção. Um pouco mais de 3 meses e então ela se verá livre da doença, da ameaça que fica à espreita, o amor deliria nervosa. O 'Shhh', código de conduta que estuda desde criança, destaca todos os pontos negativos dessa doença horrorosa que costumava assolar toda a população, há tanto tempo atrás, e a garota não consegue imaginar um mundo onde as pessoas se amavam. Aliás, ela nem conhece essa palavra e nem sequer pode pensar nela - é proibido, é errado, não é seguro. Graças aos céus os cientistas de seu tempo conseguiram descobrir a cura para ela, e é através dessa intervenção, assim que a garota completar 18 anos, que a mesma não sentirá mais nada e ficará livre do amor para sempre. Ou assim ela pensa.

Hana, a melhor e única amiga de Lena, quer mais. Ela sabe que contatos físicos são desestimulados desde que ela se entende por gente e apesar de levar uma vida confortável (afinal, são poucos os que tem carros na cidade e a família dela é uma delas), a garota não se sente bem. Ela sabe que algo está errado. E começa a procurar, e quem procura acha: pessoas ainda conseguem encontrar festas normais, garotos e garotas interagindo. Mas é errado e proibido, e se forem pegos pelos reguladores, coisas não muito agradáveis acontecerão. Mas elas já passaram por suas avaliações- o processo que te atribui notas e determinante para escolha do seu par assim que você passa pela intervenção - e Hana sabe que elas tem pouco tempo. Ela quer aproveitar, pois assim que passar por seu processo e ficar livre de dor, livre do amor, com certeza nem sentirá mais falta da amizade de Lena.

Além do motivo óbvio de se ver livre da doença, Lena quer passar logo pelo intervenção e exibir publicamente com orgulho a marca que a cirurgia gera porque, quando ela ainda era criança, sua mãe se matou, dominada pelo amor deliria nervosa, mesmo que tenha passado pelo processo 3 vezes. Ela quer que as pessoas parem de olhar torto para ela, como se fosse uma aberração, ou até mesmo uma Inválida. Aliás, essa é outra palavra proibida. São chamados de Inválidos todas as pessoas que por algum motivo não passaram pelo procedimento e estão fora da fronteira que o governo estipulou como seguro. Pessoas que o governo prefere ignorar que existam.

As pessoas seguras e felizes, como determina o livro do 'Shhh', vivem sem o amor e casadas com uma pessoa determinada para elas através da avaliação. Alex trabalha em um dos laboratórios onde são realizadas as avaliações e as intervenções. Com mais de 18 anos, ele tem a marca e provavelmente já foi pareado com alguém. Mesmo assim, Lena não pode evitar sentir algo diferente quando o vê pela primeira vez. E depois de novo, e então, mais uma vez. Será que ela já está infectada com o amor deliria nervosa,  como sua mãe? E se tudo o que aprendeu durante sua vida toda estiver errado e a intervenção não for o procedimento correto?

Pois bem, Delírio é o ponto de partida para a distopia criada por Lauren Oliver, e por esse motivo, como todo livro introdutório de série e/ou trilogia, temos um ritmo mais lento de leitura. E foi assim pra mim até a página 200, aproximadamente. Detesto fazer comparações óbvias, mas é inevitável falar que até o número da página dita, eu tive a impressão de estar relendo 'Destino', da Ally Condie. Muita introdução para explicar como a sociedade funciona  e inserir de vez o leitor no universo criado. As páginas finais, por outro lado, são de ação pura, e talvez seja por esse único motivo que eu desejei ter Pandemonium  em mãos para saber o que acontece em seguida.

É inegável o dom que a autora possui de prender o leitor com sua forma de escrita. Tal como 'Antes que eu vá', por mais que eu não tenha amado a história de paixão, não conseguia parar de virar as páginas, só para saber o desenrolar dos fatos. Acho que a decepção rolou justamente por ter a impressão de ler algo duplicado, e também, porque encontrei algumas incoerências com a questão da população viver de forma harmoniosa, digamos assim, sem ter sentimentos, mas serem capazes de gerar filhos. Esses, que até aos 18 anos, tem todos os sentimentos à flor da pele, mas convivem com pais que não conseguem amar, porque é errado. A criança é criada, imaginei eu, sem nenhum elo, nenhuma referência para as emoções, e elas nem sabem lidar com isso, porque seus pais, após a intervenção, nem mesmo conseguem dar palavras de conforto e ânimo. Sinceramente, isso não fez sentido pra mim. Só lendo para entender. Mas recomendo a leitura justamente porque levanta as discussões acerca das escolhas, livro-arbítrio. E é ótimo acompanhar as emoções intensas vivenciadas pelos personagens quando fazem parte de um universo cheio de restrições e proibições.

Labels: , , ,

17 comentários :

  1. Nossa, morrendo por este livro. Eu gosto bastante de distopias e já vi muitos comentários super positivos sobre Delírio. É uma pena que você tenha se decepcionado mesmo que um pouco.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Tentarei refazer meu comentário que por motivos de força maior foi deletado. Né Ly? rs
    Estou bastante ansiosa para ler Delírio e adorei ler a sua resenha para dar uma controla da nas minhas expectativas que andavam monstruosas...
    Pelo que vi é bem possível que compartilhe o seu sentimento de estar lendo algo duplicado, na resenha foi possível encontrar vários pontos em comum com Destino, como as 'castas' e o sistema de pares.
    Ao menos Lena tem uma amiga espertinha (Hana), porque a pobre da Cássia só tinha uma amiga muito da bitolada...
    Apesar de ser mais do mesmo, ao menos a princípio, parecer com Destino é quase que uma garantia de que irei gostar de Delírio, já que gostei muito do primeiro.
    Outra coisa que me motiva a ler são os elogios a autora, nunca li nada da Lauren Oliver, mas vejo que ela é muito elogiada por sua escrita.
    Vamos ver se o submarino colabora comigo e me envia de vez este livro.
    Adorei a resenha Ly.
    E preciso confessar que meu comentário está mais bonitinho desta vez...rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Talvez sua resenha tenha controlado um pouco minhas expectativas tão grandes a respeito desse livro. Eu andava falando "quero tanto ler esse livro" que depois de ver que você se decepcionou um pouco com ele, me senti um pouco "animada" demais.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. OI Ly!
    Como com a Luara, sua resenha serviu pra controlar um pouco minha ansiedade sobre esse livro!
    Estou maluca por ele desde que vi a sinopse em inglês porque achei incrível a proposta dele!
    Como eu não li Destino, acho que a leitura desse me decepcionaria menos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei Antes Que Eu Vá e não podia estar mais curiosa para ler Delírio! Espero poder fazer isso em breve, até pq não dá pra resistir ao tema, né? rsrs
    Sua resenha tá completa!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lygia

    Te lembrou Destino, me lembrou Feios esse lance de uma amiga querer a cura e a outra querer explorar, sobre a parte introdutória acho que não me incomodaria, agora estranhei o lance dos pais e filhos... vamos ver, estou muito curiosa para ler pois amei Antes que eu vá.

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Antes de ser lançado aqui não tinha nenhuma vontade de ler esse livro. Via as pessoas falando bem, mas mesmo assim não surgia o interesse. Mas simplesmente agora, estou COMPLETAMENTE LOUCA PARA LER ESSE LIVRO! rs
    E a capa é linda... Ai, ai.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  8. Lygia, sinto lhe informar, mas se você tivesse Pandemonium em mãos ao terminar de ler Delirium estaria morrendo por Requiem. E, talvez, você também entrasse pro clube "Lauren Oliver, what a bitch!" huahuahua Ela quebra nossos <3 em Delirium, tenta consertar com Pandemonium, só pra pisar neles no fim do segundo livro de novo!!

    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu não sei se quero ler isso não.
    Justamente por causa das semelhanças com os outros livros eu me desanimo. E olha que eu nem li Destino, mas só pelas resenhas e eu já vejo muitas semelhanças. E com Feios também, que eu li. Aliás, talvez eu fique só no Scott mesmo e deixe essas outras duas séries para lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É, desanimei um pouquinho pelo mesmo motivo da leitora acima: lembra Destino? Eu adorei Destino, mas fico meio "assim" para ler coisas, como você disse, duplicadas. Hmmmmmmmmmmm... Mas o tema ainda me da arrepios só de imaginar! Acho que, de qualquer maneira, se a autora tiver uma narrativa marcante, vou gostar muito do livro!

    ResponderExcluir
  11. Já te falei que estou lendo muito lerdamente esse livro, né?
    Agora acho que estou chegando na parte de ação que você comentou e realmente espero que ela salve o livro, pq olha, tá difícil enxergar esse livro maravilhoso que todo mundo fala..
    Acho estranho tambem as crianças terem sentimentos, se foram criadas por pais sem afeto. Ora, se somos produtos do meio, essas crianças nem deviam saber o que é amor xD
    Bem, vou terminar de ler o livro (que tem uns 2 capitulos de Pandy) e se ele acabar me empolgando, eu aviso xD
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente deve ser meio confuso parar e imaginar como seria se de fato existisse um mundo assim. Porque se a intervenção é feita apenas após os 18 anos, a adolescência é uma das fases onde os sentimentos estão mais à flor da pele de todos rs
    Mas a história parece ser bem interessante e fiquei com vontade de lê-lo desde que vi a sinopse pela primeira vez.
    Acho que comigo não aconteceria essa sensação de déjà vu, pois não li Destino (também é outro que tenho vontade de conhecer), mas acho que fico com o Delírio antes e assim que puder pretendo conferir a história.
    Adorei a resenha! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Tá aí um livro que me deu vontade de ler. Vai entrar para minha lista de próximas leituras não urgentes! ;-)

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu já li o livro e confesso que gostei bem mais do livro: Antes que eu vá, da Lauren tb! Delirio para mim fícou bom do meio ao fim, no começo estava achando uma história bem sem pé nem cabeça! Mas tb estou aguardando a continuação...

    Beijuuuuuuuu!!!!!!!
    Boa leitua!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu já li o livro e confesso que gostei bem mais do livro: Antes que eu vá, da Lauren tb! Delirio para mim fícou bom do meio ao fim, no começo estava achando uma história bem sem pé nem cabeça! Mas tb estou aguardando a continuação...

    Beijuuuuuuuu!!!!!!!
    Boa leitua!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nao li, mas acho que vou... Talvez...
    Ou nao... Quem sabe se... nao, nao...
    ou... Vou sim... Tá, eu vou pensar!

    ResponderExcluir
  17. estou lendo o livro e achando a coisa mais sem noção do mundo...
    acho que eu estava tão ansiosa para lê-lo e agora ele não está atendendo às minhas expectativas =/
    estou na metade mais ou menos, e a leitura esta sendo super arrastada... não sei se vou conseguir terminá-lo ;x

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...