[Resenha] A Esperança - Suzanne Collins

23 de março de 2012
Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-086-3
Páginas: 424
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé
Nota: 5/5
Sinopse: O volume final da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.

Ainda não leu os demais livros da série? Essa resenha contém spoilers. Leia as resenhas de Jogos Vorazes e Em Chamas.


"Sou o pássaro de Cinna, inflamando, voando freneticamente para escapar de algo inescapável. As penas flamejantes que crescem de meu corpo. O bater das asas apenas faz com que as chamas se movam. Estou me consumindo, porém indefinidamente".


Todos que leram minha resenha de "Em Chamas" sabem o quanto estava louca por "A esperança", o último livro da trilogia. Tanto é que aproveitei uma promoção do Submarino e comprei na pré-venda (primeira vez que faço isso).

Quando chegou, fiquei tentada a começar a leitura, assim que tirei da embalagem, mas estava lendo outro livro. Não demorou muito a bater a crise tão conhecida pelos bookaholics quando uma saga querida acaba, o sentimento de vazio. Sendo assim, enrolei o máximo que pude para começar a ler e, posteriormente, no decorrer da leitura. E enrolei mais ainda para escrever essa resenha, disfarça.

Katniss Everdeen contraria todas as probabilidades e sobrevive duas vezes em uma arena projetada com o objetivo de destruir os participantes. E quando tudo parece ter chegado ao fim, nossa protagonista se vê diante de uma situação bem mais complicada, a revolução. Essa resistência ao poder de Panem só é possível por dois motivos: a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13 e a esperança gerada pela coragem de Katniss nos Jogos Vorazes.

O país está pronto para lutar contra a opressão da Capital, mas o sucesso dessa empreitada depende de Katniss. Ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Acabou o jogo, agora é a vida real. Katniss não precisará lutar somente pela sua sobrevivência e sim, pela liberdade de todos os distritos, controlados pela Capital.

Tensão. Esta é a palavra que define o livro. Do início ao fim, ficamos angustiados com o desenvolvimento da história criada por Suzanne Collins, até porque, a essa altura deixamos de ser meros expectadores, somos cidadãos de Panem lutando na rebelião junto com Katniss.

Prepare-se para um turbilhão de sentimentos diferentes!  Principalmente para ser surpreendido. Nos deparamos com situações inesperadas no decorrer de todo o livro. O que me fez ter mais certeza ainda da genialidade da Suzanne. Sério, a mente de alguns escritores me assusta.

Vale dizer que Collins ou fez o mesmo curso que J. K. Rownling ou teve aulas particulares, porque vai ser desapegada de seus personagens assim lá longe... Ela não tem pena, não mesmo.

Agora, se você gosta de finais ao estilo "e todos viveram felizes para sempre", prepare-se para odiar o término da trilogia. Mas, como esperar um final diferente? Jogos Vorazes não pode ser reduzido a um romance bonitinho. Não são livros para passar o tempo e sim, para nos levar à reflexão sobre os nossos valores e, principalmente, sobre a sociedade na qual vivemos. 

Portanto, ao meu ver, Collins finalizou a série brilhantemente. Para melhorar, só se tivessem algumas páginas a mais, explorando melhor alguns desfechos, sem alterar nada.

Enfim, eu não recomendo a leitura da série, eu intimo todos a lerem. E que venham mais livros distópicos e, porque não, da própria Suzanne.

Labels: , , , , ,

38 comentários :

  1. Ótima resenha!! Realmente toda a série é incrível! Quando eu li eu queria é claro que o final fosse um pouquinho mais feliz, mas acho que não ia nem fazer muito sentido se fosse tudo perfeito! Acho que encerrou como deveria (tirando pela morte de uma pessoa que não deveria ter morrido nuncaaa. Desapegada é apelido pra ela...pra mim o que ela fez foi como se matassem, sei la Hermione... chorei muitoo!! Mas agora preciso ver o filme pra matar a curiosidade! *-*

    ResponderExcluir
  2. Li o primeiro livro, agora estou lendo Em Chamas e gostando mais do que o primeiro.
    Ainda não vi o filme, mas espero que façam os outros 2 o/
    a resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler o/
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. A esperança é muito bom, mas não consigo gostar tanto dele quanto dos outros, pelo simples fato de saber que nele encerra tudo! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu lia resenhas falando tão bem dessa série eu achava que era exagero... mas quando comecei a ler, devorei os livros um atrás do outro e vi que todos os elogios são merecidos. Mas eu bem que gostaria que ela fosse menos desapegada, pq tem personagens que eu não queria que morresse =/
    E o final não foi muito como eu gostaria, principalmente pq eu sou #Team(o outro que não ficou com ela). Não vou falar pq vai que alguem que nao leu ve meu comentário... mas eu queria que ela ficasse com o que ela nao ficou =( hehe
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb, ficou muito na cara que ela ia ficar com ele, não deu surpresa, sem falar que foi descaso o final do Gale isso se podemos chamar de final neh. Mas poderia ter feito um final mais detalhado, como a sociedade ficou apos a queda da capital e um contato entre o Gale e ela, pelo menos amigos afinal ele cuidou e salvou a familia dela varias vezes

      Excluir
  5. sinceramente acho o último livro um pouco decepcionante principalmente o que acontece no finalzinho com o casal. (não vou falar pra não causar spoiler).
    Mas na minha opinião o melhor do livro foi a união ds tributos.
    mas é ótimo a série.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um amigo que é fissurado na série, de início eu não ligava pra essa paixão dele, mas depois fui procurando saber mais sobre a história, os personagens e vi que não era nenhum exagero. Ainda não tive oportunidade de ler os livros, estou ansioso pra compra-los e ver se concordo com a resenha do blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não li a resenha toda porque ainda não li o livro. Mas pelo iniciozinho eu já vi o quanto é bom (é o que eu espero dos livros mesmo)

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro. Sofri horrores com a falta de desapego da Suzanne com seus personagens também. Para falar a verdade, chorei quase o livro todo. Achei bem intenso.

    Quando terminei precisei de dois dias para conseguir ler outro livro. Muita gente não gostou do final, mas eu achei que era isso mesmo que tinha que acontecer.

    Quero ler de novo assim que possível!

    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!! E concordo, Suzanne descarta os personagens como ninguém, hahaha. E concordo tb, jv não tem aquele lance "a guerra acabou, agora reina a paz" que todos tentam mostrar na tv, em filmes ou series ou sei lá. Paz não existe, e nunca vai existir, e Suzanne conseguiu mostrar bem isso.

    Enfim, otima resenha!!Parabens

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você a Suzanne foi genial ao escrever esta série. A Esperança tem um final bastante coerente com toda a situação vivida, não dava para ser diferente, todos saem perdendo numa guerra.
    Desapegada é pouco para definir a Collins, rs, e é muito importante ter isso em mente ao ler os livros.

    ResponderExcluir
  11. louca para ler esta série hihihi

    ResponderExcluir
  12. Já li o livro...Achei o primeiro o mais legal de todos..
    Para falar a verdade, na ordem de lançamentos mesmo: Jogos Vorazes, Em Chamas, Esperança.
    Não gostei muito do final do ultimo livro...Pra falar mais ainda a verdade, eu odiei...Não gostei nem um pouco do final trágico de Prim...

    ResponderExcluir
  13. Resenha perfeeita! Realmente conta de uma forma geral sob esse livro maravilhoso!ADOREEI

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha.Agora sobre o final eu odiei o descaso da Suzanne com o Gale.É como se ela não quisesse escrever sobre ele mais.Fiquei decepcionada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, ele foi importante na historia e no final parece que tava sobrando, então já que ela gosta de matar , devia ter matado ele. Haa mas ficariam como se a Katniss tivesse escolhido o Peeta pq o outro morreu, deu na mesma pq ela somente escolheu o Peeta pq Gale desistiu dela, por culpa, por perceber que o sofrimento dos dois seriam entendidos somente por eles, ou porque o amor dos dois somente existia antes dela ir para arena naquele momento ele a perdeu nao sei pois ela simplesmente ignorou ele.

      Excluir
  15. Terminei o Em Chamas e confesso o medo de ler A esperança,medo do fim e triste por acabar é um serie maravilhosa!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha. Já li o 3º livro e é bem assim mesmo. Você fica na tensão o tempo todo, ainda mais que é o último da trilogia, então tudo o que acontece tem uma consequência no fim. E justamente, não podemos esperar um "e todos viveram felizes para sempre". Todas as situações pelas quais a Katniss passou marcaram pra vida toda.

    ResponderExcluir
  17. "Para melhorar, só se tivessem algumas páginas a mais, explorando melhor alguns desfechos, sem alterar nada." < exaaaaaaatamente! Gostei do livro, mas meu favorito continua sendo "Em Chamas", ele me levou a loucura! "A Esperança" foi um desfecho ótimo para o livro, que me deixou pensando por muito tempo!

    ResponderExcluir
  18. Estou louca para ler. Mas preciso começar do primeiro, Eu AMEI o filme. A resenha está tão boa, que só me faz querer ler mais. Não tive tempo de ler nenhum deles, muito triste por isso. :/

    ResponderExcluir
  19. Eu amo essa trilogia! Só li o primeiro, mas minha tia vai me dar os outros e eu vou devorar eles *_*. Se desapegar dos personagens deve ser difícil mesmo...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha! adorei!! tô lendo o primeiro ainda, e já tô MUITO ansiosa pra ler esse! tem muito gente falando que esse é o melhor da Trilogia, assim espero! :)

    ResponderExcluir
  21. Eu quero muito ler essa trilogia, li resenhas e me falaram coisas positivas sobre os livros, fiquei muito interessada em ler. Quero ver o filme também, parece ser bom, assim como me disseram sobre o livro. Gostei bastante da resenha, muito boa.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li Jogos Vorazes, e espero muito dessa trilogia. Muito bom que a série de livros tenha terminado com mais um livro de qualidade e que mantém a tensão e corresponde às expectativas dos leitores.

    ResponderExcluir
  23. Eu não gostei muito do final mas a parte do 'REAL' salvou,é uma das melhores series que eu já li ate hoje e vai continuar sendo.
    Peeta é fantástico *_*.
    Beijos e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Li somente o 1º livro,mas as resenhas principalmente esta nos deixa com uma vontade de ler os outros livros, e logo. Mostra que ha muito o que pensar e não esperar um romance agua dom açucar. Ao mesmo tempo demonstra um fim não muito lehgal mas realista com toda a triologia.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é incrível, quando eu terminei de ler demorei um tempo para processar tudo, sbae? Fiquei em depressão pós- leitura rs'

    "Jogos Vorazes não pode ser reduzido a um romance bonitinho." Falou tudo! Jogos Vorazes é MUITO mais que isso.

    Adorei a resenha :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  26. Segunda resenha do dia que leio de A Esperança e ambas com o mesmo comentário: não espere um final feliz.
    Não imagino como vá terminar, mas acho que a Suzanne só poderia dar um final genial à série e com certeza seu maior propósito é nos levar a refletir.
    Adorei a resenha, Mari!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Maravilhosa sua resenha.

    Pelo o que me contaram de spoilers o livro é mega maluco no final!!
    Aaiaiaiai, e eu nem quero ver quem a Suzanne mata!!
    Não aguento tantas mortes, vou morrer, não vejo a hora de ler A Esperança!

    Bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não fiquei com muita vontade de ler essa trilogia, mas me deu vontade de ver o filme.
    Quem sabe depois do filme não me animo, né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Estou louca pra ler esse livro, já li os dois primeiros e tenho esse na minha estante para ler haha só falta eu acabar os que estou lendo.
    beijos!

    ResponderExcluir
  30. Alguém me entendeu! Li muitas resenhas desse livro e várias disseram nao gostar do final, que esperavam algo mais feliz depois de tudo que a Katniss passou... Mas, sejamos realistas, essa serie é para nos fazer refletir, pensar. E, tecnicamente, o final nao foi de todo triste(nao vou citar mais nada para quem nao leu ainda)

    ResponderExcluir
  31. São 3 e meia da manhã, acabei de ler o último livro da trilogia e concordo com a resenha, achei muito bom o desfecho, em todos os sentidos. Vou dormir em alguns minutos, mas provavelmente vou gastar grande parte do sono refletindo sobre o final da trilogia.

    ResponderExcluir
  32. Muita gente ,(muita gente mesmo)disse que não gostou do final da trilogia , e até agora eu não conseguia escolher as palavras do quanto eu gostei da trilogia , incluindo o final que para mim foi ótimo .E sua resenha sobre a série resumiu tudo o que estava travado . Amei muito!

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, muito boa mesmo. Na verdade eu gostei do rumo que levou o fim do livro, porém o que me frustrou foi o fato da autora ter utilizado poucas palavras para o fim, me deu a impressao que acabou o número de página e ela teve de encurtar os detalhes, pois em partes menos importantes continham bem mais detalhes... eu re li o fim 3 vezes de tanta tristeza que fiquei por não achar mais informações.

    ResponderExcluir
  34. GEENTE ótima RESENHA super adorei.
    preciso confessar li os três livros da série faz alguns meses, detalhe como na época não estava com boas condições, li pelo celular, detalhe meu celular é minusculo, mas enfim, suuper valeu a pena, e sou super fã assim como muitos,
    beeijãaao :*

    ResponderExcluir
  35. Livro " A - Esperança" foi simplesmente incompleto... Como assim "Ela morre?" isso faz o 1 e o 2 não terem sentido algum.

    O descaso de Suzanne com "Gale" foi outro ponto fatal nesse final.

    Li o livro em 3 dias frenéticamente e realmente fiquei muito triste com o final que teve.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...