[Resenha] Meu Monstro de Estimação - Dick King-Smith

29 de outubro de 2011
Título: Meu Monstro de Estimação
Autor: Dick King-Smith
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-07933-6
Páginas: 112
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Saraiva | Fnac
Sinopse: Tudo começa na década de 1930, quando a jovem Kirstie e seu irmão, Angus, levam para casa um estranho ovo encontrado em uma praia da Escócia. Sua família não poderia imaginar que havia algo lá dentro, mas no dia seguinte, uma surpresa os aguarda: Kirstie descobre um pequeno monstro marinho nadando em sua banheira! Uma mistura de cavalo, sapo, tartaruga e crocodilo, o bichinho é a criatura mais estranha que ela e sua família jamais viram. Só o avô da menina parece saber o que é aquilo: um lendário cavalo-do-lago! Essa criatura adorável, que ganha até nome próprio, seria um bichinho de estimação perfeito não fosse um simples detalhe: ele não pára de crescer! O cavalo-do-lago cresce a cada dia. E mais. E mais. E MAIS. A qualquer momento ele vai se parecer com o que realmente é… um monstro! É preciso encontrar um lugar enorme para que ele fique em segurança e não assuste ninguém. Mas será que existe um lugar assim?


"Era do tamanho de um gatinho recém-nascido, mas com um formato um tanto diferente. A primeira coisa que se percebia nele era a cabeça, que apontava para fora da água no final de um pescoço bem comprido. Mais do que qualquer coisa, parecia a cabeça de um cavalo, com ventas largas como as de um cavalo e até algo parecido com orelhas. Mas seu corpo era mais parecido com o de uma tartaruga marinha. Não tinha casco - apenas uma espécie de pele cheia de verrugas como a de um sapo, de cor cinza-esverdeada -, mas tinha quatro nadadeiras como uma tartaruga. E tinha também uma cauda como a de um crocodilo".


"Meu Monstro De Estimação" conta a história de uma família que mora perto da praia e tem o hábito de, após as tempestades, ir até a beira-mar procurar "tesouros" trazidos pela água. Após um desses temporais, Kirstie encontra um ovo gigante e, com ajuda do irmão Angus, resolve levar para casa, colocando-o em uma banheira para chocar.

Assim, nasce Crusoé, um monstro marinho que no futuro será conhecido por "Monstro Do Lago Ness". As crianças, com a ajuda do avô Resmunga, precisam suprir as necessidades do animal, que é faminto e não para de crescer. Já aviso, é difícil não se contagiar com personagens tão cativantes!

O livro de Dick King-Smith (autor de "Babe, o porquinho atrapalhado") possui uma narrativa simples e voltada para o público infantil. É uma história encantadora! Impossível não se envolver com as lições de amor e amizade abordados na obra. Todavia, o autor poderia ter desenvolvido mais a história (mesmo sendo um livro para crianças).

Um fato interessante é que em alguns capítulos temos o ponto de vista de Crusoé, o cavalo-do-lago.

Vale lembrar que o livro deu origem ao filme homônimo, produzido pela Walden Media ("As crônicas de Nárnia"). Eu já assisti e posso afirmar que são histórias distintas, apenas o começo é parecido. E, confesso, a trama retratada na adaptação é infinitamente melhor. Super recomendo!

A capa é linda, mas não tem referência a ela no livro; é inspirada no filme. A diagramação é bem simples.

Enfim, é um livro infantil, mas se você é como eu e gosta de liberar a criança que vive dentro de você, vai se encantar com essa história tão fofa, pura e emocionante. Também é uma ótima sugestão de presente para os pequenos.






Muito obrigada a todos que participaram da promoção! No começo da semana divulgo o resultado.
 
Beijos!
Labels: , , ,

12 comentários :

  1. Hey,

    Sério que tem livro? Eu não sabia haha.

    Só assisti ao filme, e gostei muito! Na verdade, eu gosto bastante de filmes nesse estilo, rs.

    A resenha ficou muito boa :D

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!!!
    Bem que me pareceu família a história, logo associei a esse filme. Tbm já assistir ao filme, mas foi a tanto tempão, tanto que nem me lembro direito da história.
    O livro parece uma fofura, que pena que o filme é melhor. Mas se me surgir a oportunidade, leria sim esse livro.
    Tbm gosto de soltar a criança dentro de mim de vez em quanto.
    BJ!

    PS: Já estou roendo as unhas de nervoso, tô louca para saber o resultado do sorteio. (Tomara que seja eu, tomara que seja eu, tomara que seja eu XD)

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Own! Me apaixonei... Muito, muito fofo!
    Só a capa já me deixou maravilhada, agora depois da sinopse eu digo: "Tenho que ler esse livro!!!!!" Eu realmente amei a estória, super diferente e interessante!

    Achei engraçado o nome do Avô deles, rsrs... E tenho certeza que amarei!

    Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro, mas adorei conhecer!
    Ótima resenha =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto a capa, mas não tinha lido sinopse ou resenhas.
    Que fofo!
    Adorei sua resenha!
    bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    O livro parece ser encantador mesmo!
    Não gosto quando modificam o enredo na adaptação, mas, nesse caso, as mudanças parecem ter sido bem positivas né?
    Beijão e boa semana pra você, flor!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, Mari!
    Adoro histórias infantis, de verdade! Acho bonita a forma de cada autor explorar este tema tão fofinho *-* Rsrsrs.
    Não vi o filme, mas agora fiquei curioso com o trailer!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da história, mas amei a capa (um luxo..rs.)
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  9. Tem um filme, não é mesmo? o.o Eu queria muitoooooo ver! Nem sabia que tinha livro :D Eu quero *o* amei a resenha parece ser muito divertido :D

    http://historiasnaestante.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. O FILME GERALMENTE É UM RESUMO DA IMAGINAÇÃO DE QUEM PRODUZ O QUE LEU DO LIVRO E ACRESCENTA ASSIM A SUA CRIATIVIDADE DE CRIAR NOVOS PERSONAGENS E COM MAIS ALGUNS COMENTÁRIOS DE OUTRAS IDEIAS, SONHOS,MAIS IMAGINAÇÃO DAS PESQUISAS FEITAS C OUTRAS PESSOAS PARA PRODUÇÃO DE DESENHOS CRIATIVOS, NÃO SENDO CÓPIAS, DANDO VIDA AO ILUSIONISMO DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  11. o livro é muito massa é o segundo melhor livro q eu ja li

    ResponderExcluir
  12. o livro e chato !!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...