Menina Má - William March

5 de setembro de 2016
Imagem: Sai da Minha Lente


Capa cor-de-rosa, uma menina loirinha com olhar inocente... É um livro infantil, certo? Pense duas vezes e observe novamente: o livro foi lançado em abril desse ano pela editora DarkSide, e é o clássico caso de "não julgue o conteúdo por sua capa". Menina Má é um suspense psicológico que prende o leitor, ao mesmo tempo que levanta a questão sobre o quão verídica é a afirmação que o ser humano já nasce com uma índole má.

O livro, do autor William March, lançado na década de 50, chegou a ser finalista do National Book Award na categoria de ficção e é narrado pela perspectiva de Christine, uma mãe que se vê atormentada pelo comportamento da filha, Rhoda.

A doce garotinha de cabelos loiros é descrita por todos ao seu redor como autossuficiente, madura para sua idade, e extremamente agradável, principalmente quase se trata de conseguir algo que queira muito. Sua personalidade psicopata é aflorada quando se vê contrariada e privada de objetos de sua afeição, principalmente.

Gradativamente o autor vai nos apresentando situações que as pessoas do círculo social de Christine acham estranhas, e mesmo com a garota estando presente em algumas delas, por se tratar de uma criança, ninguém realmente culpa Rhoda. Na verdade, elas acreditam que algo misterioso ronda a menina, mas preferem não se manifestar a respeito, apenas tomando algumas decisões simplórias, como pedir para a menina se retirar da nova escola que frequenta na cidade.

A mãe, aos poucos, começa a perceber as atitudes de sua própria filha, e é assim que o leitor entra de cabeça em uma circunstância muito peculiar e complicada. Christine é considerada da alta sociedade dos anos 50, mas que passa longos períodos longe do marido. A falta de apoio e uma figura masculina na família é meio que suprida pela vizinha da família Penmark, que tem um carinho imenso por Christine e Rhoda, e toma as garotas como se fossem suas próprias filhas. Ela tem um “quê” de mãezona, mas com aquele comportamento de querer controlar tudo e todos ao seu redor.

Consigo entender o impacto que esse livro causou na época que ele foi lançado. Todas as questões envolvendo uma mente doentia, de comportamento e ações perversas, que já é impossível de aceitarmos de um adulto, tornam-se ainda mais impactantes ao se tratar de uma garotinha. Apesar de ter ficado bastante presa na história, senti falta de um grande acontecimento no livro. Desde o começo fica claro que Rhoda é responsável por várias coisas perversas que acontecem e o que espanta é a falta de empatia e remorso por parte da garota. Por outro lado, é bastante angustiante acompanhar a deterioração de Christine, que como mãe, se sente responsável por ter colocado “aquele ser” no mundo. Menina Má é ótimo para quem gosta de thrillers psicológicos, só não esperem ação dele, pois o seu ritmo é cadenciado do início ao fim, sempre as grandes estrelas do show sendo os próprios personagens.




Título: Menina Má 
Título Original: The Bad Seed
Autor: William March 
Páginas: 272
Data de Publicação: 2016
Editora: DarkSide
Idioma: Português
Gênero: Ficção | Suspense
ISBN: 978-8566636819


Labels: , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...