Hugh Glass e sua (dourada) Vingança

29 de fevereiro de 2016
DiCaprio no papel de Hugh Glass, que rendeu seu primeiro Oscar / Fonte

Domingo, 28 de fevereiro. Milhões de pessoas atentas à 88ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars do ano de 2016. Essa data certamente ficará na memória de muita gente que torcia para que finalmente Leo DiCaprio colocasse as mãos na estatueta dourada, depois de tantos anos de espera. Hugh Glass, personagem central de O Regresso (The Revenant), foi o responsável pela conquista de Leo. Sua interpretação do peleiro sobrevivente pode não ter sido a mais poderosa de sua carreira, mas certamente impressionou a Academia. Mas quem é Hugh Glass?

Sim, Hugh Glass existiu, ou seja, O Regresso é baseado em fatos reais. Não é de hoje que fortes sentimentos movem o ser humano, e o principal deles que circunda a vida de Glass é certamente a vingança.


O homem que nasceu na data provável de 1780, era considerado um explorador e caçador muito eficiente. Ele era experiente em realizar longas expedições, mas foi na Rocky Mountain Fur Company que sua vida sofreu um grande revés: após um ataque quase mortal de um urso-cinzento, Glass é abandonado por seus "companheiros", extremamente ferido e sem nenhuma de suas armas.

É a partir de tal fato que se desencadeia a vendeta de Hugh. Hollywood, como de costume, deu uma leve romanceada na história, introduzindo o sentimento de justiça de um pai que fica desamparado (sem muitos detalhes aqui). Mais uma motivação para o protagonista reunir forças para completar sua missão vingadora.

Fonte: Reprodução

Com desfecho diferente do filme, e sem spoilers para quem ainda quer ler o livro (lançado esse ano pela Intrínseca) e conferir a adaptação cinematográfica, não são muitas coisas que se sabe sobre o fim de Hugh Glass. O que se tem notícia é que ele encontrou a morte alguns anos depois do seu embate com o urso. Lendas americanas giram em torno do seu nome e na Dakota do Sul é possível encontrar um monumento em sua homenagem.
Labels: , , , ,

Um comentário :

  1. Acho que li uma vez alguma coisa dele em um livro que falava coisas da história americana, mas foi bem de passagem, nada com detalhes. Queria ver o filme, é uma história bem interessante que criaram ali e deve ser muito bom. O livro não sei se leio....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...