A Sorte do Agora - Matthew Quick

27 de outubro de 2015



Mais um livro do Matthew Quick... aqui no blog vocês podem conferir as resenhas de O Lado Bom da Vida e Quase uma Rockstar. Seguindo a linha dos livros anteriores, A Sorte do Agora também traz personagens adoráveis, com seus problemas e angústias. E claro, uma mensagem profunda de esperança e de como "seguir em frente".

O que eu acho mais impressionante na escrita do Quick é a paixão que ele demonstra através das palavras. Isso é perceptível na história. Em várias entrevistas, ele comenta que já passou por vários episódios de depressão e ansiedade, e que a forma que encontra para lidar com isso é tirando "o caos" de sua cabeça e transformando em histórias.







Dessa vez temos uma narrador adulto, Bartholomew. Com seus quase 40 anos ele tem que lidar com a perda da mãe. Seria "somente mais uma história" se Bartholomew não tivesse um laço diferenciado com ela, com quem viveu toda sua vida até então. Sua mãe era grande fã do ator Richard Gere e já em seus dias finais, devido sua doença, já estava com a saúde mental bastante debilitada, ao ponto de chamar o próprio filho de Richard.

Após a morte dela, Barth acha uma carta de Richard para sua mãe (daquelas estilo "resposta automática" com uma assinatura). A partir de então, sem saber o que fazer exatamente e como seguir em frente, ele começa a escrever cartas endereçadas para o ator, narrando seu dia-a-dia, alguns flashbacks do passado e por aí vai.

Logo no início notamos que Bartholomew é uma pessoa diferenciada. Sempre foi totalmente dependente de sua mãe, com pouca iniciativa própria e com alguma dificuldade em se ajustar na sociedade, vamos dizer assim. Como sempre, o que mais me impressiona na escrita do Quick é a suavidade e sensibilidade com que ele propõe tratar assuntos até mesmo pesados com seus leitores. Tudo é feito de uma forma que prende a atenção para sua história. Os personagens parecem que querem "saltar" das páginas e contar suas histórias ali, diretamente ao leitor, ao pé do ouvido. Acho isso sensacional.

Bartholomew é mais um dos seus grandes protagonistas, que evolui perante os olhos do leitor, com seus altos e baixos, e consegue superar seus medos e angústias, mesmo com muita dificuldade. Os personagens de Quick superam a si mesmos, e acho muito bacana a lição de vida que eles nos dão e a fagulha de esperança que o autor faz brotar dentro do coração do leitor, através deles.

Alguém comentou (não lembro se foi em alguma resenha ou vídeo no Youtube, sorry) que a sinopse da orelha do livro possui um spoiler, e tenho que concordar. Então, aconselho a vocês a não lerem a orelha (sejam fortes! haha).

Recomendo mais esse livro do Quick. Com a história sendo narrada através das cartas, ela ganha agilidade. O começo é meio lento, mas logo engrena, e quando se percebe, o livro chega ao fim. Com mais uma ótima reflexão, principalmente quem curtiu O Lado Bom da Vida, possui altas probabilidades de colocar A Sorte do Agora na listinha de favoritos! :)




Título: A Sorte do Agora
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 224

Labels: , , ,

Um comentário :

  1. Tenho tanta vontade de ler os outros livros do Matthew Quick... Li "O lado bom da vida" e quero ler os outros. Esse também está na lista! *_*

    Seguindo o blog!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...