Vivian contra o Apocalipse - Katie Coyle

24 de julho de 2015




Em tempos de intolerância em diferentes níveis e áreas, inclusive a religiosa, Vivian Contra o Apocalipse é mais que atual: é um soco no estômago.


Sobre o tema só tinha lido alguns livros da (enorme) série Deixados para Trás (de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins), que já teve até adaptação cinematográfica (não tão bem sucedida). O diferencial agora é ver o apocalipse através de uma jovem de 17 anos, que foi deixada para trás, literalmente, em um novo mundo pós-arrebatamento.





Entendam: esse tipo de leitura nunca é fácil para mim. Sou cristã, e tento me despir de qualquer preconceito e crença pessoal para poder ler algo do gênero, entendendo que o autor está trazendo para mim uma ficção. Um dos grandes diferenciais de Vivian é, eu diria, o fato das coisas acontecerem de uma forma crível. Você pensa realmente: "Ei, isso poderia estar mais perto de nós do que gostaríamos."

Vivian acaba de vivenciar uma situação pós-arrebatamento. Seus pais estavam frequentando uma igreja e comungando de algo que é estranho aos seus olhos. Todo o Estados Unidos foram dominados pelos Crentes após várias previsões de um líder dessa Nova Igreja acabarem se concretizando. Após o desaparecimento de seus pais, Vivian tem que rever suas crenças ao mesmo tempo que tenta sobreviver ao caos em que a vida se tornou para "os que ficaram".

O que me prendeu à leitura foi a identificação com Vivian. Na maioria dos livros do gênero fim do mundo, pós-apocalíptico, etc., aparentemente o protagonista sabe o que fazer, todas as ações e decisões são tomadas de maneira rápida e as coisas fluem numa boa, e ele é um herói. Não! As coisas não acontecem assim. Eu me identifiquei com ela, porque sei que em situações extremas eu ficaria sem ação, perdida, até finalmente traçar planos e começar a agir.

As relações humanas também são bem tratadas no livro. Conflitos entre amigos, conflitos entre os que ficaram, tudo faz parte, e a autora retrata o quanto nossa sociedade está doente, em como até em situações extremas as pessoas ainda tentam se dar bem em cima das outras ou tentam manipular os que são menos esclarecidos.

Para finalizar, só gostaria de comentar que tive um pouco de problema com a nomenclatura utilizada na tradução. Os Crentes, em inglês, é algo como "Believers", e consigo ver a coerência nessa escolha de termo, mas o problema é que por aqui temos um grande estigma com a palavra, principalmente em época de "Felicianos da vida". Crente é quem crê em alguma coisa, fato, mas a palavra já está associada automaticamente aos evangélicos - e nunca de uma forma positiva, vamos ser sinceros.

Vivian Contra o Apocalipse é simples, direto e mostra o crescimento da protagonista em meio ao caos, ao mesmo tempo que critica a forma que a sociedade se comporta em tempos de dificuldade. A compaixão, que deveria unir as pessoas, é substituída pelo medo, intolerância e instinto de sobrevivência. É uma boa leitura juvenil.


Título: Vivian Contra o Apocalipse
Autor: Katie Coyle
Tradutor: Flora Pinheiro
Editora: Agir Now
N° de Páginas: 214

Labels: , , ,

4 comentários :

  1. Não tinha ideia que você tinha começado a série Deixados para Trás! Eu li os 13 livros, mais pela diversão da aventura dos "deixados" contra o exército do demonho do que por acreditar nessa linha do fim do mundo. Nos momentos de "catequização" do livro eu super relevava e seguia em frente.
    Eu fiquei interessada pelo livro, mas não me toquei que era sobre arrebatamento (eu e minha mania de "visualizar" a sinopse e não guardar as informações direito). Acho que subiu ainda mais na minha lista de interesses-vou-comprar-um-dia-aí.
    Bom saber que ela não é uma Katniss-kickass mas uma jovem normal que está no meio do "deu ruim". Prefiro assim também, quando se trata do "mundo real".
    Ótima resenha, Ly. :3

    ResponderExcluir
  2. Eu li algumas resenhas desse livro e estou doida para ler. Acho que nunca li nada com esse tema então acho que vai ser uma leitura bastante interessante e nova para mim. Doida para conhecer a Vivian nada perfeita ou guerreira. hehe :)

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As avaliações desse livro não andam sendo muito boas, pelo menos as poucas que li, mas sua resenha despertou minha curiosidade. Já li alguns livros da série Deixados para Trás Teen e por ser cristã também, sei que terei de ler esse livro com a mente aberta.

    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou cristã e realmente é difícil, durante a leitura se lembrar que não devemos misturar as coisas, por isso ainda estou pensando se leio esse livro, em alguns pontos me interessei mas em outros já fiquei meio relutante

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...