Anacrônicas: Contos Mágicos & Trágicos - Ana Cristina Rodrigues

27 de abril de 2015



Recentemente tive a oportunidade de ler a prova do livro Anacrônicas: Contos Mágicos & Trágicos da autora Ana Cristina Rodrigues. Acompanho a Ana tem um tempinho - se você quer saber sobre mercado editorial, literatura fantástica e mais outras coisinhas, recomendo segui-la no Twitter. Inclusive, foi por lá que ela fez uma breve votação da capa de Anacrônicas, e eu tinha votado nessa, afinal, quem não curte coelhos? <3

Esse livro de aproximadamente 200 páginas em tamanho diminuto (vou falar da edição já, já, que é um show à parte, de tão charmosa), reúne os contos da autora escritos entre 2009 e 2014. Temos 24 contos, uns de uma página só e outros um pouco mais compridinhos, e alternam entre histórias singelas, outras mais fantasiosas e algumas com uma "linha" mais trágica - como o próprio nome sugere.



Como é de costume em livros desse gênero, sempre rola uma identificação com alguns contos mais do que com outros. E não sei se estou sendo tendenciosa, mas os meus favoritos tem...COELHOS! Esses bichinhos branquinhos aparecem em alguns contos. O Mapa para a Terra das Fadas é a história que abre Anacrônicas, e é a mais singela e fofa. Em meiguice, nenhum conseguiu superá-lo, com o peludinho Nagu "voltando para casa" com a ajuda de Miguel e sua mãe, Ana. Outro que também menciona coelhos é O Ladrão-de-Sonhos, que ainda faz uma pequena piadinha com Alice (sim, aquela Alice). "É tarde!" é um curtinho sobre um orelhudo "atrasildo" e  contém mais uma lembrança da personagem de Lewis Carroll.

Campeonato de Beijar Sapos contém uma história meio creepy e fantasiosa, quase trágica, que envolve boates, amigas baladeiras e um pouquinho de humor negro. Acho que poderia ser aproveitada para ter um livro só dela. Aliás, essa é uma das coisas que senti em Anacrônicas. Muitos dos contos poderiam ser estendidos, pois ficou aquela sensação de "quero mais", enquanto outros, funcionam bem com um final inexplicado e aquela aura de mistério.

Dou destaque para Como nos tornamos fogo? que tem um ritmo tão cadenciado que li como se fosse um poema. Ele é sensível, ao mesmo tempo que é forte. Outro que gostei bastante é de A princesa de toda dor, cujo um quote vocês podem conferir abaixo.


Anacrônicas foi um livro muito agradável e gostosinho de ser lido. Estou apreciando mais esse tipo de leitura, e pelo fato de todos terem elementos fantásticos, foi fácil gostar deles. #suspeita Como citei lá no início, a edição está bem caprichada, e me agradou bastante a diagramação diferenciada... as páginas são inseridas dentro do naipe de espadas, além de termos várias ilustrações do Estevão Ribeiro que acompanham os contos. O livro tem tamanho 18x12,5, ficando bem charmoso.

Vocês podem ver mais imagens internas do livro no Pinterest da autora AQUI
Gostaram?
Vocês podem saber mais sobre o livro (e como adquiri-lo) no blog da autora AQUI ou no site da própria Aquário Editorial. Eu recomendo e acho que vale super a pena! :)

Título: Anacrônicas: Contos Mágicos & Trágicos
Autor:  Ana Cristina Rodrigues
Editora: Aquário Editorial
N° de Páginas: 204

Labels: , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...