Minha Vida Daria um Filme - Simona Toma

10 de março de 2015



Posso confessar para vocês que Minha Vida Daria um Filme chamou minha atenção pela associação com os livros da Paula Pimenta (Fazendo meu Filme) e não vai rolar julgamentos? rs. Mesmo o título, as cores da capa e o estilo do desenho me lembraram bastante o estilo dos livros da Paulinha e foi daí que nasceu minha vontade de lê-lo.

A primeira coisa que vocês devem saber é que o livro da Simona Toma é italiano. Sim, a autora é italiana e foi uma delícia sair da minha zona de conforto. Mesmo com uma história simples e juvenil, o ritmo de leitura dele é MUITO diferente do que estou acostumada, por causa da nossa cultura brasileira e americana/britânica as quais estamos mais acostumados nos livros.





Uma das primeiras surpresas foi com a protagonista Toni (ou Antonia). Ela tem 18 anos, mora em Milão e tudo o mais, ainda mora com a família, mas senti como se ela se comportasse como uma garota de 14-15 anos. Toni se mostrou um pouco ingênua boa parte do livro, quase boba até.

Apesar disso, ela é uma pessoa sonhadora e pretende sempre correr atrás de seus sonhos, e a história é de como, logo no começo do livro, ela conhece Filippo e logo fica caidinha por ele, no estilo "ele é meu príncipe encantado e amor da minha vida. Será para sempre!". Daí para a frente, após o primeiro encontro deles, Toni e as amigas se metem nas situações mais absurdas possíveis. Algumas são engraçadas, e outras, confesso que senti que a autora deu uma pequena forçação de barra.

Mesmo com enredo bem simples e, teoricamente, uma leitura leve (no sentido de não ter grandes conflitos ou temas densos), no começo senti a narrativa truncada. Tive o mesmo problema com os livros do Moccia, e estou começando a achar que é o estilo mesmo. Me adaptei melhor com a leitura a partir da página 70 ou 80. Mas é aquela coisa...sair do lugar-comum é pode ser uma boa experiência se você se deixar arriscar. O andamento das coisas é diferente, até a maneira de retratar as meninas é de uma forma que não estou acostumada. Rolou aquela coisa de "estranhamento", mas não vou dizer que seja uma coisa ruim no caso desse livro.

Para quem é apaixonado por tudo que envolve a indústria cinematográfica, Minha Vida Daria um Filme não decepciona. Acompanhamos bastante coisa do mundo dos "bastidores", com as filmagens, direção, atores irritadinhos e que nunca são como aparentam seus papéis, etc., com os quais Filippo trabalha. Toni e as meninas acabam caindo nesse universo meio que sem querer, mas de uma forma divertida.

A única coisa que me incomodou, nem é relacionado à história em si, e sim com a Matilde, uma das amigas de Toni. Ela é irritante, mesquinha e egoísta, e fiquei bem triste. Geralmente nesse tipo de livro as melhores amigas das protagonistas são as fofas.

O livro é bonitinho, mas não passa disso. É daqueles juvenis só para passar um tempo sem pensar me nada complexo e que garante algumas boas risadas. Minha Vida Daria um Filme é totalmente descompromissado.  Ah, e é volume único! :)

Título: Minha Vida Daria um Filme
Autor: Simona Toma
Editora: Fundamento
N° de Páginas: 256
Labels: , , ,

2 comentários :

  1. Oi!
    Essa capa também me lembrou dos livros da Paula Pimenta, ainda mais por também ser relacionado com cinema... Acho que não conhecia nenhuma autora italiana e isso me deixou mais curiosa sobre o livro, algumas vezes é bom sair da zona do conforto. Mesmo que a protagonista seja meio imatura, fiquei curiosa!
    Bjs
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/2015/03/promocao-100-seguidores-do-blog.html

    ResponderExcluir
  2. oie Lygia
    não vou te culpar pela escolha por causa da semelhança do título, pois eu fiz a mesma associação hahahah
    E protagonista 18 anos com ideias de 15 não rola. Mas para uma tarde preguiçosa sem querer uma leitura mais densa, eu apostaria no livro. E eu amo autores italianos. Tenho uma coisa com eles hahahah
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...