The 100: Os Escolhidos - Kass Morgan

24 de fevereiro de 2015


The 100 é um livro que fez um certo burburinho ano passado, ainda mais pelo lançamento da série televisiva que ocorreu em seguida, baseada nos livros da Kass Morgan. Com várias opiniões controversas, guardei para esse ano a leitura, e emendei logo com a continuação, Dia 21. Ah, e que fique claro: não estou acompanhando a série (ainda!).

Os Escolhidos é uma distopia YA, e fala sobre 100 jovens considerados criminosos que são enviados à Terra em uma missão para "verificarem" se a mesma está apta para habitação humana novamente. Há 300 anos os sobreviventes da humanidade vivem em uma nave com recursos limitados após o evento denominado Cataclismo ter tornado o nosso planeta inapto para a sobrevivência do homem. A Terra tornou-se radioativa. 




O principal ponto positivo de Os Escolhidos, para mim, foi a narrativa ágil da autora. Já somos imersos em seu universo sem muitas explicações iniciais e os capítulos curtos contribuem para que isso aconteça. Por outro lado, esses mesmos capítulos são narrados de forma alternada entre várias personagens e nossa, só depois do capítulo 20 me senti menos perdida, pois consegui associar o narrador à personalidade e estabelecer "quem-é-quem".

Particularmente esse item que comentei acima não chega a ser um incômodo muito grande. Já que o livro passa rápido, é fácil se adaptar. Não o seria se a autora se alongasse ou fosse prolixa em suas descrições. Também achei que foi uma forma bem legal que ela utilizou para descrever seu mundo, mesmo que as narrações sejam em terceira pessoa, é bom para o leitor ter uma perspectiva ampla de todos os acontecimentos.

Temos duas narrativas femininas, Glass e Clarke; e duas masculinas, Wells e Bellamy, que foram boas escolhas, pois aparentam ser os mais interessantes. Ou são os mais interessantes pois vemos esse novo mundo através de seus olhos, vai saber, rs. De qualquer forma, muitas reviravoltas e conspirações fazem parte do enredo e dessa missão de recolonização da Terra. Obviamente que 100 jovens considerados "problemas" juntos não seria fácil de se unir, o que dá uma certa ação ao livro - na verdade, até esperava até um pouco mais.

Achei um certo triângulo amoroso desnecessário para a história, mas até entendo que seja quase que um elemento obrigatório (e preferido) dos autores nesse tipo de leitura, e por enquanto vou deixar passar. Glass é minha personagem favorita, e por vários motivos e situações que ocorreram, ela está na nave. São os olhos que temos para saber como as coisas estão por lá e acompanharmos as conspirações políticas. Até agora temos algumas pontas soltas que espero que a autora explique melhor nos próximos volumes.

Mesmo não sendo uma leitura OMG!, para quem sente falta do gênero por ter ficado órfão depois de Jogos Vorazes, Divergente e afins, recomendo.


Título: The 100: Os Escolhidos
Autor: Kass Morgan
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 288
Labels: , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...