Skyland: Ilhas ao Vento - David Carlyle

19 de agosto de 2014



Em Skyland: Ilhas ao Vento, lançamento da editora Fundamento, temos um novo mundo pós-apocalíptico. A Terra sofreu uma explosão que originou varias ilhas habitáveis suspensas no limbo onde antes existia o planeta Terra.

Nesse novo mundo vemos uma mescla de magia e tecnologia futurista  e David Carlyle nos mostra uma humanidade dividida em duas classes sociais extremamente distantes uma da outra, tanto em valores sócio-político quanto físico. Mas mesmo com as diferenças, ambas possuem a mesma necessidade, a Água, que se tornou extremamente rara no cenário das ilhas voadoras escolhido pelo autor para o desenrolar de sua trama.





David cria uma trama instigante com uma narração em dois pontos de vista. Lorenzo, um jovem caçador de água, que habita as escalas mais pobres da população, em uma das suas buscas por água encontra um documento que muda para sempre sua vida. Valery, uma humana com poderes “mágicos” e extremamente inteligente, acaba expulsa da academia de Seijins e se envolve numa trama que pode descobrir a chave para o mistério das ilhas voadoras e a salvação da humanidade.

A criação dos personagens principais nessa história é o ponto forte da narrativa. Vemos o crescimento e amadurecimento de Valery e Lorenzo e criamos uma empatia forte pelo sucesso dos dois. A forma de escrita do autor e bem dinâmica e fluida, mas às vezes deixa a desejar nos detalhes do mundo criado, como as fontes da magia Senjin.

Nesse primeiro volume, do que virá a ser uma trilogia, temos o preparo do terreno para a busca da salvação desse mundo despedaçado. Tendo pitadas de magia e tecnologia, o universo criado por Carlyle tem bastante conteúdo e potencial para a formulação de uma grande história. Durante a leitura me lembrei muito do filme Waterworld - O Segredo das Águas, mas de forma inversa, pois nele o Kevin Costner busca terra o tempo todo, aqui eles buscam água.

A edição da Fundamento está impecável, a capa é muito chamativa e bonita, inclusive alguns colegas de trabalho se interessaram pelo livro somente dando uma espiada, rs. No final do livro há várias imagens em papel fotográfico, que ilustram as passagens narradas. Considero isso uma mega adição aos leitores. Gostei bastante também de a Fundamento ter mantido certos termos no inglês como o titulo Skyland. Outro ponto da edição que eu gostei  foi do inicio dos capítulos, que mostram a data, hora e local onde os fatos ocorriam, ajudando no entendimento da narração como um todo.

Em geral um livro muito bom de ficção pós-apocalíptica, uma leitura leve e dinâmica que leva 4 estrelas na minha avaliação apenas devido à sua superficialidade descritiva, que considero importante em um livro que inicia uma trilogia, como forma de ambientar ao máximo possível o leitor. Apesar disso, recomendo bastante para os fãs do gênero e fico no aguardo da continuação. Espero que a Fundamento divulgue e trabalhe mais essa série por aqui.



Título: Skyland: Ilhas ao Vento
Autor: David Carlyle
Editora: Fundamento
N° de Páginas: 248
Labels: , , , ,

Um comentário :

  1. Acheii que teria um numero de paginas maior pra falar a verdade
    pois a historia e bem feita e tals ! A capa parece ser de jogo
    Video Game ! Mais sinceramente eu curti tudo seja a capa e historia



    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...