Sangue dos Deuses - Conn Iggulden

16 de junho de 2014






Na série "O Imperador", nos é contado a vida de um dos maiores lideres da humanidade. Conn Iggulden nos apresenta a Caius Julio Cesar, o maior e mais conhecido imperador de Roma. Nessa série de 5 volumes, que teve seu último volume “Sangue dos Deuses” lançado pela editora Record esse ano, Iggulden nos torna íntimos da sociedade de Roma, cheia de mistérios e segredos onde a influência e o poder sempre está na mão de quem conquista o povo e o Senado.







Os volumes anteriores


A história começa nos volumes anteriores com Cesar ainda pequeno na fazenda de sua família, onde seu pai, já influente no senado, envolve-se em uma disputa que termina em sua morte. Sozinho no mundo junto com seu inseparável amigo de criação Marco Brutos, Cesar aprende com seu tio Mario os segredos da liderança e do poder de Roma. Enquanto Brutos se torna um guerreiro temível, Júlio se torna uns dos maiores lideres que a humanidade já produziu.

No decorrer da série nos deparamos com vários nomes conhecidos da história como Cleópatra, Marcos Augusto, Crassius, Pompeu, Spartacus e ect. Seguindo o curso histórico, Conn Iggulden insere na trama aventuras, romances e traições muito plausíveis aos acontecimentos verídicos tornando a história muito dinâmica e instigante. 

Juntado esse bom desenvolvimento com um poder de descrição de batalhas comparável a de grandes sucessos do gênero, como Bernard Cornwell, a série o Imperador é uma das minhas favoritas no gênero de Romance Histórico.

O último volume é baseado nos eventos que se sucederam após o assassinato de Cesar (sim ele foi assassinado e isso não é spoiler, gente! É história!), Brutos e seus apoiadores, inicialmente achando que seriam aclamados como salvadores de Roma, tentam ascender à líderes do senado romano. Mas ao confrontar-se com o povo que apoia Otaviano, veem que existe uma diferença entre imperador e tirano. Sem o apoio do povo que amava seu imperador eles são simples traidores e assassinos, e tem mais chance de parar na forca que no senado.

Em analise à Sangue dos Deuses, imaginei que por ser o “fim” de uma série de 5 livros ele seria tudo que os seus predecessores foram e mais um pouco, mas isso não ocorreu. O autor focou muito nas intrigas do Senado e na perseguição aos assassinos de Cesar e tornou a história um pouco maçante e previsível. Sem as pitadas de romance e o dom para desenvolvimento de novos personagens presente nos primeiros volumes, Conn perde a mão, deixando a narração um pouco crua e a história "meio verde".

O trabalho de edição da série toda feita pela editora foi muito bom. As capas são bonitas e emblemáticas; as notas históricas e mapas anexos no livros ajudam a entender melhor as movimentações descritas pelo autor.

Assim, mesmo com a escorregada no último volume, O Imperador é uma fantástica série de romance e ação baseada em fatos históricos, sendo muito dinâmica e com grande apelo aos personagens criados, sejam fictícios ou não. Ela leva na minha avalição 3,5 estrelas e recomendo a saga de Julio Cesar assim como todas as outras do autor para qualquer leitor. Quem sabe não resenho as outras séries dele em uma outra oportunidade. ^.~

Título: Sangue dos Deuses
Autor: Conn Iggulden
Editora: Record
N° de Páginas: 392

Labels: , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...