A Donzela e A Rainha - Nancy Goldstone

24 de abril de 2014



É raro ter livros de não ficção aqui no blog. Eventualmente eu falo sobre crônicas e também não sou a maior fã de biografias do mundo, mas não podia deixar de conferir a história de Joana D'Arc através desse livro histórico-biográfico da autora Nancy Goldstone.

Apesar de achar que a chamada para os fãs de 'Guerra dos Tronos' ter sido um pouco apelativa (na contracapa), tenho que concordar que através de A Donzela e A Rainha, as puxadas de tapete políticas, traições e conspirações são muito bem descritas e envolventes.






Depois, as vozes me disseram: 'Conforme-se, não lamente seu martírio; por ele, chegará finalmente ao reino do Paraíso'', declara Joana uma vez, com veemência, em resposta ao ceticismo e às tentativas de seus inquisidores de abalar seu apego às vozes e ao estado de graça. 'E acredito no que as vozes me disseram sobre minha salvação tão firmemente quanto se já estivesse lá.'

Apenas um quadro geral para que não conhece Joana D'Arc: foi uma mulher francesa que nasceu em 1412, considerada uma heroína por suas contribuições na Guerra dos Cem Anos e foi executada em 1431, tornando-se uma mártir. Muito mistério, religião e fé circundam a história de Joana, que afirmava ouvir vozes divinas desde os 13 anos, segundo relatos históricos. Um dos últimos filmes lançados sobre Joana é "Joana D'Arc" (1999), com direção de Luc Besson e com Milla Jovovich (O Quinto Elemento, Resident Evil) como protagonista.

Sobre A Donzela e A Rainha, ele possui o diferencial de estabelecer um paralelo forte também com a história de Iolanda, rainha de Aragão, que possibilitou financeiramente que o exército de Joana seguisse adiante. Além disso, temos também capítulos dedicados à ambientação do leitor no período "Antes de Joana" e capítulos finais dedicados à "Depois de Joana".

A edição também não fica devendo nada com relação à complementação dos fatos abordados pela Nancy, pois contamos com 20 ilustrações no decorrer do livro. Muito me agradou também o capítulo dedicado a falar da Guerra Civil e sobre Carlos VI, considerado o "Rei Louco da França", que com surtos de crise psicótica, atacou seus próprios homens.

Parece até contraditório dizer que apesar de bem detalhado A Donzela e a Rainha é bem objetivo. O que quero dizer é que a autora teve um cuidado de equilibrar a ambientação histórica para o leitor compreender tudo corretamente mas ao mesmo tempo se manteve em uma linha clara e objetiva, sendo esse então o ponto forte do livro.

Recomendo bastante a leitura, principalmente para os interessados e amantes de história. No caso desse livro, foi bem agradável fechá-lo e pensar 'Uau! Isso realmente aconteceu'. Ou algo perto disso. :)




Título: A Donzela e A Rainha
Autor:  Nancy Goldstone
Editora: Seoman
N° de Páginas: 312

Labels: , , , ,

3 comentários :

  1. Oie Ly
    eu sou o contrário. AMO biografias. Me sinto meio voyer em querer saber tudo da vida de todo mundo rs
    Especialmente com figuras históricas. Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei desejando. Nunca li nada sobre Joana D'Arc além dos livros de história. Com certeza irei colocar a minha lista de futuras leituras.
    Thanks pela dica.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca sim, Jacq...ele não é cansativo e passa bastante informação! \o/
      Espero que vc goste tb! :D

      Excluir
  2. muito interessante. a história de Joana D'arc é marcante. a autora pelo visto deu um equilíbrio no livro para não ficar aquela biografia clássica. capa belíssima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...