Promoção + Círculo - Mats Strandberg e Sara B. Elfgren

31 de janeiro de 2014




Círculo era uma das leituras mais esperadas do ano passado! Ficava olhando todos os dias a página da Amazon para ver se iriam atualizar e disponibilizar o e-book para compara. Dica: para quem não sabe, muitas vezes as editoras disponibilizam a venda do e-book primeiro do que a venda do físico, para quem não se importa em ler digital, e é ansioso como eu, rs

A premissa, jovens e "bruxaria", e o fato de não ser americano, me atraíram. Fiquei bastante curiosa para saber como os autores suecos, tão conhecidos por seus suspenses policiais pesados, iriam se sair aqui. E acabou que a leitura não foi tudo o que eu esperava, em partes.





Primeiro, devo citar que a leitura é alternada entre vários personagens. E quando eu digo vários, são muitos mesmo. São praticamente sete (7) protagonistas na história, e até me adaptar à eles demorou bastante, mais do que eu considero normal para algo do gênero.

O ponto principal que fisga de imediato o leitor é que logo nas primeiras páginas já temos um suicídio, o que desencadeia uma série de fatos e descobertas entre alguns jovens estudantes de um colégio de Engelsfors. Como eu citei anteriormente, estava ansiosa para saber como os autores suecos se sairiam em uma leitura do gênero, e de princípio, o "acidente" que me despertou a atenção nas primeiras páginas, foi minando até aproximadamente 2/5 do livro, onde praticamente NADA aconteceu. Eu pegava na leitura e caía no sono, algo que é bem incomum para mim.

Eu entendo que quando se tem que juntar pessoas com personalidades muitas distintas e elas são praticamente obrigadas a trabalhar por um bem maior sem "aparentemente" uma motivação forte o suficiente (além do suicídio de um colega, claro), a narração iria emperrar. Não tem como, de um dia para o outro, pessoas que se odiavam serem uma "grande família feliz". Eu entendo que foi coerente para a história, mas atrapalhou o ritmo e andamento do início frenético, entendem?

Depois de insistir e continuar, a leitura melhora e muito, tenho que dar o braço a torcer. Os nomes Minoo, Linnéa, Anna-Karin e outros começaram a não soar tão estranho pra mim e consegui distinguir quem é quem. Aí sim as coisas começaram a ter agilidade. 

Vanessa foi uma das personagens que sustentaram a narrativa pra mim. Sua história e como lidou com seus poderes inicialmente me convenceram totalmente. Sem contar que ela não é a típica personagem perfeita, o que resultou em ganho de vários pontinhos pelos autores.

Passada a etapa turbulenta, consegui, finalmente, aproveitar a leitura. A ideia desenvolvida pelos autores não é exatamente original ("Vocês devem se unir para lutar por um grande mal se não vão morrer também"), mas foi bem executada, então relevei. As coisas terminam um pouco amarradas, porém criou-se um gancho para continuação. Acredito que se pequenas coisas tivessem sido modificadas, daria para ser um livro único. 

Bom, agora vamos aguardar os próximos  dois volumes para ver como a coisa desanda. Ambos possuem uma nota superior do que o primeiro no Goodreads, o que me deixou otimista.
Título: Círculo
Autor: Mats Strandberg e Sara B. Elfgren
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 416
Querem concorrer à um exemplar? Ele será cedido pela Intrínseca. Entrada livre e opções para vocês ganharam mais pontos! =) 
Boa sorte! 

a Rafflecopter giveaway
Labels: , , , ,

16 comentários :

  1. nossa, eu já teria desistido do livro só em ver a quantidade de personagens. gosto quando o livro é dividido em personagens, mas no máximo 2! 7 é demais!!! hahaha
    essa coisa ai de nada acontecer também me irritou na resenha. acho que os autores quiseram ficar enrolando para prender o leitor, mas comigo não ia funcionar não kkkkkk
    não sei, mas acho que esta leitura, para mim, ia ser igual a de Olho por Olho. eu iria ficar me arrastando até o final do livro, sem conseguir entrar na história, sem conseguir entender nada, e iria terminar o livro odiando-o.

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo ler livros em que o tema são bruxas, mas não porque não gosto, mas geralmente não me chamam a atenção. A capa desse livro é bem bonita e a ideia apesar de não ser original, deve ser um livro para entreter.....gostei também o fato de serem narrativas alternadas entre os personagens !

    ResponderExcluir
  3. Participando

    mayla_2013_henriky@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Lygia!
    Quando criamos uma grande expectativa em ler um livro e ele nos decepciona logo no início, é doloroso. Bom que a leitura depois fluiu e melhorou.
    Gosto de tema que aborda adolescentes, bruxaria, etc.
    Gostaria de ler o livro e posteriormente a série.
    Muito boa resenha.
    Desejo um final de semana de muita paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  5. Participando.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Desculpe. Não sabia que tinha que comentar a resenha aqui. Mais achei a estória intensa e isso me deixou curiosa. Primeira vez que leio sobre este livro e até que gostei. Mesmo tendo essa quantidade de personagens e que todos participem ao mesmo tempo, vou tentar acompanhar e ver no que vai dar. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro. Bruxas me agrada muito, e todos os livros que vejo assim já estou querendo ler.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Faz um tempão que eu venho querendo ler esse livro e essa promoção é uma ótima oportunidade. A propósito, que boa resenha, me fez querer ler mais ainda.
    Participando.
    Ítalo Costa.
    sousaitalocosta@gmail.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Puxa estava ansiosa para ler esse livro, mas agora fiquei com um pouco de medo. Mas pretendo ler assim mesmo. Bjos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Já havia lido que no início o livro é um tanto cansativo, mas me preocupou, esse cansativo parece ser muito cansativo, arrastado ou deitado (você chegou a dormir 0.0).
    Ainda pretendo ler o livro, mas assim que o tiver em mãos já vou preparar um café bem forte para despertar. O bom das resenhas, o que mais vejo, é pelo menos estar preparado para o que vem. É difícil uma resenha mudar minha opinião para que não leia um livro, mas vi que é mais fácil mudar no caso para ler um livro que não gosto tanto do gênero. Mas, realmente você lê livros e livros a noite toda, já li aqui várias vezes você escrevendo isso, e se mantém acordada. Então... esse vou preparada com uma garrafa inteira de café pronto.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que pena que o inicio do livro é um pouco lento, mas livros com muitos personagens, muitos fatos isso acontece as vezes rs, mas fico contente em saber que melhora ao decorrer do enredo.
    Tomara que na continuação, melhore rs, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Participando . . .

    Seguidora GFC : Debby

    e-mail : deborapirovic@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de sobrenatural, magia e afins mas esse livro está me deixando intrigada porque as resenhas não são do tipo "não gostei" ou "gostei". Parece que a história deixa margem para amar ou odiar, enfim, tenho essa sensação. Sete personagens principais é muita coisa e imagino mesmo que é preciso de um tempo para assimilar tudo isso e não se perder no enredo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...