Especial 007 - Bond, James Bond!

16 de janeiro de 2014
Pierce Brosnan como o agente duplo. O favorito da Ly


Fala aew, pessoal, hoje vim trazer para vocês o especial 007 no Brincando com Livros junto com a Objetiva/Suma de Letras/Alfaguara. Especial pois vou fazer um "3 em 1". ^.~

Pelo selo Alfaguara foram relançados vários volumes das muitas histórias do cativante agente “duplo zero” James Bond, onde Ian Fleming mostra o motivo desse personagem ser imortalizado. 007 tornou-se um dos mais importantes best-sellers ingleses de todos os tempos, além de destacar o "Dry Martini" e outras tantas bebidas prediletas de Bond.




Com um narrativa muito similar nos 3 livros, Fleming torna suas leituras tão leves que mal notei que já estava chegando no final da trama. Eu começava a ler a passagem que o vilão começa a contar seu plano para matar James e a Bond Girl da vez e pensava “Nossa, como já chegou o fim da história?”, rs. Ao contrário do que tinha escutado sobre as histórias, elas não tem cenas muito hot no enredo e as cenas de ação são pontuadas com bastante suspense descritivo, que faz o leitor ficar bastante imerso na trama, transformando o a leitura numa viagem às missões tensas e intrigantes do agente 007.


No primeiro livro que eu li chamado de “Viva e deixe Morrer”, James é levado aos Estados Unidos, pois aparentemente um agente da famigerada agencia russa SMERSH , está vendendo um antigo tesouro inglês roubado por um pirata dos século XVII para financiar sua linha de informantes, que se estende por todo o EUA. Nessa pesadelo da guerra fria, Fleming ainda cria um vilão cheio de misticismo chamado de Mr. Big, um afrodescendente de mais de 2 metros de altura que, além de associado aos comunistas e as gangues do Harlem, é mestre em Vodu.



O segundo livro lido foi “Da Rússia, Com Amor”. No mesmo ritmo frenético e instigante, somos levado ao coração de Moscou onde a SMERSH planeja um atentado para mostrar a força de seu setor de inteligência contra a maior potência em espionagem, o MI6.  Além disso, Bond está mais uma vez na mira e correndo perigo, pois é um dos melhores agente "double-zero" (00) em campo. É através de sua maior fraqueza que os russos mandam um verdadeiro cavalo de troia irresistível e altamente letal que levará James a sua viagem mais perigosa. Ah, 007 nunca perdendo a oportunidade de flertar e colocar sua outra pistola em ação, haha (desculpem, não resisti XD).



No terceiro livro, Goldfinger, James Bond enfrenta um dos mais maquiavélicos inimigos, um excêntrico e aficcionado homem, que é homônimo ao nome do livro. Ele leva 007 à uma trama centrada no universo econômico da época que tem o Ouro como seu principal alicerce, o qual Goldfinger planeja destruir roubando o maior estoque de ouro do mundo “o Fort Knox”.

Os três livros foram adaptados para o cinema com algumas pequenas modificações em suas histórias.

Ah, uma curiosidade: 007 - Moonraker, ou 007 Contra o Foguete da Morte, teve cenas filmadas no Rio de Janeiro. Tivemos a clássica cena de luta em cima dos bondinhos do Pão de Açúcar:



Os filmes "Goldfinger"(1964) e "Da Rússia, Com Amor", que foi traduzido no Brasil para “Moscou contra 007”(1963), foram da época que o agente britânico era interpretado pelo autor Sean Connery, meu 007 favorito e Viva e deixe morrer (1973) foi interpretado pelo Roger Moore.

Todos os 3 livros que li são muito dinâmicos e resultaram em um leitura muito rápida e gostosa. Eles possem um magnetismo impar, de forma que é praticamente impossível não se apegar à história.

Daniel Craig, o 007 atual

Ian consegue colocar a pitada certa de pimenta, seja no âmbito amoroso ou nas cenas de ação descritas, eu só dei 4 estrelas para esses livros pois é difícil estabelecer uma ordem cronológica dos livros e filmes lançados. Na verdade, para quem nunca foi apresentado ao Bond e não assistiu aos filmes, o excesso de livros e filmes pode criar uma certa confusão. Esse foi o único ponto negativo, na minha opinião, mas que não é tão graaave assim. 

Recomendo para quem curte o estilo "espionagem-ação". Bond é um ícone da literatura, certamente.
Labels: , , , , , , ,

3 comentários :

  1. Estou com muita vontade de ler os livros. Na verdade, eu só conhecia os filmes e já havia zerado o jogo pra 64, Goldeneye, então quando vi que a Alfaguara iria publicar os romances, fiquei muito empolgando. Se eu não me engano, Cassino Royale é o primeiro livro escrito pelo Ian sobre o 007, então acho que dá pra ter uma ideia da ordem cronológica das aventuras do agente.
    Bem, ótimo post! Só quero saber se vai ter promoção, haha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos e Ly
    sou APAIXONADA pelo agente secreto 007, mas até hoje nunca tive contato com os livros, um verdadeiro pecado. Pra mim o melhor 007 foi o Sean Connery. Mas também amo de paixão a atuação do Daniel Craig. Depois do Sean ele é o meu 007 preferido.
    Vou colocar os livros na lista de prioridade.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. nunca nem li os livros e nem assisti aos filmes. o gênero não faz muito o meu estilo, e acredito que se eu ler ou assistir, vou acabar não gostando :S

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...