Semana King: A Torre Negra

11 de dezembro de 2013



Bem, galera, hoje vou falar um pouco sobre o série de livros mais longa do mestre King. \o/

A Torre Negra possui 7 volumes, alguns apêndices e HQs, mas a história principal levou mais de 30 anos para ser finalizada pelo autor. Misturando o mundo de Tolkien, faroeste, as lendas de Artur e o poema “Childe Roland à Torre Negra Chegou”, King escreveu sua principal série épica, que já alcançou mais de 30 milhões de cópias vendidas, com uma mistura de ficção científica, fantasia e terror

O leitor deve estar preparado para tudo: em um passar de capítulo você pode ser levado de um místico palácio de cristal a um cenário pós-apocalíptico urbano; de um deserto cheio de seres amorfos assassinos a uma cidade futurista abandonada, onde inteligências artificiais atentam contra a vida dos viajantes. Em um dos romances mais cativantes de ficção científica que eu já li ,essa série é, sem dúvidas, a cereja do bolo e obra de vida de um dos maiores nomes da literatura mundial.


A Torre Negra conta a história de Roland, um sobrevivente de um grupo de vigilantes que remetem a linhagem do grande Rei Artur. Eles são denominados "pistoleiros" e reconhecidos sempre pelas pistolas de grosso calibre com cabo de mogno, suas pontarias certeiras e ética semelhante aos cavaleiros dos tempos antigos. 

Os pistoleiros entraram em guerra civil devido à influência de um mago o qual é referido na série como “homem de preto” e Roland foi seu ultimo sobrevivente. Assim começa o primeiro volume da série com a perseguição a esse mago negro, que também é chamado de Walter. Nos demais volumes da série, Roland se junta a mais três personagens, Jake, Eddie e Susanah. Carismáticos e inusitados, seguem em busca da Mítica Torre Negra através de temas como paradoxos temporais, duplas personalidades, inteligências artificiais, varias citações à grandes sucessos literários como O mágico de OZ, entre outros.

Minha experiência na leitura dessa série me levou realmente a admirar King. É realmente uma ideia muito bem bolada que todas as dimensões e realidades sejam ligadas a um mesmo local chamado de Torre Negra. A partir dessa premissa, nem o céu é o limite: King cria o mote que bem entender. A amplitude desse universo criado é tão grande que, pouco tempo atrás, em 2012, foi lançado um spin-off  na história da Torre Negra, chamado de “O Vento Pela Fechadura”. Saliento que este pode ser lido de forma independente da série e trata sobre fatos ocorridos entre o quarto e o quinto livros da série (Mago e Vidro; e Lobos de Calla, respectivamente).

Eu gosto muito das capas escolhidas, sempre bem representativas e de acordo com a história dos volumes. Na narrativa em si, senti de maneira bem evidente a evolução em qualidade de acordo com as passagens dos volumes, mostrando que o King de 1970 ainda tinha muito que evoluir até torna-se o monstro literário que é nos dias de hoje. Tanto é que as notas que dei para os livros foram subindo gradativamente (Tabelinha Abaixo, rsrs). Indico para qualquer pessoa que queira um leitura imersiva em uma ficção cientifica da melhor qualidade! \o/

Avaliações:

HQs lançados pela Suma de Letras


Lembrem-se, pessoas, ao comentar na resenha vocês garantem pontos extras para concorrer à um exemplar de Sob a Redoma! \o/

Posts da Semana King:

1 - Semana King: Só livros do Mestre do Terror
2 - Semana King: A Maldição do Cigano

Título: Série A Torre Negra
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras


Labels: , , , , , ,

18 comentários :

  1. Eu li o primeiro e curti, estou vendo que os livros finais ganharam quatro estrelas, então acredito que Stephen melhorou a cada ano, se eu já gostei do primeiro acredito que vou adorar a série
    Só me falta tempo de ir na biblioteca buscar o resto

    ResponderExcluir
  2. Não tem outra palavra para definir King que não seja genial, quase sempre vejo esta coleção em promoção e sinceramente nunca tive muito interesse em lê-la, tudo bem que o nome King ajudava um pouco no interesse, mas nunca soube do que se tratava realmente os livros e é claro que essa sua "apresentação" me ajudou a dar outro olhar para série que agora sim tentarei comprar na próxima promoção.

    ResponderExcluir
  3. Carlos!!! Eu nunca li a série primeiro porque sou uma relapsa, já que amo King... depois porque ficava com medo de gastar comprando e não gostar (sei que é impossível, mas já me decepcionei com um livro dele uma vez).
    Mas acabei comprando todos em uma promoção e fiquei animada a ler.
    Só que depois de ler sua resenha eu fiquei MORRENDO de vontade de entrar nesse mundo.
    Não conhecia tanto sobre esses livros e seu post foi perfeito!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Li o primeiro, e estou ansioso para ler os próximos.
    Não posso dizer que é o melhor livro do King, mas vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Eu já quase compre essa coleção várias vezes mas como tenho muitos livros não lidos acabo deixando para depois, (quando a pilha diminuir - hahaha) mas tenho a certeza que vou gostar dessa mistureba de referências e personagens aparentemente incompatíveis.

    ResponderExcluir
  6. Tenho todos em versão pocket e alguns em versão normal, quero lê-los desde sempre, mas primeiro vou ler o resto do King para pegar as referências :)

    ResponderExcluir
  7. quando estava no terceiro ano, e estava começando a conhecer o autor, encontrei o primeiro livro desta série (O Pistoleiro) perdido nas prateleiras da biblioteca da minha escola. pensei que se tratava de um livro único e peguei para ler. lembro que gostei bastante da história, mas quando fui atras dos outros livros para continuar a ler, me apavorei com os tamanhos dos livros. na época eu não gostava de ler tanto igual leio hoje, e acabei desistindo...
    hoje em dia eu até teria coragem de voltar a ler a série, que tenho certeza que é ótima, mas os tamanhos ainda me assustam. como normalmente eu leio quando estou na rua, não é muito conveniente ficar carregando este tamanho de livros por ai hahaha
    percebi mesmo que as notas foram aumentando, e com certeza isso se deve ao fato dele ter ficado, a cada ano que passa, mais maligno kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esses livros, vou pedir pro papai noel o box do King ><

    Kiss

    http://booksandlovesmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Essa série é provavelmente a única coisa do Stephen King pela qual eu nunca me interessei. Primeiro porque a série é muito grande, daí fica difícil comprar/acompanhar e segundo porque eu não gosto de ficção ou fantasia, então prefiro focar só no gênero terror quando se trata do autor e sabemos que livros dele é o que não faltam, portanto nunca pretendi ler a série Torre Negra, não parece fazer muito o meu tipo de leitura. ;D

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia os livros , fiquei com vontade de comprar.

    comiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai ai, mas 7 livros para a lista de leituras hahahaha

    Meu pai (que é super fã do King) leu a série e também me recomendou, vou ficar doida desse jeito.. =]

    helena_amori@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Do King comecei a ler uns anos atrás O Apanhador de Sonhos, mas mal passei da pág, 100 e abandonei. E ano passado, quando comecei a namorar, meu namorado me deu de presente os dois primeiros livros da Torre Negra, a série favorita dele! Enrolei bastante para ler, e comprei o resto dos livros. Só engrenei na leitura no final de julho, e gente. GENTE! O que o King fez nessa série é uma obra de arte! A forma como os personagens são desenvolvidos, as tramas e explicações durante a história e inclusive o final. Na verdade, os dois últimos livros em si, ele fez coisas que jamais tinha visto!
    Essa série levou mais de 30 anos para ficar completa, e dá pra ver como a própria escrita do King evolui nesse tempo, mesmo ele tendo "arrumado" o primeiro livro. Todos são excelentes, é uma leitura densa e pesada, e também muito emocionante.
    Lembro de estar lendo o último livro na casa do meu namorado enquanto ele estudava, e do nada eu comecei a chorar desesperadamente falando "de novo, não! Ele não vai fazer isso de novo! Não tô acreditando!" Hahahaha Quem leu provavelmente sabe do que se trata e a forma como foi escrita, eu simplesmente não conseguia parar de chorar!
    E também uma cena em específico do quarto livro, em que até hoje, mesmo 6 meses depois de ter lido o livro, não consigo ler uma frase dessa cena sem chorar absurdos!
    King é um mestre como escritor, seja no gênero que for, essa arte ele domina!

    Beijinhos xD
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  13. mais uma prova da genialidade de Stephen King. ele mistura realidades, universos paralelos, toques meios distópicos e claro o terror que assusta e impressiona. pra quem é fã e gosta do gênero é um presentão =)

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que esse é um dos trabalhos mais conhecidos do King. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, principalmente porque todos os volumes são muito grandes. Toda estória parece ser interessante. Sempre admirei o King como pessoa, e sou fascinado pelos poucos livros que o filho dele escreveu. Se Joe Hill escreve tão bem, com toda certeza teve alguma influência do mestre. Espero de verdade ler toda a série, de fato, nem o céu é o limite.

    ResponderExcluir
  15. Sempre via alguns livros da Torre Negra em oferta mas não sabia que era uma série de 7 livros.
    Acredito que o autor sabe formar tudo e colocar em um livro, essa criatividade com as palavras me fascina, pois leio comentários. E amo ficção científica.

    ResponderExcluir
  16. Lendo o seu post e os comentários ( em principal o da Carol) ... descobri que PRECISO ler esta série...

    Sempre vejo em promoção, mas sei lá, nunca me senti tentada a comprar ou ler... Até este post... fiquei mega curiosa pra ler mais estas histórias geniais do Mestre

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Leigo eu, achava que essa série era recente.
    Tinha curiosidade em ler o primeiro volume, mas como é uma série longe e muito louca por envolver muitos elementos diferentes, acho que não iria me agradar muito.
    Ansioso mesmo para que a HBO transforme em série ou façam filme, pois boatos vem rolando há anos e nada, por enquanto!

    ResponderExcluir
  18. Caramba, quantos pontos positivos! hahaha
    Confesso que não conhecia a série, mas gente, o trem parece ser bom demais! Quero ler...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...