Semana King: Sob a Redoma

13 de dezembro de 2013



Em Sob a Redoma, um dos últimos lançamentos de Stephen King no Brasil, temos um thriller eletrizante onde uma pacata cidade dos Estados Unidos, Chester's Mill, é envolvida por uma redoma indestrutível, semipermeável e eletromagnética

A partir desse evento misterioso as pessoas presas na parte de dentro da redoma tem que enfrentar seus medos e seu lado mais obscuro para vencer os desafios que a total isolação traz. A população local, entre as mentiras e manipulações, vai se deteriorando enquanto o veterano no Iraque Dale Barbara, mais conhecido como Barbie, tenta controlar a situação e resolver o mistério em que a redoma se transforma.


A primeira coisa que pensei quando li comentários sobre esse livro foi “já vi isso em Os Simpsons” mas estava enganado. A ideia da redoma já tinha sido utilizado por Stephen em dois outros projetos literários que não foram para frente no final dos anos 1970 e no começo dos anos 1980. 

Nessa história, especificamente, King coloca toda a sua capacidade de criar mistério e terror junto com personagens rebuscados cheios de contradições, onde a redoma traz para a superfície as características mais ocultas das pessoas, transformando esse thriller em algo genial, com uma visão da alma humana dos dias atuais.

O livro começa com "Barbie" tentando sair da cidade após tomar uma surra atrás do restaurante/lanchonete onde ele trabalhava como cozinheiro. Caminhando pela estrada, de repente ele  vê um avião explodindo em pleno voo. Logo depois um carro bate no “nada” e então ele percebe que um campo foi estabelecido nos limites da cidade, ocasionando diversos acidentes e mortes, incluindo uma coitada de uma marmota partida ao meio...(fiquei triste por ela. A visão da marmota do ocorrido é genial, apenas).

Após esse evento cataclísmico, Barbie se junta  ao grupo mais “normal” de pessoas da cidade ao qual se inclui Julia, a jornalista da cidade, para se opor ao corrupto e vil Big Jim Rennie, um politico sem escrúpulos. Junto de seu filho com sérios problemas mentais, beirando a classificação de psicopata, Big Jim tenta de tudo para controlar a cidade, sem enxergar que o maior problema não é o grupo de Barbie e sim a redoma, pois se ela não sumir, e o tempo deles está contado. Um dia os alimentos e remédio irão acabar, certamente.

Houve também, esse ano, o lançamento do seriado “Under the Dome", onde a história é baseada no livro do autor, mas os fatos e personagens utilizados são acrescentados e modificados de acordo com a vontade dos roteiristas. Assim, a série não pode ser comparada à história do livro,  apesar dela ser muito boa e bem adaptada, afinal a adaptação do livro é assinada por Brian K. Vaughan e Steven Spielberg. A 2ª temporada já está garantida!



Para essa leitura eu dou 4 estrelas, pois apesar da história ser muito boa e com uma pegada muito forte na alma humana, o que me agradou muito, Stephen incluiu a história de muitos personagens na trama. Alguns desnecessários até. Mesmo com os cortes do manuscrito original, que pesava 8,6 kg e tinha mais de 1500 páginas (a versão final brasileira tem 960), ainda assim ficou um pouco maçante a leitura. 

Mesmo assim indico esse livro, pois a história é ótima e se você já viu a série, vai ter uma tremenda facilidade de imaginar e viajar nas páginas escritas por King.


Lembrem-se, pessoas, ao comentar na resenha vocês garantem pontos extras para concorrer à um exemplar de Sob a Redoma! \o/


Posts da Semana King:

1 - Semana King: Só livros do Mestre do Terror
2 - Semana King: A Maldição do Cigano
3 - Semana King: A Torre Negra
Título: Sob a Redoma
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras

Labels: , , , , , , ,

17 comentários :

  1. Tive a mesma impressão que você na primeira vez que ouvi falar de Sob a Redoma e é incrível como King contornou todos os pensamentos que poderiam haver sobre um campo de força ao redor de uma cidade, criando assim o livro dele que eu mais desejo ler.
    Sei que é um livro gigante, mas entrar numa cidade criada por King e sem saída deve ser uma experiência incrível, já assisti a série e a acho demais! Mas é claro que o livro é sempre melhor oque só me desperta mais curiosidade pra essa que parece ser a obra prima de King.

    PS: Na série não é uma marmota, mas uma vaca que é partida ao meio, aliás a cena ficou muito realista, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Me disseram que a série está um pouco diferente do livro, mas são poucas coisas, como personagens que já deviam ter morrido. Com o tamanho do livro eu já esperava que algumas partes se tornassem maçantes, mas ainda assim quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse fato da Redoma, essa redoma que aparece do nada, me lembrou Gone - o mundo termina aqui - Michael Grant, mas só a redoma é algo parecido, o restante não. Mas, você disse que ele já havia escrito sobre isso antes, bem antes. Uma pena nunca antes ter parado para ver algo sobre esses livros dele, de todos que você postou, é o tipo de livro, série que amo.
    Ainda bem que parei e fui ler sobre ele. Estou grata, amei essa sua semana do King, pois pude colher informações que não sabia e nunca fui atrás para ver, pensei que tudo era só terror, e tenho um pouco de receio com terror, mas não tenho problemas quando é algo que mistura várias coisas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Já vi muita gente falando sobre esse livro (confesso que nunca parei para ler o que eles falaram do livro), mas dessa vez eu li, juro, hahaha. E nossa,... preciso ler esse livro. Nunca li nada do autor, acredita? Mas esse já está anotado aqui na minha listinha de livros e espero lê-lo em breve!
    Beijos,
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é excelente. A história é simplesmente ótima!
    Pena que a série pecou em vários aspectos, mas mesmo assim vale a pena assistir... depois de ler o livro :)

    ResponderExcluir
  6. Louca para ler este livro... sim na hora que vi a sinopse lembrei dos Simpsons, mas conhecendo King, é lógico, que já pensei em todas as coisas que poderiam acontecer... Adorei a série, aquela primeira cena da redoma sendo colocada, por assim dizer , é fantástica... aquela vaca partindo, nojinho... imagino a coitada da marmota indo no mesmo rumo.

    adorei a resenha.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro se tornou um dos mais desejados por mim assim que foi lançado. Achei o enredo muito interessante e por ser do King, me interessei ainda mais. A história é muito original e bem elaborada, então não é à toa que foi adaptada para a televisão e esse fato tornou o livro o número um da minha lista de futuras aquisições, mas ainda não o comprei, já que não é tão barato. Gostava mais da capa anterior, mas a nova também está legal. ;D

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi o livro pela primeira vez fiquei assustado pela quantidade de páginas... Tô acompanhando a série pela TNT e confessor que fiquei super encantado com a estória. Achei extremamente original e achei os personagens bem desenvolvidos. Se a série é boa, fico imaginando o quanto o livro pode ser melhor, mal posso esperar para lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos

    Para mim um dos melhores livros dele, desses últimos que escreveu <3!

    Amando a semana King

    bj

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante o contexto do livro, pois é como se fosse um "caos apocalíptico", onde serão reveladas personalidades diferentes, que poderiam ou não, salvar vidas, onde somente as pessoas se unindo e se ajudando conseguiram sobreviver e (quem sabe) resolver o mistério da redoma. E é este aspecto que me instiga tanto a lê-lo.
    Abraços.
    Samantha Artes & Books

    ResponderExcluir
  11. Apesar das diferenças entre a série e o livro, a série está muito boa. Esse foi o livro que me introduziu ao mundo do King, achei ele maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal essa semana King!
    Ainda não li Sob a Redoma, e confesso que não tinha vontade, mas isso foi até começar a assistir a série, que é ótima!!! E se a série é boa, fico imaginando o livro... deve ser incrível!
    O tamanho do livro até me assusta um pouco, e eu tinha justamente o medo dele ser um pouco maçante, mas eu tenho tanta curiosidade a respeito do livro que ainda quero ler! hahaha Só não consegui comprar ainda, o preço é meio salgado! rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. eu não estava muito curiosa para ler o livro, mas dai surgiu a série e eu comecei a assistir por pura curiosidade.
    a série é incrível, e tenho certeza que o livro é beem melhor, pois já vi muita gente comentando várias diferenças entre os dois
    quero muito lê-lo, mas não sei quando vou comprar... o preço é bem saldadinho ;x
    ótima resenha *--*

    ResponderExcluir
  14. não gosto muito das adaptações que são feitas, apesar da série ter muitas indicações boas. dá pra perceber que a King mais uma vez dá um show em empurrar os limites humanos ao suportável, quem quer viver assim isolado do mundo? uma hora pira e é aí que ele mexe com nossa imaginação. outro "livrinho" imperdível de King.

    ResponderExcluir
  15. Em breve pretendo baixar a série para assistir pois me chamou atenção. Já o livro por ser muito longo e maçante, acho que não vou ler, me disseram que o final é ruim.

    ResponderExcluir
  16. A série ja me chamou a atenção porque quem participa é a personagem principal do circulo secreto, e o livro então, nem se fala. To louca pra ler.

    ResponderExcluir
  17. A série me chamou muito a atenção, e quando vi que era de um livro do King, fiquei mais curiosa ainda...
    Mas o tamanho do livro me assusta, sério!
    Mas pretendo ler...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...