Por um Fio - Eoin Colfer

4 de dezembro de 2013




Eu já tinha em mente que Por um Fio em nada lembraria o universo fantasioso dos outros livros de Eoin Colfer, da série juvenil brilhante Artemis Fowl.

Se era para encontrar semelhanças em algo  entre eles, somente ficou a escrita peculiar e com tom de dramaticidade de Colfer e o protagonista rabugento. Fiquei pensando se é uma característica do autor. XD

Mas se por um lado a série juvenil flui muito bem, nesse livro tive que forçar um pouco a leitura até o fim.







Daniel é um irlandês, ex-combatente do exército que, atualmente, se limita a trabalhar como segurança em lugares aleatórios. Ele o típico personagem que coleciona desventuras, maus hábitos e uma boa dose de drama. Muitas das histórias dele são provenientes de sua experiência no exército e como isso afetou sua personalidade. 

Ele é o narrador, então, temos tudo aos seus olhos e como sua vida que costumava a ser monótona muda por causa do assassinato do seu interesse amoroso Connie, com quem trabalhava em um bar/boate. Além disso, um dos poucos chamados amigos, Dr. Zeb, que conhecem ainda no tempo de exército, está sumido. 2 detetives estão no pé de Daniel por ser um suspeito do assassinato de Connie e ele não mede esforços para desvendar ambos os mistérios.

Uma coisa é fato, o tom irônico de Eoin Colfer está presente na leitura. Como disse anteriormente, Daniel é um protagonista rabugento, do estilo caladão e na dele, com cara de poucos amigos. Tive sentimentos conflituosos em relação ao personagem: ao mesmo tempo que sentia pena por ele sempre estar 'Por um fio' nas situações (que ele mesmo se metia), por trás de tudo ainda consegui achar um tom cômico, por achar que o personagem é até certo ponto, desajeitado com relações sociais. A grande sacada do autor, pra mim, foi o Dr. Zeb (no maior estilo médico charlatão) ser uma "voz" de consciência de Daniel nos momentos de conflito. Daniel cria diálogos na sua cabeça, como se fosse o "doutor" falando, e eles são hilários!

Eu demorei um pouco para terminar a leitura, coisa que não costuma acontecer, talvez pela falta de conexão com Daniel. Mas mesmo mediano, terminei por achar graça em toda a situação de intrigas, joguinhos e sujeira que o personagem se meteu.

O livro é recomendado pra quem busca uma leitura do estilo "humor negro", certamente.

Título: Por um Fio
Autor: Eoin Colfer
Editora: Record
N° de Páginas: 304
Skoob

Labels: , , ,

11 comentários :

  1. parece ser um livro bom, mas acredito que para mim, a leitura também ia ser lenta e demorada :S
    lendo sua resenha não fui muito com a cara do Daniel também :P

    ResponderExcluir
  2. Oi Lygia!

    Não é o meu estilo, :\

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. vou recomendar esse livro para meu irmao que já conhece o autor e adora humor negro.
    já eu nao sei se iria gostar tanto também.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro até ao ler sua resenha fiquei com um pé atrás, detesto livros que são arrastados para ler. Ainda mais quando estou querendo ler mais e mais, me dá raiva. Creio que não seria um boa leitura para mim.

    ResponderExcluir
  5. interessante, um personagem bem canastrão, que se mete em algumas enrascadas mas que pelo visto não se acomoda, e com um jeito peculiar de encarar a vida. rs gostei, a capa não é nada WOW mas é bem legal. vou procurar ler com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ly!
    Lendo sua resenha, percebi que talvez eu não vá gostar tanto desse livro.
    Acho que também não ia curtir tanto o Daniel, e parece que a leitura é lenta mesmo.
    A unica coisa que me chamou atenção é o estilo "humor negro", me divirto sempre hahaha
    Bem, se eu tiver oportunidade lerei ;)

    Um beijão, Ale
    http://alexandrenuns.com

    ResponderExcluir
  7. Vim sem esperança até a ultima linha, quando falasse em humor negro. Não li esse livro, porém está na minha lista. Não vou me apressar para lê-lo, pois já vi outras resenhas suas de livros melhores, em minha opinião. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Artemis Fowl, mais tomando por base as resenhas que eu li é uma série muito boa. Nunca nem tinha ouvido falar desse autor. Sinceramente, não sei se leria o livro por agora, mais estou numa fase onde eu quero arriscar conhecer novos gêneros e sair um pouco da mesmice.

    ResponderExcluir
  9. Não parece o tipo de livro que me agrada. Digo por experiência, pois não gostei de Clube da luta, por exemplo, e me parece o mesmo estilo.
    Essa coisa de humor negro, sou meio lerda pra isso! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Com certeza não é o tipo de leitura que procuro ultimamente...

    ResponderExcluir
  11. Apesar de tudo, gostei do livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...