[Semana Especial Record] Bernard Cornwell - A Busca do Graal

25 de agosto de 2013


OPA! Vocês pensaram que eu sumi, mas não! Aconteceram alguns contratempos, mas estou de volta, e hoje, vou falar da trilogia 'A Busca do Graal' ^.~

Em 'A Busca do Graal' conhecemos Thomas de Hookton, um arqueiro do exército inglês que atua na famosa guerra dos 100 anos entre a França e Inglaterra. E nessa guerra, várias lendas foram criadas para inspirar os soldados e buscar possíveis armas que pudessem finalizá-la. 


Uma das lendas que persiste até hoje na mente das pessoas é a busca pelo cálice sagrado utilizado na última ceia realizada por Jesus, chamado de Santo Graal. Essa busca tem um papel importante nessa época e marca a vida de Thomas, que é excomungado pela igreja e passa para sempre à ter sua alma renegada nos portões dos céus católicos. Mas tomando suas palavras como minhas, as chaves para o céu estão nos atos das pessoas portanto 80% do vaticano vai para o inferno e eu terei muita companhia. XD

Numa narrativa tempestiva, Bernard Cornwell nos leva a navegar nessa guerra que atravessou 3 gerações e até hoje cria inimizades entre ingleses e franceses. Alternando entre um ritmo frenético, cheio de ação e diversas calmarias românticas, no decorrer de seus volumes Thomas conquista por sua franqueza e obstinação, mostrando que mais vale um bom arqueiro à 10 guerreiros, que corações partidos nos fazem mais fortes, e que guerras são iniciadas por três coisas: mulheres, poder e Deus.



No volume um, 'O Arqueiro', vemos a formação do personagem feito por Bernard. Thomas era criado por um padre de um vilarejo local, até um homem que se denomina o Arlequim chegar e queimar a aldeia, matar e roubar um tesouro de seu pai que Thomas desconhecia, a lança de São Jorge. Após esse fato, com o desejo de vingança correndo nas veias, Thomas vai aprender a matar com os arqueiros reais e buscar a oportunidade de terminar com os planos de Arlequim e descobrir os mistérios do passados que fizeram de sua família a guardiã dessa relíquia sagrada.

No volume dois, 'O Andarilho', após conquistar um pouco da confiança do Rei, Thomas é designado a investigar melhor o passado de seu pai e resgatar um tesouro ainda maior que a lança, algo que pode terminar com a guerra e mudar a influência da igreja, o Santo Graal de Jesus Cristo. Para isso, Thomas anda por toda a Europa em busca de reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres, lindas mulheres, mas principalmente de vingança contra o Arlequim, que parece estar tão ligado quanto ele ao mistério que cerca o Graal.

No volume três, 'O Herege', vemos o desfecho dessa busca pelo cálice sagrado do cristianismo, onde Thomas conhecendo agora mais de seu passado e parentesco com o Arlequim que na verdade é seu primo (não é spoiler de coisa grande, gente!), vai à terra dos seus antepassados para recuperar o Graal, mas ao invés, acaba encontrando uma bela jovem acusada de feitiçaria, as verdades de sua família e uma batalha épica que definira o destino de todo o cristianismo na Europa.
Essa saga não me conquistou tanto quanto as outras devido a escrita variar muito no ritmo que ela é conduzida, Mas ainda sim, é uma história arrebatadora e Thomas é um personagem que eu me identifiquei muito pessoalmente, ele é exatamente como todo o homem deve ser e como eu imagino que seria se vivesse naquelas épocas. A história tem todos os vários elementos de um grande livro, é recheado de ação e romance, além de elementos místicos ligados aos fatos históricos que Bernard faz muito bem. 

Assim, dou 4,5 estrelas para essa saga que está ganhando um acréscimo com o último lançamento de Cornwell “1356”. Falarei mais sobre isso na resenha dele amanhã. Fiquem ligados! =)

Link do formulário de Top Comentarista de Agosto AQUI! o/
Labels: , , , ,

38 comentários :

  1. Essa é a trilogia que quero primeiro ler do autor, pois parece ser muito boa! Não sei se adquiro já o box ou compro separadamente, mas de qualquer maneira, A Busca pelo Graal parece ser um histórico épico espetacular!

    Abraços,
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor comprar o Box, assim você economiza e evita as crises de ansiedade pois eles são interrompidos de um livro para outro em partes que te fazem roer as unhas na espera dos próximos volumes!

      Excluir
  2. Nunca tive muito interesse sobre o Santo Graal. E acredito que o enfoque é dado a igreja católica e toda a perseguição. Pelo menos é isso que percebi. Não seria algo que leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o Bernard nunca foca muito igreja, ele sempre tem um personagem que normalmente é um guerreiro mal encarado que é vinculado a um bispo de alto escalão no clero que faz a tal busca pelo objeto sagrado, pode ler sem medo por que esse enfoque que você comentou não acontece no livro!

      Excluir
  3. Essa também não me conquistou. Você teve o seu motivo o meu foi o meu péssimo humor pra ler a resenha e ver essa pequena ressalva como um grande motivo pra eu não adicionar a minha lista de desejados do skoob.
    obs: Você já leu As aventuras de Sharpe? .-.

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sim todos os volumes lançados das aventuras de Sharpe pela Record no Brasil, mais cada história deles é muito independente uma da outra e não ia dar para eu fazer um pacotão igual os que eu fiz para esse especial do Bernard Cornwell, se tentasse não ia ser semana especial e sim mês especia kkkk.

      Mais enfim, eles são todos muito bons e o Sharpe tem grande apelo como personagem principal. Vale apena conferir também os filmes do Sharpe lançados nos anos noventa com o ator que fez o Boromir dos Senhor dos Aneis, eles são muito legais.

      Excluir
    2. HSUAHSUAHSUHAS Eu quero um mês todo de mulherzinha cheio de mocinho ciumento, triângulo amoroso e sem espadas, só se nessa semana tiver Perdida da Carina no meio.. brincadeira. Eu tenho uns e-books aqui do Sharpe e falta o primeiro pra eu começar a ler ou pelo menos colocar na pasta a ser lido.. queria ter uma ideia do que esperar. Vou dar uma olhada nesses filmes. Obrigada!

      Excluir
  4. outra saga muito interessante do autor. é incível a capacidade que ele tem de falar das lendas (ou não) de épocas distintas. capas segunido o padrão graças a Deus! to adorando conhecer um pouco mais sobre o autor e seus livros =)

    ResponderExcluir
  5. Cara o site é muito bom e sempre q posso me inspiro no blog para comprar livros

    ResponderExcluir
  6. é incrível a capacidade do autor de falar sobre lendas (ou não) em épocas distintas. achei um pouco desnecessário esse quote, mas nada que desmereça a obra. adorei ver as capas com o mesmo padrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que quote???? rsrsrsrs não coloquei nenhum quote dos livros no post,rsrsrsrs.

      Excluir
    2. desculpa o comemtário duas vezes, minha conexão é uma benção. ¬¬ o quote que quis dizer é "Mas tomando suas palavras como minhas, as chaves para o céu estão nos atos das pessoas...." pensei que fosse uma passagem do livro entende? rsrs desculpe a confusão.

      Excluir
  7. Eu quase comprei esse box outro dia mas como ainda tenho muitos livros para ler aqui em casa resolvi ser sensata e deixar para outra ocasião, mas ainda está na minha lista de desejados, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  8. Nossa essa trilogia parece excelente, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  9. mais uma série de Cornwell que eu gostaria muito de ler (e ter, porque as capas são lindas). agora lembrando de algumas coisas sobre lendas do Rei Arthur, não havia uma busca a este Graal lá também??

    e ah, adooooro arqueiros :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, na história do Artur o Merlin realiza um busca pelos objetos dos Deuses Pagões da Bretanha onde um deles é a própria espada excalibur utilizado por Artur, mais o conto se passa na época que jesus ainda era vivo.

      Excluir
    2. Perdão Carlos, breve correção... As crônicas de Arthur se passam quando o cristianismo tenta tomar a Europa, Jesus já não estava vivo a um tempo. Essa parte já não digo com tanta certeza, mas acredito que seja por volta do ano 500, quando os cristãos acreditavam que o seu salvador voltaria e o apelo da igreja cresceu.

      Excluir
  10. Essa triologia parece ótima, hum sério que se decepcionou com a escrita? u.u poxa...
    esse é um ponto que as vezes me deixa com pé atrás com relação à alguns livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi bem uma decepção com a escrita, foi mais uma queda no padrão impressionante que todos os outros livros dele possuem.

      Excluir
  11. Até agora essa foi a que eu mais me identifiquei. Além de que adoro essa lenda do Santo Graal, confusões familiares...rsrs. Esse eu quero ler certeza :)

    ResponderExcluir
  12. Até agora essa foi a que eu mais me identifiquei. Além de que adoro essa lenda do Santo Graal, confusões familiares...rsrs. Esse eu quero ler certeza :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos

    Acho esse box lindo, e arqueiros 'são muito amor <3! hahah comentário mulherzinha :P
    É diferente dos livros de Bernard né, pelo menos vc disse isso do jeito que ele escreveu, bem não sou mega fã como vc para saber identificar bem assim a escrita do tio

    E cálices sagrados :) hum...me gusta!

    bj

    ResponderExcluir
  14. faremos companhia por lá e conversaremos muito sobre livros então hahahahahahaha
    já me tentei bastante em comprar este box, pois acho a história deles bem interessante...
    mas já ouvi tanta gente falar que ele não é tãããão bom assim que eu até desanimo :(
    vou esperar sua próxima resenha ;)

    ResponderExcluir
  15. Com certeza um tema muito interessante, pelo menos para mim. A busca do Graal, a Idade Média, esses confrontos épicos sempre me chamaram a atenção, desde os tempos da escola. Como ainda não tenho nenhum dos livros do autor em casa, me arrisco a dizer que esse box seria um dos primeiros que eu compraria pra ler (não fosse a fila infinita de livros que tenho para ler ainda).

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li essa série mas uma amiga minha leu e disse que vale muito apena segue bem o estilo do Bernard !!

    ResponderExcluir
  17. Eu me interessei pela saga, não só pelo Santo Graal e sim pelo pequeno spoiler que vc soltou, pois agora quero saber como a família dele se tornou guardiã e pq o primo está roubando.

    ResponderExcluir
  18. O contexto da história dessa série é muito interessante, apesar de eu não entender muito desses assuntos religiosos, é legal saber, mesmo que eu não seja religiosa, acho que isso não implica em nada no aproveitamento da obra. Porém, acho que entre as três séries que você nos apresentou do autor, acho que essa é a que eu menos quero ler, não deixo de querer, claro, mas se eu for mesmo adquirir uma das séries do Cornwell, não será essa. Se eu gostar muito mesmo das outras, daí sim passarei para essa, mas como a temática de todos os livros do autor e o gênero não são os meus preferidos, tenho que priorizar outros, então talvez demore pra eu ler algo do autor, mesmo que os posts da semana tenham despertado muito meu interesse em conhecer essas histórias tão bem elaboradas. Ótima resenha, novamente. ;D

    ResponderExcluir
  19. Essa história parece arrebatadora! Uma excelente jornada de um ótimo protagonista, com muita ação épica e romance. E ainda envolvendo fatos históricos marcantes.

    ResponderExcluir
  20. Nossa esta saga é uma das minhas mais desejadas =)
    Quero poder adquirir logo e conferir todo sobre o que você disse.

    ResponderExcluir
  21. Ah esse eu nao me simpatizei muito noa, evito livros que evolvem religiao ou coisas do genero, mas já gosto do autor por outras obras.

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha os aspectos de religião contidos nesse livros são de conhecimento geral e sem nenhuma novidade para quem já teve aula de história no colégio, todo mundo sabe que a igreja católica matou e manipulou muita gente no passado com as inquisições e coisas do tipo, então não vejo problema quanto a isso no livro.

      Excluir
  22. Essa série não me chamou muito a atenção. Aliás, tem algum romance envolvido?! Porque se for só história mesmo já sei que não vai rolar.

    ResponderExcluir
  23. Essa saga também parece ser muito interessante, fiquei curiosa sobre os mistérios que envolvem a família do protagonista e o Santo Graal, pena que ela não te conquistou.
    Espero poder conhecer a história de Thomas em um futuro próximo!

    ResponderExcluir
  24. Olha eu não gostei muito dessa resenha não... sei lá o Santo raal é uma história que não me empolga sabe...

    mas adorei a parte que vc fala " corações partidos nos fazem mais fortes"

    parece ser uma trilogia muito boa... mas não gostei...

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus, essa cara escreve livros para todos os gostos heim. O fato é que seus livros realmente não fazem meu estilo, prefiro uma coisa mais leve, menos guerra, mais romance e paz e amor... Sou dessas que tem medo de arriscar. Mulheres sendo o motivo principal de uma guerra iniciada, rsrsrs, típico.

    ResponderExcluir
  26. Essa série sempre me chamou a atenção por causa da mitologia que o autor aborda. Gosto de livros mais polêmicos e que dá ao leitor uma nova perspectiva da Igreja Católica quando estava no auge de seu poder, por isso mesmo que você diga que não é a melhor trama do autor, o colocarei na lista de próximas leituras urgentes. :D

    ResponderExcluir
  27. Mesmo não tendo as cinco estrelas completas, gostei muito do conteúdo do livro, nos meus tempos de colégio sempre gostei de estudar 'A Guerra dos 100 anos' e quando vi que o livro se tratava disso fiquei bastante interessada, ainda mais quando você disse que o autor mistura algumas lendas, o que serve para incrementar ainda mais a história! Adorei :D !!!

    ResponderExcluir
  28. Gostei como o autor escreve baseado em fatos históricos, mas infelizmente essa foi a série que menos me animou, o santo graal não é uma das minhas estórias favoritas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...