[Resenha] Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

1 de agosto de 2013
Título: Garota, Interrompida
Autor: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 190
Ano: 2013
Mais informações: Skoob

Sinopse:  O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

 “Transtorno de personalidade limítrofe: uma das características desse transtorno é  um padrão invasivo de instabilidade da autoimagem, das relações interpessoais e do estado de espírito e que se manifesta no início da idade adulta e em diversos contextos.”

Esse é o tipo de livro que mexe com o leitor, deixa tenso e apreensivo, mas que a leitura é quase que obrigatória. 'Garota, Interrompida', além de um relato pessoal de Susanna, é uma crítica viva aos métodos de diagnóstico de doenças mentais da década de 60.

O livro é narrado pela própria Susanna, relembrando os 2 anos "interrompidos" de sua vida, onde ficou internada (de forma voluntária) no Hospital Psiquiátrico McLean, diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. Ela se recorda dos fatos e narra de forma crua, no sentido de ir direto ao ponto e sem muitos devaneios, o que viveu e o relacionamento que tinha com as outras garotas, com problemas até mais graves do que ela. Susanna parece ser a mais sã entre todas, apesar de ter várias crises sérias de identidade, com dificuldades de compreensão da sua autoimagem.

O livro deu origem ao filme estrelado por Winona Ryder, Angelina Jolie, Brittany Murphy, Whoopi Godlberg, entre outros. Ou seja, só nomes de peso, e inclusive, Angelina garantiu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar Lisa, uma das meninas que faziam parte do grupo de Susanna, a mais afetada entre elas. No filme, é explorado muito mais as personagens do que no livro em si, onde temos muito mais aspectos de observação da autora estando na condição da sua doença.

A leitura mexeu comigo, pois a autora levantou alguns pontos interessantes: hoje, é muito comum os adolescentes e jovens terem dificuldades em aceitar suas condições ou lidar com o amadurecimento para a vida adulta. Na época de 60, a autora cita que, deixar de se encaixar em padrões pré-estabelecidos pela sociedade, tornava a pessoa diferente das demais, e de certa forma, indigna de conviver normalmente. Claro que algumas pessoas retratadas no livro precisaram de forte apoio psicológico e deveriam estar em um local apropriado para isso. Mas algumas, a autora dá a entender que um apoio familiar e terapia convencional resolveriam, e não uma total alienação (algumas das garotas ficavam em um tipo de solitária por mal comportamento durante dias, altamente drogadas!).

Enfim, a leitura, apesar de densa, é recomendada por levantar esses pontos citados. A edição da Única está muito boa, não encontrei nenhum erro de revisão, mas acho que as folhas poderiam ter uma qualidade superior. A capa está super bem trabalhada, e apenas 'ao vivo' dar para notar várias  palavras trabalhadas em verniz transparente, no cor de rosa! :)

Confiram o trailer do filme:






Link do formulário de Top Comentarista AQUI! o/

Labels: , , , ,

39 comentários :

  1. Adorei saber que o livro passa em tempos antigos, a história parece muito boa!

    E essa ideia da autora de relembrar os anos de Susanna pareceu cativante!
    Mal posso esperar para meu exemplar chegar!

    =]

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga

    Estou doida para chegar o meu <3! Eu gosto muito do filme e como sempre o livro é melhor, estou bem ansiosa , acho que vou gostar dele também. Bacana também a edição estar caprichada, pior coisa é pegar livro mal traduzido

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu exemplar chegou ontem! Tô ansiosa pra ler, eu amo o filme e a sua história, finalmente publicaram no Brasil de novo! Masm concordo, as folhas parecem ser meio ~bleh. Enfim, amei a resenha e me deu ainda mais vontade de engplir o livro, HAHA
    Beijos!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou louca pra ler esse livro. Gosto muito do filme e, como estudo psicologia, é quase leitura obrigatória, haha.

    Beijos,
    Me in the Bucket

    ResponderExcluir
  5. O último parágrafo da sua resenha me lembrou de quando eu ainda fazia faculdade de psicologia e teve uma palestra falando da não-necessidade dos manicômios e até passou uma reportagem bem antiga do Globo Repórter mostrando vários "absurdos" que aconteciam por lá- e, com os métodos utilizados, muitas pessoas acabavam realmente com problemas graves... bem, no fim era pra dizer que muitas pessoas precisam ser tratadas dentro do convívio social, para se adaptar novamente e, como vc disse, talvez só o apoio da família e terapia já ajudavam.

    Enfim, agora é um livro que quero ler hehe.

    Beijos!
    (desculpe se tiver algum erro, tô no celular e a formatação tá toda estranha haha)

    ResponderExcluir
  6. Oie Ly, nunca li o livro em nem assisti ao filme, mas ao que me parece deve ser tanto o livro quanto o filme bem emocionante.
    Gostei bastante, e vou com certeza ler, e assistir é claro.
    Esse tipo de filme sempre mexe muito comigo.
    Beijinhus

    ResponderExcluir
  7. estou bem curiosa para ler este livro
    está é a primeira resenha que vejo dele, e não sabia muito bem o que esperar
    mas achei interessante como a autora parece abordar todos os acontecimentos...
    não sabia que havia um filme dele. é com o mesmo nome?

    ResponderExcluir
  8. Vi esse filme há muuuito tempo, e é ótimo, acredito que o livro, seja muito melhor. É um tipo de leitura que me interessa, e certamente ele estará na minha estante!! Gostei da sua resenha, realmente um livro que deve mexer com nosso psicológico! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Epa, tinha um filme? Oo
    Rapaaaaaz, nem sabia! Agora fiquei querendo ver. O livro tem um jeito de ser bom, a leitura é tensa e tudo mais e gostei disso. Um bom tema se for bem explorado. Ai caramba, agora quero ver esse filme também, além de ler o livro, claro.

    ResponderExcluir
  10. Recebi o livro em parceria com a Única e já está na fila de próximas leituras. Eu fiquei muito interessado na história, e fiquei mais curioso quando descobri que o livro era um relato da própria autora. Ainda não assisti o filme, e o farei após a leitura, que espero ser muito tocante e edificante :D Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gente, o que é esse livro?! Eu não conhecia sequer o filme, que vergonha! Que vergonha! Li uma resenha sobre Garota Interrompida que me deixou sem fôlego e a sua vem somar a ela ainda mais à minha imaginação sobre a tortura psicológica que a personagem sofreu simplesmente por ter um diagnóstico que pareceu torná-la menos "humana" e digna de respeito diante dos outros. É fato que muitas pessoas diagnosticadas carregam mais do que apenas o sofrimento da psicopatologia. Carregam o estigma e o preconceito dos outros. Adorei a resenha. Com certeza esse livro é um de meus top desejados!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca vi o filme, então acho que ler o livro seria uma experiência ainda melhor já que ia descobrir tudo pela primeira vez.
    Eu gosto do tema, das indagações e reflexões que ele traz e certamente é uma leitura que faria.
    Através da leitura dar para avaliar melhor o estado emocional e mental dos personagens o que já torna a leitura bem mais rica que o filme. Futuramente pretendo conferir os dois!

    Beijão Lyndona!

    ResponderExcluir
  13. Assisti o filme e nem sabia que tinha o livro.
    Um livro baseado na experiência real da autora e com uma trama intensa, deve ser uma narrativa triste e angustiante que faz a gente refletir o tempo todo sobre esses personagens.
    Fiquei curiosa com a capa *-*
    Excelente sua resenha.
    bjss

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    Eu nao entendi uma coisa, o filme ja é bem antigo, pq o livro só foi lançado agora no Brasil? acredito que la fora o livro ja exista ha tempos né.. ja q o filme é baseado nele... =/
    Eu quero muito ler esse livro..
    parece ter uma história muito boa e os pontos que voce destacou na resenha sao muito interessantes!
    To curiosa a respeito do livro!

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei a ler o livro na livraria esses dias, mas acabei comprando no Book Depository e ainda estou esperando chegar. Quero muito ler e eu espero que goste. Não sabia sobre o filme! Vou ver se consigo assistir após terminar a leitura do livro.

    ResponderExcluir
  16. Já sabia do filme, mas não conhecia o livro. Não vi o filme, acho muito interessante filmes e livros que abordam esse tema. Apesar de parecer uma boa leitura, não faz meu tipo de livro.
    Beijos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse é um livro que tenho muita curiosidade de ler, parece ser muito bom e adorei a resenha

    http://realityofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar do filme e do livro, mas não é o tipo de tema que eu goste, então não procurei saber mais, mas adorei a resenha muito bem feita.

    ResponderExcluir
  19. É assustador pensar em todas as atrocidades cometidas por maus diagnósticos de doenças mentais. Esse é o tipo de livro que vc pode ler só quando estiver muito seguro de si mesmo pq ele deve mexer muito com o leitor...

    ResponderExcluir
  20. Já eu não gostei da capa, pode até ser que ao vivo ela seja mais bonita, mas eu sinceramente não gostei não! Acho que podia ser mais bem trabalhada e tudo, mas enfim, pelo que você falou a leitura do livro deve ser muito interessante mesmo, ainda mais por retratar os anos 60, não me lembro de ter lido nenhum livro nessa época. Se surgir a chance eu vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  21. "Garota, Interrompida" é um dos meus filmes preferidos, mas não sabia que era baseado em um livro até saber de seu lançamento pela editora Única, que eu também não conhecia até então. E, claro, fiquei imediatamente interessada em lê-lo, é um dos principais da minha lista de desejados. Adorei a resenha, certamente o livro é tão bom quanto ou talvez ainda melhor que o filme.;D

    ResponderExcluir
  22. Acho que sou uma das poucas pessoas que não viu o filme e nem lembrava da existência dele. Mas gostei da temática e faz tempo que não leio algo mais pesado como esse livro.
    Adorei saber do detalhe da capa, fiquei curiosa para saber como ela é ao vivo.

    ResponderExcluir
  23. A história parece ser ótima e esse livro já entrou para a minha wishlist *-*

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, fico até ansiando por queres ler este livro!

    ResponderExcluir
  25. Tenho bastante vontade de ler esse livro. Vi o filme e achei ótimo, então imagino que irei amar o livro. Não é um livro para ser lido a qualquer momento, pois é bastante denso e pesado, mas sem dúvida deve ser lido.
    Imagino que o fato da autora ter passado por essa situação deve dar uma veracidade maior ao livro, tornando ele melhor e mais interessante.

    ResponderExcluir
  26. Eu não sabia que tinha filme e que elenco! Não sei se estou preparada para ler o livro não, vai que o meu psicológico não aguenta... Contudo gostaria de lê lo para ter uma noção de como era feito o diagnóstico e o tratamento.

    ResponderExcluir
  27. Eu assisti o filme e adorei, fora que as atrizes são ótimas o que deu visibilidade na estreia, claro.
    Gostei de saber que uma editora nacional se interessou em trazer para cá. Realmente no ano citado era mais dificil se vc não fosse como o resto das pessoas, até hoje ser diferente em alguns grupos não é legal. Pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  28. O livro/filme são parecidos?
    Eu acho que garota interrompida é um livro que meche muito, faz lembrar do avanço da medicina em relação as doenças mentais e em todos os outros tipos de doença. Ler histórias sobre o passado me faz feliz por estar numa época tão avançada em conhecimento e ajuda médica, mesmo com o sus dlç do dia-a-dia. Eu só acho que a medicina devia achar logo a cura p alzheimer e cancêr. ç.ç
    Angelina fez um ótimo papel e eu só lembro dela e da Whoopi no filme. ;x
    Até hoje ser diferente é ruim, o legal é que tem um grupo de estranhos pra te acolher. XD
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Uau adorei a resenha, eu ja vi o filme e amo e sempre tive vontade de ler o livro então ... muito obrigada re senha maravilhosa

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito de livros que abordam problemas psíquicos, li recentemente Precisamos falar sobre o Kevin e foi uma experiência e tanto, quero ler garota interrompida pois acredito que deva ser muito bom. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  31. Esse é um bom exemplo da frase "não julgue um livro pela capa", sério, quando vi essa capa rosa nem quis saber da história porque pensava que era um livro pra "menininhas". Depois da resenha percebi que errei feio!! Imagino que esse relato seja bastante complexo, mas acho muito interessante saber um pouco da história por quem realmente a viveu. Ainda mais uma história chocante como a da autora. Espero que um dia tenha a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  32. eu lembro quando vi esse filme, fiquei impressionada por um bom tempo. aquela sensação de injustiça em mim perdurou dias... é um filme marcante e acredito que o livro também seja. personagens cheios de complexos e cicatrizes que em aguns casos, uma conversa em família ajudaria, são até mesmo carismáticos. vou procurar ler o livro com certeza.

    ResponderExcluir
  33. Nossa eu vi esse filme há anos, lembro que fiquei chocada na época. Pelo jeito o livro deve ser muito bom pra quem gosta desse gênero, que infelizmente não é o meu. Beijos

    ResponderExcluir
  34. Não assisti o filme mas confesso que não estou na "vibe" de ler esse tipo de enredo mais denso. Quando vi o título, achei que pudesse ser algo mais leve, mas me enganei totalmente. Claro que não quer dizer que não seja uma leitura interessante, mas só acho que não á pra o meu momento atual.

    ResponderExcluir
  35. Esse é um livro que eu deixaria passar batido se não tivesse lido uma resenha sobre (talvez por a edição não ser das mais chamativas). Contudo, tenho que confessar que me senti bastante tocada com o que você expôs sobre o livro. A história realmente se mostra bem densa e com um conteúdo que vai mexer com as emoções do leitor. Acho que por isso, mal posso esperar para ter a oportunidade de lê-lo, mesmo sem nunca ter assistido ao filme.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Se fosse para eu comprar pela capa com certeza ele nao estaria na minha lista, mas apos ler a resenha vi que meus pensamentos estava completamente errada a respeito, já coloquei nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  37. É um livro que trata sobre distúrbios de personalidade, pelo menos foi isso que entendi.
    Devido a um comentário de uma amiga pensei que esse livro era totalmente fora de proporção.
    E agora por sua resenha vejo que por gostar muito de ler sobre problemas psicológicos/síndromes, esse livro seria um dos quais leria. Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Não curti muito a sinopse, pois não faz muito meu estilo de livro, mas acho, como você disse, importante saber esses fatos que muitos vezes são esquecidos pela sociedade e também entender o que seria o significado real de sanidade naquela época... Por isso vou tentar fazer um esforço e colocar o livro na minha lista de leitura... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  39. Primeiramente muito legal sua resenha, parabéns! Bem esse livro é mais um daqueles que nos fazem refletir melhor do que fazemos uns com os outros, esse livro deve ser muito difícil de ler, não pela escrita complicada, mas sim pelo jeito que Susanna foi tratada da sua doença, deve dar pena demais dessa pobre mulher que só queria se curar de sua doença e foi tratada como um animal na clinica, essas historias nos fazem repensar, espero que mude a visão de algumas pessoas para sociedade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...