[Resenha] Will & Will: Um Nome, Um Destino - Jonh Green e David Levithan

4 de junho de 2013
Título: Will & Will: Um Nome, Um Destino
Autor:  John Green e David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Ano: 2013
Mais informações: Skoob

Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

“tenho a sensação de que minha vida está muito dispersa neste momento. como se fosse um monte de pedacinhos de papel e alguém ligasse o ventilador. mas falar com você me faz sentir como se o ventilador tivesse sido desligado por um tempo. como se as coisas pudesse de fato fazer algum sentido. você junta todos os meus pedacinhos, e sou muito grato por isso.”

Parceria entre John Green e David Levithan? Só poderia resultar em algo extraordinário, certo? Bem, não exatamente e já explicarei o motivo de não achar isso!

Do David nunca tinha lido nada, mas só via resenhas superpositivas dos seus livros individuais, inclusive a Galera Record vai lançar 'Everyday' no 2º semestre. John é muito amor, adoro a escrita e os livros dele, como vocês já viram nas resenhas aqui do blog. No caso de 'Will & Will' acho que caiu no quesito “é o típico livro que promete muito, mas não cumpre todo o seu papel.”

Will & Will, trata-se basicamente sobre os Will's Grayson. Cada capítulo é narrado por um Will e de cara dá para sacar qual Will cada um dos autores estão narrando. Não sei até onde um autor influenciou na escrita do outro, mas o ponto principal é: os dois Will´s são decididamente mal-humorados, meio depressivos (ok, um é realmente diagnosticado com depressão) e relutantes em manter contato com as pessoas. E o livro é basicamente sobre a vida adolescente deles, que em determinada situação, se cruzam (obra do destino? Acaso? Coincidência?).

Se os dois narradores chamam Will, como diferenciar qual capítulo é narrado por qual sem confundir o leitor na inserção do livro no início da narrativa? Simplesmente colocaram um dos Will (o depressivo) narrando com letra minúscula. Tudo. Tipo o quote ali em cima, que foi escrito exatamente como está no livro. Gente, pode parecer bobagem da minha parte, mas isso me incomodou muito. Não sei se existe algum motivo além da minha compreensão para terem usado esse artifício, se alguém souber me fale.

Sobre a história...O primeiro Will que é apresentado possui poucos amigos, mas não que isso o incomode de alguma forma. Seu mais novo lema de vida é 'Quanto mais calado, melhor', desde que “protegeu” publicamente seu melhor amigo gay, Tiny Cooper. Ele se entende por gay desde o terceiro ano, parece um armário gigante e acredita piamente que o mundo gira em torno de seu fabuloso eu. Tiny é egocêntrico, mas é engraçado e divertido. E está bem com sua opção sexual, apaixonando-se pelo menos 1 vez por semana, por garotos diferentes. Tiny é do tipo de amigo leal mas que só mete Will em enrascada. É uma bela amizade, no final das contas! =) A última peripécia de Tiny é montar uma peça de teatro, e o assunto da peça, naturalmente será Tiny Cooper. O segundo Will (o depressivo) mora só com a mãe, toma remédios e seu único contato com outras pessoas é por Maura que tenta manter uma amizade unilateral com ele e Isaac, que conheceu na internet. Will está apaixonado por Isaac e acredita que o sentimento é recíproco. Marcam de se encontrar.

Por causa do destino, acaso ou coincidência, chamem do que for, ambos os Will´s esbarram-se em um sex shop. O segundo Will encontraria com Isaac. Não vou dar mais detalhes sobre isso, porque, de certa forma, é divertido descobrir como isso aconteceu. Mas aí é que está...o livro realmente só começa a andar depois do capitulo 9, e aí sim temos ritmo. Will apresenta Tiny ao outro Will e bem, não é difícil imaginar o que acontece. Mas o porquê acontece e como acontece são os diferenciais e acompanhamos a vida desses personagens então.

Eu senti um pouco de dificuldade em entender em qual ponto os autores queriam tocar realmente. Sobre aceitação de si mesmo, sobre o relacionamento gay pura e simplesmente (diferencial o tema para YA's), ou sobre relacionamentos e laços, sejam quais forem, de amizade ou de amor romântico. Ou sobre Tiny Cooper, porque sinceramente, o livro deveria se chamar Will & Will & Tiny. Sério!

Essa resenha ficou maior do que costume, porque eu gostaria de falar tudo o que senti com a leitura. E explicar de ter esperado mais dele. Senti tão pouco, que tenho certeza que ele não foi escrito para emocionar. Não existe nada na narrativa muito complexo para se refletir, tampouco. Mas não é um livro ruim de forma alguma. Complicado, não? Acho que vou ficar com essa dúvida por um tempinho e um dia descobrirei exatamente à que 'Will & Will' veio.

Obs: Não se enganem com essa capa. Ela é prateada na verdade. 


Não se esqueça de comentar na postagem e preencher a planilha do Top Comentarista de Junho! \o/

Labels: , , , ,

41 comentários :

  1. Eu quero esse livro, tipo, agora. Eu estou maluca por ele há um tempão, e não vejo a hora de ler.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu, por outro lado, gosto bastante do livro. Mas também entendo sua opinião e os comentários, acredito que não é um livro que todos vão gostar, algumas partes eu achei um pouco desnecessárias para a história e algumas coisas poderiam ter sido mais desenvolvidas.

    É um livro engraçado e acho que a "mensagem" é sobre a aceitação. Eu adorei os "Wills" e é o livro mais cômico do John Green. Eu li pouco do David Levithan, mas o que eu li eu vi que ele escreve sempre de uma forma bem diferente do que o normal.

    Entendo seu último parágrafo, eu sinto isso com alguns livros e as vezes eu acabo mudando de ideia depois de pensar um pouco na história.

    Só não entendo porque mudaram o título original.. Enfim, gostei bastante da sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh eu quero TANTO TANTO TANTO ler este livro!
    Antes dessa resenha eu estava com altas expectativas. Depois de ler "Louca para casar" e ler uma 'palhinha' sobre um relacionamento gay, eu estava louca para me aprofundar no tema e ver como outros autores abordam e desenrolam a trama, mas... acabei de reduzir minhas expectativas, mas ainda assim quero ler.

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda :)
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mas gente e eu pensando que este livro seria tipo revolucionário - mais pelo tem que pela história- eu li o primeiro capítulo de Will & Will e tenho que concordar a história é mais sobre o Tiny do que qualquer outro, mas ainda tenho esperanças de ler e gostar, sinto que John não pode me decepcionar.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, parece ser bem legal. Lygia, eu ouvi dizer que o livro não é pra emocionar não, é mais pra divertir mesmo ;) Que dia esse livro vai ser lançado? Sabe dizer?

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu também esperava bem mais desse livro. Eu acho que ficaria bem confusa no inicio por contas de cada capitulo ser narrado por um Will, por mais que a fonte seja diferente, eu não fiquei muito animada para fazer a leitura no momento mas quem sabe um dia né.
    Ri muito com o seu comentário de que o livro poderia se chamar Will & Will & Tiny hahahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter o nome do John *-* na capa, eu realmente não me interessei pela história, e lendo a resenha fiquei menos animada ainda. Acho que minha falta de interesse se deve ao tema da história e a toda esta confusão entre os personagens, personalidades, etc. Não gostei mesmo e não pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei muito pela sinopse e, depois de ter lido a sua resenha, fiquei com menos vontade de ler o livro rs
    Não gostei da forma como a editora decidiu separar qual Will estava narrando a história com fonte minúscula. Deve ter sido um pouco incômodo de se ler.

    ResponderExcluir
  9. Meio confuso esse livro, fiquei meio que "hã?" aqui. Mas já tinha achado isso de sinopse. Até que parece bom, apesar dos apesares. Queria ler mais por ser do Green que por qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  10. Hmm tava toda empolgadinha aí leio a sua resenha e daí fiquei com bem menos vontade...

    Sério mesmo... Estava empolgada pelo diferencial da história, pelo John, mas té a capa engana né... achamos que é cinza e é prateada...

    Também fiquei incomodada com o quote... imagina ler capítulos e mais capítulos desse jeito.... eles não poderiam ter mudado a fonte para diferenciar??

    Livro do John Green ... sem emoção... bom acho que dessa vez vou passar...

    bjuus

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não me chamou a atenção nem um pouco.
    Apesar de conhecer apenas o trabalho do autor John, não acho que essa seja a história que me prendesse, mas tem quem goste né? Rs.

    Achei sua resenha bem esclarecedora e sincera (como o fato de você mencionar que mesmo tendo Green, não significa que a história seja 100% perfeita).

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  12. Olha, estou bem decepcionada com esse livro... Essa coisa de td em minúsculo não está rolando p/ mim, a história é bem chatinha e qta enrolação para coisas mais simples... Estou na página 150 (+ou-) e até agora nada me animou... =/

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  13. Bem , a principio já não fui muito com a capa , talvez a história me chame mais a atenção , mas eu entendo isso de você ter se incomodado com a forma da escrita (letra) , eu também não gostaria muito , não acho que esse vá ser um livro que eu super queira , mas quem sabe um dia...

    Beijos!!!

    Ana*_*

    ResponderExcluir
  14. Lygia

    Estou aguardando ansiosamente por esse livro *o*
    Nossa eu adore os 2 livros que li do Levithan e bom JOhn Green é uma paixão desde ACEDE.
    Até hoje não li livro com casal homo, mas pelo jeito t;a na moda pq vi que teremos outros lançamentos.
    Precisando ler urgente..assim que chegar pra mim vou ler <3!
    Pena que vc não gostou tanto..e puxa livro do Green que não é pra emocionar :(
    Mas vou ler sim..e te conto o que achei
    Até amanhã amiga linda <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. É difícil pensar que John Green escreveu alguma coisa confusa. Não gosto muito dessas parcerias, sempre peca em alguma coisa. Não sabia que o livro era relacionado a gays, novidade! Quero lê-lo, mas não, sei... não com a mesma intensidade com que quis ler os outros do autor.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece complicado! Legal ele falar de jovens, gays, além do fato de ter dois autores um deles o gênio, Jão Verde kkk #piadafail mas infelizmente não me chamou a atenção!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ly!
    Poxa, que pena que você se decepcionou assim! Eu estou mega curiosa pela leitura porque, de fato, os autores prometem MUITO!
    Pelo que entendi, faltou você conseguir se envolver, certo? Acho que é ruim quando isso acontece, quando o assunto está lá pra ser aproveitado e acaba sendo abordado superficialmente, a gente fica com aquela sensação de despropósito, de perda de sentido...
    Eu achei interessante isso das letras minúsculas. Acho que vejo como, se ele tem depressão, uma sensação de estar sempre diminuído, de não ter energia para fazer diferenciações, tipo, como se você escrevesse de uma vez só porque tanto faz escrever com maiúsculas e minúsculas, como se você empurrasse tudo com a barriga. Mas enfim, essa sou eu divagando e pode não ter absolutamente nada a ver hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, mas que lugar pra conhecer uma pessoa ne? rsrsr
    Confesso que fiquei decepicionada com o que li, pensava que seria mais sabe? tratar sobre a aceitacao mesmo na escola, sem falar que nao gostei dos personagens serem depressivos, nao gosto de livros pra baixo. Eu acho que no começo deve ser mesmo confuso a narração, mas com o tempo melhora ne, diferenciar os 2?
    Bem, nao li muitos romances homossexuais, so IAN 11, eu achei diferente, mas esperava mais. Espero gostar desse.
    bj

    ResponderExcluir
  19. Eu estava super ansiosa por uma resenha desse livro, muito mesmo.
    Quando as pessoas escutam 'john green' já acham que é sinônimo de livro bom. Você não gostou muito, eu achei que esse fosse um livro 'pra se emocionar', mas parece que não é bem isso que se encontra. Eu não tenho vontade de ler, sério, nunca tive, só tenho vontade de ver umas resenhas extras. A capa é de fato LINDA DEMAIS, ainda mais sendo prateada, mas tem alguma coisa de estranha nesses nosses ligados...

    ResponderExcluir
  20. Até agora só tinha ouvido resenhas muito positivas desse livro, mas ao contrário de me desanimar, a sua me deu mais vontade de ler ainda, nem que seja para acabar desgostando das mesmas coisas que você citou ou quem sabe, amar. Porque afinal, é John Green né?

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Pelo jeito o tema do livro é meio polêmico né?
    Vc acha então que seriam 3 pessoas... rsrs
    Ainda não tinha lido nada sobre o livro, mas fiquei curiosa depois da sua resenha, principalmente pra saber qual será minha opinião também.

    Bjok

    ResponderExcluir
  22. Apesar de amar a escrita do John Green eu não tenho muitas expectativas quanto a esse livro, não gosto muito de livros que falam sobre adolescentes depressivos. Esse artificio da letra minuscula eu tinha visto em outro livro, não lembro qual, e também me incomodou demais, ai minha filha me falou que as vezes é usado para mostrar que o personagem que está narrando tem baixa auto-estima ou depressão, mas mesmo assim não deu, parecia que estava tudo errado.

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente ainda não li os livros de nenhum dos autores :/
    Bom, é bem ruim quando não conseguimos identificar que ponto exatamente o autor quis explorar. Eu já li um livro que me deixou assim. A história vai pra um lado e pro outro e você perdido. É uma pena o livro não ter agradado a você, mas ainda assim quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  24. Oi Lygia!
    Eu vi muitos blogueiros comentando sobre esse livro mas não tive vontade de lê-lo sabe? Não é uma história que me chame a atenção e depois de saber que o livro não tem uma finalidade específica, minha vontade de lê-lo diminuiu mais ainda (se é que é possível). Gostei muito da capa, seria ótimo tê-lo na minha estante, mas só pela capa mesmo porque não tenho vontade de lê-lo.
    Ainda não li nada do John Green nem do David Levithan, porém tenho muita curiosidade de ler as obras de ambos. E pelo que pude perceber, John Green gosta de escrever sobre temas polêmicos né? O que acho maravilhoso!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  25. Ai que confusa que fiquei! auhhuahuuauhua Acabei de ler "A Culpa é das Estrelas" e claro, amei... então fica difícil acreditar que o John possa ter escrito algo que não agrade tanto... peninha né?!?! Mas vou querer dar uma conferida nesse livro... bjos!

    ResponderExcluir
  26. É um livro bem interessante. Decidi adicionar na minha lista de leitura dps de umas palestras contra homofobia que teve na minha escola e como eu era fã do John e sabia que ele tinha escrito esse livro, foi esse que escolhi. Não li ainda, mas li dois capitulos e a letra minuscula não me incomodou.
    Ainda quero terminar.
    É do John, então de alguma forma deve ser bom.

    ResponderExcluir
  27. Nossa eles se conhecem em um sex shop..e ficam amigos lá..ou depois :D se foi lá, muito estranho.
    Eu tenho que confessar que não consigo gostar do autor nem de seus livros..não me pergunte porque, peguei birra antes mesmo de ler qualquer coisa dele, depois desta minha birra rs eu comprei dois livros e li..e não gostei, dai ja viu, acho que sou eu, pois todo mundo adora, vai saber!
    beijos.

    ResponderExcluir
  28. Livros sobre aceitação de si mesmo tem chovido aos montes ultimamente. Não fiquei interessada...
    Ainda não conheço a escrita dos 2 autores, mas em breve lerei ACEDE e conhecerei,pelo menos, a escrita do Green.

    ResponderExcluir
  29. Ah, que pena... A proposta é boa, adoro histórias intercaladas entre as personagens e o tema é tão rico: adolescência e seus conflitos! Não fiquei mais interessada pq senti que o livro não desenrola a contento... Mas Green é tão bom, será que me arrisco?

    ResponderExcluir
  30. Que pena que o livro não foi legal, geralmente os livros do John Green são bons demais mas é assim mesmo sempre que cria uma expectativa muita grande acaba tudo dando errado kkkkk, achei legal o tema e não acho que existam muito livros que tratem dele ne? pelo menos eu não conheço kkkk, resenha bem legal.

    ResponderExcluir
  31. Hum...pela sua resenha não me interessei tanto pelo livro.
    Parece aquele tipo de livro que você termina e fica tentando entender o propósito da narrativa.

    ResponderExcluir
  32. Esse livro jamais me chamou a atenção e parece que todas as resenhas que leio convergem para um mesmo ponto: seja lá o que os autores pretendiam passar, não funcionou. Acho uma pena porque o trabalho do John Green é simplesmente fabuloso e eu jamais achei que não fosse querer comprar algo com o nome dele. Sei lá. Acho que uma parcela do público vai gostar. Mas até agora, não tenho ouvido boas coisas.

    ResponderExcluir
  33. Lygia acho que faço parte de uma minoria que não gostou do John Green. Não que tenha detestado, mas é que não senti toda essa euforia que a maioria sentiu com os livros dele publicado. Tudo foi normal, esperado? Longe de dizer que ele escreve mal, gostei e entendi muitas referências que ele cita nos livros só não me apaixonei por ele.
    E por esse motivo, que acho péssimo da minha parte, nem fui atrás de conhecer mais de suas obras... Li a sinopse e sua resenha e meio que sei ou imagino o que vai acontecer, não que não goste de livros previsíveis mas quando já não tenho aquela Vontade, com v maiúsculo, o clichê e o esperado se tornam desmotivadores.
    Acho muito legal um autores que são a cara da juventude abordar temas se autoaceitação, homofobia, preconceito e depressão, e foi ótimo terem publicado aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  34. Ahh uma pena que não foi tudo isso, eu estava esperando muito desse livro. O bom é que já o começarei a ler com menos expectativas.
    Acho que vou me irritar muito com essa coisa de só letras minusculas, o ruim é que acabo me distraindo do enredo.

    ResponderExcluir
  35. Bom,
    Pra falar a verdade, eu nem quero muito le esse livro..
    Vi muitos posts sobre ele, mas o seu foi o primeiro q tinha resenha e opiniao junto...
    Agora q vi critica negativa a minha vontade d ler diminuiu mais ainda...
    nao curti a capa nao..

    bjs

    ResponderExcluir
  36. Poxa... sério que você não sentiu nada? Eu ri quase o tempo inteiro lendo o livro, devorei-o em dois dias e chorei em duas partes que achei muito tocantes, uma do Will e outra do will.
    Sobre o negócio das letras minúsculas, foi o próprio David que explicou que o will falava assim porque ele se sentia minúsculo.
    Eu acho que o livro não precisava ter apenas uma única reflexão: ele teve sim várias. Como você disse: amizade, homossexualismo, descobrir a si mesmo... E o Tiny, mas o Tiny é fabuloso! Ele só parece egocêntrico, mas depois a gente vê que ele não é, que ele tem um coração enorme e gosta muito, muito mesmo, dos Will's. Pra mim o livro foi perfeito, mas é assim mesmo, cada um cada um. =)

    ResponderExcluir
  37. Acho que o problema de autores que fizeram uma obra de grande sucesso, quando laçam um novo livro é difícil, para o leitor, conter a expectativa. Gostei do diferencial deste livro, vou lê-lo e depois volto com minha opinião. bjs

    ResponderExcluir
  38. Bem o livro é meio diferente, acho que nao li algo desse genero, mas li umas resenhas oir ai e elas nao sao muito simpaticas a respeito de Will's nao, mas enfim, vou esperar um pouco antes de dar meu veredito a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  39. Espero ler esse livro! Hoje vi um grupo de blogueiros falando de W&W e fez parecer que é um livro sensacional.E eu também vi no twitter que o Will depressivo tem a letra minúscula porque é como os depressivos em geral escrevem, que é a quase nula autoestima, ou algo do tipo. É algo assim! xD

    ResponderExcluir
  40. Parece um excelente livro. Adorei a sugestão

    ResponderExcluir
  41. Simplesmente amo qualquer livro do John!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...