[Resenha] A Noite Maldita: Crônicas do Fim do Mundo - André Vianco

24 de abril de 2013
Título: A Noite Maldita: Crônicas do Fim do Mundo
Autor:  André Vianco
Editora: Novo Século
Páginas: 664
Ano: 2013
Mais informações: Skoob

Sinopse: Quando metade dos seres humanos adormece inexplicavelmente, o que surge é um cenário apocalíptico: prédios em chamas, falta de eletricidade e pessoas desesperadas correndo sem rumo pelas ruas. Nada mais funciona como de costume, e os hospitais ficam lotados com vítimas do que parece ser uma terrível epidemia. Porém, tudo piora quando uma parte dos “adormecidos” desperta com uma sede incontrolável de sangue. Inicia-se então uma guerra de proporções nunca antes registradas, entre humanos e vampiros, naquela que, para sempre, seria chamada de A noite maldita. Ambientado em diversas cidades do Brasil, o livro leva o leitor a um mundo caótico e sombrio, onde a luta pela sobrevivência é constante e qualquer descuido pode ser fatal. Conheça a origem da aclamada saga “O Vampiro-Rei” e descubra como as batalhas entre humanos e vampiros começaram.

“Jessé ergueu a mão inerte do paciente e a balançou como quem cumprimenta.
- Muito prazer, Bispo.”

Com uma escrita fluida e com muitas referências ao livro 'Bento', 'As Crônicas do Fim do Mundo', vem para abalar as estruturas do universo da literatura fantástica. Nesse novo livro os fãs vão encontrar uma narração diferente dos costumeiros roteiros de Vianco, onde nos é apresentado novos pontos de vista de vários personagens que, como eu ou você, poderiam encontrar-se jogado a própria sorte nas grandes cidades do Brasil quando o mundo como conhecemos fosse acabar.  Me lembrando a escrita de George R. R. Martin, das Crônicas de Gelo e Fogo, porém sem perder o carisma dos personagens que só o André Vianco consegue fazer, essa nova aventura é abordada de uma forma que o autor homenageia sua série anterior sem perder o caráter ímpar desse novo enredo.

Em 'Crônicas do Fim do Mundo – A Noite Maldita', temos uma nova visão do juízo final, sem anjos ou intervenções divinas, mas sim com o desencadeamento de uma nova organização na cadeia alimentar e divisão "racial" da Terra, com  homens e vampiros.

A partir de uma noite, doravante denominada "maldita", metade da humanidade não acorda. Dentre os que acordam, pelo menos 10% tornam-se vampiros. Assim começa a narrativa do livro que nos apresenta as primeiras reações da humanidade a essa mudança, contando ao leitor como antigos e queridos personagens do livro Bento, como Francis, Raquel, Ana, Vicente e outros, são apanhados por esse "sono encantado".

Mas Vianco também nos apresenta novos personagens muito bem desenvolvidos, que possuem tanto ou mais apelo que os antigos, personagens tão carismáticos quanto o Sargento Cássio ou a Enfermeira Mallory, que poderiam muito bem ser qualquer um de nós quando a maldita noite chegasse de verdade no nosso mundo. Pessoas que nos mostram o melhor e o pior que a humanidade pode fazer, que nos empolgam e nos fazem chorar, que arriscam suas vidas para salvar os humanos dos vampiros sanguinários...(ou seja, nada de vampiros bonzinhos por aqui, rs).

Olhando por um lado mais técnico esse obra, pude perceber que ela foi muito bem escrita e revisada, a maneira como os fatos são apresentados (1ª noite/1ª manhã – 2ª noite/ 2ª manhã) tornam a localização na linha temporal dos muitos pontos de vistas descritos na Crônica muito tranquila de se situar. Além disso, todo o entrelaçamento das várias histórias dos vários personagens foi executado de uma maneira bem coesa e coerente com a história apresentada na saga 'Bento'.

Como conclusão desse livro, que eu tinha criado tantas expectativas, digo com prazer que não me decepcionei em nenhuma linha. O livro é muito bom, é possível lê-lo sem ter lido 'Bento', apesar de que, na minha opinião, lendo-o primeiro a leitura de As Crônicas do Fim do Mundo vai ser muitoooo mais interessante (tipo na relação Instrumentos Mortais X Peças Infernais, da Cassandra Clare). Dou 5 estrelas para esse livro e se pudesse dava 6 rsrs. Vai ser difícil eu ler qualquer livro esse ano que supere essa fantástica obra do André Vianco.

Obs. da Lygia de pentelha no post alheio [parte 2]: Essa resenha foi editada por conter excesso de fanboylismo? Fanboyzismo (sugestão da Lívia) ?(????) Existe fangirlismo...como seria o contrário disso? (porque fanboylismo é TENSO ¬¬) Contem pra mim! ><. Editado: procurei no google e a Lívia estava certa, fanboyzismo existe e é o correto! o/ Tá, minhas observações são inúteis, prometo que é a última vez que faço isso! XD

Não se esqueça de comentar na postagem e participar do Top Comentarista de Abril! \o/

Labels: , , , ,

36 comentários :

  1. Putz essa Lygia eu vou te contar viu... ri muito agora... vi vc perguntando no twitter sobre fanboyzismo , agora entendi o porque.... mas tenho que admitir que entendo o fanboyzismo do Carlos pelo Vianco.

    Adorei saber que os vampiros continuam maus ... e mesmo ainda não tendo lido Bento, me deu muita vontade ler esse livro.

    Amo os personagens do autor porque como o Carlos disse , é gente como a gente...

    bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse novo livro do Vianco é realmente muitoo bommm rsrsrs, e da para lê-lo mesmo sem ter lido o Bento, mas talvés vc não goste tanto dele por que não vai pescar algumas referencias rsrs.

      OBS:. Vou começar a colocar algumas Obs nas Resenhas da Ly tb >.<

      Excluir
  2. Fanboyzismo? huahuahuahua acho que vou utilizar essa palavra nova ;). Sobre o livro, acho que ele não faz muito o meu estilo. Não que eu só leia livros de mulherzinha e que sigam a linha fangirlismo (apliquei a palavra certa? Fiquei na duvida, mas façam de conta que sim =P) mas sou meio (muito) chata com livros sobrenaturais e tal

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Se é do Vianco, eu já quero! Só li Bento da saga Vampiro Rei, mas os outros livros não influenciam em nada na leitura d’A Noite Maldita, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ler o bento para entender o
      "A Noite Maldita, mas se vc já leu o Bento já vai conseguir entender algumas referencias que existem no livro que fazem o livro ficar com um gostinho todo especial!!!

      Excluir
  4. kkkkkkkkkk fanboyzismo é fogo, ai Ly só você mesmo, é cada uma viu.
    Cara eu adoro André Vianco, e adorei a intensidade que você passou pelo menos pra mim lendo a sua resenha. Deu pra perceber que você gostou meeeeesmo do livro kkk. Me deixou bem empolgada. E vou ler assim que der. (bom se eu não comprar o livro minha sogra compra ela sim é fã de André hahaha)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua resenha , e muito bem escrita também , quanto ao livro acho que vou me surpreender com ele , pretendo compra-lo,porque todas as histórias de vampiro que eu conheço ,sempre tem o mal e o bonzinho , esse parece diferente dos outros.como você mesma disse só tem o lado mal do vampirismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os vampiros do Vianco são os melhores, os mais bonzinhos, quando dá, evitam matar pai de família e dão preferencias aos traficantes e políticos, rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Vampiros do Vianco são épicos... Meus preferidos ainda são os vampiros de "Os Sete", com uma preferência especial pelo vampiro Guilherme a.k.a. "Inverno"
      Estou me surpreendendo com "A noite maldita", mesmo sem ter lido "Bento"

      Excluir
  6. Oh ceus! Depois de descobrir até o que é fanboyzismo me sinto até com vergonha de dizer que ainda não li nada do Vianco... xD
    Não porque não queira, foi falta de oportunidade mesmo.
    Eu achei essa sinopse fantastica e já ouvi falar tão bem do estilo do Vianco que já imagino todo o universo que ele criou. To curiosa pra ler as séries, particularmente esse livro. Não sei, pela capa ele me atrai mais. Parece tão intenso!
    E a resenha foi tão apaixonada que é impossivel não ficar com vontade de ler... xD

    ResponderExcluir
  7. Já estou te seguindo
    seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. eu ja tinha ouvido falar do autor, ams nunca tive a oportunidade de ler nenhum de sesu livros ou uma resenha, pelo que pude notar o autor escreve super bem e seus livros são um sucesso

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkk adorei o fanboyzismo, é bom ver que os meninos também são assim. Mas falando sério, o seu entusiasmo com o autor contagia, pretendo ler algo dele logo.

    ResponderExcluir
  10. O único livro que li de André Vianco foi 'Os Sete' que me apaixonei do começo ao fim. O que mais gosto das histórias dele é que os vampiros sempre são 'vampiros'. Nada de entrar na modinha e fazer vampiros bonzinhos ou que não ardem no sol. Sempre me deixando com mais vontade de ler os livros dele! *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa muito bonita. E a sinopse até que tava indo bem, foi só citar o nome "vampiro", pra me dar uma desanimada básica. Mas sua resenha me animou um pouco mais. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas pelo que vi falar dele deve ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, te digo o seguinte, Andre Vianco foi o primeiro Autor Brasileiro a escrever sobre Vampiros, na verdade foi o cara que deslanchou o genero fantisco no brasil, lá em 2001/2002 só tinha ele no brasil, e ele já falava sobre vampiros, da uma chance para ele!

      Excluir
  12. Pessoal, fui hoje no evento de autógrafos do Andre e conversando com ele fiquei sabendo que terão mais 2 livros de crônicas nesse ambiente de "Noite Maldita", livros independentes sobre acontecimentos no resto do Brasil, ele já tem até alguns rascunhos de capítulos que se passam no Rio *.*

    Vamos aguardar!!!

    ResponderExcluir
  13. Essa série me dá muita vontade de ler Vianco, mas tentei ler Bento e não curti.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil não gostar do Bento rsrsrsr, tenta a sorte com os livros de drama do Vianco, o ultimo foi o Caso Laura pela Rocco.

      Mas por que vc não gostou do Bento????

      Excluir
    2. Não li bento. Mas, devorei "Os Sete" e "Sétimo"...
      Li os dois em menos de três dias. Estou curtindo "A Noite Maldita", mesmo sem ter lido "Bento"...
      Gosto muito dos vampiros do Vianco. Mas, meu preferido ainda é o "Inverno" (ou Guilherme) do livro "Os Sete"

      Excluir
  14. Eu tô vendo que vai ter guerra de observações nas resenhas que estão por vir!
    Eu ainda não li nada do autor, mas com o seu fanboyzismo esta ficando cada vez mais difícil não anotar o Bento na lista de compras! E continuo achando uma sacanagem os autores colocarem os vampiros como malvados)! KKK O complicado de seguir blogs literários é que eu vejo muito livro e tenho pouco dinheiro pra comprá-los! x__x

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive a oportunidade de ler um livro com vampiros sanguinários, mas a narrativa desse autor parece ser perfeita abordando esse tema, trazendo pra o leitor personagens carismáticos e bastante reais. Agora estou ansiosa para ler algum livro do André Vianco!
    Adoro as observações da Lygia...

    ResponderExcluir
  16. como eu ja disse tenho uma relaçao de amor e odio com os livros do Andre, mas nunca deixo de te-los para mim rsrs estou louca para ter este na minha estante tambem, acho que com este livro terei uma relação de amor rsrs

    ResponderExcluir
  17. Eitaaaaaa que adoro livros assim: com muita ação e suspense!! Olha, é tanto elogio pra Vianco que tô me empolgando no nível de ir comprar os livros dele mesmo quebrando minha promessa. Quer dizer, se dinheiro e tempo eu tivesse...
    Já adicionei na lista do vou ler!
    Obrigada pela dica
    bjs1

    ResponderExcluir
  18. Fiquei empolgada desde que li a resenha de Bento. E depois de ler essa resenha cheia de fanboyzismo (haha) fiquei ainda mais curiosa para conhecer as obras do autor.

    ResponderExcluir

  19. Eu me interesso por ler sobre esses cenários apocalípticos e depois de ler a resenha, fiquei super animada em ler A Noite Maldita.
    Mas é melhor ler Bento primeiro neh.
    Não conhecia esses livros, vou dar uma pesquisada nas livrarias.

    ResponderExcluir
  20. Kkk, você gosta mesmo desse autor heim?! Esse não é o tipo de livro que eu mais gosto, por isso não me arrisco a ler, mas confesso que sua resenha me deixou com uma pontinha de curiosidade. Duvida q vai ler algum livro melhor q esse esse ano??? Então superou até O Nome do Vento não é mesmo?! Não conhecia nem o autor, nem os livros, mas vou dar uma pesquisada...

    ResponderExcluir
  21. Fanboyzismo... ri muito com essa! hehe
    Para mim, história de vampiros estão clichês demais porém esse livro me despertou um interesse por parecer ser bem diferente do que costumamos ler por aí. Realmente, a história me lembrou muito os livros do George (mesmo nunca tendo lido algum). Achei que a história parece ser bem interessante e quem sabe não dou uma chance ao livro?

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  22. Estou esperando este livro chegar e estava mesmo querendo uma opinião sobre ele, pelo visto é bom mesmo e fico feliz de poder ler sem ter lido Bento, entendi a comparação entre as séries de Cassandra Clare, assim sei que vai ter sentido. Bjos!!

    ResponderExcluir
  23. Não conheço a escrita do autor, mas pelo visto tem agradado né.
    Essa temática não desperta minha curiosidade, mas quem sabe um dia leia algo do autor.

    ResponderExcluir
  24. Segunda resenha sobre os livros do Vianco que leio sua e novamente me bateu aquela vontade de ler algo dele. Confesso que assim como a maioria das pessoas que comentaram acima, fiquei curiosa para ler os livros dele porque quero ver um vampiro em sua real forma e malvado como sua essência sempre deveria ter sido (vide, os vampiros de Anne Rice). Contudo, mesmo que demore para eu ter algum livro dele em mãos, prometo que quando eu ler, eu volto aqui pra dizer o que achei. ^^

    ResponderExcluir
  25. Morri de rir com o Fanboyzismo kkkkkkkkkkkkkkkkkk, você é muito engraçada.
    Acredita que nunca li nada do autor...tem algum de seus livros que quero ler mas sempre vou deixando para depois e acabo nunca comprando.
    Este parece ser muito bom ,adoro livros fantasticos e de vampiros que nunca me canso rs. Gosatei mais um para minha listinha, beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Carlos

    Estou até agora irritada comigo mesma por ainda não ter esse livro, no dia 25 teve noite de autógrafos do Vianco lançando esse livro e eu infelizmente tava sem grana ( ainda não tinha passado meu niver e os vários vale Saraiva lindos que ganhei) . Aí, resultado, ainda não comprei o livro e só de birra acho que vou tê-lo na Bienal ( é ruim hein! rs)
    Eu tinha lido a sinopse e já havia achado interessante mas gostei desua resenha e dos pontos levantados o que me deixam com mais vontade de ler muito em breve esse livro!
    E pode ser fanboyzismo kkk nem eu sabia que isso existia po
    porque Vianco não decepciona NUNCA <3
    Parece que tô vendo minha amiga Lygia falar " A Raffa ama o Vianco é suspeita pra falar!" kkkkk
    beijos p vcs !

    ResponderExcluir
  27. Eu estou lendo A Noite Maldita e o livro é muito bom mesmo, já li 40 capitulos em poucos dias. A unica coisa que considerei negativa foram as gírias que ele usa, Gsuis, "Jessé você pira o cabecão" Não dá né Senhor Vianco, precisa de um(a) consultor(a) linguistico para manter o livro com o vocabulário mais atualizado. Fora isso o livro é excelente, recomendo a todos, como disseram ali em cima, sempre que o André lanca um livro eu compro na hora, independente da história. Excelente autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, vou te dizer que essas gírias ainda são usadas em São Paulo rsrsrsrsrs, é a vida né rsrsrsrsrsrsr

      Excluir
  28. Fala Carlos, cara eu comprei a noite maldita recentemente, e eu já li a saga do vampiro rei, porém faz muiiiito tempo, não lembro de muita coisa, vc me recomenda ler primeiro o bento e depois a noite maldita ou começar pela noite maldita e por ai vai? hahahah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...