[Resenha] Belo Desastre - Jamie McGuire

6 de agosto de 2012
Título: Belo Desastre
Autor: Jamie McGuire
Editora: Verus
Páginas: 392
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Vi comentários MUITO positivos acerca desse livro, e ao mesmo tempo, resenhas controversas no Goodreads. Resolvi ler para tirar minhas conclusões...

Sinopse: A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.
"- Eu nunca vi o Travis sorrir como faz quando está com você. Espero que todos os meus meninos encontrem uma Abby na vida deles um dia."
Dando uma pausa nos livros com "voz" masculina, li 'Belo Desastre' pelo burburinho que o mesmo vem causando na blogosfera. Li muitos comentários positivos nas resenhas brasileiras, porém, algumas resenhas no Goodreads (em inglês) são bem negativas em relação ao livro. Eu confesso que ele me decepcionou justamente por não ser tudo o que o pessoal está falando, mas uma coisa é fato: Jamie, a autora, tem uma escrita ótima, dando um ritmo excelente à leitura. Por mais que eu não achasse o enredo tão envolvente assim, eu continuava virando as páginas para saber o que viria em seguida, e quando percebi, o final do livro chegou (mesmo que ele não seja tão interessante).

Abby está na universidade, sem saber exatamente o que vai fazer, mas de qualquer forma, está longe de casa, junto com a melhor amiga America. Tal como a sinopse revela, ela está em busca de uma vida nova e evita qualquer confusão. Mas logo nas primeiras páginas somos apresentados ao explosivo e tatuado Travis. "Pegador" super conhecido por seu temperamento e invencibilidade em lutas organizadas clandestinamente na universidade, o mesmo logo demonstra ter segundas e terceiras intenções com Abby. A garota, por sua vez, resiste às investidas do sedutor, mas aceita ser sua amiga.

A universidade inteira estranha a relação dos dois, já que Travis não costuma ter a mesma companhia feminina por tanto tempo. Ele é do tipo de homem que dorme com a primeira que dá mole e a dispensa no dia seguinte. Mas "estranhamente", Abby não é esse tipo de garota, e ambos embarcam numa amizade que dá muito pano pra manga. America chega a confrontá-la sobre os dois e Shepley, primo de Travis e namorado de America, teme por essa relação acabar atrapalhando a sua própria. Mas no meio da amizade, estudos de biologia e ataques de ciúmes, o enredo gira em torno da aposta entre Abby e Travis, e como a mesma pode afetar ambos.

Pronto! Toquei justamente no ponto que tanto me incomodou no livro: o enredo ter a sua justificativa na aposta. Acho que li fanfics demais com esse plot, e não achei a ideia nada genial, obviamente. Mesmo sendo simples, a autora poderia ter trabalhado com ela de uma maneira mais interessante. Apesar de muitas resenhas destacarem a personalidade um pouco doentia e explosiva de Travis, esperava coisa pior. SIM, ele tem um ciúme fora do normal para quem se autodenomina apenas 'amigo' de alguém. A autora tenta justificar a personalidade dele e as inconstâncias de Abby no passado difícil de ambos, mas acredito que não seja por aí o caminho. Isso não me convenceu. Outro ponto que me incomodou bastante e que tenho que concordar com a Iris, do Literalmente Falando, é como as fofocas e sexualidade são tratadas na universidade em que a história se passa: fatos super normais de rolarem em ambiente universitário são vistos como "de outro mundo", e isso não é condizente com a maturidade envolvida nesse ambiente. Como a Iris bem destacou, parece que estamos lidando com personagens que são do Ensino Médio. Sinceramente, na universidade, as pessoas estão pouco ligando se você dormiu com ciclano ou fulano. Comentários rolam? Claro! Mas o espanto com o qual isso é tratado no livro é meio inverossímil.

'Belo Desastre' serviu para confirmar que, não é porque todo mundo está falando bem que a história vai funcionar pra mim. Além disso, também percebi que as pessoas tem visões das mais variadas acerca dos relacionamentos. Enquanto uns acham que a relação de Abby e Travis é do tipo "ai, que lindo! Quero um amor assim pra mim", eu achei nada saudável o comportamento de ambos. E o mais interessante é que ATÉ os próprios personagens divagam sobre isso no livro. O final também não é nada extraordinário, mas vai agradar algumas pessoas.

Os direitos da história foram adquiridos e poderemos acompanhar em breve 'Belo Desastre' no cinema. Algumas meninas já sonham e já tem o seu 'Travis' ideal para assumir o papel? ;-)

Labels: , , ,

30 comentários :

  1. Pois é, o que me fez gostar foi a narrativa, a forma como eu li o livro tão rápido e como ele me "bagunçou".

    Mas é... Nada saudável. Nada bonito. Completamente doentio. Detestei o final. Sério!

    Bjs, lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Livia, a autora poderia ter colocado um final tão mais...sei lá. Ficou ruim mesmo! =(

      Excluir
  2. Oi Ly!
    É, tivemos visões bem diferentes do livro ^^
    Também achei que o enredo em si não é lá muita coisa, mas a escrita da autora me envolveu tanto que foi isso que me conquistou.
    Não achei o Travis extremamente doentio nem nada, só bastante controverso mesmo e, claro, muito intenso. Eu adorei!
    Sobre a parte da Universidade, acho que a autora pode ter exagerado um pouco, mas ela destaca que é uma universidade bem pequena, então acho que as fofocas acabam tendo um peso maior. Sem contar que a própria Abby surta com qualquer comentário por causa do passado dela e tal hehe
    Sobre o final, eu concordo com você, achei meio fraco.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mi, mas mesmo para uma universidade pequena, acho sim que ela exagerou. Eu estudava em um campi pequeno da Federal em uma cidade do anterior de MG, e tipo, o que cada um faz é tão natural e o povo não tá nem aí que realmente estranhei isso na leitura! XD A Abby é inconstante. Realmente não dá pra entender como ela pensa uma coisa e faz outra! hahaha

      Excluir
  3. Oi Lygia

    Estou com ele aqui para ler, não sou fã dessas relações "doença", mas estou curiosa para conhecer a autora e gosto do fato de passar na Universidade, igual concordo - todos pouco ligam para quem faz o que com quem, a não ser que tenha interesse em um dos envolvidos rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo, Cláudia. Do jeito que as pessoas comentaram, esperava coisa pior, haha XD Mas normal certamente não é. E realmente o livro flui bem. Vc vai terminá-lo em poucas horas! :D

      Beijos!

      Excluir
  4. Ly, eu sou muito avoada mesmo, só fui saber deste livro na semana passada, mas aí adorei a sinopse, mesmo que tenha essa coisa batida da aposta que a gente até sabe - eu acho porque não li ainda - como vai desenrolar.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro logo e aí sim poder opinar, mas me conhecendo é muito provável que eu goste mais do que você. Mas ainda acho que as suas expectativas estavam altas demais, por conta dos mts comentários favoráveis ao livro e que isso tenha te atrapalhado na leitura.
    Estava com saudades das suas resenhas! E de você também é claro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez vc goste sim, Fran, por esse motivo mesmo. Estava com as expectativas altas! =X

      Tbm estava com saudades de postar no BcL! Mas as férias estavam ótimas! hahahhaa :o)

      Excluir
  5. Olá!Esse livro está sendo muito comentado.
    Li uma resenha sobre ele,e fiquei facinada.Resolvi ler a sua e não foi diferente,causou o mesmo efeito.
    Espero poder lê-lo.:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia para tirar suas conclusões, Débora! :)

      Excluir
  6. Poxa gostei muito da sua resenha, super sincera. Eu estava esperando por alguém que finalmente falasse algo sobre o livro que não fosse um super elogio!
    Eu já comprei o meu, porque estou muito curiosa pra saber o que tanto tem atraído as pessoas à lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andressa!
      Pois é, foi o que eu disse, as vezes o livro não funciona pra gente né? Acontece...o bom é ler mesmo para tirar suas conclusões ;)

      Beijos!

      Excluir
  7. Mesmo com vários comentários negativos, ainda estou animada para ler. Acho que esse vai ser um daqueles livros que eu preciso ler de qualquer jeito. Gostei muito de você ter destacado a questão da aposta. Ainda não li, então não sei como ela se desenrola no livro, mas acho um pouco... infantil? Não sei, não é algo que me agrada. Quanto a personalidade do Travis, acho que estou esperando algo TÃO ruim, que talvez nem o ache tão ruim, como você.
    Sua resenha me deixou achando que não vou gostar muito, mas PRECISO conferir eu mesma! Belo Desastre está muito polêmico, quero tirar minhas próprias conclusões também :)) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a questão da aposta, do jeito que foi abordada no livro, ficou infantil mesmo. Já li TANTAS coisas com esse plot que é complicado gostar XD

      Sobre o Travis, tbm esperei coisa pior, mas ele é maluco de pedra, kkkk. Leia,leia que já estou curiosa pra ver sua resenha tbm! ^^

      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa, eu tava super animada pra ler esse livro justamente por se passar na faculdade e imaginar que, por isso, teria uma história mais "adulta". Vou comprar do mesmo jeito, talvez com as expectativas um pouco mais baixas a leitura até fique mais agradável, né? Pra mim, nada pior do que esperar muito e, no fim, não se impressionar. Ótima resenha, Lygia, deu pra ter uma ideia bem melhor do que a que eu tava tendo desse livro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Brubs. É como eu disse, o livro não funcionou pra mim, mas funciona para outras pessoas. O legal é ler para ter sua própria opinião.! ;)

      Excluir
  9. Por isso que é legal ler várias resenhas, até agora só li comentários super positivos. A sua resenha foi a mais realista até agora.

    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Não é o meu tipo de livro, não gosto desses relacionamentos e personagens doentios e apesar de estar com toda essa divulgação, não fiquei com vontade de lê-lo. E é verdade, não é porque todos estão gostando de um livro que a gente vai acabar gostando também. Isso aconteceu comigo com A Maldição do Tigre, até hoje acho que eu sou a única que não gostou do livro.

    ResponderExcluir
  11. Tem muita gente adorando esse livro, mas ainda tenho um pé atrás. Pretendo ler, mas vou confiar na sua resenha e na da Iris...

    ResponderExcluir
  12. Que injustiça :3 todo o mundo anda a ler esse livro e eu quero tanto, mas ele não existe cá em Portugal -.-
    Com certeza eu vou amar :)
    Love, Fofocas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha está perfeita, descreve exatamente minha impressão sobre esse livro. Quando terminei de ler fiquei sem saber a que conclusão chegar já que não conhecia mais ninguém que tivesse achado o mesmo que eu achei, então vi você comentando no twitter e me senti melhor por não ser a única. Não consegui curti o tanto que achei que curtiria devido as mil e uma resenhas positivas que já tinha lido. O final foi lastimável em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, Lygia, me deu uma desanimada. Mas ainda quero muito ler, afinal ganhei de presente de aniversário :D e ainda estou bastante curiosa. Já vou ler com as expectativas um pouco menores, pode ser que a experiência seja melhor assim, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. É a primeira resenha que leio sobre o livro, mas é verdade, ele está fazendo um barulho que só! Eu não tinha nem noção, pela capa até achei que seria SOBRENATURAL! HAHAHA Mas não gostei muito do plot... E você disse que se decepcionou um tanto também, sinceramente, acho que eu também ficaria meio decepcionada, mesmo não esperando muita coisa. Olha só, já estou desse jeito, "não esperando muita coisa" da leitura, que isso! HAHAHA Triste, mas não simpatizei com a história.

    ResponderExcluir
  16. Eis o livro mais falado da blogosfera (depois de Cinquenta tons de Cinza e A Culpa é das Estrelas)! Quero ler, com certeza! Quando vi a capa e etc, NUNCA imaginei do que o livro se tratasse mesmo (costumo não ler sinopses), mas agora fiquei bem interessado. Morri rindo com o pessoal com a chave do apartamento do Travis hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Caraca, você não gostou? Só vi resenha positiva, a sua é a única que não é, rss. Mas é bom saber que não é tuuuuudo aquilo. Se eu ler, posso até achar que é tuuudo aquilo, mas não sei... Pra mim parece ser legal, talvez eu leia. Mas acho que vou preferir o filme.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  18. Tenho curiosidade por Belo Desastre, já li muitas resenhas positivas e a história chama minha atenção. É uma pena que você não tenha gostado, mas minha expectativa pelo livro continua alta. Espero gostar dele!

    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. FATO que pretendo comprar esse livro em berev tanta gente falando desse Travis é quas eum Grey.kkkk

    a tal da Abbey ter 17 anos é q me desnima ..nao aguento + personagens dessa idade

    bjos

    ResponderExcluir
  20. estou com muita vontade de ler este livro, mas estava com este mesmo medo: tantas resenhas positivas na blogosfera e eu acabar não gostando dele...
    pretendo ler, não sei quando, mas espero não me decepcionar! :S

    ResponderExcluir
  21. Adorei este livro, um dos meus preferidos.
    Talvez não pela estória, porque não é nada surpreendente, e o romance deles chega a ser doentio.
    Mas a narrativa da autora, e os momentos cômicos do livro me deixaram fissurado por ler página seguida de página. Até que acabei o livro em menos de 24 horas.
    Para mim a pior parte do livro não foi o final, e sim o musical no meio do refeitório que né? Pelo amor de deus!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, esse eu adoro!!! Concordo com o detalhe da falta de sentido das apostas, achei muito fiction mesmo, mas adorei o desenvolvimento da amizade e a personalidade do Travis, apesar de tudo. O final me surpreendeu, esperava outra coisa, é bom não esperar muito... eu não esperava, então acho que deu certo para mim.

    xoxo

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...