[Resenha] As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

24 de junho de 2012
Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Ano: 2007
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Depois de ler a Tassi (Casco Literário) surtando com esse livro no Twitter, precisei pegar emprestado com ela pra ler. É, emprestado porque esse livro está esgotado em qualquer lugar que eu conheça. Por causa do filme, estrelado pela Emma Watson, ACHO que a Rocco deve lançar uma nova tiragem. 

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


"Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço pra fora do carro e fazia ondas no ar. Eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou eu disse uma coisa:
'Eu me sinto infinito'."

É sempre uma diversão ler algo narrado por um personagem masculino. Os garotos, de forma geral, não são muito dramáticos e possuem uma narrativa mais descontraída, apesar de Charlie não ser um garoto descontraído, mas estamos diante de um personagem incomum e é isso que importa. E assim acompanhamos a vida de Charlie em 'As vantagens de ser invisível', só que através de cartas. O bom ritmo de leitura de Chbosky é justamente por isso, os dramas juvenis de um garoto no auge das suas descobertas e aventuras descritas objetivamente e endereçadas a um 'querido amigo'.
" Ele é invisível. (...) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende. "
Alternando entre dias bons, entre dias ruins, Charlie narra seus dias aparentemente comuns, mas utilizando das cartas como forma de desabafar todos os seus problemas, sentimentos. Ele é fechado e por orientação de Bill, um dos professores da escola, tenta "participar". E nessa tentativa de participar, se socializar, conhece Sam e Patrick. E sua vida muda! Os amigos parecem preencher o buraco deixado a muito tempo por tia Helen, a quem ele realmente amava. Charlie tem apenas 15/16 anos, mas realmente não sabe como as coisas funcionam levando em conta a idade dele. O garoto tem muito aprendizado pela frente, muitas aventuras, muitas descobertas. Até então, ele era apenas uma pessoa invisível.
"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
O que realmente me cativou no livro é por ele ser aparentemente simples, mas carregado de sentimentos. Charlie me comoveu em grande parte da história, por ser particularmente diferente, por não se encaixar. E o livro tem quotes realmente lindos, e ele tem atitudes lindas durante o livro, mas também, atitudes imaturas. E ele sofre, e sente-se feliz. O livro é uma montanha russa emocional, mas é super gostoso de ler. Vários dos conflitos familiares dele são marcantes, e o personagem é tão ingênuo e realmente sabe ser amigo dos poucos que o assim consideram. Ele guarda segredos quando o pedem, ele não consegue mentir, e realmente, não é como se conseguisse ou tivesse forças para ser diferente.
"Eu tento me lembrar, quando me sinto ótimo como agora, que haverá outra semana terrível algum dia, então procuro guardar o maior número de detalhes que posso, e assim, na próxima semana terrível, vou poder lembrar esses detalhes e acreditar que vou me sentir bem novamente. Não funciona muito, mas acho muito importante tentar."
Pessoal, me perdoem pelo excesso de quotes, mas não poderia ser diferente. É particularmente difícil abordar de forma objetiva e simples uma história tão linda e que trouxe tantas sensações e sentimentos na sua leitura. Recomendo esse livro para TODOS. A leitura é muito obrigatória. Esse foi o primeiro romance do autor, e é um livro especial, tal como seu protagonista. Não sei realmente como apenas através de cartas  Chbosky conseguiu construir tão bons personagens, tão diferentes entre si e com tanta personalidade. O livro foi adaptado para o cinema e nem preciso dizer que estou louca para assisti-lo, certo? Espero que o filme não perca muito da magia do livro por causa das cartas...
" Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência do fato de que eu estava de pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade. Nem mesmo que eu pensasse nisso. Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito."

Labels: , , ,

18 comentários :

  1. Oi

    Eu amei esse livro. Assino embaixo de tudo que disse na resenha. O que mais me impressionou foram os sentimentos de Charlie. O livro é uma montanha russa emocional e a vida também é. Estou animada para ver o filme também. Essa última quote é uma das minhas favoritas - meu livro está tooodo marcado com post-its haha. Esses dias eu estava feliz, eu estava genuinamente feliz e eu pensei isso: me sinto infinita. Foi tão mágico!

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, voce sabe onde eu posso encontrar esse livro? eu moro em sp... nao encontro em livraria nenhuma, e nem com a editora! estou completamente louca para ler!! hahaha
      obrigada,
      Mariana.

      Excluir
  2. AI QUE LINDO! Espero TANTO desse livro! E pela quantia de resenhas positivas já estou certa de que não vou me decepcionar! Assisti ao trailer do filme e me apaixonei, achei super lindinho! Livros escrito por cartas (ou diários, você entendeu) não costumam me cativar, mas esse parece ser diferente. Já que você disse que é leitura obrigatória, quem sou eu para discutir? PRECISO desse livro! <3 Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Uma da minhas próprias leituras, eu encontrei na Livraria Travessa com um bom preço, e não resisti.
    Eu preciso ler esse livro, a sinopse e as resenhas me deixaram coma expectativa lá em cima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma da minhas próprias leituras, eu encontrei na Livraria Travessa com um bom preço, e não resisti.
    Eu preciso ler esse livro, a sinopse e as resenhas me deixaram com a expectativa lá em cima. Adorei as quotes.
    To doida para ver o filme também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga que falou tanto como esse livro é bom. Agora sua resenha é só elogios. Eu quero ler! E antes de ver o filme.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ly, ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas pelo pouco que sei através da sua resenha realmente parece valer a leitura. Esse lance de construir uma história através de cartas me deixou curiosa.
    Acho que a beleza deste livro está em tratar exatamente a vida com simplicidade, apesar de tratar os sentimentos complexos que temos ao longo dela. E antes que eu comece a viajar demais é melhor me despedir. rs
    Beijos.
    PS: Ah! Eu adorei o trailer do filme, e fiquei mega empolgada em ter visto a cena deste último quote que você colocou na resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Estou doida pra ver o filme!! Sou fã da Emma e do carinha que fez o filme "precisamos falar sobre o kevin" (sou tão fã que esqueci o nome dele uahauahaua) Poxa seria um livro que eu gostaria de ler antes, mas quando leio Rocco me doi o bolso rsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Oi Lygia!

    Quando os amigos indicam a gente fica com a pulga atrás da orelha mesmo! Mas que bom que gostou! Nem sabia que iam lançar o filme e que ainda é com a linda da Ema Watson...com ctz vao lançar um livro com ela na capa..kkk
    Pronto agora não tem p vender vc tem que me emprestar o livro que pegou emprestado..kkk

    bjão amiga

    ResponderExcluir
  9. Ly, sou louco para ler esse livro! De verdade. Eu estou tentando catar alguém para me emprestar pelo mesmo motivo que você não encontra :/
    Espero mesmo que seja relançado com o lançamento do filme (embora vão pôr a capa do filme e eu não vou ficar alegre, MAS antes essa capa que nenhuma)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Gente, é verdade, eu tenho ouvido falar bastante desse filme. Mas te juro que não sabia que vinha de um livro! Gostei bastante disso, acho que vou até tentar pegar emprestado pra ler (como o livro já tá esgotado??) ou então tentar achar em e-book, por né...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. *abraça o livro*
    *abraça a resenha*
    *abraça a Ly*

    Ainda não tenho palavras pra esse livro *abraça mais o livro*

    E se a Raffa quiser, pode emprestar =) (mas vai ter que passar na frente na lista de leituras, porque quero lê-lo de novo *abraça o livro de novo*)

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei super interessada. Adorei como você descreveu a história como sendo leve, mas cheio de sentimentos e... não sei, me tocou. A sua resenha me fez querer correr, largar tudo e ir ler esse livro. Acho que é bem o tipo que eu adoraria e não esqueceria tão cedo. Vou esperar que a Rocco lance uma nova versão, aí eu compro! \o/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro! Ainda mais depois de saber que Emma Watson está na adaptação dele para o cinema!
    Abraços! (http://elektry.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  14. Oi Lygia

    :) A sua resenha esta ótima e completa, não sabia muito sobre o livro, só "por cima" sobre o filme, vai para a lista. Só no momento não estou muito chegada em leitura de tantos sentimentos, o que é bom já que o livro não tem para vender, vamos aguardar.

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Me deixa chorar um pouquinho, porque eu amo esse livro e Charlie é um dos personagens mais lindos que conheci nesse mundo literário. Terminei o livro igual a esse quote "Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.", e é isso, o livro tem muita carga emocional pra mim e ainda ganhei de presente de minha amiga, que fez questão de marcar a parte que Charlie faz isso com seus amigos <333333
    Acho que todo mundo deveria ler, a Rocco está perdendo tempo não relançando. Só tenho isso a dizer.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  16. O filme parece ser muito fofo, demonstra que o conteúdo dos dois tem muitas emoções, fiquei curiosa, o filme não é atual é? Varias citações, gostei vou procurar ele na biblioteca. Sinto que irei aprender muita coisa com este livro, ele tem uma mensagem bonita pelo que me pareceu. Curiosa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...