[Resenha] @mor - Daniel Glattauer

16 de maio de 2012

Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 212
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Mais um da série 'Comecei a ler na Saraiva e tive que comprar depois', rs. Li os diversos comentários da galera, e apesar da premissa não ser original - narrativa através de trocas de e-mails -, resolvi dar uma chance. Comecei a ler na Saraiva e gostei. Depois, pedi o meu no site (junto com FMF4 e Anjo Mecânico *o*...mas isso é OUTRA história, rs).

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. 

Assunto: Falta Algo
Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorre: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi

Adorável. Eu definiria a 'troca de e-mails' narrada por Glattauer dessa forma. Como eu disse ali em cima, comecei a folhear '@mor' na livraria, e logo me vi envolvida nos e-mails de Leo e Emmi. Ele, um psicólogo da linguagem, ela, casada e dedicada à família. O que começa com um simples engano no envio de e-mail com solicitação de cancelamento de assinatura de uma revista, resulta em uma troca de farpas, diálogos inteligentes e interessantes através de palavras.

O que mais me encantou no livro é que, sem eu perceber, os e-mails foram ganhando vida na minha cabeça. Vou explicar: apesar da falta de descrição dos próprios personagens (inclusive, como forma de manter o mistério entre eles), Leo foi criando forma na minha cabeça. E voz, principalmente voz. Idem para a Emmi. A cada troca de e-mails, conseguia definir claramente as vozes um do outro na minha cabeça, de forma a tornar os diálogos mais verossímeis. Achei isso fantástico e só demonstra que o livro prende o leitor.

Acompanhamos no dia-a-dia (ou não, já que em algumas vezes os e-mails não eram diários), o desenvolvimento e amadurecimento do relacionamento entre os dois, por mais estranho que isso possa parecer. Tudo foi construído aos poucos, e por mais que no início ambos relutassem em falar sobre suas vidas pessoais, com o tempo, isso foi inevitável. Emmi sempre faz questão de reforçar que é muito bem casada, mas parece que os e-mails de Leo são uma quebra em sua rotina. Ele, por sua vez, carrega emocionalmente o peso de um relacionamento fracassado.

Depois de vários meses de correspondência, o desejo de se conhecerem pessoalmente vem à tona. Aliás, esse desejo aparece em vários momentos, mas o tempo é responsável por intensificá-lo. Mas aí entra o conflito: o mistério e a excitação não se dá justamente por não se conhecerem? E se isso acontecer, a 'magia' terminará? Em vários dos e-mails percebemos o receio dos personagens. Leo é um pouco mais decidido e respeita o tempo de Emmi, mas devo dizer, ela realmente me deu nos nervos em várias situações. Ela parece ser o tipo de pessoa que está acostumada a ter tudo o que quer sempre e a não perder nunca. Pode ser uma análise equivocada, mas foi isso que pareceu à mim. Leo é mais comedido e é simplesmente o responsável por segurar as pontas. Ele parece ser mais equilibrado, quando não está tomando várias garrafas de vinho à meia-noite em seu "encontro" virtual com Emmi. Mas no final das contas, estava eu lá, torcendo para se conhecerem pessoalmente e saber o que iria acontecer...

O livro é curtinho e as páginas passam rapidamente. Só me dei conta do término quando vi um certo e-mail e, em seguida, um grande 'CONTINUA'. Aliás, em um momento péssimo, devo acrescentar. COMO o autor fez isso conosco? É simplesmente muita maldade! A leitura é super válida, super gostosa e mal posso esperar pela continuação. Parece que a Suma de Letras planeja publicá-la ainda esse ano, então, agora é só aguardar.

CONFIRA O BOOK-TRAILER



Labels: , , ,

20 comentários :

  1. Oi Ly!
    Estou cada vez mais curiosa por essa leitura! Adoro quando a gente se envolve dessa maneira com um livro, só pode ser uma delícia de ser lido!
    E como assim?? Não sabia que teria continuação! Maldade acabar como acaba, pelo que você disse.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca por esse livro, quem não se identifica?

    ResponderExcluir
  3. OIe,
    Que vacilo terminar assim!!!! Já lançaram o outro ou vai demorar meio ano? Acho que por isso que estou de birra com séries, demora muito pra lançar e a gente acaba perdendo o ritmo da leitura, a empolgação...
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi

    Li várias resenhas super positivas sobre esse livro. Gosto de histórias através de e-mails! Espero poder ler logo.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. AI QUE LINDO! Ufa, ufa, ufa! Estava realmente esperando uma resenha negativa e NEM SEI PORQUE. Acho que é porque estou MUITO animada em relação à este livro - rolou uma química, primeira impressão, sabe? Ai que bom, que bom, que bom que você gostou! Me deixou mais animada! Preciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiso! *-*

    ResponderExcluir
  6. Acho que gosto de me torturar! rs Explicando: adorei tudo o que você disse sobre o livro a forma como os personagens foram ganhando vida em sua cabeça, entre outras coisas. Mas o que realmente me deixou encantada e desejando ler o livro foi o que você disse sobre o final. rs Logo a parte em que você diz que o autor foi um grande filho da mãe por ter terminado o livro deste jeito. Aquele tipo de final que você simplesmente não consegue acreditar, como se a sua edição estivesse com defeito, porque certamente ninguém seria tão ruim a ponto de terminar o livro ali. rs A resenha foi me conquistando aos poucos, mas eu realmente me convenci neste ponto. O que me leva de volta a frase: acho que gosto de me torturar.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tá todo mundo falando bem desse livro!
    Eu já estou muito curiosa!!!!
    Obrigada pela resenha, Ly!!

    ResponderExcluir
  8. Li a sinopse desse livro e fiquei curiosa para ler.
    Gostei da sua resenha, que só aumentou ainda mais a minha curiosidade mesmo a Emmi dando nos nervos de vez em quando, mas quero conhecer um pouco mais do Leo.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    tenho muita vontade de ler esse livro, me parece ótimo. gostei da sua resenha, imagina se apaixonar por uma pessoa que envio um email por engano?
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ei Lygia!

    E você vez quase a mesma coisa que eu, rs.
    Coloquei FMF4 na sacola tb.

    Não me fala do final não.
    Eu quase joguei o livro na parede...kkk
    Só o 'Continua' que me deixou feliz.

    Bjins

    ResponderExcluir
  11. Tbm gostei mto desse livro, me lembrou os meus tempos de internet e me senti exatamente como em algumas partes.
    Adorei td, inclusive a forma como terminou ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  12. Aah, adorei, parece ser um livro muito bom *-* Sou meio relutante com livros de e-mail, mesmo sendo meio obcecada por Meg Cabot, nunca tive vontade de ler nenhum da série Garoto exatamente por causa disso, mas @mor me pareceu muito interessante.
    Mais um livro pra minha inesgotável lista de itens literários a serem comprados!

    Gabs
    usedtobeafunhouse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ly!!
    Eu vi tantos blogs falando sobre esse livro, mas ler mesmo uma resenha, foi a sua hehe ... que me agradou bastante!!
    Fiquei curiosa pra ler... me lembrou o filme "Mensagem pra vc" ... assim pelos emails rs ...

    :D

    Beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
  14. Esse é um tipo de romance um tanto quanto diferente... Eu gostaria de lê-lo, mas antes acho que preferiria ler mais romances 'normais' já que li poucos até o presente momento.
    Eu não sei como seria minha reação diante desse livro. Sem descrever os personagens e quase todo feito pelos próprios emails enviados pelos protagonistas... mas ainda vou testar.
    E essa mulher, hein... Pode até ser feito um dilema, e durante a história os leitores até podem ser levados a torcer para que o casal dê certo, mas sem sombra de dúvidas, é traição.

    ResponderExcluir
  15. Calma aí, a mulher é casada? Ahn? WTF? rss
    Eu acho essa capa bem feiinha, sem graça... Mas a história me deixou suuuper curiosa, eu gosto bastante de e-mail (apesar de só usar com os autores, editoras ou algo relacionado ao blog), e isso me deixou mais curiosa ainda para ler o livro. Tem outros livros que tem essa mesma premissa(?) e tenho vontade de ler eles também, mas esse... Parece ser tão diferente...
    Só não gostei muito disso da mulher ser casada. Caramba. Isso é traição, certo?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lygia

    Você também vai olhar na Saraiva para depois comprar em casa :D

    Já li um livro assim, era amor.com ou algo assim, estou curiosa para ler esse, parece muito bom, mas pelo final da sua resenha, vou aguardar sair a continuação.

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse livro deve ser realmente uma graça e estou pensando em assumir gosto por romances já que tenho gostado muito dos últimos que li. Acho que nãao dá mais pra disfraçar, hahah.
    Mas tenho dúvidas se vale à pena comprar.
    Adorei a resenha, Lygia!

    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  18. Ahh, eu tô louco para ler esse livro, Ly!
    Faço muito dessas de pegar na Saraiva, começar a ler e ficar morrendo de vontade de continuar lendo, rsrs Adoro livros com emails e tal, acho muito legal como os autores exploram isso, rsrs
    Legal que a Suma vai lançar a continuação esse ano ainda, rsrs
    Beijos, Ly!

    ResponderExcluir
  19. Como chama o próximo livro? Já foi lançado no país de origem?
    Por favor, respondam.
    Eu A-D-O-R-E-I, simplesmente adorei esse livro! No começo pensei que deveria ser chatinho, mas aí fui lendo e lendo e me me apaixonei completamente pela história. Quero o segundo livro agora! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá K-SAN.

      A Suma de Letas informou essa semana que publicará a continuação em maio desse ano! =D

      Essa versão que eu li, foi a de portugal, e o título ficou como 'A sétima ond@', que tem td a ver com a história. Só n sei se a editora irá manter o mesmo nome aqui na versão brasileira! ;)

      Bjs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...