[Resenha] Malas, Memórias e Marshmallows - Fernanda França

29 de maio de 2012

Título: Malas, Memórias e Marshmallows
Autor: Fernanda França
Editora: Rai Editora
Páginas: 320 (249 na versão digital)
Ano: 2012
Mais informações: Skoob
Compare preços: Buscapé

História de aquisição do livro: Acho que estou viciada em comprar livros digitais, rs. Além disso, a vantagem de não ocupar o não existente espaço na minha estante para novos livros, coopera bastante para eu comprá-los. XD Fiz uma festinha umas semanas atrás, e o lançamento da Fernanda França entrou na lista também!

Sinopse: Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.

"Como se tivesse adivinhando o meu pensamento e visivelmente desnorteado, Théo saiu do quarto e me deixou sozinha com a dúvida que era de nós dois. Ele também parecia ter aberto os olhos debaixo d'água."

Olhar essa capa já me deixou com vontade de arrumar as malas e sair pelo mundo afora...e é isso que acontece inesperadamente na vida de Melissa. Depois da demissão no trabalho, ela conhece uma pessoa que literalmente irá mudar a sua vida: Théo. Super fofo e vizinho dela e do irmão, com quem Melissa divide um apê, o mesmo oferece a oportunidade para Mel viajar para o EUA, observando os locais e escrevendo artigos como turista e profissional, em um projeto: o 'América sobre Rodas', como citado na sinopse.

Parece meio corrido? Pois é. Essa foi a sensação que eu tive com a leitura. As coisas acontecem magicamente e rapidamente na vida de Melissa e isso acabou incomodando um pouco. Até aí tudo bem, até a metade do livro, a narrativa se sustenta por uma protagonista divertida, irmão e amigos com personalidade. Além de tudo, a garota é totalmente docemente 'maluquinha', com o hábito de esquecer as coisas. Pequenas informações dos locais pelos quais Melissa está passando, no início dos capítulos, também são um diferencial. Mas a partir de então, tive a sensação que a autora começou a forçar as situações e correr com a trama, e acabei ficando decepcionada.

Mel, que era decidida no início, engata um relacionamento sem pé nem cabeça com um estrangeiro, e viaja com o mesmo, sem sentir segurança nisso. Isso nem é spoiler e nem estragará nada da trama, apenas achei importante destacar isso porque senti uma descaracterização enorme da protagonista do meio do livro para o fim. Alan foi um dos piores personagens que eu já li sobre...ele é um otário, grosso e fanfarrão, na falta de um termo melhor, e realmente não consegui entender a decisão de Mel em ficar com ele, ficou forçado, apenas para justificar o casal óbvio no decorrer da trama. Acho que nutri uma antipatia tão grande por Alan que, se ele não estivesse na história, não faria falta alguma, seria até melhor. Sei que precisamos de "vilões" na história, mas acho que a forma como ele é criado, tem um diferencial. A Viviane, namorada de Théo, é um ótimo exemplo disso, uma das personagens melhores construídas, muito mais até que os amigos de Mel.

O ponto positivo, sem dúvidas, fica por conta dos lugares visitados por Mel. Pra quem curte descrições, a leitura é uma ótima o pedida. Eu a caracterizaria como despretensiosa...até a metade do livro, ela fluiu bem, mas ficou um pouco arrastado até o desfecho, que é previsível. Como eu li a versão digital, não sei falar exatamente sobre a diagramação no livro físico. Se o leitor não estiver criando grandes expectativas, pode até curtir a leitura. E sim, o 'Marshmallow' tem um significado na história, rs.

SORTEIO: Quem deixar uma forma de contato nos comentários (twitter OU facebook OUe-mail, etc.), concorre a um kit de marcadores, incluindo o do livro 'Malas, Memórias e Marshmallows', que é super fofinho! =)

ATUALIZADO

Entre os comentaristas, quem deixou uma forma de contato para participar do sorteio de kits foram:

1 - Franciane
2 - Lara
3 - Thaila Oliveira
4 - Daniela Alcântara
5 - Mariana Gonçalves
6 - Ju Queiroz


Parabéns, Ju! Entraremos em contato! ;-)
Labels: , , , ,

14 comentários :

  1. Não sei porque, mas compreendo de forma tão clara a ideia do não espaço na sua estante. rs
    Nossa Mel se deu bem com este trabalho hein? Por que não tenho um vizinho para me fazer uma proposta de trabalho dessas? rs
    Baixou um capitão Nascimento aí hein? Adorei o termo fanfarrão! De verdade. Mas não consigo imaginar uma pessoa legal que possa ser definida por este adjetivo. Eu não sei bem ao que você se refere como descaracterização da protagonista, mas ficou estranho para mim entender que ela aceitou uma proposta de emprego aleatória e bancou e de repente se sente insegura com uma situação parecida. Mas sei lá posso estar falando um grande M. O que não seria novidade. rs
    A princípio não me senti conquistada, até por estar me dedicando aos seres sobrenaturais.
    Esse risinho que você colocou do lado da frase: "E sim, o 'Marshmallow' tem um significado na história" Me fez criar certas teorias. Será que estou certa?
    Meu twitter: @Saaneflores
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lygia,
    Tudo bem?
    Eu gostei do título do livro, mas não fiquei com tanta vontade de ler.
    Quem sabe quando eu estiver com muito tempo sobrando...
    Um beijo, querida!
    Lara
    @LetraPartilhada

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava ansiosa para ler esse livro, quase comprei um dia na livraria mas achei melhor não comprar porque já estou cheia de livro pra ler, mas agora você me seduziu com as descrições dos lugares, adoro livros que sabem bem descrever um lugar que te deixa com vontade de morar nele, pois é.

    Beijos
    Thaila
    http://onlycrazygirl.blogspot.com/
    email: thailamaluf@yahoo.com

    ResponderExcluir
  4. Daniela B. Alcântara30 de maio de 2012 14:58

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e adorei a capa. Só o fato de ser sobre viagem já me fez ter vontade de ler, precisa nem de enredo pra isso hahahaha se os lugares forem bem detalhados mesmo, vou gostar de ler.

    danettee@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ly!
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado, é triste quando isso acontece.
    Parece ser uma leitura divertida, mas que perdeu um pouco o próprio rumo. Uma pena!
    De qualquer forma, eu leria o livro, mas escolheria um momento de puro entretenimento, para não criar grandes expectativas.
    E é muito ruim quando antipatizamos com um personagem, espero que isso não aconteça comigo!
    Gosto de boas descrições, então acho que o livro vai me agradar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela resenha!
    Um grande abraço e alegrias! ;-)
    Fernanda França.

    ResponderExcluir
  7. Oi

    Eu vi esse livro sábado passado na Saraiva e fiquei em dúvida se era bom ou não. Acho super triste quando um livro decepciona... Não gosto quando acontece comigo. Não lerei o livro agora, mas se a oportunidade surgir, começarei sem expectativas.

    ResponderExcluir
  8. Oii! Compreendo totalmente o fato de não ter espaço em sua estante! Hehe... É uma pena que tenha se decepcionado com livro, odeio quando isso acontece. Mas a capa do livro é muito bonita mesmo ^^

    Espero que goste dos próximos livros ;)

    Bjs!

    mfg1999@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ly! Adoro suas leituras variadas, hahah Sempre traz alguma novidade com as compras em formato digital. Os lançamentos, no caso., Não sei se você me entendeu, mas adoro suas resenhas, rsrs
    Bom, Ly, a autora é super elogiada, então desde o lançamento do livro já tenho vontade de ler. Seus livros tem uma cara de serem bem divertido e isso me atrai, o humor.
    Uma pena que os personagens deixam a desejar. Isso é ruim numa leitura :/
    Apesar de tudo, tenho vontade de ler, viu, Ly? Uma leitura descontraída, sem esperar nada demais...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. tá ai um livro que estou me coçando para ler!

    ResponderExcluir
  11. confesso que amei o título, é muito chamativo, mas depois da sinopse eu me desestimulei :(

    ResponderExcluir
  12. Já gostei do livro a partir da capa. Adoro capas de livros e gosto das que são bem coloridas e alegres. Fiquei afim de ler-lo só em ver a sua resenha. Me agradou bastante!
    Twitter: @juqaraujo
    Email: jull.queiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Estou quase entrando na sua onda de comprar livros digitais, mas o preço ainda não está ajudando, mas estou tentada..rs
    Não sei pq, apesar do nome divertido, não estava tão no clima desse livro e ao ler a sua resenha entendi que o que aconteceu nesse livro é a msm coisa q ando vendo com outros, ele vem bem até +ou- o meio e de repente como se o autor se descontrolasse ou precisasse correr, ele acaba estranho.
    Não sei se vai entrar na lista, mas caso entre já sei que é para ler sem esperar gdes coisas..

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha é igual a como vc descreve o livro, boa até o meio.
      Ah, só um aviso, não se conta spoilers em resenhas que é justamente pra quem nao leu, ficar com vontade de ler, e nao saber como termina.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...