[Resenha] A Garota do Espelho de Prata - Laura M. Castro

30 de dezembro de 2011
Título: A Garota do Espelho de Prata
Autora: Laura M. Castro
Editora: Novo Século
ISBN:  978-85-7679-459-2
Páginas: 264
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Cia dos Livros
História da aquisição do livro:  Um dia, estava eu, inocentemente (aham!) postando no Twitter meus surtos com a leitura de 'City of Fallen Angels', da Cassandra Clare, e eis que uma leitora querida aqui do blog começa a puxar assunto comigo. Desde então, passamos a conversar e a trocar indicações de livros. Em uma dessas madrugadas e conversas, ela me falou sobre 'A garota do espelho de prata' e, inclusive, me indicou também uma resenha dele. Não deu outra: acabei comprando-o e passando-o na frente de muuuuitos outros livros. (vergonha cadê, né? rs). Franciane, sinta-se CULPADA! hehe. 

Sinopse:
Anne é uma jovem de apenas 16 anos com enormes problemas: primeiro o seu país está mergulhado em uma guerra civil entre o governo ditatorial de Nicolau Cortéz, o suposto Novo Regime, e os rebeldes Kingdom Fighters, que lutam pela volta da realeza à Ciwan. Segundo, por ter o Dom da magia. Anne terá que se esconder do ditador se não quiser ser recrutada. E, terceiro, ela não tem a menor ideia de quem é; já que acordou sozinha na floresta, com um enorme corte na testa e sem recordar sequer o próprio nome. Ao lado do melhor amigo, de uma jovem Médium e dos Little Kingdom Fighters, Anne terá que encarar a realidade da guerra, aprendendo a lidar com suas próprias perdas e seus próprios demônios, enquanto o intricado mistério que envolve a Garota do Espelho e sua antiga e desconhecida vida se desenrola.

"Tudo o que vira quando se aproximou daquele espelho foi uma estranha névoa azul-acinzentada espiralando lá dentro, como se tivesse vida própria." (página 54)

Laura Castro conseguiu me surpreender com 'A garota do espelho de prata', e quase nos 45 minutos do 2º tempo, seu livro entrou para a minha lista de favoritos de 2011. É extremamente gratificante elogiar um livro nacional.

Anne mora em um país em guerra: de um lado temos o poderoso ditador Nicolau e do outro, os rebeldes K.F.(Kingdom Fighters) e L.K.F.(Little Kingdom Fighters). O primeiro grupo é formado por 'rebeldes' já adultos, sendo que alguns são dotados de magia e outros são treinados para combate. O segundo grupo,  por sua vez, é formado por crianças que ajudam os adultos com trabalhos menores, como colheita, treinamentos, entre outros. A protagonista, cheia de vida e energia, é uma maga que precisa esconder seus poderes, assim como várias outras pessoas do acampamento dos K.F. e L.K.F., para não serem recrutados por seu governador tirano, que instaurou o denominado Novo Regime.

Como se não bastasse viver em uma época de Guerra Civil, Anne ainda enfrenta o que talvez seja o maior dos seus problemas: ela sofreu um acidente aos 11 anos de idade, algo que lhe rendeu uma cicatriz e a perda das lembranças de todos esses anos da sua vida. Encontrada pelos K.F. e agora com 16 anos, vive junto ao acampamento dos rebeldes relativamente bem, próxima aos seus amigos e ajudando no que pode. Mas muitas dúvidas pairam em sua cabeça, incluindo as principais: quem ela é, o que houve com sua família e porque, de repente, ela se vê envolvida no enigma da aparição de uma garotinha em um espelho em uma velha casa abandonada.

A história se desenvolve de uma maneira simples, rápida e muito gostosa. Fiquei muito curiosa com o enigma da garota do espelho e o que isso poderia ser relacionado ao passado/presente de Anne. Devorei o livro rapidamente e, sinceramente? Nunca adivinharia a reviravolta do final. Achei sensacional. O enredo é bom, porém, acho que a 'guerra' ficou como pano de fundo e a história focou-se demais na Anne. A autora poderia ter trabalhado melhor os seus elementos e o livro poderia ter mais páginas sem maiores problemas.

Uma coisa que me incomodou bastante foi essa nomenclatura K.F. e L.K.F. Achei desnecessário os nomes serem em inglês, algo que a autora parece apreciar bastante, pois, a narrativa apresenta fragmentos musicais no decorrer do livro, e todas são estrangeiras. Isso, particularmente, é algo que não me agrada.

Pela idade da autora quando escreveu o livro (14 anos), achei tudo muito bem construído e pensado. Pontos positivos para a Laura Castro. Hoje, mais madura aos 18 anos, a escritora deve ter desenvolvido ainda mais seu potencial. Assim que tiver oportunidade, gostaria de ler mais livros dela.
Labels: , , ,

15 comentários :

  1. Ok, assumo a culpa, mas só porque você gostou, caso contrário nem comentaria! Rs Franciane quem? rs
    Fiquei enlouquecida no livro quando li a resenha que você mencionou, e agora estou revivendo esta sensação, querendo pegar o livro pra ler agora, acho que vou começar ele ainda esta noite!
    Até porque a ideia de uma reviravolta no final e o livro ser um dos favoritos de 2011 me deixaram absurdamente curiosa, e vc sabe q a pessoa nem é ansiosa! rs
    Fiquei muito assustada pela idade da autora ao escrever o livro, 14 anos, como assim? eu ainda brincava de Barbie! rs
    Adorei a resenha Ly, despertou em mim novamente a vontade de ler o livro! E realmente é muito bom ler uma crítica positiva de um livro nacional de uma nova geração de autores!
    Bjs
    PS: Vai rolar DM depois por não lembrar q nos conhecemos por conta de CdV, devido a comentários feitos e RT no twitter da galera record! rs

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, achei a capa incrível!
    Linda demais!
    Depois, fiquei surpresa ao ver que é Nacional, porque ele não aparenta ser, pela história e tal.
    Depois, minha BIG surpresa foi ver a idade da autora!
    Parabéns pra Laura, escrever e publicar um livro bom, nessa idade, não é uma tarefa fácil! Digo isso porque ela ainda está em idade de escola e ainda está aprendendo nas aulas de português coisas importantes para a escrita e nem todos nessa idade tem maturidade e bagagem suficientes para escrever um livro, parabéns mesmo!
    Acho que a questão do estrangeirismo é mais uma prova de como somos influenciados por uma cultura que nem é nossa. Talvez a autora leia muitos livros assim e acabou, por uma questão de estar mais próxima deles, importando isso para sua história.
    Fiquei curiosa ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mentira que ele escreveu esse livro quando tinha 14 anos? o.O
    Entendi certo? o.O
    Uau o.O
    A capa é realmente incrivelmente linda. Só por ela já comprava o livro hehe
    Amo esse tipo de tema abordado e fiquei muito curiosa em ver algo do tipo sendo literatura nacional, já que só vejo esse tema em literaturas internacionais.
    Fiquei realmente curiosa.
    =* para vcs duas, Mari e Lygia. Feliz Ano Novo, que o próximo ano seja fantástico. Com muitos mais livros e muitas mais leituras :D

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Mentira que ele escreveu esse livro quando tinha 14 anos? o.O
    Entendi certo? o.O
    Uau o.O
    A capa é realmente incrivelmente linda. Só por ela já comprava o livro hehe
    Amo esse tipo de tema abordado e fiquei muito curiosa em ver algo do tipo sendo literatura nacional, já que só vejo esse tema em literaturas internacionais.
    Fiquei realmente curiosa.
    =* para vcs duas, Mari e Lygia. Feliz Ano Novo, que o próximo ano seja fantástico. Com muitos mais livros e muitas mais leituras :D

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. adorei a capa e a historia do livro e do autor, com certeza vou tenar achar o livro por aqui e ler, parabens pela resenha, bjs Pri

    PRI E OS LIVROS

    ResponderExcluir
  6. A capa é L.I.N.D.A ,e o que mais me atrai nos livros são as capas !

    A resenha ficou maravilhosa .

    Espero ler este livro em Janeiro de 2012

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bem interessada. Esse lance de idade pouco tem a ver. Já vi escritores muito mais jovens darem um show em escritores um pouco mais velhos... *-* experiência de vários livros conta bastante. :)
    beijos
    bom ano
    e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lygia,
    já tinham me falado desse livro antes e da autora precoce, haha. Parece ser bem interessante mesmo!

    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  9. Oi Lygia,
    ainda não conhecia esse livro, que parece ser mesmo muito interessante!
    Fiquei bastante surpresa pela idade da autora!
    Ótima resenha!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lygia!
    Já estava bem curioso para ler este livro, agora ainda mais!
    A primeira coisa que me chamou atenção foi a capa linda, depois a sinopse tendo esse assunto tão curioso...
    Confesso que não esperava tanto do livro, mesmo com esses "poréns" em relação a nomenclatura e tal. Considerando a idade da autora na época em que escreveu o livro...
    Enfim, fiquei bem interessado mesmo!
    Bjão! :D

    ResponderExcluir
  11. fiquei boquiaberta com a idade da menina, tem gente que nasce com um dom e é tão legal quando descobre cedo, acho que ela teve essa sorte! Aos 14, escrever um livro e provavelmente se boa no ingles não deve ser pra qualquer um!
    Adorei o livro, as vezes descobrimos preciosidades assim, por isso é bom conversar com as pessoas! Fiquei curiosa com a história, confesso que não sou muito desse tipo de leitura, mas só o fato do livro ser escrito por alguem dessa idade e parecer ter uma narrativa tão completa, me interessei!
    Vou aproveitar esse post pra desejar um feliz ano novo pra você lygia, que o brincando com livros tenha muito sucesso, que todo esse carinho que você tem com os seguidores do blog ou por aqui ou por twitter te traga ótimas oportunidades!
    Beijos,
    Júlia.
    www.saladacultural.blog.br
    e desculpa vir aqui só agora, mas a correria de final de ano estava me matando haha

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro é linda :)
    Gostei muito da sua resenha, não conhecia o livro e é realmente sensacional quando podemos elogiar algo nosso (brasileiro) fico muito entusiasmada! :)
    Já foi para a lista dos desejados!"
    Beijos
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  13. Capa linda, resenha maravilhosa, preciso desse livro Urgente. Como vc pode fazer isso comigo! me matar de vontade ler esse livro???! kkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Tenho bastante vontade de ler esse livro.
    A capa é bem bonita, né?
    Nossa, a autora tinha minha idade quando escreveu o livro, nossa (de novo).

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  15. Eu lembro que descobri esse livro meio que por acaso no skoob.
    Fiquei encantada com a capa e o enredo me arrebatou. Mas como não havia muitas resenhas na época acabou ficando só na lista de desejados e nunca busquei comprá-lo.
    Gostei muito da tua sinceridade ao resenhar e da forma construtiva que tu expôs o que pode ser melhorado.
    Fiquei assim oO quando li a idade da menina.
    Que lindo isso, bem novinha e já uma escritora *------*
    Depois da resenha certo que ainda esse ano vou ler esse livro 0/
    Beijinhos Lygia :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...