[Resenha] Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo

11 de dezembro de 2011
Título: Caixa de Desejos
Autora: Ana Cristina Melo
Editora: Vermelho Marinho
ISBN: 978-85-6285-153-7
Páginas: 96
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Submarino | Saraiva
História da aquisição do livro: Esse foi presente da fofa da Mari. *.* Eu já estava de olho nesse livro tinha um tempinho, desde que li a resenha do blog da Tathy. Achei a capa tão fofinha, bem meiga...e em um desses surtos de Submarino, a Mari resolveu me presentear (ótimo quando a gente ganha presente dos amigos sem ter motivo especial, né? Eu ADORO! risos).

Sinopse:
Marília é uma jovem cheia de conflitos, que um dia recebe, contrariada, a notícia de que uma meia-irmã desconhecida está de mudança para sua casa. Logo em seguida sua avó preferida morre, mas, antes, ganha dela um presente inusitado: uma caixa para guardar suas lembranças e registrar seus desejos. Tendo a caixa como uma espécie de refúgio, sua vida começa a mudar. (sinopse por Luis Eduardo Matta, retirada da segunda capa).

"- Marília, nunca deixe de ter sonhos. Às vezes, minha filha, eles demoram pra acontecer. Mas nunca desista deles.
E de tudo que for te fazendo feliz na vida, guarde uma lembrança.
Se ela for pequena, coloque nessa caixa.
Se for grande, coloque no coração." (p.10)

Se me pedissem para definir o livro em uma palavra apenas, esta seria puro. É essa a impressão que tive de "Caixa de Desejos". A narrativa é simples, voltada para adolescentes entre 12-17 anos e é muito fofinha.

Marília, ainda adolescente, está enfrentando vários problemas e o principal deles é a perda da avó Laurinda. Antes da sua partida, recebe de presente uma Caixa com alguns 'tesouros', que vem a se tornar uma forma de manter a memória da avó bem viva. Marília é uma pessoa tímida, que tem a escrita como paixão e tenta encontrar o seu lugar no mundo. Com a Caixa, nossa personagem principal encontra refúgio e conforto.

Além da perda da avó, ela tem que lidar com outras chateações: morar em uma casa cercada de pessoas "acomodadas", a menina chata da escola e uma meia-irmã que surge para conviver com sua família.

O livro é curtinho e não tem como falar muito sem entregar todo o plot. Basta saber que muitas adolescentes irão se indentificar com Marília, seus medos e anseios típicos de adolescente. Paralelamente, acompanhamos a linda amizade desenvolvida entre ela e Francine (a meia-irmã mais velha).

Confesso que desejaria que o livro fosse maior e a história mais desenvolvida, pois ela tem potencial para mais detalhes. Seria divertido ler, de forma paralela, as histórias das pessoas que vivem na mesma casa de Marília (que mais parece um hotel, com direito a tio folgado, avós maternos e até uma vizinha!!!). A Caixa, que dá título ao livro, do meio pro fim da narrativa, simplesmente some de cena! Isso deixou um pouco a desejar. Mas de forma geral, foi uma leitura agradável, e recomendaria para todas as meninas dessa faixa etária. Os conflitos foram todos retratados de forma simples e pura, e para mim, esse foi o ponto forte do livro.

'Caixa de Desejos' possui continuação: 'De volta à Caixa de Desejos' (2011), lançado também pela Vermelho Marinho. Dessa vez, narrando uma Marília madura e quase adulta. Mas isso já é papo para uma outra resenha! ;-)

Labels: , , ,

7 comentários :

  1. Oi Lygia!

    O livro parece ser bem fofo e de leitura agradável mesmo, mas, como você, eu também gosto de situações mais descritas, envolvem mais a gente na leitura né?

    Beijão pra vocês, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lygia!
    Gostei bastante da sua resenha deste livro que parece bem legal mesmo. Adoro a capa!
    É bem fininho, hein? 96 páginas.
    Não sabia que a continuação foi lançada em 2011.. rsrs
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro, gostei um pouco só. Eu estava esperando muita coisa dele e acabei me decepcionando. Foi uma pena.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  4. A estória parece ser ótima! \o/
    E a capa é linda demais, eu quero!!!
    Vai pra lista de Natal! :)
    Beijos.
    Camila Leite.

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa de ter uma meia-irmã se mudando pra sua casa é dramático, até porque se cobra uma relação afetiva de 'irmã' quando vc nem se sente assim com relação a pessoa... E ainda ter que enfrentar a perda de alguém querido no meio de tudo isso é realmente difícil.
    Saindo da história para fazer um comentário pessoal: eu tenho uma prima chamada Francine e agora estou torcendo para ter o meu nome em um livro, juro que solto fogos quando isso acontecer! rs

    ResponderExcluir
  6. Achei super fofo e mal posso esperar p/ ler o livro 2, quero saber mais da Marília ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #1.49 - Sem. 05/dez a 10/dez http://bit.ly/sxplk0

    ResponderExcluir
  7. Olha, esse livro parece bonitinho. Vou ficar de olho para quando houver promoções.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...