[Resenha] O Pão da Amizade - Darien Gee

5 de outubro de 2011

Olá pessoas leitoras. Tudo bom?

Um estranho no ninho do “Brincando com Livros”, essa sou eu, [risos]. Meu nome é Lygia, moradora do RJ e analista de sistemas. Sou ativa na tal chamada “blogosfera literária” como leitora de vários blogs de amigas muito queridas, e a Mari me convidou para resenhar ocasionalmente aqui. Decidi me aventurar, já que nunca tive a audácia de criar um blog próprio. Uma pessoa querida definiu-se como uma escritora de blogs “avulsa” e vou me apropriar dessa nomenclatura [risos].

Sempre que for resenhar, falarei brevemente sobre como ou por que eu comprei/adquiri o livro em questão. Acho divertido compartilhar as histórias de aquisição dos livros, que podem ser por motivos variados: desde a compra apenas pela capa de arrancar suspiros ou por aquela promoção imperdível da Submarino/Saraiva/feirinhas/afins [risos].

Sem mais delongas, hoje falarei sobre o livro “O pão da amizade”, de Darien Gee (Editora Lua de Papel, 2011).

Título: O Pão da Amizade
Autora: Darien Gee
Editora: Lua de Papel
ISBN: 978-85-63066-62-6 
Páginas: 392
Mais informações: Skoob
Onde comprar: Saraiva | Fnac


História da aquisição do livro: Na verdade, este não foi uma aquisição. Inscrevi-me no Concurso Cultural da Editora Lua de Papel e fui uma das selecionadas para receber o livro para resenhar. Foi a primeira vez que isso aconteceu e fiquei muito feliz pela oportunidade de leitura.

Sinopse: Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. O pão da amizade conta uma história espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e família, mas também sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.


"Certa tarde, Júlia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete “espero que você goste”. Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas". 
(Fragmento retirado da contracapa)

“O pão da amizade” narra a história de três mulheres unidas pelo sofrimento e por uma receita de pão, ambientada na pequena cidade de Avalon. Hannah, Julia e Madeline encontram na companhia uma da outra o caminho de volta à felicidade, apesar das personalidades distintas. Juntar histórias aparentemente tão diferentes, entre uma musicista, cozinheira e uma dona de casa que costumava ser impecável, mostra que, apesar de individualidades, quando se trata dos assuntos do coração e das emoções, somos mais parecidos do que imaginamos. Ovacionamos, rimos e nos entristecemos com as personagens. Torcemos para que superem seus medos e se reencontrem como indivíduo. Os personagens secundários, como Mark, marido de Julia, Livvy, Gracie, entre outros familiares e amigos, só torna a história mais realista possível. É interessante notar como esses indivíduos que participam diretamente ou indiretamente da dor das personagens principais se comportam, compartilham de suas dores e se mostram muito humanos, com suas falhas e acertos.


“As três ficaram ali sentadas, num silêncio entre confortável e desconfortável, dando um tempo a si mesmas antes de falarem, em voz baixa, sobre as questões do coração que nunca podem ser esquecidas”. 

(Capítulo 8, página 99 da cópia não-comercial)

A autora encontrou um equilíbrio na narrativa, sem ser demasiadamente dramática em sua escrita. Senti que a leitura não é carregada, apesar de ser um romance/drama. Darien Gee conduz a trama de forma gostosa, sem linguajar complicado ou rebuscado, tornando o entendimento claro e fazendo a leitura fluir com velocidade. Muitos autores se preocupam em focar-se em descrições, diferente de Gee, que não utiliza desse artifício. Para a mesma, é muito mais importante para o plot ater-se aos sentimentos das personagens principais e secundárias do que a ambientação da história. A narrativa em 3ª pessoa e em capítulos alternados foi uma ótima escolha, proporcionando ao leitor uma visão ampla dos acontecimentos com todos os envolvidos. Apesar da impessoalidade desse tipo de narrativa, as emoções humanas foram retratadas de forma real e coerente. Não é meu gênero favorito de leitura, mas este fato não anula a experiência marcante que obtive com “O pão da amizade”.


Postado por Lygia Netto [Carioca com sotaque mineiro por ter sido criada em São João del Rei. Analista de Sistemas. Leitora voraz e frequentadora assídua de eventos e blogs literários. E, agora, escritora "avulsa" do Brincando com Livros].


Está participando da Promoção Gostinho de Bienal e comentou neste post? Não esqueça de preencher o formulário.

Não está participando ainda? Vamos lá!
Labels: , , , ,

12 comentários :

  1. Só de olhar para a capa já deu vontade de comer... Oh, quer dizer... De ler XD

    A historia parece realmente interessante, é sempre bom quando a autora provoca uma ótima narrativa.
    É sempre bom uma variada na leitura né Lygia?

    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. A capa é bem legal! Adorei a resenha (:

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, 10 viu...
    seguindo aqui já
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  4. Pabline e Igor,
    a capa é linda mesmo. Realmente dá vontade de comer! rs...Obrigada pelos comentários! (:

    Mari, que bom gostou da dica...volte sempre! (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Lygia!
    Tenho bastante curiosidade pra ler o livro e adorei sua resenha! Dá a impressão da história ser mesmo tocante e adorei saber que não é carregada, apesar de ser um drama/romance!
    Acho que quando se trata de questões mais profundas, é impossível não se identificar ou encontrar identificação entre as personagens, por mais diferentes que essas possam ser!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nem me passou na cabeça que as mulheres iriam se tornar amigas por causa de um pão. rs
    Eu tô querendo muito ler esse livro. E ele é muito lindo. Amei.
    Ah, e eu adorei a sua resenha. E bem vinda, já que você é nova aqui. *-*

    Beijos,
    Mandi *;
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  7. Ei floooor!

    Adorei te ver por aqui <3 Duas queridas mais uma vez juntas! Tem coisa melhor???

    Sobre o livro: me apaixonei pela capa e pelo marcador lá na Bienal, mas não sabia ainda sobre o que era. Tô indo agora mesmo add no skoob, pois parece ser adorável!

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro bem gostoso de ler. :)
    E adoro quando as estórias tem vários personagens que se "encontram".

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Aii a capa desse livro é tão fofinha e parece ser gostosa kkk, gostei muito da resenha, me deixou curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai gente, que fofooo!! Me deu muita vontade de ler, achei tão meiguinho d.d

    ResponderExcluir
  11. Fui a Livraria Saraiva hoje comprar um livro para dar de presente a um amigo e na estante vi esse livro "O pão da Amizade" deu vontade de ler e depois da resenha acima certamente lerei esse livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...