#12mesesdePoe: Janeiro com Ligéia

31 de janeiro de 2016


Olá, pessoal!
Então já passamos do mês de janeiro. A proposta, como foi falado no post de apresentação, é de ler pelo menos um conto do Poe por mês. A Anna, criadora do projeto, sugeriu os contos a serem lidos, conforme a figura abaixo, mas como não é uma lista inflexível, acabei escolhendo um outro para leitura. Na verdade, acabei escolhendo o conto de Novembro, Ligéia.



Ligéia (1838)
O livro "Histórias Extraordinárias", edição da Companhia de Bolso (da Companhia das Letras) reúne uma seleção e apresentação de José Paulo Paes, que é inclusive, o tradutor da obra. Começo dizendo que a contextualização do José Paes é ótima, então recomendo que o leitor leia a apresentação antes de começar a ler os contos. Ele dá um bom panorama da época de publicação dos contos e um breve resumo da vida de Poe, o que ajuda a esclarecer o tipo de leitura que devemos esperar.

Labels: , , , , , ,

A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli

29 de janeiro de 2016


A Bailarina Fantasma, da autora brasileira Socorro Acioli, é um livro que fiquei desejando desde que bati os olhos na Primavera Literária, uma feira anual aqui no RJ. Na época, a autora era publicada pela Editora Biruta, então, também tenho a edição de 2010. Agora, com um livro já publicado pela Companhia das Letras (A cabeça do santo), A Bailarina Fantasma foi reeditado e saiu pelo selo juvenil da editora, a Seguinte.

Antes de comentar a história, gostaria de destacar a edição. Ela está muito fofinha, gente! Na foto eu deixei o reflexo de propósito para vocês notarem que ele tem esse trabalho das bolinhas em verniz. Ficou tão rico! E como se não fosse o bastante, a parte interna é colorida, trabalhado nas cores laranja e azul. Delicadíssimo! E bem, a leitura também não fica atrás. E sabe o que é bem diferente? O livro é narrado eem forma teatral, em atos, inclusive esse é o primeiro da série Anabela em Quatro Atos.

Labels: , , , ,

Steve Jobs: Insanamente Genial



Quando vi esse livro nas news da editora Seguinte, fiquei superfeliz! Podem me chamar de tendenciosa, mas sou da área de TI, adoro gadgets e todas essas coisinhas digitais que temos hoje em dia, e sim, tenho orgulho de ser da área. E então, vi que Insanamente Genial é em quadrinhos, pelas mãos da ilustradora Jessie Hartland. Quer melhor que isso?

Não me considero fã de biografias em si, mas em 2011 acabei comprando o livro de 624 páginas com toda a história de Steve Jobs (Steve Jobs, a Biografia, por Walter Isaacson), um homem reverenciado por sua genialidade e criticado por sua excentricidade. E gênio difícil, vamos combinar.

Labels: , , , , , , ,

Encruzilhada - Kasie West

28 de janeiro de 2016
Foto: Blog Where The Light Is

Quando li a sinopse de Encruzilhada pela primeira vez, achei o enredo bem diferente. Como seria nossas vidas se pudéssemos dar uma "espiadinha" no nosso próprio futuro, baseado em escolhas? Pois bem, essa é a proposta da autora Kasie West. Não me lembro de ter lido algo similar anteriormente, apesar da referência óbvia ao filme Efeito Borboleta, mas fiquei bastante animada ao descobrir que iria acompanhar a protagonista do livro, Addie, que vive em mundo escondido do nosso, e que tem esse "dom".

Labels: , , , ,

O que há de estranho em mim - Gayle Forman

27 de janeiro de 2016

Semana passada li O que há de estranho em mim, da Gayle Forman. A autora ficou conhecida aqui no Brasil por Se eu Ficar, livro lançado em 2014, mesmo ano em que saiu nos cinemas a adaptação de mesmo nome e colocou a atriz Chlöe Grace Moretz nos holofotes representando a personagem principal, Mia.

Minha surpresa foi descobrir que esse lançamento da Editora Arqueiro é, na verdade, o primeiro romance da autora e que foi publicado há quase 10 anos. Porém, o assunto continua bastante atual: definir onde termina a rebeldia própria da fase da adolescência e onde começa um pedido de socorro para um problema mais sério, que muitas vezes aparece de forma muito silenciosa.

Labels: , , ,

P.S.: Ainda Amo Você - Jenny Han

25 de janeiro de 2016



E finalmente a continuação de Para todos os garotos que já amei chegou ao Brasil. Ano passado resenhei o primeiro volume aqui no blog, e havia comentado o quanto a leitura é agradável, flui rapidinho e cumpre seu papel como um YA. Recapitulando, Jenny Han nos apresenta às irmãs Song, que são descendentes de coreanos por parte de mãe, algo que achei bem legal, pois a autora nos mostra muito dessa cultura, e foge do esteriótipo "adolescente americana".

Depois da confusão gerada pelo envio das cartas que Lara Jean escreveu para os cinco garotos que já amou na vida, a garota tem que resolver seus conflitos internos para acertas as coisas com Peter. Havia feito uma crítica sobre o fim abrupto do primeiro livro, sobre a resolução de alguns conflitos. Bem, através de P.S.: Ainda Amo Você, vemos que as irmãs Song resolvem seus problemas de forma rápida, família e amizade acima de qualquer coisa. Como conhecemos mais a jornada das meninas, entendi o que a autora quis passar. É bem bonito, na verdade, que elas se protejam acima de qualquer coisa.

Labels: , , , ,

5 autores que quero conhecer em 2016

21 de janeiro de 2016

The Last Bookstore in Downtown Los Angeles | Reprodução: collegeavisual.tumblr.com

O tempo está cada vez mais curto para todos nós, isso é fato. Correria do dia a dia, trabalho, excesso de informações... parece o tempo todo que estamos perdendo alguma coisa se não estamos conectados com o mundo. Vocês se sentem assim também?

O fato é que temos pouco tempo em vida para ler tudo o que desejamos, infelizmente. Todo bookaholic tem esse triste sentimento. Eu mesma estou começando a filtrar mais o que eu leio para pelo menos conseguir diminuir as listas de desejados e afins.

Pensando nisso, montei uma lista com cinco autores que quero conhecer de todo jeito nesse ano de 2016. Se conseguir um livro de cada, pelo menos, já estou satisfeita!


1) Eduardo Spohr
Reprodução: Extra
Sim, ainda não li nada do Spohr. Vergonha, eu sei! Meu irmão já perdeu a conta de quantas vezes leu A Batalha do Apocalipse e eu já tive aula com ele (ele falou especificamente na disciplina de autopublicação), tenho todos os livros, mas ainda não separei um tempo para conhecê-lo. Isso muda esse ano, ainda mais que ele escreve sobre um gênero que adoro! Vou ler o seu título mais famoso, A Batalha do Apocalipse, ainda no primeiro semestre! :)

Labels: , , , , , , , ,

A Sereia - Kiera Cass

16 de janeiro de 2016

Recebi uma cópia antecipada da Editora Seguinte de A Sereia, da Kiera Cass, na semana passada e logo fiquei ansiosa para iniciar a leitura!

Para quem não sabe, a autora de A Seleção, antes do seu sucesso com a história de America e Maxon, havia lançado A Sereia de forma independente, ou seja, é o seu primeiro livro. Mas essa é uma edição que foi totalmente reescrita. Pelo o que li no Goodreads, ela manteve os personagens e mitologia das sereias em si, mas muito da história foi mudado. Se alguém tiver lido a outra versão, avise nos comentários, vou adorar conhecer as diferenças. ;)

Labels: , , ,

Armada - Ernest Cline

15 de janeiro de 2016


Hoje vou contar para vocês um pouco sobre o último livro lançado pelo Ernest Cline, Armada.
O livro traz uma fantasia extremamente nerd e muito divertida que realiza o sonho de muitos jovens gamers que gostariam que suas aptidões nos jogos se transformassem em peças fundamentais nas suas vidas, ao ponto da diferença entre a extinção da raça humana ou sua sobrevivência ser definida pelos skills em jogos simuladores de vôo e simuladores de dronnes robôs gigantes!

Se você ainda não leu a resenha sobre o primeiro livro do autor, O Jogador N°1, clique aqui e dê uma conferida! Ele será adaptado pelas mãos do Spielberg e produzido pela Warner. Mas fique tranquilo! Armada não é continuação de O Jogador N°1. ;)

Labels: , , , ,

Sobre Shadowhunters e Segundas Chances

14 de janeiro de 2016


E o dia finalmente chegou! Em março de 2015 a então ABC Family anunciava oficialmente que iria lançar 13 episódios da série Shadowhunters, baseada nos livros da americana Cassandra Clare. Final do ano passado tivemos a confirmação que a Netflix tinha adquirido os direitos de transmissão da série aqui no Brasil. E nessa semana tivemos o primeiro episódio disponibilizado. Só notícias boas para os fãs caçadores de sombras, certo?

Particularmente, eu prefiro muito mais a série As Peças Infernais, que se passa no mesmo universo criado por Cassandra. Nunca cheguei a resenhar nenhum dos livros aqui no blog (shame, eu sei), mas desde os primórdios, quando eu ainda tinha tempo para ler fanfics (sim, shippava Gina e Draco, me deixem!), e os livros começaram a sair, acompanhei a série Instrumentos Mortais com afinco. Cidade dos Ossos, como livro, não me convenceu muito. É extremamente parado e muito descritivo. Sim, sei que é o livro que introduz o leitor ao mundo dela, por isso insisti na leitura de Cidade das Cinzas, e finalmente, Cidade de Vidro, que é meu favorito da "trilogia original".

Quando as primeiras notícias do filme saíram, tinha ficado bastante animada! Gostava da escolha da Lilly para Clary, não curtia muito a escolha de Jamie para Jace (sim, sou do time que torcia por Alex Pettyfer), mas estava okay com tudo, sabendo que a própria Cassandra estava acompanhando o roteiro, gravações, etc.

Meu Jace 4ever! Me julguem XD


Labels: , , , ,

A Roda do Tempo: A Ascensão da Sombra - Robert Jordan

13 de janeiro de 2016




Oi pessoal, quanto tempo!

Hoje vim falar um pouco com vocês sobre o último volume lançado da série A Roda do Tempo, A Ascensão da Sombra, aqui em terras brazucas. Nesse livro temos a continuação dessa longa saga de high fantasy da Intrínseca. Rand e seus amigos continuam no caminho traçado pela Roda até a luta final contra o Tenebroso e nesse novo passo dessa longa caminhada, temos diversas respostas às perguntas levantadas nos volumes anteriores, além de ação, aventura, intrigas e algumas novas perguntas! (coisa básica, rs).

Se você ainda não leu as resenhas dos últimos 3 livros dê uma passada nos links para não ficar perdido por aqui. Sem spoilers, eu garanto! ;)

Roda do Tempo: O Olho do Mundo
Roda do Tempo: A Grande Caçada
Roda do Tempo: O Dragão Renascido

Labels: , , , ,

Coroa Cruel - Victoria Aveyard

12 de janeiro de 2016


Em junho do ano passado eu falei de A Rainha Vermelha aqui no blog para vocês. Estava ansiosa para chegar fevereiro logo para ler a continuação, já que o final foi totalmente eletrizante! (quem leu, sabe!). Para acalmar os ânimos gerais, esse mês a Editora Seguinte lança Coroa Cruel, que possui contos que se passam no universo da série. Já adianto: os contos possuem spoilers para quem não leu A Rainha Vermelha, obviamente.

No primeiro conto, Canção da Rainha, conhecemos brevemente a mãe de Cal, Coriane Jacos, desde sua adolescência até o fim da sua breve vida. É tudo bem rápido, mesmo. Senti até falta de mais sobre ela. Descobrimos como a jovem prateada Cantora conseguiu conquistar o coração do futuro rei com sua delicadeza e submissão. É abordado também de maneira breve seu relacionamento com o irmão Julian e a amiga Sara (lembram que ela perdeu a língua por depor contra a Rainha Elara? Pois é). Aos poucos, o que Victoria construiu para seu universo vai se expandido com outra visão, dessa vez, da prateada de dentro da corte. É interessante ter a visão de uma pessoa que pertence ao jogo de poder pela Coroa e toda a política envolvida. Percebemos que nem todos os prateados são ambiciosos. E desde já temos o vislumbre da crueldade de Elana, que quando foca em um objetivo, dificilmente algo pode pará-la.

Labels: , , , , , , ,

Favoritos de Dezembro de 2015

11 de janeiro de 2016
Oi, gente! :)

Pretendia que o vídeo sobre os meus livros favoritos de dezembro do ano passado saísse antes do post. Como as coisas nem sempre são da maneira que a gente planeja, o post saiu primeiro, rsrs.

Dezembro é um mês mega corrido no trabalho, é mês do meu aniversário, tem as comemorações de final de ano... Todo ano é um ritmo insano. Mesmo assim, consegui fazer leituras incríveis. Escolhi 3 títulos favoritos e vocês vão poder conferir abaixo! :)

Redoma, de Meg Wolitzer (Globo Livros)

Fonte: Sure we have a blog
Estava ansiosa por essa leitura desde que a Globo Livros anunciou que iria lançá-lo por aqui. A Redoma de Vidro, da Sylvia Plath, foi uma leitura importante pra mim por N razões (e a resenha vocês podem conferir aqui). Então saber que Redoma era um livro YA que abordava a obra da Plath me deixou em polvorosa. Ele foi eleito o livro jovem do ano nas terras gringas, e bem, posso falar que o título faz jus.

Falando brevemente da história, conhecemos a jovem Jam, que acaba de ser transferida para uma escola do estilo internato, no interior, com outros jovens considerados "emocionalmente instáveis". Ela acabou de passar por um trauma, e os pais viram o envio dela pra lá como uma das últimas ações a ser tomada, já que a garota já praticamente não queria viver. Nessa escola conhecemos a professora Quenell e sua lendária aula de "Tópicos Especiais". A turma é altamente restrita e ninguém sabe quais os critérios que a professora utiliza para escolher os alunos que cursarão a disciplina no ano corrente. Além de Jem, conhecemos outros 4 jovens, cada um com uma particularidade. Em cada período a Sra. Quenell escolhe um livro para abordar durante as aulas, e a escolha da vez é A Redoma de Vidro, da Plath.

É simplesmente genial a forma como as coisas se desenrolam. A escrita de Wolizter flui com uma cadência equilibrada. Achei particularmente ousado da autora (da professora, no caso) utilizar um livro tão denso com alunos que estão vivenciando conflitos tão desafiadores. Alguns julgariam sua escolha, mas a forma que a vida de cada um é mudada é um plus na narrativa. Leitura imperdível!
Labels: , , , , , , , , , , , , ,

Projeto de Leitura: 12 meses de Poe!

8 de janeiro de 2016

Olá, pessoal!
Já tinha comentado no twitter que esse ano vou participar de mais projetos e desafios de leitura. Um que achei bem legal de participar é do projeto #12mesesdePoe, idealizado pela Anna , do blog Anna Costa.

Como vai funcionar?

É bem simples esse desafio. Deve ser lido um conto do Poe em cada mês de 2016, e para isso, a Anna fez as sugestões, conforme vocês podem observar no banner. O que achei interessante foram as escolhas, ela fugiu do óbvio (O Corvo, por exemplo, não está na lista). Mas nada te impede de trocar os contos, ler outros no lugar, ou até mesmo ler mais de um por mês. Está tudo liberado! ;)

Ajude a divulgar!

A ideia é bem bacana, gente! Espero que vocês participem também. Se quiser ajudar a divulgar, pode falar sobre o andamento das leituras com a hashtag #12mesesdePoe. Pretendo comentar mensalmente aqui no blog como estão minhas leituras de Poe, e talvez, faça um geral no canal do blog. Vamos ver!

Conheça também a página do projeto: "12 meses de Poe" :)

E aí? O que acharam? Pretendem participar de algum projeto/desafio de leitura esse ano?



Labels: , , ,

Então eu li Malala!

6 de janeiro de 2016
Fonte


Então eu li Malala! Ou melhor, li sobre sua vida e luta pelos direitos das meninas de acesso à educação. A mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, se tornou uma das principais ativistas de seu país. Antes mesmo do atentado contra sua vida em outubro de 2012, ela já era conhecida como a "menina que ousou usar sua voz" no Paquistão.

Eu Sou Malala (Seguinte, 2015) foi uma das minhas melhores leituras de dezembro do ano passado. Comprei o e-book em uma promoção (7 reais, apenas) e claro que já havia ouvido falar de Malala. Apenas não sabia que seria tão tocada profundamente com sua história e o que ela fez por tantas pessoas em seu país, e agora, no mundo.

Existem vários livros que falam sobre a Malala e retratam sua história. Conversando com a responsável pelo Marketing da Editora Seguinte (Oi, Diana <3), perguntei qual era a principal diferença dessa versão da editora para as demais. A resposta que tive vocês conferem a seguir:

"Para cada uma das autobiografias a Malala sentou com uma jornalista diferente, porque queria focar as histórias em públicos diferentes. Então na nossa edição, ela contou sua história focando no que queria contar pra outras pessoas da mesma idade dela. Essa é a diferença, não é versão resumida nem nada :)"

Achei linda demais essa versão, que foi realizada em parceria com a jornalista Patricia McCormick. Malala nos conta sua história de coragem e esperança com muita simplicidade. Com pais mais compreensivos e "abertos" do que a maioria em seu país (diria que o pai, principalmente, é um ponto bem fora da curva para a tradição paquistanesa), a menina cresceu com um forte desejo: ter acesso à educação através da escola. Quando esse direito é ameaçado, Malala se torna uma voz da sua geração, do seu país e principalmente, de meninas que anseiam pelo aprendizado!


Labels: , , , ,

Feliz 2016!

5 de janeiro de 2016
Fonte: E Aí, Beleza

Olá, pessoal!

Depois de mais de 1 mês ausente, voltei para desejar um excelente 2016 para todos vocês! Espero que seja um ano próspero, com sonhos realizados e metas alcançadas para todos nós! \o/

Esse ano o blog passará por mudanças. Carlos e eu temos alguns planos, mas para ser sincera, pouco tempo por enquanto para colocá-los em prática. Nós trabalhamos em empresas privadas de tecnologia (e o ritmo é insano!), mas amamos o blog, e esperamos cada dia mais tornar esse espaço a nossa cara! A ideia é manter o canal na medida do possível, contando também com o retorno de vocês. :)

Espero que 2016 seja o ano de concretizar algumas coisinhas. Um passo de cada vez e vamos lá! <3

Estava com muitas saudades de postar por aqui... e esse período do ano sempre nos dá a sensação de recomeço, certo? Isso inclui se organizar bem. De vários planners e calendários que vi pela internet esses dias, o que mais me chamou atenção foi o que vi no E Aí, Beleza. Pode ser que alguns de vocês já conheçam esse calendário, já que ele foi disponibilizado ainda no final do ano passado. Mas achei tão bacana que resolvi divulgar aqui para vocês! O projeto é em parceria com o Canson Colorido.

As ilustrações são maravilhosas! Aqui, peguei o cabeçalho de alguns meses, só para vocês verem, mas não deixem de acessar o post original. Vocês podem baixar (de graça!) o calendário completo de 2016. E o que acho mais legal: tem as datas comemorativas indicadas em seus dias específicos (eu adoro essas coisas!)

Labels: , , , , ,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...