#VemAí: Surpreedente!, do Maurício Gomyde

30 de julho de 2015

A Intrínseca acabou de divulgar a capa de Surpreedente!, primeiro livro do autor brasileiro Maurício Gomyde lançado pela editora.



Sinopse:

"Surpreendente! - Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o grande prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos".

O livro será lançado no mês que vem, em exatamente 1 mês, segundo o próprio autor.

O que acharam?
Labels: , , ,

#Evento: Novidades do Grupo Autêntica / Gutenberg - RJ


Bom dia, pessoas!

Esse é um convite para vocês, leitores do Rio de Janeiro (pra quem estiver em terras cariocas também ^.~) participar de um evento super bacana comigo e com a Raffa, do A Menina que Comprava Livros.

Vamos falar sobre as novidades do Grupo Autêntica, selos da Gutenberg, quadrinhos da Nemo e mais um monte de coisa bacana! :)

Vamos aproveitar também para falar da vinda da Leigh Bardugo, que estará na 17ª Bienal do Livro do Rio, autografando a trilogia Grisha, no dia 05/08. Além, claro, de falar do time de autores brasileiros que também estarão por lá: Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Fernanda Nia, Dayse Dantas, Bárbara Morais, Eric Novello, Felipe Castilho, Bianca Pinheiro, Leila Rego, Liliane Prata, Clarissa Corrêa, Ariane Freitas e Jessica Grecco (Indiretas do Bem), Ique Carvalho, Isadora Faber, Jim Anotsu...UFA! Uma equipe de peso! \o/

Além disso, MUITAS novidades e MUITOS brindes aguardam vocês! Só para esquentar, viram as últimas capas divulgadas? Um Ano Inesquecível e Uma Semana para se perder saem agora em agosto, e o livro da Leila Rego sai em setembro! <3






É só chegar no auditório da Travessa do Barra Shopping nesse sábado, 01/08, às 15h! Aguardamos vocês! \o/
Labels: , , ,

À Procura de Audrey - Sophie Kinsella

29 de julho de 2015



Livro D-E-L-Í-C-I-A!

Como muitos devem saber (ou não! Vai que...), a diva do chick-lit, Sophie Kinsella, é convidada da 17ª Bienal do Livro do Rio, que acontecerá entre os dias 3 a 13 de setembro desse ano. A autora é conhecida por sua série de livros Becky Bloom, que teve até seu primeiro volume adaptado para os cinemas, e por escrever para adultos.

Dessa vez, Sophie resolveu se aventurar no mundo jovem com À Procura de Audrey. E posso dizer? Ela conseguiu "cumprir sua missão" muito bem. Aliando problemas de bullying, depressão e ansiedade na adolescência, ela não perdeu a mão no humor, característica marcante de sua escrita. Os assuntos foram tratados om muita leveza , não deixando também de mostrar seriedade em abordá-los.

Labels: , , ,

#VemAí: Despertar, da Meg Cabot

28 de julho de 2015

A Galera Record acabou de divulgar a capa de Despertar, o volume que encerra a série Abandono, da Meg Cabot. O volume chega às livrarias na segunda quinzena de agosto.


Alguém acompanha essa série? Infelizmente ela não é muito falada aqui no Brasil, mesmo sendo da Meg. Segue as capas dos volumes anteriores:



Sinopse do primeiro volume, Abandono

Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos.
É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável.
Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra.
O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa.
Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.
Labels: , , , , ,

Vivian contra o Apocalipse - Katie Coyle

24 de julho de 2015




Em tempos de intolerância em diferentes níveis e áreas, inclusive a religiosa, Vivian Contra o Apocalipse é mais que atual: é um soco no estômago.


Sobre o tema só tinha lido alguns livros da (enorme) série Deixados para Trás (de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins), que já teve até adaptação cinematográfica (não tão bem sucedida). O diferencial agora é ver o apocalipse através de uma jovem de 17 anos, que foi deixada para trás, literalmente, em um novo mundo pós-arrebatamento.



Labels: , , ,

O Universo Expandido de Star Wars

21 de julho de 2015


E aí galera, hoje eu vim conversar com vocês sobre o universo expandido de Star Wars. Nesse início de ano, com os lançamentos de diversos livros e do novo filme que estreia no fim do ano, muitas pessoas estão perdidas com esse monte de informações que estão sendo jogadas na internet.

Assim, vou tentar descomplicar um pouco para vocês esse incrível "buum" intergalático que estamos vendo no universo literário nerd.

Hoje temos 6 filmes lançados sobre Star Wars que se dividem em duas trilogias. A Primeira Trilogia (que na verdade foi lançada após a Segunda Trilogia) tem seu foco em Anakin Skywalker e conta a trajetória de sua vida até a sua queda para o lado negro. Essa história é contada nos 3 filmes mais recentes e compreendem ao 1º, 2º e 3º episódios: A ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, respectivamente.

Depois temos a trilogia da década de 80, que conta a história de Luke Skywalker. Essa é chamada de Segunda Trilogia, mas como foi exibida primeiro, também é chamada de Trilogia Clássica. A ideia de George Lucas era contar a história apenas nesses três filmes. Essa por sua vez compreendem o 4º, 5º e 6º episódios e por mais que já tenha sido lançada tem muito tempo, seus efeitos especiais foram refeitos, assim como todos os efeitos sonoros, tornando muito legal a experiência de rever esse clássico sci-fi. Os filmes são: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

Agora no final do ano teremos a estreia do Star Wars episódio 7: O Despertar da Força, que se passará 30 anos depois de O Retorno de Jedi e dará inicio a um novo arco cinematográfico. Ainda não temos muitos detalhes do filme, mas pelo trailer, que estou colocando abaixo, ele tem tudo para ser um sucesso.




Com todo o sucesso obtido pelos filmes, o mundo literário foi invadido por dezenas de livros de Star Wars nesses últimos 20 anos. Entre livros, graphic novels e HQs, o número de lançamentos no exterior beira a casa de 3 dígitos, e aqui no Brasil estamos começando a ver esse universo expandido com as editoras Aleph e Bertrand Brasil, lançando diversos livros nessa temática.


A Aleph veio pegando pesado nesse aspecto, pretendendo até o final de 2016 lançar mais de 20 livros do universo de Star Wars! No momento eles já lançaram 5 livros e anunciaram mais 2. Eles contam histórias de vários momentos distintos desse universo. Acima, criei uma Timeline para que os leitores possam se situar melhor onde cada livro se encaixa na história dos filmes. Os filmes estão representados na parte de cima, e os livros, abaixo da linha.

Outro lançamento anunciado pela Aleph foi dois livros de tirinhas engraçadinhas, onde vemos desenhos caricatos de um "fake" relacionamento entre Leia e Luke com o seu pai, Darth Vader. Com o dia dos pais chegando, essa é uma ótima escolha para presentear os pais nerds. Tive a oportunidade de dar um olhadinha neles na livraria e encontrei vários "Easter Eggs" da "cultura Star Wars", muito divertidos.



Já a editora Bertrand Brasil veio apostando em uma abordagem diferente. Ele lançaram vários livros do estilo apêndices. São pequenos agregados de informações sobre as facções que existem no mundo de Star Wars.  Esses compêndios ficaram muito bem trabalhados, com capa dura, impressos em papel de foto. Com imagens coloridas em edições luxuosas eles agregam e aprofundam os conhecimentos dos fãs nesses grupos que são citados em todos os livros e filmes da franquia.



Semana passada também tivemos informações que outra editora que vai se aventurar nessa "galáxia muito, muito distante". O grupo editorial Companhia das Letras anunciou no seu último evento que lançará também livros no universo de Star Wars através de novelizações, pelo do selo Seguinte. Assim que tivermos mais informações, anunciaremos.





Espero que tenham gostado desse post informativo sobre o universo de Star Wars aqui no Brasil e caso queriam saber mais, segue abaixo link das resenhas dos livros que já postamos aqui no blog.

Até a próxima e que a Força esteja conosco!



Labels: , , , , ,

Breve Comentário #19 - Plutão: uma história de Extraordinário

20 de julho de 2015




Olá, pessoal! o/

Em clima de 20 de julho, Dia do Amigo, a Intrínseca convidou os parceiros para falar de Plutão, um conto de Extraordinário. Ele é sobre Christopher, o amigo mais antigo de Auggie <3

Para quem não sabe, Auggie é o protagonista de Extraordinário, um jovem garoto que começa a frequentar a escola e tem que lidar com a rejeição de seus novos colegas devido a uma grave deformidade facial.

Pois bem, Chris é o amigo mais antigo de Auggie e através de seus olhos vamos conhecendo a convivência entre eles e o crescer da amizade, já que se conhecem praticamente desde que nasceram. Mais uma vez, com extrema delicadeza e sensibilidade, Palacio nos mostra o conflito de sentimentos das pessoas que convivem com Auggie. Tal como Via, a irmã dele, Chris sente na pele o que é "ficar de fora" algumas vezes por causa de Auggie, e toda a carga de sentimentos que isso acarreta. Nos mostra também que, às vezes, bons amigos continuam sendo bons amigos, mesmo que a distância faça parte do cotidiano. E como conclusão, a autora traz à tona: amor e amizade são sentimentos universais.

Além desse, já tivemos também um conto pelos olhos de Julian, um dos garotos que praticava bullying com Auggie e o 365 dias extraordinários, com preceitos do Sr. Browne. Todos eles são leituras mais do que recomendas, ainda mais nesse clima de amizade! <3


FELIZ DIA DO AMIGO! <3





Título: Plutão
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 90
Labels: , , , , ,

Brincando com Filmes - Cidades de Papel (2015)

9 de julho de 2015

Hoje é a estreia de Cidades de Papel, adaptação (muito aguardada!) de mais um dos livros do John Green. Se você esteve "fora da realidade" no último mês, não deve saber que o próprio John e Nat Wolff (que dá vida ao protagonista), estiveram em terras brazucas para divulgar o filme.

A Editora Intrínseca, em parceria com a Fox Film, disponibilizou uma cabine de imprensa para blogueiros e jornalistas, para assistir ao filme em primeira mão, no dia 30/06, aqui no Rio de Janeiro. Além disso, no dia 01/07, houve também uma coletiva de imprensa no Copacabana Palace e a Intrínseca convidou os parceiros. Muito legal a oportunidade, né? Quem me segue no Facebook, Twitter e Instagram pôde acompanhar um pouquinho de tudo o que rolou. Também no dia 01/07 aconteceu a première mundial do filme no cinema Odeon, com a presença do próprio John, e dessa vez, participei, não pela editora, mas a convite do meu trabalho (sim, amo trabalhar com entretenimento <3). Então, sim, assisti ao filme 2 vezes já, hahaha.

Convite lindo da première. Amo meu trabalho <3


Então, vamos falar do filme!

A trama é aparentemente simples: Quentin e Margo são antigos amigos de infância que foram perdendo contato com o passar do tempo. Ele, uma pessoa preocupada com seu futuro, e até certo ponto, nerd; ela, a típica garota que se torna da turma dos descolados. Até que em uma noite, perto do término do Ensino Médio deles, Margo aparece na janela do garoto, com um astucioso plano de vingança. Acontece que, de certa forma, aquela noite muda a vida dos dois para sempre.

Achando que iria retomar os laços com Margo depois daquela noite, Q. descobre que Margo desapareceu, mas deixou algumas pistas para trás. Q. e seus melhores amigos, Radar e Ben, saem em uma espécie de roadtrip para encontrar a garota.

Em 2013 eu resenhei o livro para vocês aqui no blog. E havia comentado que mesmo o livro sendo narrado pelo Q., a verdadeira protagonista era Margo. Através do filme, pude conferir o quanto a escolha de elenco e as sutis mudanças no roteiro provocaram um efeito excelente. Q., muito bem representado pelo ator Nat Wolff, dá uma nova vida ao personagem, que no livro é um nerd bastante estereotipado e deslumbrado com sua vizinha, Margo (Cara Delevingne).

A questão do deslumbramento é muito bem representada, mas não de forma tão babaca, que foi uma das coisas que me incomodou no livro. Além disso, o relacionamento entre os amigos fica muito mais evidente. Piadinhas internas, referências pop e muito companheirismo são retratados, tornando o filme muito mais uma "despedida do Ensino Médio" e a "importância da amizade", do que um romance meloso de um nerd deslumbrado com seu primeiro amor.

Quanto às atuações: Nat faz você querer virar um de seus melhores amigos também. Ben, que é representado por Austin Abrams, me surpreendeu muito, pois no livro ele é bem babaca, mas no filme, isso foi amenizado. Justice Smith ficou ótimo como Radar, e foi muito bom ver que ele ganhou um pouco mais de espaço, assim como Angela (Jaz Sinclair), sua namorada. E por fim, infelizmente, Cara deixa a desejar como Margo. Não consegui enxergar nela a dualidade de mistério e extroversão que fazem parte da personalidade peculiar de Margo. No livro, percebemos que Margo é o que cada um faz dela. A atriz deixou a personagem vazia.

O filme retratou o que de melhor tem no livro do John e modificou as coisas que particularmente me incomodaram. O próprio John admitiu na coletiva de imprensa que o filme ficou de uma maneira que ele deveria ter escrito o livro na época. Não sei se essa é uma boa notícia para os fiéis leitores de plantão, que se incomodam com os cortes e trocas de roteiro que são necessários quando se fala de uma adaptação. Mas eu curti. E o filme ainda conta com uma participação mais que especial, que já compensa o ingresso do filme todo ~momento fangirl~

Preciso dizer algo mais para vocês correrem para o cinema mais próximo? o/

Confiram o trailer:





Nome: Cidades de Papel
Ano: 2015
Elenco: Nat Wolff, Cara Delevingne, Austin Abrams, Justice Smith, Jaz Sinclair
Roteirista: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Autor da obra original: John Green
Distribuidor Brasileiro: Fox Film


Labels: , , , , , ,

Breve Comentário #18 - Em Busca de Cinderela

8 de julho de 2015





Olá, pessoal! o/

Já em clima de Bienal do Livro 2015, que acontecerá aqui no RJ, resolvi fazer um breve comentário de um dos últimos lançamentos da Galera Record. Como muitos devem saber, Colleen Hoover é uma das autoras convidadas desse ano da Bienal e esse é o sexto título publicado pela editora aqui no Brasil.

Em Busca de Cinderela, na verdade, é uma novella, disponibilizado pela autora lá fora de forma gratuita. A edição brasileira ficou com 160 páginas, mas possui uma fonte ligeiramente maior do que o normal, e margem espaçada. Acredito que o livro quase seria um livreto se lançado nas condições normais, rs.

Sem muitas delongas, Em Busca de Cinderela foca no casal Six e Daniel, personagens já conhecidos de Um Caso Perdido e Sem Esperança, ambos já resenhados aqui no blog. Foi bem legal acompanhar algumas lacunas deixadas por Six nos outros livros, que são narrados pelo casal principal, Sky e Holder. Mesmo que o livro seja do ponto de vista de Daniel, melhor amigo de Holder, foi possível conhecer mais de Six, que sempre teve aquela aura de mistério ao seu redor.

Como foi lançado em forma de novella, a autora se preocupou apenas no essencial, então esperem um ritmo um pouco acelerado, mas nada que atrapalhe as boas cenas românticas, que já são a marca registrada da Colleen.

O conto é um belo presente para os fãs, que ainda podem matar a saudade de Sky e Holder, mas acredito que, mesmo com a possibilidade de ser lido de forma independente, somente os leitores já fiéis de Colleen conseguirão aproveitar a história. Para o novo leitor, será apenas uma história breve de amor "bonitinha". Ah, um adendo: é possível conhecer um pouco mais sobre a Colleen no início, que narra brevemente seu início de carreira. Gosto muito da autora e sua simplicidade, será ótimo tê-la em terras brazucas! :)

Info Extra: A editora pretende lançar ainda esse ano Ugly Love, para a Bienal do livro. 
Título: Em Busca de Cinderela
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 160
Labels: , , , , , ,

Star Wars: Ascensão da Força Sombria - Timothy Zahn

1 de julho de 2015




Oi, pessoal!

Hoje venho falar com vocês sobre o novo  Star Wars da editora Aleph, o segundo volume da trilogia Thrawn, Ascensão da Força Sombria. Esse é o volume mais eletrizante da série, ele nos faz entrar dentro de uma corrida em busca da "força sombria", e será que Luke resistirá ao novo Sith que se levanta? Com suspense, ação e perseguição até o último segundo, Luke, Leia e Han vão ser levados ao limite nessa continuação de tirar o fôlego de Timothy Zahn.





Labels: , , ,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...